1. | Alberto Pari'Uptse'Wawe Moritu. Esboço de uma contribuição da Pedagogia Xavante para a Educação Brasileira. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes. |
2. | CÍNTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
3. | FERNANDO SCHLINDWEIN SANTINO. IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS INICIANTES: CORRELAÇÕES ENTRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Klinger Teodoro Ciríaco. |
4. | Gabriela Cristina Barboza. Os impactos das açõs afirmativas na vida acadêmica e profissional de estudantes negros(as) egressos(as) do sistema de cotas da UFSCar. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
5. | Jéssica Cristina Sales Sávio. O debate sobre as comissões de verificação da autodeclaração de cor/raça na implementação de políticas de ação afirmatva de acesso ao ensino superior no Brasil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2019. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
6. | MARCOS ANTONIO GONÇALVES DOS SANTOS. O CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO: o que dizem as pesquisas sobre os processos de socialização no ambiente tecnológico?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
7. | Vanessa de Mello Ferreira. Cuidar/educar em creches: o que revelam as produções científicas brasileiras?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Aline Sommerhalder. |
8. | William Rossani dos Santos. A influência da crença religiosa no ensino de evolução biológica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. |
1. | Fernanda Issas. A brinquedoteca do curso de pedagogia como espaço de formação docente. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
2. | Marcos Antonio Gonçalves. Infãncia 2.0 - refletindo sobre o conceito de infância na contemporaneidade a partir da Sociologia da Infancia. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
3. | TAIANE HELENA CERMINARO. CUIDAR/EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018. Orientador: Aline Sommerhalder. |
1. | Carla Luane Ramos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A ESPECIALIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Cleonice Maria Tomazzetti. |
2. | Elioenai Oliveira Araújo. Elementos para o ensino e a aprendizagem da produção textual no pós-alfabetização: uma revisão da literatura. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
3. | Felipe Sandrin Passagem. A compreensão de textos nas práticas de professores/as dos anos iniciais em pesquisas recentes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
4. | Giovana Alonso. Documentação Pedagógica na Educação Infantil - refletindo sobre as concepções e práticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
5. | Heliny de Carvalho Maximo. Panorama das produções científicas sobre brincar em contextos de recreio/pátio escolar.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017. Orientador: Aline Sommerhalder. |
6. | Jéssica Francine Ferreira. Memoriais de formação: refletindo sobre a construção e (re) significação da identidade profissional docente na educação infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017. Orientador: Ana Paula Gestoso de Souza. |
1. | Giovana Alonso. A robótica na educação infantil: experimentações, possibilidades e necessidades formativas dos docentes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
2. | Letícia Ferreira. A aprendizagem da leitura nas Atuações Educativas de Êxito nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | Miriã Martins de Brito. Comunidades de Aprendizagem e Educação de Jovens: a produção nas bases internacionais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Paulo Sergio de Sá Alberto. A matemática nos anos iniciais e as tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Cassiana Gardini Franco. O que pensam os alunos da UFSCar sobre as políticas de ação afirmativa?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
2. | Miriã Martins de Brito. O debate sobre educação de jovens e adultos em duas revistas latino-americanas de língua espanhola: destacando temas e metodologias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | Talita Fernanda de Souza. A MATEMÁTICA CONECTADA COM A LITERATURA INFANTIL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Amanda Cristina COura. Avaliação e qualidade na educação infantil - balanço das publicações da Anped. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos -, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
2. | Letícia Ferreira. O debate sobre educação de jovens e adultos em duas revistas latino-americanas de língua espanhola: destacando temas e metodologias. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | Paulo Sergio de Sá Alberto. Um estudo sobre a formação matemática de professores dos anos iniciais para o uso de tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | Talita Fernanda de Souza. A matemática conectada com literatura infantil na Educação Infantil. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Crislaine Augusta Buzinari. Experiências de mediações de conflitos entre crianças: quais são os saberes docentes?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
2. | Elizabeth C. Teixiera. CUltura infantil em FLorestan Fernandes - contribuições para sociologia da Infancia. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Andrea Braga Moruzzi. |
3. | Eloisa Aparecida Vieira de Mattos. Necessidades formativas de professores: o contextos das creches municipais de Descalvado/SP. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
4. | Everton Madeleno Batisteti. O debate sobre educação de jovens e adultos no periódico internacional AdultEducationQuarterly, nos anos 2013 a 2014: localizando a produção brasileira no panorama internacional.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
5. | Flavia Francchini. Representações de Crianças e Infâncias nas obras de Gilberto Freyre. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013. Orientador: Tatiane Cosentino Rodrigues. |
6. | Letícia Maria Alberguini. Um estudo sobre a formação matemática de professores dos anos iniciais para o uso de tecnologias informáticas. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Maria Beatriz Jacomini. Conhecendo os/as profissionais de Educação Infantil (Creche) do município de Descalvado/SP: um estudo da trajetória e das características de um grupo de docentes.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, PUIC/PARD UFSCar. 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
8. | Sthefany Sigolo. Práticas de alfabetização e letramento e a leitura de ficção no ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
9. | Thalita Nayara Napolitano dos Santos. Um retrato das produções de pesquisa: o que revelam sobre os saberes e fazeres da docência na educação infantil?. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2013. Orientador: Aline Sommerhalder. |
1. | Halide de Quadros Ohde. LETRAMENTO: conceitos e perspectivas nas pesquisas sobre o processo de apropriação/aquisição da língua materna. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
2. | Josiana Rovatti Pupin. Licenciaturas de Matemática do Estado de São Paulo: um estudo sobre a formação de professores para o uso de Tecnologias Informáticas. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
1. | Flávio Santiago. Coleção Prof. Eduardo Oliveira Oliveira: contribuições para educação das relações étcnicorraciais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2010. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Larissa Aparecida Camargo do Nascimento. Ações Afirmativas: Significados em Pesquisas BAIP (Bolsa de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa). (Graduando em Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Bolsa de Auxílio a Estudantes e Incentivo à Pesquisa. 2010. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Paula Grizzo Gobato. O uso do blog na formação de professores: vantagens e limitações do ambiente virtual comunitário. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | Camila Fernandes Aviles. Levantamento de ações ligadas à Educação Ambiental na Bacia do Rio Sorocaba. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
2. | Graziela Cristina Montanhim. A importância de atentar para os aspectos linguísticos na educação ambiental de crianças e adolescentes. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Heloisa Chalmers Sisla. |
3. | Henrique Zani Donato. Reflexões em torno do material didático no Núcleo de Atendimento Integrado NAI/São Carlos: o foco no volume Justiça e Cidadania.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
4. | Larissa Aparecida Camargo do Nascimento. Ações Afirmativas: representações e significados. (Graduando em Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, . 2009. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
5. | Liandra Maris Gregoracci. A instituição escolar e os adolescentes em conflito com a lei na visão dos educadores sociais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2009. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
1. | Alessandra Campanini Mendes. Base de conhecimento sobre o ensino: conteúdos da língua materna, nas salas de primeiro ano do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
2. | Alessandra Campanini Mendes. Avaliando a aprendizagem da língua em crianças. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
3. | Ana Karina Fazza. O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: RETRATOS DE UMA SALA DE AULA. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
4. | Dalitha Parize Cocato. O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: APRENDIZAGENS QUE OCORREM NA SALA DE AULA. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
5. | Marcela do Nascimento Gutierrez. O museu histórico de São Carlos como espaço educativo. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
6. | Rosirene Sartori. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:elaboração de atividades didáticas. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, . 2008. Orientador: Carmen Lucia Brancaglion Passos. |
7. | Tiago Esteves Aranha. Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores: analisando a concepções de alunos sobre ensino religioso. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2008. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Larissa de Freitas Vieira. Base de conhecimento sobre o ensino: conteúdos da língua materna, nas salas de 1º ano do ensino fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2007. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
1. | Evaldo Ribeiro Oliveira. Materiais do Movimento Negro - Subsídio para a Educação das Relações Étnico Raciais. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Luciano Roberto Alves de Lima. Movimento Negro e Educação - Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
3. | Tiago Esteves Aranha. Multiculturalismo, currículo e formação de professores: analisando concepções de professores sobre o ensino religioso. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2006. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Vanessa Cristina Gorotto. Aprendizagem dialógica na educação de pessoas jovens e adultas: aprofundando o conceito de inteligência cultural. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2005. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | Danitza Dianderas da Silva. Professores alfabetizadores: suas expectativas no conteúdo específico da língua materna e a formação continuada. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2004. Orientador: Claudia Raimundo Reyes. |
2. | Francisca de Lima Constantino. Uma busca de compreensão dos conceitos de identidade e de diversidade em periódicos e leis educacionais brasileiras, no período de 2004 a 2006. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
3. | Lígia Helena Lunardi. A visão das(os) professoras(es) sobre a Educação Sexual nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2004. Orientador: Rosa Maria Moraes Anunciato. |
4. | Regina Helena da Silva Cerminaro. Analisando a construção de saberes docentes por diferentes tipos de professores do ensino fundamental (séries iniciais). (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Unificado de Iniciação Científica. 2004. Orientador: Emilia Freitas de Lima. |
1. | Fabiana Marini. O que dizem os adultos responsáveis pelas crianças que vão mal na escola sobre a instituição e sobre a criança. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
2. | T. A. Mattos. Desenvolvendo relações profissionais. . .. (Graduando em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1999. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
3. | Thaís Juliana Palomino. A relação professor-aluno tendo como foco crianças com desempenho acadêmico deficitário. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
4. | Vânia Cristina Breganholi. Quem são as crianças que vão à escola de bairro periférico? (Financiamento: FAPESP. (Graduando em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1999. Orientador: Roseli Rodrigues de Mello. |
1. | V. A. Nascimento. Construindo Indicadores educacionais. . .. (Graduando em Licenciatura Em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1997. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | V. C. Calvo. Projeto Diagnóstico da rede de ensino localizada no município de São Carlos, SP: caracterização do corpo dicente. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994. Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. |
1. | Erivelto Santiago Souza. Textos e Contextos do Movimento Negro - Contribuições para Introdução de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira/Contextualizando o Movimento Negro a partir da década de 1990. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1990. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
2. | Erivelto Santiago Souza. Textos e Contextos de Movimentos Negros - Contribuição para Introdução de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Escolas/Contextualizando os textos do Movimento Negro apartir da década de 1990. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1990. Orientador: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. |
Data de processamento: 12/10/2020 20:18:51