1. | Tatiana dos Santos Oliveira. Cordel origem, características e desdobramentos: da cultura lusitana às salas de aula brasileiras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2020. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
1. | Amanda Francisca Luciano. A Natureza no Ambiente Escolar - Anos iniciais até 7 Anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
2. | Amanda Silva Santos. A representação do feminino no cordel de Jarid Arraes, Francisco das Chagas Batista e Gonçalo Ferreira da Silva. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
3. | Angélica Aparecida Bernardo. CAMINHOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RASTROS PROVOCADOS PELO CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
4. | Bianca Cristina da Silva. O SER MÃE E SUAS PERCEPÇÕES FRENTE AO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA CRECHE: da separação à individuação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
5. | Brunno Felype Simões Costa. Lúdico e Ludicidade nos Currículos de Cursos de Pedagogia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
6. | Bárbara Jús. Educação de jovens e adultos no Brasil contemporâneo: temáticas focalizadas nos pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
7. | Camila Cristina dos Reis. As relações e conflitos nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
8. | Camila Zago. Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: as vozes desses sujeitos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
9. | DANIELLE ABREU SILVA. INCLUSÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º ANO). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
10. | Dayane Aparecida Estevam de Lima. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TRILHAS: Contribuições de pesquisas para as discussões sobre processos de ensino e aprendizagens em trilhas em ambientes naturais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
11. | Dayane Paviani Casalli. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO 1° E 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE ESTÁGIO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
12. | FERNANDO SCHLINDWEIN SANTINO. INTERCULTURALIDADE E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL URBANA: O ATENDIMENTO À CRIANÇA INDÍGENA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
13. | Florianice Rosa de Oliveira Almeida. Os jovens e a EJA: contribuições presentes em teses e dissertações. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
14. | Gabriela da Silva Ferreira. Exigências da BNCC sobre a leitura no ensino fundamental e contribuições de dissertações sobre o tema. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
15. | Gabriela de Fátima Conte. PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS E PRÁTICA COLETIVA DE CONHECIMENTO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
16. | Jessica Aparecida de Oliveira. O uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
17. | Jessica Bogni Soares. MONTESSORI: FAZERES EDUCATIVOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
18. | JIMENE KERLLY DA SILVA. ?A ESPECIFICIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
19. | JOSEANA SIMÕES FERREIRA DE SOUZA. O papel do supervisor pedagógico diante do Atendimento Educacional Especializado. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. |
20. | Júlia Godoy. Clima escolar e Saúde Mental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
21. | JÚLIA MARIA DE TOLEDO RIBAS. TERTÚLIA DIALÓGICA: BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES NA VIDA DE MULHERES NÃO ACADÊMICAS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
22. | Leticia Sampaio de Souza. O TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Um estudo a partir de documentos governamentais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
23. | Letícia Guinato. A formação de professores: uma análise das contribuições do V Seminário Nacional sobre Formação de educadores da EJA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
24. | Letícia Rocha. O ACOLHIMENTO E A ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS RECENTES?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
25. | Lucas Rodrigues de Oliveira Souza. Representatividade negra nos cordéis: a literatura no processo de ensino e aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
26. | Maria de Fátima Oliveira Lima. Memórias escolares: a narrativa biográfica em processos de formação de professores da infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
27. | MARIANA VILLA ROMANTINI. O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: MATEMÁTICA EM SEU TEMPO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
28. | Matheus de Oliveira Mello. Por onde anda o skate na academia? convergências em dissertações e teses brasileiras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
29. | Meliane Rotta de Oliveira. Bebês na educação infantil: o cotidiano do brincar como experiência de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
30. | Natália Caroline da Costa. O debate contemporâneo sobre Educação domiciliar no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
31. | THAIS PERRONI PATRACON. A PEDAGOGIZAÇÃO DA MASCULINIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
32. | Vanessa de Mello Ferreira. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
33. | Verônica Correia da Silva Mazak. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
34. | Viviane de Fatima Martines. A formação inicial do pedagogo para a integração das tecnologias da informação e comunicação ao currículo: contribuições de teses e dissertações brasileiras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
35. | Viviane dos Santos Silva. VIDA MARIA: Raça, Gênero e Infância na Dimensão Doméstica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
36. | WILLIAN SILVA SANTOS. CORPO, MOVIMENTO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
37. | Zenaide Maia. A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva. |
38. | Éverton Madaleno Batisteti. Revisão Bibliográfica sobre Educação ao Longo da Vida na Terceira Idade: práticas, políticas, impactos sociais e propostas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | Ana Claudia Machado. Desafios no exercício da docência na EJA: caminhos e possibilidades. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
2. | Ariadne Teixeira de Oliveira. Jogos, brincadeiras e relações étnico-raciais no ensino público da educação básica brasileira. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
3. | Clodoaldo Gonçalves Leme. A FORMAÇÃO DE EDUCANDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma perspectiva musical. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
4. | Elica Maria Fracassi. Análise do método fônico para a alfabetização de crianças. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Felipe Sandrin Passagem. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento na edição XII DO ENEM. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
6. | Fernanda Vieira da Silva SAntos. Abdias Nascimento e o Pan-Africanismo no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
7. | Giovana Alonso. Documentação Pedagógica - compreensão, conceitos e possiblidades. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
8. | Itaiane Manepa Ipaqueri Quezo. O percurso formativo de uma estudante Balatiponé. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
9. | Jefferson Santos Ramos da Silva. A recepção e a apropriação do paradigma da afrocentricidade nas produções acadêmicas no Brasil. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
10. | Kauã Akira Fernando Porrio Nakayama. Contribuições do Pibid para a formação de pedagogos e pedagogas: uma revisão bibliográfica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
11. | Letícia Pinheiro Lazarin. Uma análise de abordagens da literatura sobre dificuldades de ensino e aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
12. | Luciana Mendonça Gobato. Potencialidades e limites de três práticas pedagógicas: tertúlia literária dialógica, leitura compartilhada e teatro de leitores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
13. | Mariani Guerra. Infância, mídia e pedofilia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, . 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
14. | Micaele Rafaela da Costa. Nutrição na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
15. | Oslier Oliveira. Inclusão digital na terceira idade: um levantamento sobre possíveis benefícios dessa inclusão para idosos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
16. | Rosa Aparecida Neves. Revisitando memórias: trajetórias formativas no curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
17. | Sangela Mary do Nascimento. A educação de jovens e adultos no contexto prisional: contribuições, possibilidades e expectativas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
18. | Valéria Nunes Fernandes da Costa. Trajetórias formativas e aprendizagens da docência: as especificidades do trabalho pedagógico. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2018. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
1. | Amanda dos Reis Hermann. O desenvolvimento da consciência fonológica na etapa de alfabetização e a prática pedagógica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
2. | Amanda Frata. OS LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
3. | Ana Carolina Scarpeta. O debate sobre racismo e representações: o caso da contenda em torno da obra de Monteiro Lobato. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
4. | Camila Bernadete da Silva Felex. Pensando sobre si mesmas: inserção e permanência de mulheres negras no ensino superior. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
5. | Camila Maria Ghisloti de Matos. A FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
6. | Carla Luane Ramos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESPECIALIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
7. | Cristina Elisa Macedo. A Base Nacional Comum Curricular: um olhar para a educação infantil e o brincar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Aline Sommerhalder. |
8. | Elioenai Oliveira Araújo. Elementos para o ensino e a aprendizagem de produção textual na alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
9. | Gabriela Guerreiro Guimarães. A educação matemática no ciclo de alfabetização: a ludicidade em cadernos do PNAIC. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
10. | Gabriela Monis Bidin Perroni. mLearning: Tecnologias móveis na educação de jovens e adultos Contribuições cadastradas na base de dados ERIC. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
11. | Heliny de Carvalho Maximo. Brincar em contextos de recreio escolar: contributos de produções científicas brasileiras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Aline Sommerhalder. |
12. | Jessica Andreoli de Oliveira. A pesquisa sobre o fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
13. | Jiene Pio. A concepção de educação do povo Terena. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz. |
14. | Jéssica Francine Ferreira. Reflexões sobre a construção da identidade profissional: uma análise sobre um memorial de formação de uma docente da educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
15. | Karina Uliana Albarice. A prática de afeto por professores alfabetizadores na EJA: contribuições e limites para o processo de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
16. | Lívia Fernanda Menezes Digiovani. ASPECTOS HISTÓRICOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
17. | MARIA CASSIA TEIXEIRA FILHO SILVA. Literatura infantil e letramento: histórias que estimulam a imaginação, o lúdico e as narrativas no contexto da Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
18. | Maria Áurea Romanelli. LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
19. | Mariana Guerato Garcia. Atividades epilinguísticas nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
20. | Monica Helena da Silva Sant'anna. Uma análise da iconografia sobre a escravidão nos livros didáticos de história adotados pela Escola Estadual Ludgero Braga. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
21. | Olga de Paula Garcia. As temáticas, concepções e proposições encontradas nos artigos na base Scielo em relação ao ensino de Matemática e EJA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
22. | Raísa Diniz Rodriguez. Narrativas de formação de professores nas pesquisas realizadas na UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
23. | Samara Gabrieli Ianhez Padovan. Práticas de letramento na etapa de alfabetização: uma análise dos trabalhos apresentados no Congresso de leitura do Brasil ? COLE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
24. | Sangela Mary do Nascimento. Contribuições de teses e dissertações para o trabalho pedagógico junto a sujeitos que cumprem Medidas Sócio-educativas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
25. | SUELI PÉRES ANDRÉ DO PRADO. PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL SÃO BENTO. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
26. | Ticiane Chiarioni. Invisibilidade e preconceito: a escola e as religiões de matriz africana e afro-brasileira. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
27. | Valeria Pavesi. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação Básica na modalidade da Educação de jovens e adultos: estudo de dissertações e teses da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
1. | Amanda da Silva Peinado. BRINCANDO E APRENDENDO: O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | Amanda Frata. : Livros paradidáticos de matemática na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
3. | Ana Maria Fukunaga Hayakawa. Fábulas e contos de fadas: a natureza formativa da literatura infantil no espaço escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
4. | Jaqueline de Oliveira. Contribuição da robótica para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Letícia Ferreira. Descritores de leitura no PISA e no Saeb. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
6. | Maira Rocha. O BRINCAR INFANTIL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: uma leitura do documentário Território do Brincar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Aline Sommerhalder. |
7. | Margarete Petri da Rosa. A abordagem poética no livro didático do 5º ano do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
8. | Millian Karen Cheffer Ferreira. Os gêneros da literatura infantil: o conto de fadas, a fábula e a poesia no contexto da leitura e escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
9. | Nayara Pâmella da Silva. Viés linguístico: contribuições ao processo de alfabetização e letramento. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
10. | Paulo Sergio de Sá Alberto. Softwares para o ensino de matemática: um olhar para os anos iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2016. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Ana Paula Vaccari. Escola e medidas socioeducativas: o que os adolescentes em conflito com a lei pensam sobre a educação escolar?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, . 2015. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
2. | Angélica Ramos de Souza. O fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem nos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
3. | Caio de Camargo Ishido. Uma trajetória por caminhos dispersos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Anete Abramowicz. |
4. | Gabriela Pavam. Os Bebês na educação infantil ? análise a partir de documentos governamentais. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
5. | Giovanna Gounella. Os bebês na educação infantil: uma análise das produções acadêmicas a partir do banco de teses e dissertações da CAPES. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
6. | Igor Gabriel Leal. Estratégias metodológicas para o trabalho educativo com jovens em conflito com a lei e atendidos por medidas socioeducativas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
7. | Jessica Giampolo. A consolidação da educação das relações étnico-raciais no campo curricular de cursos de pedagogia: uma análise preliminar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
8. | Larissa Cortapasso Ranier. A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dificuldades de aprendizagem e a formação inicial do professor. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
9. | Larissa Sassaki Rodrigues. RELAÇÃO PROFESSOR-CRIANÇA: A AFETIVIDADE NO FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA BÁSICA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Aline Sommerhalder. |
10. | Lucimara Artussa. A arte de contar histórias e as práticas de leitura: uma investigação sobre as possíveis relações. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
11. | Maria Madalena Guarnieri. Violência, Criança e Educação: Violação versus Vitimização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
12. | Mariana Mello. O Currículo da Educação infantil ? uma análise a partir de documentos governamentais. (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
13. | Talita Fernanda de Souza. HISTÓRIAS INFANTIS COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
14. | Tamires Molonhe. A representação do continente Africano na literatura infantil brasileira. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
15. | Tatiane Martins Moacir de Almeida. Leitura e Educação de jovens e adultos: contribuições de artigos indexados na base Scielo (2015-17). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
16. | Vanda Aparecida da Silva. Pacto pela alfabetização na idade certa: limites, contribuições e desafios. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2015. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
1. | Andreia Garbo. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE ARTIGOS PRESENTES EM PERÍODICOS BRASILEIROS COM QUALIS A2, B1 e B2. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
2. | Caroline Nascimento. O lúdico no processo de ensino e de aprendizagem da criança de seis anos de idade no ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Aline Sommerhalder. |
3. | Dayane Dias Santos. Formação de Professores e 'histórias de si': as narrativas como contribuições formativas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Aline Sommerhalder. |
4. | Débora Schützer Lasso. A literatura de Ruth Rocha na educação de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
5. | Ellen Cristiane Francisco. A LITERATURA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
6. | Francielli Aparecida Ruy. Ensinar e aprender 'ludicamente': o brincar na escola de ensino fundamental de 9 anos de duração. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Aline Sommerhalder. |
7. | Juliana Antonelli. SARESP: no contexto das práticas alfabetizadoras e de letramento do 3° ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
8. | Mariana Ferreira. O uso de novas tecnologias informatizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de trabalhos publicados na ANPEd. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
9. | Vivian Rosalen. O início da docência de professoras licenciadas em Pedagogia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2014. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Bianca Melger Soares. A educação básica diante da lei 12.796/13: reflexões sobre as práticas pedagógicas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | Camila Moreira Santos. A literatura na biblioteca escolar: contribuições para a formação de estudantes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
3. | Carla de Oliveira Ferroni. Os Processos Formativos de Licenciandas em Pedagogia da UFSCar Vividos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
4. | Crislaine Augusta Buzinari. Saberes docentes na mediação de conflitos entre crianças. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
5. | Daniela Inocêncio de Oliveira. Entre os vãos da Universidade: apontamentos de pós-graduandos negros. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
6. | Eloisa Aparecida Vieira de Mattos. Necessidades formativas de professores/as: conhecendo o contexto do município de Descalvado/SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
7. | Flávia Maria Gonçalves de Sant'Ana. quot;Conhecimentos tradicionais em sala de aula: a valorização da cultura negra através das aulas de ciênciasquot;. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
8. | Jeannine Xavier de Souza Beletatti. Por uma educação democrática e dialógica: aprendizagens sobre gestão escolar e docência no curso de Pedagogia na UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
9. | Juliana Raquel Alexandre Vieira. As contribuições da Aciepe Comunidades de Aprendizagem para a formação dos alunos do curso de pedagogia a distância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
10. | Leandro Antonio de Andrade. Matar a infância, liberar a criança. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anete Abramowicz. |
11. | Letícia Maria Alberguini. A formação matemática de professores dos anos iniciais para o uso de ambientes informatizados. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
12. | Maria Beatriz Jacomini. Em formação continuada: conhecendo os/as profissionais de educação infantil (creche) do município de Descalvado/SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
13. | Maria Cristina Albino Galera. Contribuições de Piaget e Vygotsky para a prática docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
14. | Maria Gabriela dos Santos. Espelh(A) ou Martel(A) e Forj(A)?: As trocas de experiências com as fazedoras de rua.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anete Abramowicz. |
15. | Marilisa Gasparotto Barbosa. Os impactos do Ensino Fundamental de Nove Anos para a Educação Brasileira - foco para a Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
16. | Natalia Martins Ferré. As Contribuições da Perspectiva Freireana para as Práticas de Letramento. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
17. | Priscila Ferreira Galli. Revisitando memórias do estágio docente no ensino fundamental: sabores das experiências vividas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
18. | Rianne Schutzer Luiz. Alfabetização: práticas de leitura e escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
19. | Sarah Foch Nalle. Traços e Perfis: As mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Mulher de São Carlos/SP.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Anete Abramowicz. |
20. | Simone Luisa Segatto. O brincar no ensino fundamental de nove anos: uma reflexão sobre as praticas pedagógicas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
21. | Stella Sorg. O ENSINO POR MEIO DA ATIVIDADE SOCIAL: contribuições de Freinet e Vygotsky para o planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
22. | Sthefany Sigolo. Práticas pedagógicas nos anos iniciais e a formação de leitores/as de ficção. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
23. | Tatiana Ialanji Filholini. Fragmentos de Memória: experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a formação de professores do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
24. | Thalita Nayara Napolitano dos Santos. A docência na Educação Infantil: refletindo com as pesquisas publicadas na Anped. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
1. | Lariska Oliveira. Formação para o lúdico de professores da Educação básica: uma experiência a partir de uma Aciepe.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | Paula Maria Monteiro. Narrativas do Quilombo Pedro Cubas: Contribuições para Educação Étnico Racial. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2012. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Adriana Zakia Costa. O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na educação de pessoas jovens e adultas: uma abordagem freiriana. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
2. | Alessandra D. F. Teodoro. Relações étnico-raciais: Potencialidade e fortalecimento das histórias infantis dentro da EMEF do Campo Professor Hermínio Pagôtto. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Amanda Daiane Machado. Direito à educação em prisões: reflexões entre o legislado e o vivido. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
4. | Ana Carolina Bottene. A alfabetização na Pedagogia Waldorf: um estudo com três professoras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
5. | Andreliza Cesar de Oliveira. GÊNERO E EDUCAÇÃO: O FEMINISMO DIALÓGICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA TRANSFORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE SUJEITOS. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Pró Reitoria de Extensão. 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
6. | Camila Lourenço Morgado. Vivências de uma professora alfabetizadora de sucesso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
7. | Elias Pereira Marques. No mosaico da alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
8. | Ernesto Ferreira Galli. Dos atos de fala em Austin e em Habermas, às ações comunicativas igualitárias na Aprendizagem Dialógica. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
9. | Everton dos Santos Osorio. Ciranda Infantil: uma possibilidade de educação infantil no campo. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Anete Abramowicz. |
10. | Fabiana Straccialano Amarante. Orientações didáticas para o ensino de matemática em publicações científicas entre os anos de 2011 a 2015: contribuições para a formação de professores na perspectiva dialógica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
11. | Marco Rodolfo Fiscarelli. As especifidades da educação de jovens e adultos no município de Araraquara. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
12. | Marieli Granusso Monteiro. Alfabetização e letramento num contexto afrodescendente no Brasil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
13. | Michele Adriana de Moraes. Teatro do Oprimido: as várias faces do atuar/educar como ação transformadora. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
14. | Paula Pulgrossi Ferreira. Contribuições da teoria freiriana para se pensar a desigualdade entre homens e mulheres e entre mulheres. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
15. | Rita Luciene M. S. dos Santos. Escolarização das classes populares do campo: reflexões a partir da experiência de vida de uma assentada da reforma agrária.. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
16. | Sabrina Justino Pires da Silva. Tertúlia Musical Dialógica: uma proposta de êxito para os anos inciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
17. | Stefani Marques Feliciano. A Permanência de Jovens e Adultos em salas de EJA: um estudo a partir do Assentamento Reage Brasil/SP. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
18. | Taciane Azevedo. Letramento e práticas de leitura de ficção nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos trabalhos apresentados no 17o. COLE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
19. | Taís Aparecida de Moura. O PIBID e a formação docente para a alfabetização e letramento. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2011. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
1. | ADRIANA KEIKO NISHIDA. Gestão participativa e aprendizagem da docência. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
2. | Amanda Mioto. Inteligência Cultural: a interação como base para uma educação comunicativa para todos/as. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
3. | ANDREIA NASSER FIGUEIREDO. Os catadores de resíduos das cooperativas de são carlos/sp: seu papel na sociedade e na melhoria ambiental. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
4. | ARACELI CRISTINA DURANTE. Desenvolvimento da argumentação em sala de aula - temas sociocientificos controversos. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
5. | Arieli de Brito Oliveira. AS ATIVIDADES LÚDICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos. 2010. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
6. | DEBORAH SANTOS PRADO. O Estudo do Meio e os Conteúdos de Ensino: O caso da Escola Viva de São Paulo. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
7. | Flávio Santiago. Potencialidades Pedagógicas em Imagens Integrantes da Coleção Professor Eduardo Oliveira e Oliveira: contribuições para a educação das relações étnicorraciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
8. | Keila Maria Mota. Ensino de História na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Maria Iolanda Monteiro. |
9. | Letícia Fernanda Gonçalves. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2010 A 2016). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
10. | Mariana Jordani de Andrade. escolar em espaços de privação de liberdade: buscando caminhos para a escola fora dos muros. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
11. | Mirela Marques Carregari. O uso de jogos como complementar ao livro didático no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
12. | Rafaela Montanini. Narrativas matemáticas em um curso de extensão da UFSCar: os professores marcantes na trajetória escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
13. | Rosimara Silva Correia. Reflexões acerca dos sujeitos da EJA e abordagem das questões etnicorraciais nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Pró Reitoria de Extensão. 2010. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
14. | THAILA QUATRINI CORRÊA. A abordagem de ensino por projetos no ensino médio: análise das potencialidades e dificuldades. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
15. | Vânia Melo. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: O FOCO EM PROJETOS SÓCIO-EDUCATIVOS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Fabiana Marini Braga. |
16. | VÂNIA PACHECO BORBA. Falhas identificadas em imagens de um livro didático de ciências que podem induzir a erros de compreensão sobre o conhecimento científico. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
1. | Alice Meirelles Mucheroni. Reflexões sobre processos educativos no contexto prisional. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
2. | Aline Vanessa Gaviolli. Tertúlia Literária dialógica e Educação de Adultos. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Pró Reitoria de Extensão. 2009. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | ANDRESSA DA SILVA REIS. Noções de estudantes de ensino fundamental sobre resíduos sólidos perigosos. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
4. | CAMILA OLIVO DE CARVALHO. Necessidades Formativas na perspectiva de futuros professores de Ciências Biológicas. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
5. | GISELE DE CASTRO VIEIRA. O domínio do conhecimento específico e as concepções de ensino-aprendizagem e sua interferência na abordagem de conteúdos no ensino de biologia: um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
6. | Henrique Zani Donato. Reflexões em torno do material didático no Núcleo de Atendimento Integrado NAI/São Carlos: o foco no volume Justiça e Cidadania. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
7. | Juliana Aparecida Ribeiro. Contribuições do Estudo sobre ações afirmativas e pertencimento étnico-racial para a educaçãodas relações étcnico-raciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
8. | Juliana Samora Godoy. A GEOMETRIA NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS - TCC-A. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
9. | Juliana Samora Godoy. Um estudo sobre Geometria: o ensino da Geometria da Educação Básica - TCC-B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
10. | Larissa Muniz Casado. Relação entre Liberdade Assistida e a escola. Como o professor vê o adolescente infrator no convívio escolar?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
11. | Liandra Maris Gregoracci. A visão de educadores sociais sobre a inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei na cidade de São Carlos/SP. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
12. | Mariana Cabrini da Silva. A influência da família em adolescentes em conflito com a lei. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
13. | Marília Boer Moreira da Silva. A CONEXÃO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E A MATEMÁTICA: Análise da própria experiência de elaboração e aplicação de histórias infantis com conteúdos matemáticos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
14. | Monise Bacci Del Rovere. O Teorema de Pitágoras nos materiais didáticos: reflexões sobre a leitura e a escrita nas aulas de matemática.. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Ana Karina Fazza. O ENSINO DE GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: RETRATO DE UMA SALA DE AULA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
2. | Cristina Santana Gomes. Profissão e ação docente: reflexão acerca da profissionalização do professor eventual. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
3. | Dalitha Parize Cocato. A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | Fernanda Cristina Hellmeister Fabbri. O aprendizado das crianças participantes da Biblioteca Tutorada na EMEB Professora Dalila Galli durante o 1º semestre de 2008. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Josiane de Oliveira Serva Fabiano. Johann Heinrich Pestalozzi e a Pedagogia Espírita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
6. | Juliana Cecília de Oliveira. A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE - TCCA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Laiz Maiochi. programa de mentoria online da UFSCar: as principais dificuldades das professoras iniciantes. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
8. | Larissa Gontijo Dornfeld. O desenvolvimento da leitura e da escrita na criança: um confronto entre a teoria histórico-cultural e o construtivismo. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
9. | Marcela do Nascimento Gutierrez. O Museu de São Carlos e seu caráter educativo: relato de uma experiência com crianças do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
10. | Nilmara Helena Spressola. Multiculturalismo e religião no Ensino Superior. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
11. | Paula Pires de Camargo. Tertúlia Literária Dialógica em salas de aula do ensino fundamental perspectiva de professoras.. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
12. | Rafaela Bruno Ichiba. O tratamento da informação na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
13. | Sonia Faitanini. Fracasso na aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial da alfabetização: análise de trabalhos apresentados na Anped (2008 a 2013). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
14. | Tiago Esteves Aranha. Diversidade e diferença na religião/religiosidade: discutindo questões para uma educação multicultural crítica. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
15. | Viviane Rodrigues Belinelli. Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (SINASE): reordenação das medidas sócio-educativas para jovens autores de atos infracionais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
1. | Aline Aparecida Akamine. O papel do pedagogo em espaços não-formais de Educação: o foco no hospital. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
2. | Ana Carolina Zuchini. Representações de homem e mulher na programação infantil da TV Cultura. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
3. | Camila Torricelli de Campos. O processo de desenvolvimento da representaçao escrita na criança: do desenho a escrita.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
4. | Chrystiane Gambine Mayer. Como são construídos os papéis de mãe e madastra nos contos de Grimm. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Anete Abramowicz. |
5. | Claudia Yumi Reis. Meninos X Meninas: as representações de gênero nos livros de histórias infantis. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
6. | Cícera Martins Palmeira. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de transformação de relações de gênero.. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
7. | Cíntia de Castro Faria. Refletindo sobre o início da docência: narrativas de uma aprendiz de professora. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
8. | Danielle Regina do Amaral Cardoso. Adolescência, internet, consumo e educação: uam análise do apelo consumista presente nas comunidades do orkut e suas implicações na escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
9. | Fernanda Lira da Silva. A influência da TV aberta na veiculação de conteúdos para crianças de 3 a 6 anos.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
10. | Fernanda Sartini Leite. A visão dos alunos do Ensino Fundamental sobre o reforço da aprendizagem de Português e Matemática em ambiente não-escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
11. | Fernanda Simony Previero Ciarlo. A participação de uma professora e de alunos voluntários em biblioteca tutorada desenvolvida no projeto Comunidades de Aprendizagem.. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
12. | Jonas Nogueira Figueiroa. Educação anarquista: conceitos e experiência de uma educação para a liberdade.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Anete Abramowicz. |
13. | Juliana Augusta Nonato de Oliveira. Contribuições de Pedagogos para o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
14. | Larissa de Freitas Vieira. O Processo de significação do desenho infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
15. | Luciana Carla Candeira Barros. Medida nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
16. | Lívia Carolina Beneton. Tertúlia Literária Dialógica: potencialidades para a aprendizagem de crianças em idade escolar.. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
17. | Mariana Zerbatto Molina. Infãncia e escola na sociedade disciplinar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Anete Abramowicz. |
18. | Marina de Oliveira Chiorlin. A influência do bullying no processo de ensin-aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
19. | Raquel Moreira. Análise comparativa de duas abordagens da aprendizagem: perspectiva construtivista e perspectiva comunicativo-dialógica.. (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
20. | Simone Cristina da Cunha. As relações de poder no cotidiano da escola: podem as relações de poder, presentes no cotidiano da escola, serem vividas no sentido criador e transformador?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
21. | Thais Paris Maluta. Jogos nas aulas de matemática das séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
22. | Thiago Manfrini Rega. Cursos Pré-vestibulares Comunitários Para Negros e Carentes e a Formação para Cidadania: Uma experiência na cidade de São Carlos. (Graduação em Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
23. | Wilma Carin Silva. A cultura do Bullying e desrespeito na escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2007. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
1. | Andréia Cíntia Rodrigues Loiola. O impacto do estágio de docência na formação dos alunos concluintes do Curso de Pedagogia da UFSCar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
2. | Débora Aparecida Dalmédico. A fila como um ritual escolar na visão dos professores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
3. | Evelyn Rossi. Políticas Públicas para a Formação Continuada de Professores na cidade de São Carlos/SP: 2006-2008. (Graduação em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2006. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | Allyson Zuzi Boldrin. Interdisciplinaridade: Matemática e Astronomia e o Uso de Materiais Manipulativos no Ensino Médio (Trabalho de Graduação B). (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
2. | Milena de Moura Paschoal. Aulas expositivo-participativas: dificuldades enfrentadas pelo professor no processo de ensino - um estudo de caso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
3. | Taiki Tubaldini Labão. Investigações Matémáticas nas aulas do Ensino Fundamental (Trabalho de Graduação A). (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2005. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Allyson Zuzi Boldrin. Interdisciplinaridade: Matemática e Astronomia no Ensino Médio (Trabalho de Graduação A). (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
2. | Angélica Fernanda Spadotto. Construção e Utilização de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Matemática - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
3. | Edgar dos Santos Gomes. Relatos sobre o uso do Sftware Cabri Géomètre II (Trabalho de Graduação A). (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | Edgar dos Santos Gomes. Contribuições do software Cabri-Géomètre II para o Ensino de Geometria na Educação Básica - Trabalho de Graduação B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
5. | Reginaldo Fernando Carneiro. Um estudo sobre a formação do professor para a utilização das tecnologias nas aulas de matemática - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
6. | Érika Regina Soares. No que textos de professores, militantes do Movimento Negro podem concluir para a implantação do Parecer CNE/CP 03/2004 no que concerne a valores, atitudes, posturas, conhecimentos e metodologias.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
1. | Esther Carone Blumenfeld. Variáveis envolvidas na mobilização de conceitos científicos no cotidiano. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
2. | Fernando Herrero Lomas. Evolução do material didático em relação ao ensino de semelhança de triângulos - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
3. | Luciane de Fatima Bertini. Dificuldades de Aprendizagem em Aritmética nas Séries Iniciais - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | Melissa Mitie Miyasaki. Materiais didáticos despertam interesse dos alunos na aula de Matemática? - - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
5. | Patricia Eiko Morinaga. A utilização de jogos no ensino da Matemática - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
6. | Paulo Roberto Loureiro Rodrigues Moreira Barillari. Percepção Ambiental de professores de escola pública no município de Ipeúna/SP. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
7. | Tatiane Dechen. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico - Aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
8. | Thais Vianna Godoy. As dificuldades dos alunos no aprendizado dos números inteiros - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
9. | Thiago de Souza. O Teorema de Pitágoras em Livros Didáticos - Trabalho de Graduação A e B. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2003. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Cláudia Adati. Dificuldades de aprendizagem geométrica: área e volume. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
2. | Tatiana Roschel Prado Souto. Concepções Pessoais de Estudantes nas investigações sobre ensino e aprendizagem de Botânica: uma revisão de literatura. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 2002. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
1. | Patricia da Silva Leme. Uso de Trilhas Interpretativas como um processo de Educação Ambiental: a experiência da CDCC - USP/São Carlos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995. Orientador: Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51