Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 75

2019

1.   Danitza Dianderas da Silva. Processos de Socialização de Bebês nas Instituições de Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
2.   Joslaine de Oliveira. A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS E ARQUITETÔNICOS: Um estudo de caso no Centro Educacional Infantil Municipal da cidade de Poços de Caldas/ MG. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
3.   Marcelle Santos Morás. A participação atuante das crianças na constituição de projetos educacionais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia da Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
4.   Álvaro Souza Maiotti. Objetos de aprendizagem e ensino de Filosofia: uma experiência com a plataforma Currículo+. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.

2018

1.   Alcinéia Bispo de Andrade. "Meu pai é preto, mas tem a pele branca": experiência da docência em Educação Infantil a partir da percepção de crianças sobre cor e raça. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociologia nda Infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2.   Daniele Prates Cordeiro Moretti de Andrade. Educação Híbrida: Abordagens Práticas no Brasil - Estudo Bibliográfico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
3.   Manuella Barbosa Suzuki. O perfil do aluno EaD: uma análise dos estudantes do curso de especialização em educação e tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
4.   Maíra de Lucca Scotti. A importância da análise dos processos de aprendizagem colaborativa em MOOCs: Massive Online Open Courses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Tecnologias) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
5.   Sthefany Sigolo. O ingresso da criança de 6 anos no Ensino Fundamental: contribuições da Sociologia da infância para a compreensão desse processo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Sociologia da infância) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.

2017

1.   Flávio Lima Miler. Título Gestão democrática: a reelaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
2.   Lisandra Roveda Milani Ribeiro. O papel da Coordenação Pedagógica na elaboração do Projeto Político Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
3.   Luciana de Carvalho Leite. O Projeto Pedagógico e sua construção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
4.   Valeria Pastori Lavrini. Coordenador pedagógico e o planejamento do Projeto Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.

2016

1.   Ivanilde Monari Toledo. Coordenação pedagógica, trabalho coletivo e construção do Projeto Pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.

2015

1.   Claudio Anisio de Siqueira. A gestão democrática, o trabalho com projetos e a formação continuada na escola Comendador Salgado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
2.   Diva Cecilia Bernardo. Gestão democrática e participativa: uma abordagem real. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.
3.   Jane Maria N. M. De Oliveira. Atuação do coordenador pedagógico na unidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização Pós-graduação em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.

2014

1.   Andresa Cristina Vilela Cruz. A sexualidade das crianças nas práticas cotidianas da Educação Infantil: um estudo exploratório. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
2.   Andresa Cruz. A percepção de professoras sobre sexualidade das crianças nas práticas cotidianas da educação infantil: um estudo exploratório.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
3.   Gisele de Souza Montoza Gonçalves. O planejamento na Educação Infantil na visão de seus principais atores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
4.   Joseane Jaqueline Mathias Santos. Sexualidade na educação infantil: conceitos e necessidades formativas.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
5.   Joseane Jaqueline Mathias Santos. Sexualidade na Educação Infantil: concepções, desafios e necessidades formativas. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
6.   Luciana Velloso. Avaliação na educação infantil: um processo em (des)construção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
7.   Vivian Caroline de Lima Juarez. Temas em educação infantil: o(s) bebê(s) nas pesquisas acadêmicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
8.   Vivian Lima Juarez. A visibilidade dos bebês na revista Criança.. (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em educação infantil) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.

2012

1.   Ruthe Maria Luiz da Silva. Práticas de educar e cuidar de crianças pequenininhas na educação infantil brasileira: Um estudo de revisão de literatura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aline Sommerhalder.
2.   Tatiana Aparecida de Mattos. O Brincar das crianças na Educação Infantil: uma leitura dos trabalhos da Anped. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012.
Orientador: Aline Sommerhalder.

2011

1.   ANA TEIXEIRA DE AZEVEDO. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: REFLEXÕES EM ÂMBITO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
2.   Carla Fernada Florêncio Lopes. Educação ambiental e educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INF) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
3.   Danielle Christiane da Silva Viveiros. O preconceito linguistico e suas intolerâncias: procedimentos metodológicos para o ensino da variabilidade linguística nas turmas da EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
4.   Helena Silva de Oliveira. EJA E FORMAÇÃO PARA INSERÇÃO NO TRABALHO: RELATO E ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - MEC_FINEP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
5.   Joice Aparecida Trilstz Zainun. A participação de mulheres no Programa Mova São Carlos: contribuições para os campos de estudos e gênero e de educação.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - MEC_FINEP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
6.   Luciane Aparecida de Oliveira. Práticas pedagógicas em EJA: o que dizem os cadernos dos alunos?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
7.   Marcela Lima Soares Dias. Avaliação na Educação Infantil em uma escola municipal de Ribeirão Preto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
8.   Maria Lúcia de Moura Santo Del Antonio. Criação de material de apoio a professoras para práticas de leitura dos 3 aos 5 anos. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INF) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
9.   Maria Sueli Pereira Gonçalves Policarpo. Os processos de aquisição de Leitura e de Escrita no segundo segmento da EJA: contribuições de Paulo Freire. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
10.   OSMAIR BENEDITO DA SILVA. O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS – CEEJA/UFSCar: contribuições e desafios de um educador. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - MEC_FINEP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
11.   Raquel Auxiliadora dos Santos. Mulheres na Educação de Jovens e Adultos: diálogos entre processos de escolarização e relações de gênero.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - MEC_FINEP) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
12.   Renata Otaviano Leoncio Casarini. A ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EJA A PARTIR DE FREIRE.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
13.   Sabrina Maria de Amorim. A cultura oral na EJA: a Tertúlia Literária Dialógica como lugar de diálogo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA - MEC_FINEP) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e FINEP. 2011.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
14.   Sidinei Natalino Pereira. O diálogo em Freire: algumas reflexões para o processo de ensino e de aprendizagem na EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Fabiana Marini Braga.
15.   Valéria Cristina Rosa de Moraes. Gestão na Educação Infantil. Perfil do Gestor de Educação Infantil no Município de São Carlos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
16.   Érica Aparecida Kawakami Mattioli. Relações étnico-raciais e diversidade: a produção de conhecimento no campo da educação de jovens e adultos na ANPEd.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2009

1.   Alessandra Regina Marineli. Sociedade e Letramento: entre as práticas sociais e as práticas escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Claudinéia Aparecida Justino. Cuidar e educar: a visão dos profissionais que atuam na creche. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
3.   Maria Luiza Donizete Moretti Itoyama. Multiculturalismo: igualdade e diferença na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
4.   Mary Helen Paladin. A Educação Multicultural como abordagem curricular para a Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
5.   Thaís Carolina Trisltz. A importância da leitura nos anos iniciais de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.

2008

1.   Analuci Pereira Spínola. Qualidade da educação infantil nas creches municipais de São Carlos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisas e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
2.   Aparecida Regina Firmino Canhete. Geometria na Educação Infantil: a importância atribuída por professores de Educação Infantil e como esse assunto tem sido tratado. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISAS E G) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
3.   Giovana Regina Nonato Carneiro. Análise da minha trajetória profissional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisas e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
4.   Liliane Terra Pereira Araújo. O que pensam as professoras de Educação Infantil da Creche da USP-Centro de Convivência Infantil sobre o Ensino de Matemática na Infância. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil Pesq e Gestão Cotidiano Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
5.   Mariana Cristina Pedrino. A criança de seis anos e suas falas sobre o ensino fundamental de nove anos no município de São Carlos.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisas e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Anete Abramowicz.
6.   Nathalia Margarita Meyer Denari. Socialização Infantil: a contribuição do e para o educador. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
7.   Silvana Dias Serralheiro Schalch. A relação entre as concepções sobre alfabetização e letramento que professoras que trabalham com crianças de 4 e 5 anos têm e a prática pedagógica em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
8.   VANESSA APARECIDA SOCOLOVISKI. O processo de evolução da escrita em crianças de 5 e 6 anos: utilizando diferentes portadores de texto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.

2007

1.   Adriana de Almeida Nogueira Costa Rasera. Os rituais escolares na Educação Infantil e os corpos das crianças de três anos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
2.   Danila Aparecida Pupo. FORMAÇÃO DOCENTE: o qude deve saber para ensinar um professor de Educação Infantil ?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

2006

1.   Ana Aparecida de Campus. Literatura e Matemática na Educação Infantil.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil Pesq e Gestão Cotidiano Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
2.   Ariane Ranzani. Leitura e letramento:estudo de caso em uma escola municipal de educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Erika Cristina Huziwara. Educação Infantil: Pré-Escolas em São Carlos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
4.   Fabíola de Medeiros Rodrigues Linhares. As técnicas Freinet e suas contribuições para a aquisição da lecto-escritura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
5.   Maria de Lourdes Crempe. A concepção de brincar dos(as) educadores(as) de uma creche municipal de São Carlos: um estudo de caso. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Departamento de Metodologia de Ensino, . 2006.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
6.   Rosemeire Aparecida Trebi Curilla. Poesia na educação infantil: analisando relações entre poesia e sensibilidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
7.   Sueli de Oliveira Paschoalino. Recontação de histórias: estudo dos recursos lingüísticos utilizaddos por pré-escolaresl. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
8.   Tatiane Eidi Andreuci Navarro. A representação dos pais acerca de uma escola de Educacao Infantil privada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Departamento de Metodologia de Ensino, . 2006.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
9.   Teresinha Fátima Piccolli. O tempo e o espaço na Educação dos bebês na creche. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.
10.   Vivian Priscila dos Santos. EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PAIS: MUITAS ANSIEDADES E POUCAS CERTEZAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
11.   Águida Solange Alves Casarin. O Ensino de Matemática na Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil Pesq e Gestão Cotidiano Escolar) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2002

1.   Keina Mara de Santana. Simetria nas aulas de Matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - UNIVERSIDADE DE FRANCA, . 2002.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
2.   Renata Moreira da Silva. A importância dos prismas e sua abordagem no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
3.   Sandra Mara Izidoro Ribeiro. As aplicações do teorema de Pitágoras. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - UNIVERSIDADE DE FRANCA, . 2002.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
4.   Vera Lúcia da Silva. Números Inteiros: dificuldades apresentadas pelos alunos de 6ª série. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Matemática) - Universidade de Taubaté, . 2002.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2000

1.   Gilmara Barthman. Leitura e escrita:concepções apresentadas em dissertações de mestrado na Ufscar nos anos 2000 a 2005. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil: pesquisa e gestão do cotidiano) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Leila Aparecida Mendonça Lima. Letramento: concepções em dissertações na Educação de Jovens e Adultos(2000-2010. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de São Carlos, . 2000.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51