1. | André Luiz Martins Kastein Filho. ?Porque se sou eu, tenho que escrever o que eu penso. Posso senhor?": falas de jovens em privação de liberdade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
2. | Carla Viviani Silveira Folegatti. INTERCULTURALIDADE E PRÁTICA DOCENTE PATAXÓ. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
3. | Jéssica Francine Ferreira. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MENTORAS INICIANTES. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
4. | Lucimara Artussa. O processo de alfabetização e letramento na transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos: um estudo de cado no município de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Tarciana dos Santos Pinheiro. ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORAS INICIANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
1. | Ana Maria Lino. Olhares e Narrativas de crianças hospitalizadas sobre a vida escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | BRUNA MENDES MUNIZ. 'PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES': ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA ESCOLA INTEGRAL E DOS GRUPOS COLABORATIVOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista quot;Júlio de Mesquita Filhoquot;, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Supervisor: Klinger Teodoro Ciríaco. |
3. | Jaqueline de Oliveira. Pesquisas, teses e dissertações sobre robótica pedagógica: reflexões para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
4. | Letícia Ferreira. A Aprendizagem da Leitura: Atuações Educativas de Êxito na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | MARCIELLI DE LEMOS CREMONEZE. GRUPO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (GPCEMai-UFMS): SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
6. | Marina Gianez. A linguagem escrita na pré-escola pela ótica docente: uma análise do Ciclo de Políticas na rede municipal de Rio Claro/SP.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
7. | Monique Roecker Lazarin. Quando a infância pede refúgio: os processos de crianças tramitados no CONARE.. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Anete Abramowicz. |
8. | NATÁLIA CRISTINA CABRERA DE ARAÚJO. PRÁTICAS DE ENSINO ETNICORRACIAIS NO CURRÍCULO EM AÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
9. | Pitt de Mello. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . 2019. Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. |
10. | Renata Drappe. A avaliação na educação infantil brasileira sob a ótica metodológica de Reggio Emilia: perspectivas teórico-metodológicas em âmbito municipal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-Graduação Em Educação Profissional - Campi São Carlos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
11. | Sirlene Maria Dias de Oliveira. ESTUDANTES INDÍGENAS E OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
12. | Tawana Orlandi Tosta. Aprendizagem da docência: o que revelam as trajetórias das professoras de educação infantil da rede municipal de Ribeirão Preto (SP). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
1. | Aline de Fátima Cruz Rodrigues. CURRÍCULO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CONCEPÇÕES MANIFESTADAS PELOS DOCENTES QUE O VIVENCIAM. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Carolina Maciel Souza. Educação Física na medida socioeducativa de internação: um estudo sobre práticas educativas e mecanismos de resistência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2018. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
3. | Carolina Marini. Licenciandas em Pedagogia na Rede de Aprendizagem da Docência (ReAD): compreensões sobre a docência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
4. | Daniela Mara Gouvêa Beline. Violência contra mulheres nas universidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Flavia Maria Uehara. Barreiras para a implementação de práticas docentes com uso das tecnologias de informação e comunicação (tic): um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
6. | Gilberto José de Amorim. FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA NO IFSP/BARRETOS: O QUE PENSAM OS ENVOLVIDOS?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
7. | Gustavo Aranha Portela. As Rodas de Leitura em prisões e seus processos educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2018. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
8. | Heliny de Carvalho Maximo. BRINCANDO NO RECREIO ESCOLAR: A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA EM SUA APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Aline Sommerhalder. |
9. | Miriam L. Martins Batista. Aprendendo a ser professor: Contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência (READ). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
10. | Natalia Vitta de Castro. Estudantes indígenas nas Universidades públicas federais: trajetória histórica e política da Educação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
11. | Paulo Ribeiro dos Santos Sobrinho. Narrativas travestis e transexuais: da infância à prostituição.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Anete Abramowicz. |
12. | Talita Fernanda de Souza. Letramento matemático e histórias infantis: significações matemáticas em um 2o ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | BIANA NEVES BORGES DA SILVA. A criança transgênero na mídia digital - uma análise a partir da Teoria Queer. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
2. | Camila Maria Ghisloti de Matos. Formação em contexto - gênese, limites e possibilidades para pensar a formação do professor da pequena infância. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
3. | Carla de Oliveira Ferroni. Narrar a vida na infância de professoras: recordações sobre o brincar em processos de formação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Aline Sommerhalder. |
4. | Clarissa Galvão Bengston. APRENDIZAGENS DOCENTES SOBRE ACESSIBILIDADE NO CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA DA SEAD-UFSCAR. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Denise Gonçalves da Cruz. Relações Étnico-Raciais e fomação de professores em ciências: um estudo de caso Brasil e Colômbia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
6. | Julio Cesar Francisco. Processos educativos não escolares: um estudo em Unidade de Internação no Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
7. | Karina Machado. O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (SARESP) E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM UMA REDE PARTICULAR. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
8. | Larissa de Freitas Vieira. Leitura Dialógica na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
9. | Larissa Marini. A concepção de sujeito para Freire. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
10. | Laura Rodrigues Xavier. Concepções e práticas sobre avaliação na perspectiva de professoras de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
11. | Luciene Reis Silva. Os estudos sobre educação e relações étnico-raciais no Norte do Brasil: um campo em formação?. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
12. | Mariana Gonçalves Fabricio. Gênero e sexualidade na formação do professor da pequena infância - uma análise das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia das IFs região sugeste. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
13. | Natália Cristina Cabrera de Araújo. PRÁTICAS DE ENSINO ETNICORRACIAIS NO CURRÍCULO EM AÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
14. | Simone Ribeiro Tempesta Crociari. IGUALDADE, DIFERENÇA E DESIGUALDADE NA SALA DE AULA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Fernanda Vieira da Silva Santos. Diversidade e a descolonização do currículo do ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
2. | Josi Carolina da Silva Leme. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:ações e perspectivas no contexto da formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
3. | Miriam Lucia Martins Batista. Aprendendo a Ser Professor: Contribuições da Rede de Aprendizagem da Docência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
4. | Paula Grizzo Gobato. Características da identidade do mentor em construção: Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
5. | Sebastião Valter de Oliveira Junior. Educar-se em direitos humanos e espaços de privação de liberdade: anunciando possibilidades de práticas humanizadoras de encarceramento. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
1. | Afonso Canella Henriques. Educação Infantil: retrato de uma rede municipal de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Anete Abramowicz. |
2. | Aline Campos. Educação, escola e prisão: o espaço de voz de educandos do Centro de Ressocialização de Rio Claro/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2015. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
3. | Andreina de Melo Louveira. O debate sobre Avaliação da Qualidade na Educação Infantil: traçando cartografias. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Anete Abramowicz. |
4. | Andressa de Oliveira Martins. Que saberes anunciam profissionais da Educação Infantil? Um estudo em contexto de uma Formação in Lócus. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Aline Sommerhalder. |
5. | Ernesto Ferreira Galli. O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Esperança. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
6. | Giseli de Souza Lucas. Vivências Tecnológicas da Rede Sesi_SP: uma estratégia organizacional para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
7. | Gustavo de Almeida Barros. Da individuação em Simondon ao Inventar-se pela Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anete Abramowicz. |
8. | Halide de Quadros Ohde. CONCEITO DE LETRAMENTO: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA LÍNGUA MATERNA ? PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
9. | Jessica de Brito. Práticas matemáticas em uma turma do primeiro período da EJA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
10. | Joseildo Cavalcanti Ferreira. Educação das relações étnico-raciais e sentidos construídos na prática docente dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporâne) - UFPE-Campus Agreste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Supervisor: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
11. | Julio Cesar de Melo Colabardini. Formação de Professores para Educação Musical: base de conhecimento necessário para docência on line. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. |
12. | Ketiene Moreira da Silva. Levantamento de trabalhos acadêmicos referentes a conteúdos curriculares da Educação Infantil - 4 a 5 anos (título provisório). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
13. | Maria Elisa Nicolielo. quot;Empresta, por favor?quot; Processos de ensinar e de aprender em brincadeiras de crianças na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Aline Sommerhalder. |
14. | Mariane Cristina Souza de Oliveira. Crianças e a Música: o fazer musical de crianças em um Projeto de Musicalização Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Aline Sommerhalder. |
15. | Maximiliana Martins Nogueira. Práticas religiosas e (re)inserção social de homens em situação de privação de liberdade: um estudo na APAC de Viçosa (MG). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2015. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
16. | Micheli Fernanda Machado. Professoras alfabetizadoras em início de carreira: narrativas e saberes em um curso de formação continuada online. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
17. | Rita de cassia de souza landin. Sites e softwares educativos no contexto da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
1. | Ana Carolina Faustino. A matemática e a resolução de problemas em sala de aula: algumas estratégias e intervenções de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
2. | Anna Líssia da Silva. Somos iguais(?): Práticas e discursos sobre a diferença na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Contemporâne) - Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste, . 2014. Supervisor: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
3. | Camila Simões Rosa. Mulheres negras e seus cabelos: um estudo sobre questões estéticas e identitárias.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2014. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
4. | Débora Masseto. Formação de Professores Iniciantes:A Contribuição do Programa de Mentoria online da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
5. | Elisângela Aparecida Francischetti. A geometria no ciclo da alfabetização: outros olhares a partir do PNAIC 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
6. | Emerson Benedito Ferreira. Crianças Infames: fragmentos de vidas no arquivo público e histórico de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Anete Abramowicz. |
7. | Fernando Henrique Rossit. EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. |
8. | Kézia Costa de Oliveira Rocha Carvalho. Ensinando professores a serem professores a partir das primeiras experiências em Estágio supervisionado. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, . 2014. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
9. | Lara Cristina Merlini Conink. São Luiz do Paraitinga: História, Cultura e Educação. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2014. Orientador: Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi. |
10. | Monique Priscila Abreu Reis. A formação do professor de Arte em educação das relações étnico-raciais: interrogando os currículos de licenciatura em teatro. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
11. | Raquel Auxiliadora dos Santos. Promotoras legais: contribuições para um modelo de educação social de adultos.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
12. | Rogerio Bordini. Formação de Professores e Tecnologias: um estudo exploratório sobre a utilização de jogos eletrônicos no ensino de Musica.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. |
13. | Tatiane Severgnini da Cruz. Uso de recursos tecnológicos nas práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
1. | Camila Cardoso Menotti. O exercício da docência entre as grades: reflexões sobre a prática de educadores do sistema prisional do estado de São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
2. | Catia Silvana da Costa. Práticas pedagógicas de uma professora de educação física de início de carreira: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
3. | Fabiana Vigo Azevedo Borges. Professoras-tutoras regentes: base de conhecimento e aprendizagens. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
4. | Ivanilda Amado Cardoso. Formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais: limites e possibilidades em dois cursos de pedagogia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
5. | Jonas Nogueira Figueroa. Educação, subjetividade e singularidade em Max Stirner. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anete Abramowicz. |
6. | Kenia Rosa de Paula Nazario. Conhecimentos docentes para Educação online: impactos de um curso de formação em EaD. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira. |
7. | Maria Cecília Cerminaro. Possibilidades do uso de portfólios na aprendizagem da língua materna. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
8. | Nilmara Spressola. O ensino religioso nas escolas de ensino fundamental (título provisário). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
9. | Priscila Cristina Fiocco Bianchi. Avaliação da aprendizagem na Educação a Distância: algumas concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EaD da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
10. | Rubia Fernanda Quinelatto Caparrós. Entre saberes, sabores e desafios da tarefa educativa com jovens em conflito com a lei: como as educadoras significam os processos educativos do espaço do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
11. | Silvio Ricardo Munari Machado. Os ingovernáveis: ética de si e resistência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anete Abramowicz. |
1. | Fernanda Cristina Gaspar Lemes. Programa de Inclusão Digital (PID) no Ensino Fundamental em São Carlos (SP): mudanças e permanências com a chegada dos netbooks. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
2. | Juliana Augusta Nonato de Oliveira. Estudantes negros ingressos na universidade por meio de reserva de vagas: um estudo sobre os processos educativos de construção de identidade negro no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Liandra Maris Gregoracci. O Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: vozes e vivências de adolescentes em conflito com a lei.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
4. | Monique Aparecida Voltarelli. Aprendizagem profissional da docência: que conhecimentos o professor precisa ter para atuar em creches?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Rosimara Silva Correa. Educação de Adultos e Educação das relações raciais: a extensão universitária.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
6. | Sandra Alves de Oliveira. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade do Estado da Bahia. 2012. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Tatiane Pereira de Souza. Áfricas: processos educativos presentes no Terno de Congada Chapéus de Fitas. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
8. | Terence P. Santos. Contribuições do curso de educação musical a distância da UFSCar nas percepções de licenciandos-já-professoresContribuições do curso de educação musical a distância da ufscar nas percepções de licenciandos-já-professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
9. | Willian Lazaretti da Conceição. Lazer e adolescentes em privação de liberdade: um diálogo possível.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
1. | Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. Conhecimento e Conscientização: a historicidade do pensamento de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
2. | Aline Fávaro Dias. O jovem autor de ato infracional e a educação escolar: significados, desafios e caminhos para a permanência na escola.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
3. | Aline Juliana Oja. Desenvolvimento profissional de uma professora alfabetizadora: a construção de práticas bem-sucedidas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
4. | Bruno Cortegoso Prezensky. Coerência interna em pesquisas em psicologia e contribuições à educação: análise da produção no período de 2011-2015 no periódico Psicologia Escolar e Educacional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Camila Torricelli de Campos. O processo de apropriação do desenho à escrita: um estudo longitudinal. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
6. | Ellen de Lima Souza. Educação para as relações étnicorraciais: processos educativos decorrentes da construção de uma proposta pedagógica na UAC/UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
7. | Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana. Contribuições da aprendizagem dialógica para a educação ambiental e suas possíveis convergências. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
8. | Juliana Augusta Nonato de Oliveira. Estudantes negros ingressos na universidade por meio de reserva de vagas: um estudo sobre os processos educativos de construção de identidade negro no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
9. | Tatiane Pereira de Souza. Áfricas: a construção da identidade negra a partir da congada. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Cristiane Fontes de Oliveira e Oliveira. Histórias de Meninas e Meninos: Uma Proposta Metodológica para o Debate sobre Gênero, no Contexto Escolar da Disciplina de Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Cristina Juvenal da Cruz. Significados de educar para as relações étnico-raciais na visão das professoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Anete Abramowicz. |
3. | Ellen de Lima Souza. Educação para as relações étnicorraciais: processos educativos decorrentes da construção de uma proposta pedagógica na UAC/UFSCar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
4. | Eva Maria Testa Teles. Tertúlia Literária Dialógica: leitura e relações de gênero entre crianças do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Francisca de Lima Constantino. Comunidades de Aprendizagem: contribuições da perspectiva dialógica para a construção positiva das identidades das crianças negras na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
6. | Luci Fátima Montezuma. Saberes Mobilizados por um Grupo de Professoras diante do desafio de integrar a Literatura Infantojuvenil e a Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
7. | Mariana Cunha Bhering. JUVENTUDE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PRESENTES NAS PUBLICAÇÕES DA BASE SCIELO ENTRE 2010 E 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
8. | Paulo Henrique Leal. Base de conhecimento discente e indicadores educacionais de dsenvolvimento profissional docente: a visão de um professor experiente de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
9. | Raquel Moreira. Diversidade cultural e educação escolar: perspectiva comunicativo-dialógica para o trabalho pedagógico.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
10. | Vivian Massullo Silva. Os relatos dos bolsistas de ID presentes nos anais do Endipe entre 2010 e 2014: uma análise da relação dos pibidianos com a aprendizagem dos alunos da educação básica e o reflexo dessas ações na formação inicial docente.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
1. | Airton Edno Ribeiro. A relação da Polícia Militar paulista com a comunidade negra: a questão da abordagem policial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação Carlos Chagas. 2009. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Ana Lúcia Masson Lopes. O processo de avaliação das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos: discussão sobre as políticas públicas e a aquisição da língua materna.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
3. | Ester de Almeida Helmer. A avaliação no processo de aprendizagem da língua materna: uma construção conjunta entre professores e pesquisadores, de instrumentos avaliativos e suas implicações nos saberes docentes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
4. | Joana DArc Teixeira. O sistema sócio-educativo de internação para jovens autores de atos infracionais do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
5. | Juliana Cristina Perlotti Piunti. Diferentes Aprendizagens na Perspectiva de Alunos de um Curso Pré-Vestibular Comunitário,. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
6. | Luciane de Fátima Bertini. Compartilhando conhecimentos no ensino de matemática das séries iniciais: uma professora no contexto de tarefas investigativas. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Mariana Pedrino. Processos de formação de professoras alfabetizadoras: construção de saberes docentes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
8. | Marisa Adriane Dulcini Demarzo. Educação das relações étnico-raciais: aprendizagens e experiências de professores em São Carlos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
9. | Rafael Neves Almeida. Modelagem matemática nas atividades de estágio: saberes revelados por futuros professores. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2009. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
10. | Regina Helena da Silva. Uma possibilidade de construção de um currículo em ação intermulticultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Adriana Bueno. Contribuições do programa de mentoria do Portal dos Professores /UFSCar: o auto estudo de uma professora iniciante. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
2. | Ana Paula dos Santos Gomes. Trajetória de vida de intelectuais negros(as): contribuição para a educação das relações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Ana Paula Gestoso de Souza. Histórias Infantis e matemática: a mobilização de recursos, a apropriação de conhecimentos e a receptividade de alunos de 4a série do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
4. | Cristiane Ferreira Fontenele. Histórias de vida de professoras que desenvolvem práticas docentes intermulticulturais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
5. | Danitza Dianderas da Silva. A construção dos conteúdos para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos a partir da base de conhecimento sobre o ensino da língua materna de professoras em exercício e de propostas governamentais.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
6. | Eliana Marques Ribeiro Cruz. Percepções das crianças sobre currículo e relações étnico-raciais na escola: desafios, incertezas e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
7. | Evaldo Ribeiro Oliveira. Narrativa de Thereza Santos - Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
8. | Lilian Maria de Medeiros. Os Caminhos da Docência na Era Digital: a utilização da sala de informática em escolas de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
9. | Maria das Graças dos Santos Abreu. Uma investigação sobre a prática pedagógica: refletindo sobre a investigação nas aulas de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
10. | Maristela Barbara Rodrigues de Lima. O Direito e Dever - RX da Política Educacional Indígena no Esrado de São Paulo - O que pode e o que deve ser feito para o sucesso da Educação Escolar Indígena.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
11. | Reginaldo Fernando Carneiro. Da Licenciatura ao início da docência: vivências de professores de Matemática na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
12. | Tatiane Déchen. Tarefas exploratório-investigativas para o ensino de Álgebra na 6a. série do Ensino Fundamental: indícios de formação e desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébricos. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Airton Edno Ribeiro. A Relação da Polícia Militar Paulista com a Comunidade Negra e o Respeito à Dignidade Humana: a Questão da Abordagem Policial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford/FCC. 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Andrea Barreto Rodrigues. Algumas Contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Carolina Rodrigues Manzato. Educação de Jovens e Adultos: palavras de mulheres a respeito do processo de escolarização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
4. | Juliana Franzi. Experiência e educação: contribuições de Paulo Freire para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Lúcia Helena de Assis Machado. Pedagogia Anti-Racistas: as estratégias dos professores negros de Pires do Rio - Goiás, frente às experiências de dsicriminação e racismo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
6. | Maiza Lamonato. Investigando geometria: aprendizagens de professoras da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Maria Vitória da Silva. Leitura na Escola: concepções de professores de diferentes disciplinas das séries finais do Ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
8. | Raquel Duarte de Souza. Era uma vez. aprendizagens de professoras escrevendo histórias infantis para ensinar matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
9. | Simone Gibran Nogueira. Processos Educativos da Capoeira Angola e Construção do Pertencimento Racial. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
10. | Vanessa Cristina Girotto. Tertúlia Literária Dialógica entre crianças e adolescentes: conversando sobre âmbitos da vida. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
11. | Vanessa Gabassa. Contribuições para a transformação das práticas escolares: racionalidade comunicativa em Habermas e dialogicidade em Freire.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | Ana Paula dos Santos Gomes. Memória de Intelectuais Negros(as) - uma contribuição à preservação da cultura afro-brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | André Luiz Sena Mariano. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPEd e do ENDIPE. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
3. | Becky Henriette Gonçalves. O uso do computador na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos na visão de educandos e educandas.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Evaldo Ribeiro Oliveira. Materiais Produzidos pelo, ou sobre, o Movimento Negro - Pertencentes a Coleção There Santos - contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais .. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
5. | Fabiana Giovani. O Texto na apropriação da escrita. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
6. | Maria Fernanda Lopes Rodrigues. Indisciplina fabricada: o caso de uma escola de periferia urbana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
7. | Paulo Sérgio de Andrade. Pertencimento Étnico Racial em Ensino de História. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
8. | Regina Helena Moraes. Nos meandros do processo de formação da identidade profissional do Professor Negro. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
9. | Renata Portela Rinaldi. Informática na Educação: umrecurso para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professoras-mentoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
10. | Rosana Vieira. A pré-história da linguagem escrita na idade pré-escolar na sociedade letrada:contribuições da teoria histórico cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
11. | Stella de Lourdes Garcia. Alfabetização de adultos na perspectiva dos educandos: experiências pessoais e sociais.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
12. | Tarcísio Antonio do Nascimento. Expectativas de jovens negros quanto ao acesso à Universidade - o caso de uma escola da zona norte da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
13. | Vanessa Mantovani Bedani. O curso de Pedagogia e a Diversidade étnico-racial trilhando caminhos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
14. | Verônica Simão Esteves de Souza. Concepções Manifestadas por Professores de Matemática da Escola Pública sobre a Utilização do Computador na Educação. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2006. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Alessandra Cardoso de Moraes. Aprendizagem da docência: um estudo com professores do Curso Pré-Vestibular da UFSCar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
2. | André Braga. Os saberes das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
3. | Aparecida Italiano Simão. Preconceito e discriminação sentidos e observados por alunos de 5ª série e suas propostas para melhorar o convívio na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
4. | Cristiane Cordeiro de Camargo. Um estudo de caso de prática docente em aula expositivo-participativa: contribuições para a formação incila e continuada. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Supervisor: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
5. | Gisele Antunes Rocha. Construindo o início da docência: uma doutora em educação vai se tornando professora nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
6. | Ione da Silva Jovino. Escola: As minas e os manos têm a palavra. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação Ford. 2005. Orientador: Anete Abramowicz. |
7. | Josilene Silva Costa. A aprendizagem da docência na perspectiva dos alunos-professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
8. | Juliana Fogaça. Atividades extra-escolares: análise de um programa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
9. | Simone Gibran Nogueira. Pode a capoeira angola influenciar a construção do pertencimento étcnico-racial de profissionais negros universitários. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
10. | Tânia Barbosa Martins. Processos de exclusão social: a contribuição do conteúdo e ensino de história e a visão dos jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | Alessandra Marques da Cunha. Expectativas e práticas de professores alfabetizadores sobre o ensino da língua.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
2. | Andréia Regina de Oliveira. Relação escola e famílias: a visão de professores e mães de alunos de classes regulares e recuperação paralela. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
3. | Douglas Verrangia Correa da Silva. Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a teoria da evolução das espécies em alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Supervisor: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
4. | Eglen Silvia Pípi Rodrigues. A situação escolar na perspectiva do aluno. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Engels Câmara. Capoeira Angola: uma contribuição à prática de professores e professoras para o reconhecimento e valorização da comunidade afro-descendente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
6. | Fabiana de Oliveira. Um estudo sobre a creche: o que as práticas pedagógicas produzem e revelam sobre a questão racial.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Anete Abramowicz. |
7. | Poliana Castro Bruno. O processo de apropriação das normas ortográficas: que mediadores interferem em sua aquisição?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
8. | Sílvia Vilhena Pizzo. O início da docência e a trajetória profissional segundo a visão de professoras em final de carreira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2004. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
9. | Valéria Aparecida Algarve. Cultura Negra na Sala de Aula: pode um Cantinho de Africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Angela Ernestina Cardoso de Brito. Educação de filhos mestiços em famílias inter-raciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Carla Andréa Brande. Produção de textos infantis e pesquisa colaborativa - aquisição de conhecimento e prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
3. | Fabiana Marini. A relação entre a escola e as famílias de periferia urbana: em busca de possibilidades de aproximação.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Isabel Cristina de Jesus Brandão. Políticas públicas em Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2003. Orientador: Anete Abramowicz. |
5. | Leilany Fernandes Rodrigues da Silva. Concepções norteadoras da prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e uso pedagógico da culinária: possíveis relações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
6. | Silvia Regina Marques Jardim. Gênero E Educação: abordagens e concepções em dissertações de mestrado. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2003. Orientador: Anete Abramowicz. |
7. | Thaís Juliana Palomino. Meninos e meninas em escola de periferia urbana: a relação entre fracasso escolar e sexo, cor e organização familiar.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2003. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
8. | Viviane Beatriz Fernandes Andreossi. Aprendizagem da docência no curso de Magistério: construindo um processo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Adriana Maimonni Aguillar. O silêncio na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Anete Abramowicz. |
2. | Adriana Maria Corsi. O início da construção da profissão docente: analisando dificuldades enfrentadas por professoras de séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
3. | Aurea Rita V Garcia. Possibilidades de limites do trabalho colaborativo: uma experiência com o ensino da língua materna, na primeira série do ensino fundamental.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
4. | Cecília Nascimento Martins. Metodologia do ensino de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
5. | Maria de Fátima Lopes da Silveira. Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2002. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
6. | Milena Carla de Siqueira Aoki. Contribuições de um curso fonoaudiológico de saúde vocal para a aprendizagem profissional de professoras do ensino fundamental-séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2002. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
7. | Natal Lânia Roque Fernandes. Navegando no espaço de formação: o processo de construção de conhecimento docente em informática na educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
8. | Vera Lucia Mazanatti Luti. Práticas de Leitura no 3º grau: as vozes dos alunos leitores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
9. | Vilma Abdalla Goissis. O jovem aluno e suas falas: ecos da escola noturna em tempos de novas propostas educacionais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2002. Orientador: Anete Abramowicz. |
10. | Vânia Cristina Breganholi. A infância de meninas e meninos: o que é ser criança num bairro popular?. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2002. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | Débora de Barros Silveira. A educação infantil no Município de Ivinhema-MS: algumas considerações sobre a prática vigente.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Anete Abramowicz. |
2. | Elisabeth da Silva. Trabalhando com os conteúdos escolares de forma significativa: uma proposta de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
3. | Evaldo Inácio Delgado. De leiga a titulada: o caso de uma professora alfabetizadora de Cacoal RO. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Giana Yamin. Evolução da educação infantil em Mato Grosso do Sul: uma análise do histórico das propostas governamentais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Ivani de lourdes Marchesi de Oliveira. Do Mito da igualdade à realidade da discriminação: desvelações*/revelações; construções/descontruções num micro universo de alunos trabalhadores.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
6. | Ligia Adriana Rodrigues. Nômades, Bárbaros E Guerreiros: Os Educadores E Educadoras Das Ruas e DasInstituições para Menores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Anete Abramowicz. |
7. | Lucélio ferreira Simião. Aprendizagem profissional da docência: uma experiência utilizando o computador em curso de formação inicial. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
8. | Maria Cecilia de Melo Silva. Leituras de professoras: suas histórias e práticas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Anete Abramowicz. |
9. | Maria Conceição de Lima Lopes. Produção textual: uma proposta didática centrada nos aspectos lógico-semânticos da linguagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
10. | Maria Helena Marotti Martelletti Grillo. A questão ensino-aprendizagem num trabalho profilático vocal com professores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
11. | Mariângela Machado de Castro. O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA ELETRÔNICA SCIELO (2001 - 2015). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2001. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
12. | Regina Conceição. LUGARES DE MEMÓRIA, ESPAÇOS DE VIVÊNCIAS DE NEGROS DE SÃO CARLOS/SP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2001. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
13. | Renata de Oliveira Pavanello Frederico. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita musical. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2001. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Mara Aparecida Nucci Morassutti. A utilização pedagógica da televisão no ensino pré-escolar: a percepção das professoras. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Patrícia Maria Fragelli. Estudo sobre o processo de construção do trabalho docente e questões relacionadas à disciplina e indisciplina na escola de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2000. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
3. | Renata de Cássia Cozer do Amaral. Interação escola-famílias: investigando processos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2000. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | Dimair de Souza França. Estágio curricular e prática docente: um estudo das perspectivas do "aluno-mestre" no curso de Pedagogia.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1999. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Roberta Bezerra de Menezes Reiff Lourenço. O uso pedagógico da televisão comercial em sala de aula como instrumento de reflexão e de aprendizagens escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Claudia Cristina Fiorio Guilherme. Avaliação No Ciclo Básico: Concepções, Práticas e Dificuldades. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1998. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
2. | Jeanne Marcia Rodrigues Manteiga. A Pratica Pedagogica No Cb-C: Apostando No Sucesso de Alunos Com Trajetoria de Fracasso Escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1998. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | REGINALDO SOUZA SILVA. O Processo Educativo de Crianças Trabalhadoras Na Rua. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Juliana Zantut Nutti. Saúde e Educação: Possibilidades Emodalidades de Integração - Um Estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
2. | Sandra Mara Bernardi Ortolan. Avaliação No Ciclo Básico: Um Instrumento A Favor Ou Contra A Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | ADEMIL LOPES. Escola, Socializacao e Cidadania: Umestudo da Crianca Negra Numa Esco La Publica de Sao Carlos. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1995. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | INES LUCI MACHADO CARRIJO. O Professor Ideal(?) de Ciencias. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1995. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | V. C. Calvo. Um olhar sobre a escola pública estadual do município de São Carlos (SP) no período de 1995 a 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
4. | ZELINA BERLATTO BONADIMAN. Perspectivas de Pais Em Relacao Ao Filho Portador de Deficiencia Mental e A Si Proprios; Em Busca de Caminhos Para Educacao do Porta Dor de Deficiencia. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1995. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Elaine Prodócimo. Análise da Interação Entre Crianças Com Síndrome de Down e Crianças Normais Em Escola Especial. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
2. | MOACYR GIGANTE. Historia, Memoria e Cotidiano Nas Primeirs Series do Primeiro Grau. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1994. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | NELCY VERA SIMOES. A Significacao Social Docorpo Provocada Na Acao Educativa Fisiterapeuata e Pacientes Acidentados do Trabalho. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1994. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
4. | SONIA STELLA OLIVERA ARAUJO. O Que Tapes Criou? Estudo de Uma Experiencia Educativa No Uruguai Que Se Pretendeu Libertadora. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1994. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | CLAUDIA MARIA DE FELICIO. O Ato de Se Educar Na Relacao Fonoaudiologa e Pessoa -Que-Se-Trata No Tratamento da Sindrome Dor Disfuncao Miofacial. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1992. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Helena Ollé Ficher Santos. A Mudanca de Paradigma e A Expansao da Consciencia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1989. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | MILTON MOYSES GOLBERT. Ensinomedico A Beira Doleito- Avaliacao do Aproveitamento dos Alunos Edo Metodo de Ensino. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1989. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | OCLIDE JOSEPHINA DURIGON. O Controle No Sistema de Ensino do Rio Grande do Sul - Analise da Situacao Atual - Proposta de Um Paradigma Orientador Para Estruturacao de Sistema de Controle. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1989. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
4. | ODILIA SILVA DA SILVA. Avaliacaoda Secretaria Municipal de Educacao e Cultura de Alvorada -Rsatraves de Analise Administrativa. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1989. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
5. | VERA REGINA MAURICIO. Representacao da Escola Rural Por Alunos, Pais e Professores; O Caso de Monte Bonito - Pelotas - Rs. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, . 1989. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51