Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Iniciação científica


Número total de itens: 71

2019

1.   Alberto Pari'Uptse'Wawe Moritu. Esboço de uma contribuição da Pedagogia Xavante para a Educação Brasileira. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes.
2.   CÍNTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
3.   FERNANDO SCHLINDWEIN SANTINO. IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES: CORRELAÇÕES ENTRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco.
4.   Gabriela Cristina Barboza. Os impactos das açõs afirmativas na vida acadêmica e profissional de estudantes negros(as) egressos(as) do sistema de cotas da UFSCar. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
5.   Jéssica Cristina Sales Sávio. O debate sobre as comissões de verificação da autodeclaração de cor/raça na implementação de políticas de ação afirmatva de acesso ao ensino superior no Brasil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
6.   MARCOS ANTONIO GONÇALVES DOS SANTOS. O CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO: o que dizem as pesquisas sobre os processos de socialização no ambiente tecnológico?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
7.   Vanessa de Mello Ferreira. Cuidar/educar em creches: o que revelam as produções científicas brasileiras?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Aline Sommerhalder.
8.   William Rossani dos Santos. A influência da crença religiosa no ensino de evolução biológica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes.

2018

1.   Fernanda Issas. A brinquedoteca do curso de pedagogia como espaço de formação docente. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
2.   Marcos Antonio Gonçalves. Infãncia 2.0 - refletindo sobre o conceito de infância na contemporaneidade a partir da Sociologia da Infancia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
3.   TAIANE HELENA CERMINARO. CUIDAR/EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Aline Sommerhalder.

2017

1.   Carla Luane Ramos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESPECIALIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti.
2.   Elioenai Oliveira Araújo. Elementos para o ensino e a aprendizagem da produção textual no pós-alfabetização: uma revisão da literatura. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
3.   Felipe Sandrin Passagem. A compreensão de textos nas práticas de professores/as dos anos iniciais em pesquisas recentes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
4.   Giovana Alonso. Documentação Pedagógica na Educação Infantil - refletindo sobre as concepções e práticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
5.   Heliny de Carvalho Maximo. Panorama das produções científicas sobre brincar em contextos de recreio/pátio escolar.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Aline Sommerhalder.
6.   Jéssica Francine Ferreira. Memoriais de formação: refletindo sobre a construção e (re) significação da identidade profissional docente na educação infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza.

2016

1.   Giovana Alonso. A robótica na educação infantil: experimentações, possibilidades e necessidades formativas dos docentes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
2.   Letícia Ferreira. A aprendizagem da leitura nas Atuações Educativas de Êxito nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Miriã Martins de Brito. Comunidades de Aprendizagem e Educação de Jovens: a produção nas bases internacionais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Paulo Sergio de Sá Alberto. A matemática nos anos iniciais e as tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2015

1.   Cassiana Gardini Franco. O que pensam os alunos da UFSCar sobre as políticas de ação afirmativa?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
2.   Miriã Martins de Brito. O debate sobre educação de jovens e adultos em duas revistas latino-americanas de língua espanhola: destacando temas e metodologias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Talita Fernanda de Souza. A MATEMÁTICA CONECTADA COM A LITERATURA INFANTIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2014

1.   Amanda Cristina COura. Avaliação e qualidade na educação infantil - balanço das publicações da Anped. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
2.   Letícia Ferreira. O debate sobre educação de jovens e adultos em duas revistas latino-americanas de língua espanhola: destacando temas e metodologias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Paulo Sergio de Sá Alberto. Um estudo sobre a formação matemática de professores dos anos iniciais para o uso de tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
4.   Talita Fernanda de Souza. A matemática conectada com literatura infantil na Educação Infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2013

1.   Crislaine Augusta Buzinari. Experiências de mediações de conflitos entre crianças: quais são os saberes docentes?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Aline Sommerhalder.
2.   Elizabeth C. Teixiera. CUltura infantil em FLorestan Fernandes - contribuições para sociologia da Infancia. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Andrea Braga Moruzzi.
3.   Eloisa Aparecida Vieira de Mattos. Necessidades formativas de professores: o contextos das creches municipais de Descalvado/SP. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Aline Sommerhalder.
4.   Everton Madeleno Batisteti. O debate sobre educação de jovens e adultos no periódico internacional AdultEducationQuarterly, nos anos 2013 a 2014: localizando a produção brasileira no panorama internacional.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
5.   Flavia Francchini. Representações de Crianças e Infâncias nas obras de Gilberto Freyre. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues.
6.   Letícia Maria Alberguini. Um estudo sobre a formação matemática de professores dos anos iniciais para o uso de tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Maria Beatriz Jacomini. Conhecendo os/as profissionais de Educação Infantil (Creche) do município de Descalvado/SP: um estudo da trajetória e das características de um grupo de docentes.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, PUIC/PARD UFSCar. 2013.
Orientador: Aline Sommerhalder.
8.   Sthefany Sigolo. Práticas de alfabetização e letramento e a leitura de ficção no ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
9.   Thalita Nayara Napolitano dos Santos. Um retrato das produções de pesquisa: o que revelam sobre os saberes e fazeres da docência na educação infantil?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013.
Orientador: Aline Sommerhalder.

2011

1.   Halide de Quadros Ohde. LETRAMENTO: conceitos e perspectivas nas pesquisas sobre o processo de apropriação/aquisição da língua materna. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Josiana Rovatti Pupin. Licenciaturas de Matemática do Estado de São Paulo: um estudo sobre a formação de professores para o uso de Tecnologias Informáticas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

2010

1.   Flávio Santiago. Coleção Prof. Eduardo Oliveira Oliveira: contribuições para educação das relações étcnicorraciais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
2.   Larissa Aparecida Camargo do Nascimento. Ações Afirmativas: Significados em Pesquisas BAIP (Bolsa de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa). (Graduando em Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Bolsa de Auxílio a Estudantes e Incentivo à Pesquisa. 2010.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Paula Grizzo Gobato. O uso do blog na formação de professores: vantagens e limitações do ambiente virtual comunitário. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

2009

1.   Camila Fernandes Aviles. Levantamento de ações ligadas à Educação Ambiental na Bacia do Rio Sorocaba. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
2.   Graziela Cristina Montanhim. A importância de atentar para os aspectos linguísticos na educação ambiental de crianças e adolescentes. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Heloisa Chalmers Sisla.
3.   Henrique Zani Donato. Reflexões em torno do material didático no Núcleo de Atendimento Integrado – NAI/São Carlos: o foco no volume Justiça e Cidadania.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
4.   Larissa Aparecida Camargo do Nascimento. Ações Afirmativas: representações e significados. (Graduando em Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
5.   Liandra Maris Gregoracci. A instituição escolar e os adolescentes em conflito com a lei na visão dos educadores sociais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.

2008

1.   Alessandra Campanini Mendes. Base de conhecimento sobre o ensino: conteúdos da língua materna, nas salas de primeiro ano do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Alessandra Campanini Mendes. Avaliando a aprendizagem da língua em crianças. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
3.   Ana Karina Fazza. O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: RETRATOS DE UMA SALA DE AULA. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
4.   Dalitha Parize Cocato. O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: APRENDIZAGENS QUE OCORREM NA SALA DE AULA. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
5.   Marcela do Nascimento Gutierrez. O museu histórico de São Carlos como espaço educativo. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre.
6.   Rosirene Sartori. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:elaboração de atividades didáticas. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008.
Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
7.   Tiago Esteves Aranha. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores: analisando a concepções de alunos sobre ensino religioso. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2007

1.   Larissa de Freitas Vieira. Base de conhecimento sobre o ensino: conteúdos da língua materna, nas salas de 1º ano do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.

2006

1.   Evaldo Ribeiro Oliveira. Materiais do Movimento Negro - Subsídio para a Educação das Relações Étnico Raciais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
2.   Luciano Roberto Alves de Lima. Movimento Negro e Educação - Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
3.   Tiago Esteves Aranha. Multiculturalismo, currículo e formação de professores: analisando concepções de professores sobre o ensino religioso. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

2005

1.   Vanessa Cristina Gorotto. Aprendizagem dialógica na educação de pessoas jovens e adultas: aprofundando o conceito de inteligência cultural. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

2004

1.   Danitza Dianderas da Silva. Professores alfabetizadores: suas expectativas no conteúdo específico da língua materna e a formação continuada. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004.
Orientador: Claudia Raimundo Reyes.
2.   Francisca de Lima Constantino. Uma busca de compreensão dos conceitos de identidade e de diversidade em periódicos e leis educacionais brasileiras, no período de 2004 a 2006. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
3.   Lígia Helena Lunardi. A visão das(os) professoras(es) sobre a Educação Sexual nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004.
Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato.
4.   Regina Helena da Silva Cerminaro. Analisando a construção de saberes docentes por diferentes tipos de professores do ensino fundamental (séries iniciais). (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Unificado de Iniciação Científica. 2004.
Orientador: Emilia Freitas de Lima.

1999

1.   Fabiana Marini. O que dizem os adultos responsáveis pelas crianças que vão mal na escola sobre a instituição e sobre a criança. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
2.   T. A. Mattos. Desenvolvendo relações profissionais. . .. (Graduando em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
3.   Thaís Juliana Palomino. A relação professor-aluno tendo como foco crianças com desempenho acadêmico deficitário. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.
4.   Vânia Cristina Breganholi. Quem são as crianças que vão à escola de bairro periférico? (Financiamento: FAPESP. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999.
Orientador: Roseli Rodrigues de Mello.

1997

1.   V. A. Nascimento. Construindo Indicadores educacionais. . .. (Graduando em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

1994

1.   V. C. Calvo. Projeto Diagnóstico da rede de ensino localizada no município de São Carlos, SP: caracterização do corpo dicente. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

1990

1.   Erivelto Santiago Souza. Textos e Contextos do Movimento Negro - Contribuições para Introdução de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira/Contextualizando o Movimento Negro a partir da década de 1990. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1990.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
2.   Erivelto Santiago Souza. Textos e Contextos de Movimentos Negros - Contribuição para Introdução de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Escolas/Contextualizando os textos do Movimento Negro apartir da década de 1990. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1990.
Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51