Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Resumos expandidos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 91

2019

1.   AZEVEDO, P. D. ; CIRÍACO, KLINGER TEODORO. O GRUPO OUTROS OLHARES PARA A MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em: 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2019, Maceió - AL. 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FELIX, C. F. F. ; MONTEIRO, M. I.. PROFESSORES ALFABETIZADORES: ORIENTAÇÕES A PARTIR DE UMA POLÍTICA NACIONAL. Em: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação - XL Encontro Nacional Forumdir • I Seminário Nacional Forpator e Forpibid-rp, 2019, Salvador. Resumos expandidos / Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Encontro Nacional do FORUMDIR, Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. Salvador: EDUFBA, v. 1, p. 417-419, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FERNANDES, JARINA RODRIGUES; SILVA, A. P.. Paradigmas presentes em Pareceres do Conselho Nacional de Educação referentes à Educação de Jovens e Adultos. Em: 39a Reunião Nacional da ANPEd, 2019, Niterói. Anais da 39a Reunião Nacional da ANPEd. Rio de Janeiro: ANPEd, v. 1, p. 2-6, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GARCIA, M. G. ; SISLA, H. C.. Atividades epilinguísticas e práticas pedagógicas. Em: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita, 2019, São Carlos. Anais do III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. São Carlos, p. 75-80, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   LEAL, I. G. ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; ROSSI, N. V.. Tecnologias da informação e comunicação, leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos:. Em: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita, 2019, São Carlos. Anais do III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. São Carlos: FAI-UFSCar, v. 1, p. 215-219, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   OLIVEIRA, I. P. ; MONTEIRO, M. I.. Produções de texto no contexto da cultura brasileira na perspectiva inclusiva. Em: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita - EELE, 2019, São Carlos. Anais do III EELE. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - FAI, v. 1, p. 1-5, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   REALI, ALINE M. M. R.; SOUZA, A. P. G. ; PASSOS, C. L. B. ; BRAGA, F. M. ; ANUNCIATO, ROSA MARIA MORAES. The Hybrid Mentoring Program: Mentors' Point of View on the Unfolding of Their Participation. Em: 2019 AERA Annual Meeting, 2019, Toronto. AERA Online Paper Repository, v. 1, p. 1-5, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SANTINO, F. S. ; FAUSTINO, A. C. ; CIRÍACO, KLINGER TEODORO ; LOPES, B. G.. MUDANÇA DE ATITUDE EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: DA AVERSÃO À PAIXÃO. Em: XI Jornada Nacional de Educação de Naviraí, 2019, Naviraí - MS. Cultura Digital, Educação e Formação Docente, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   SANTOS, W. S. ; CIRÍACO, KLINGER TEODORO. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA. Em: XI Jornada Nacional de Educação de Naviraí, 2019, Naviraí - MS. Cultura Digital, Educação e Formação Docente, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   SARTO, B. ; CIRÍACO, KLINGER TEODORO. 'PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM CONTEXTO DE LESSON STUDY NOS ANOS INICIAIS. Em: 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2019, Maceió - AL. 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SISLA, H. C. Práticas pedagógicas de produção e compreensão de textos nos anos iniciais. Em: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita, 2019, São Carlos. III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. São Carlos, p. 1657-1653, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SOUZA, L. R. O. ; Monteiro, M. I.. REPRESENTATIVIDADE NEGRA NOS CORDÉIS: A literatura como estratégia educativa. Em: III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita, 2019, São Carlos. Anais do III EELE. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - FAI, v. 1, p. 1-7, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   PASSARINI, D. M. A. M. ; TOMAZZETTI, C. M.. O projeto da Construção Civil: Estratégias pedagógicas desenvolvidas na pré-escola a partir das brincadeiras e interações. Em: IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação, 2018, Aveiro. Anais do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação. Aveiro: Editora da Universidade de Aveiro, v. 04, p. 57-57, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   FERNANDES, JARINA RODRIGUES ; BRAGA, Fabiana Marini. Educação de jovens e adultos e Trabalho em periódicos brasileiros indexados na base SciELO (2010-2015): temáticas e proposições. Jornadas ?Educación y trabajo de jóvenes y adultos a lo largo de la vida: investigaciones y estudios acerca de las políticas, los sujetos y las experiencias?. Em: Jornadas de Jovens e Adultos, 2017, Buenos Aires. Actas, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   LEAL, I. G. ; FERNANDES, JARINA RODRIGUES. Estratégias metodológicas no contexto de medidas socio-educativas: contribuições de tese e dissertações (2011-2016). Em: IV ALFAeEJA - pré-abertura, 2017, Salvador. Anais do IV AlfaeEJA - Salvador. Salvador: UNEB, v. 1, p. 1-5, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ONOFRE, E. M. C. Formação de educadores e gestores educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes. Em: II Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: o (trans)nacional, o Local e o Comunitário nas políticas educativas., 2017, Coimbra. II Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das dinâmicas educativas: o (trans)nacional, o Local e o Comunitário nas políticas educativas.. Coimbra: Universidade de Coimbra, p. 1-14, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   TOMAZZETTI, C. M.; Moreira, Juliana C.. A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL COMO PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E A QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS. Em: 1º Congresso Bienal da Rede Lusófona ?Estreiadiálogos? Diálogos interdisciplinares na Pesquisa ? Ação: possibilidades e desafios, 2017, Bauru. Anais do 1º Congresso Bienal da Rede Lusófona ?Estreiadiálogos? Diálogos interdisciplinares na Pesquisa ? Ação: possibilidades e desafios. Bauru: UNESP, v. 01, p. 24664-24665, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   CONSTANTINO, F. L. ; MELLO, R. R.. Atuações educativas de êxito: possibilidades para potencializar o respeito às diferenças no contexto escolar. Em: 5th Multisciplinary International Congresso of Educational Research., 2016, Sevilha. 5th Multisciplinary International Congresso of Educational Research.. Bilbao: Asociación Muldisciplinar de Investigación Educativa, v. 1, p. 1-8, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FERRONI, C. ; SOMMERHALDER, A. ; MARTINS, A. O.. Processos Formativos de Estudantes em Formação Inicial: Experiências no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: experimentando à docência,. Em: I Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP e X Amostra de Pesquisas em Educação, 2016, Araraquara. Anais do I Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP e X Amostra de Pesquisas em Educação. Araraquara: FCL/UNESP, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MARTINS, A. O. ; ONOFRE, M. R. ; SOMMERHALDER, A. ; FERRONI, C.. Educação Infantil: processos de formação de educadoras participantes do do projeto de extensão universitária 'Veredas'. Em: I Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP e X Amostra de Pesquisas em Educação, 2016, Araraquara. Anais do I Congresso de Educação PET Pedagogia UNESP e e X Amostra de Pesquisas em Educação. Araraquara: FCL/UNESP, v. 10, p. 12-13, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes ; SILVA, H.. Narrativas e Educação Matemática. Em: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiaba. Anais VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica.. Cuiabá, MT: BIOgraph, v. 1, p. 1-4, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   REIS, M. P. A. ; Rodrigues, Tatiane C.. A formação inicial de professores/as de teatro na perspectiva da Lei 10.639/2003. Em: I Congresso de Educação PET PEDAGOGIA/ X Amostra de Pesquisas em Educação, 2016, Araraquara. I Congresso de Educação PET PEDAGOGIA/ X Amostra de Pesquisas em Educação. Araraquara: FCL-Unesp, p. 203-204, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   REIS, M. P. A. ; Rodrigues, Tatiane C.. O ensino de Arte na perspectiva da Lei 10.639/2003. Em: I Congresso de Educação PET PEDAGOGIA, 2016, Araraquara. I Congresso de Educação PET PEDAGOGIA. Araraquara: FCL-Unesp, p. 320-321, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Roseli Rodrigues de Mello; CORREIA, R. S. ; MARIGO, A. F. C. ; MOREIRA, R.. Reading the World and the World: Articulating Popular Culture Through Classical Literature in Brazil. Em: AERA Annual Meeting, 2016, Washington D.C.. Centenial AERA Annual Meeting. Washington D.C.: AERA, v. 1, p. 1-12, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   Cardoso, Ivanilda Amado ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Lacunas na formação inicial de professores: implicações para a educação das relações étnico-raciais. Em: V Congresso Brasileiro de Educação, 2015, Bauru. Anais V Congresso Brasileiro de Educação, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   COSTA, C. S. ; MONTEIRO, M. I.. Um estudo de caso com uma professora de início de carreira: as p ráticas pedagógicas na Educação Física. Em: 67ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. Anais/Resumos da 67ª Reunião Anual da SBPC. São Carlos: UF SCar , São Carlos / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v. 1, p. 1-1, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ONOFRE, E. M. C.; CAMPOS, A.. A. Educação escolar: a perspectiva de jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Em: 67ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: Luz, Ciência e Ação., 2015, São Carlos. Anais da 67ª SBPC, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ONOFRE, E. M. C.; ROSA, C. S.. O ingresso da menina negra no espaço escolar: momento de (des)construção de sua identidade?. Em: 67ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: Luz, Ciência e Ação., 2015, São Carlos. Anais da 67ª SBPC, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   REIS, M. P. A. ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. A formação do professor de arte em educação das relações étnico-raciais: interrogando os currículos de licenciatura em teatro. Em: V Congresso Brasileiro de Educação, 2015, Bauru. Anais V Congresso Brasileiro de Educação, p. 3705-3712, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   MELLO, R. R.; PADROS, M. ; GIRBES, S.. Solidarity interactions which promote both learning and coexistence. Em: AERA, 2014, Filadéfia. 98a. Conference AERA. Filadélfia: AERA, v. 1, p. 1-3, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ONOFRE, E. M. C.; CAMPOS, A. ; NOGUEIRA, M. M. ; QUINELATTO, R. F.. Diferentes olhares sobre a formação docente no ensino superior: um relato de experiência. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. 2014. Águas de Lindoia, 2014, Água de Lindoia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores (Resumos), v. 1, p. 1-12, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   PASSOS, C. L. B. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: Desafios e perspectivas das tecnologias digitais na formação inicial e continuada de pr. Em: VI Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ), 2014, Niteroi, RJ. Anais do VI Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ). Niteroi: UFF-SBEM/RJ, v. 1, p. 1-3, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   ABRAMOWICZ, ANETE; OLIVEIRA, F. L. ; RODRIGUES, T. C.. Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: Diagnóstico e Pesquisa. Em: IV Seminário do Observatório da Educação, 2013, Brasília. Observatório da Educação, v. 1, p. 2-5, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   REALI, ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, M. G. N.. Learning To Became A Mentor: A Study On Expert Teacher Reflections About Their Professional Development. Em: The European Conference on Educational Research 2013, 2013, Istanbul. The European Conference on Educational Research 2013, v. 1, p. 1-3, 2013.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2012

1.   MOURA, T. A. ; CINQUETTI, H. C. S.. Práticas de alfabetização e letramento realizadas no contexto do Pibid/Pedagogia presencial/São Carlos. Em: I Seminário e II Encontro Pibid Unicamp, 2012, Campinas. Seminário e II Encontro Pibid Unicamp. Campinas: Unicamp, 2012.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   SOUZA, D. F. ; SISLA, H. C.. Aprendizagens e reflexões sobre o início da docência no ensino da língua escrita. Em: I Seminário e II Encontro Pibid Unicamp, 2012, Campinas. I Seminário e II Encontro Pibid Unicamp. Campinas, 2012.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   ABRAMOWICZ, A.; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, D. B.. Enfant et Enfance: une généalogie basée sur la sociologie de l´enfance au Brésil (1970- 1990). Em: 21 st annual conference EECERA, 2011, Genebra. Education dès la naissance: recherche, pratiques et politiques éducatives. Genebra: EECERA, v. 1, p. 1-405, 2011.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T. C. ; JOVINO, I. S. ; OLIVEIRA, F. DE. Representations of children and childhood in Brazilian Iconography. Em: 21st annual conference EECERA, 2011, genebra. Education from birth: Research, Practices and Educational Policy. Genebra: European Early Childhood Education Research Association, v. 1, p. 1-405, 2011.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2010

1.   MONTEIRO, M. I. História de leitura e escrita de alfabetizadoras bem sucedidas do período de 1950 a 1980. Em: I Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2010, Marília. FUNDEPE EDITORA. Marília: Fundepe Editora, v. 1, p. 1-7, 2010.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   OLIVEIRA, R. M. M. A. ; MONTEIRO, M. I.. O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Educação a Distância: desafios para a formação docente. Em: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superio a Distância, 2010, Cuiabá. A EaD e sua institucionalização: reflexões e processos. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, v. 1, p. 888-891, 2010.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Building a professional learning community of mentors and researchers: dimensions of a process. Em: AERA American Educational Research Association Annual Meeting, 2010, Denver. Proceedings of 2010 AERA American Educational Research Association, p. 1-7, 2010.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2009

1.   CUNHA, A. M. ; REYES, C. R.. Gênero Fábulas: o que diziam e escreviam educandos sobre a produção textual e quais conhecimentos constróem após intervenções de educadora e pesquisadora. Em: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, Sâo Carlos. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFSCar, v. 1, p. 1-7, 2009.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Vital Cycle (timeline) of an online mentorship program: phases, processes and themes. Em: 2009 American Educational Reseach Association Meeting, 2009, San Diego. 2009 American Educational Reseach Association Meeting Program, p. 1-19, 2009.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Teaching and Learning Experiences (TLEs) as professional development and investigation tools in a Brazilian On-Line Mentoring Program. Em: 2009 European Educational Research Association, 2009, Viena. 2009 European Educational Research Association Program, 2009.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2008

1.   ABRAMOWICZ, A. Pesquisa e Inserção Social. Em: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2008, Itajaí. Pesquisa em 4educação e Inserção Social. Itajaí: UNIVALI, v. 1, p. 1-2, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CONSTANTINO, F. L. ; MELLO, R. R.. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA EM COMUNIDADES DE APRESNDIZAGEM. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   GABASSA, V. ; MELLO, R. R.. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DA DIALOGICIDADE NA SALA DE AULA. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   LIMA, M. I. S. ; PERDIGÃO, A. L. R. V.. Introdução da pesquisa na formação de futuros professores de ciências e biologia na Universidade Federal de São Carlos. Em: II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais do II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   LOPES, A. L. M. ; REYES, C. R.. Aquisição da língua materna: estudo do processo de avaliação das crianças do primeiro ano do ensino fundamental noprojeto comunidades de aprendizagem. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. Anais do II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MARIGO, A. F. C. ; LOGAREZZI, A. J. M. ; MELLO, R. R.. DIÁLOGOS EM TORNO DE OBRAS ARTÍSTICAS. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MELLO, R. R.; GIROTTO, V. C.. TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-8, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MOREIRA, R. ; MELLO, R. R.. A DIVERSIDADE CULTURAL E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   PEDRINO, M. ; REYES, C. R.. Processos de formação de professoras alfabetizadoras. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. Anais do II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos, v. 1, p. 1-6, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   PERDIGÃO, A. L. R. V.; LIMA, M. I. S.. Iniciação Científica em Educação no currículo de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar algumas dificuldades enfrentadas na concretização do que foi idealizado. Em: II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar, 2008, São Carlos - SP. Anais do II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. ON-LINE MENTORING PROGRAM FOR NOVICE TEACHERS AT THE TEACHERS PORTAL OF UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: PHASES, DEMANDS AND SUPPORT. Em: 2008 European Educational Research Association, 2008, Gutemburg. 2008 European Educational Research Association, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. Promoting Experienced Teachers? Professional Development: Examining Issues In Engaging Online Mentors In A Research Group. Em: 2008 American Educational Reserach Associatin Annual Meeting, 2008, New york. 2008 American Educational Reserach Associatin Annual Meeting -Program, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   REYES, C. R.; CUNHA, A. M. ; GARCIA, S. L.. Produção Textual no 3º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos: A percepção de coordenadoras. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. Anais do II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos, v. 1, p. 1-5, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   RODRIGUES, E. S. P. ; MELLO, R. R.. GRUPOS INTERATIVOS: UMAPROPOSTAEDUCATIVA. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 1, p. 1-5, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   SILVA, D. D. ; REYES, C. R.. Conteúdos específicos da língua materna para o primeiro ano, a partir do dialogo de professoras e de propostas governamentais:um ponto de partida para atuação no projeto Comunidades de aprendizagem. Em: II Encontro de Comunidades de Aprendizagem, 2008, São Carlos. Anais do II Encontro de Comunidades de Aprendizagem. São Carlos, v. 1, p. 1-5, 2008.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2007

1.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, M. G. N.. PARTICIPATION IN A RESEARCH GROUP AS A TOOL FOR EXPERIENCED TEACHERS? PROFESSIONAL DEVELOPMENT: THE CASE OF AN ON-LINE MENTORSHIP PROGRAM AT A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY. Em: 2007 European Educational Research Association Annual Meeting, 2007, Gent. 2007 European Educational Research Association Annual Meeting Program, 2007.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. ON-LINE MENTORING AS A TOOL FOR PROFESSIONAL DEVELOPMENT AND CHANGE OF NOVICE AND EXPERIENCED TEACHERS: A BRAZILIAN EXPERIENCE. Em: 2007 American Educational Research Association Meeting, 2007, Chicago, Ill. 2007 American Educational Research Association Meeting Proceedings, 2007.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2006

1.   GIROTTO, V. C. ; MELLO, R. R. ; GABASSA, V. ; BRAGA, F. M.. Comunidades de Aprendizagem. Em: V encontro de extensão, 2006, 2006, São Carlos. V encontro de extensão, 2006. São Carlos: UFSCar, v. 1, p. 1-1, 2006.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   MIZUKAMI, M. G. N. ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; LIMA, E. F. ; TANCREDI, R. M. S. P.. "What Should My Students Know?" Schoolteachers Construct a Primary-School Knowledge Base Through a Collaborative Partnership With a Public University. Em: American Educational Research Association Annual Meeting, 2006, San Francisco. American Educational Research Association Annual Meeting. Washington: AERA, v. 1, p. 1-7, 2006.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. On-line mentoring program: a Brazilian experience in teacher professional development. Em: European Conference on Educational Research, 2006, Genebra. ECER Programme - Transforming knowledge, v. 1, p. 1-1, 2006.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2005

1.   ABRAMOWICZ, A.; CAMARGO, M. R. R. M. ; CUNHA, M. T. S.. Práticas de Leitura, Gênero e Exclusão. Em: Congresso de Leitura e Escrita (COLE), 2005, Campinas. 15o Congresso de Leitura do Brasil . Pensem nas crianças Mudas Telepáticas. Campinas: UNICAMP/ALB/6117, v. 1, p. 19-20, 2005.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   GONÇALVES, B. H. ; MELLO, R. R.. . Impactos da inclusão digital na educação de jovens e adultos: contribuições teóricas. Em: II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas, 2005, São Carlos. II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas. São Carlos: UFSCar, v. 1, p. 1-6, 2005.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   LIMA, Emilia Freitas de; MARIANO, André Luiz Sena. A construção do início da docência: apontamentos preliminares. Em: 6ª Jornada Científica da UFSCar, 2005, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar, v. 1, 2005.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   SILVA, Maria Vitória da ; OLIVEIRA, R. M. M. A.. Estratégias de leitura nas séries finais do Ensino Fundamental. Em: 1º Seminário de Dissertações e Teses, 2005, São Carlos, 2005.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   SILVEIRA, D. B. ; ABRAMOWICZ, A.. A criança e a escola de educação infantil. Em: 2o Congresso Internacional de ducação Infantil e Séries Iniciais, 2005, São Paulo. 2o Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais, v. 1, p. 27, 2005.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2004

1.   PASSOS, C. L. B.; NACARATO, Adair Mendes ; PIRES, Celia Maria Carolino ; FIORENTINI, Dario ; FIGUEIREDO, Vera Lúcia. As expectativas quanto à formação de professores de Matemática. Em: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Resumos do VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: SBEM/SP, v. único, p. 68-70, 2004.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   SILVEIRA, Debora de Barros ; ABRAMOWICZ, A.. A escola na visão das crianças, por meio das fotografia. Em: Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais, 2004, Fortaleza. ongresso Internacional de Educação Infantil e Série Iniciais. Fortaleza: UFSC, v. 1, p. 1-146, 2004.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   TANCREDI, Regina Maria P ; PASSOS, C. L. B. ; ROMANATTO, Mauro Carlos ; BARBOSA, Ruy Madsen. Materiais de apoio para o ensino e aprendizagem da Matemática. Em: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Resumos do VII Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo: SBEM/SP, v. único, p. 62-64, 2004.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2003

1.   MELLO, R. R.; ELBOJ, C.. Comunidades de Aprendizaje: una alternativa para las relaciones entre escuela y grupos de periferia urbana en Brasil (Financiamento FAPESP). Em: VIII Congreso nacional de Psicolgía Social, 2003, Torremolinos/ Málaga - Espanha. Cdrom do VIII Congreso nacional de Psicolgía Social, 2003.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2002

1.   SILVEIRA, Debora de Barros ; ABRAMOWICZ, A.. O brincar de meninos e meninas em instituições de Educação infantil. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. V encontro regional de educação da região sudeste. Águas de Lind[oia: ANPED, v. 1, 2002.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2001

1.   COUTO, M. E. ; MATTOS, T. A. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O sucesso escolar dos alunos: um caminho a ser percorrido com pais e professores de História. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos-SP. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   LIMA, E. F. ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O practicum e a formação de professores formadores: uma experiência de ensino e aprendiazagem. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, 2001, Poio Pontevedra. Anais VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, p. 145-147, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   MONACO, G. ; M.A.NONO, ; D.S.BRITO, ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Pais de alunos e os professores de Ciências - opiniões sobre o que se deve ensinar e aprender na escola. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos-SP. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   NUTTI, J. Z. ; REALI, A. M. M. R.. Professores e especialistas diante do fracasso escolar: um estudo no cenário das classes de aceleração. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos-SP. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Practicas Professionales, la formación inicial y la diversidade - análisis de uma propuesta de enseñanza y aprendizage. Em: VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, 2001, Poio Pontevedra. Anais VI Simposium Internacional sobre el Practicum. Desarrollo de competencias personales y profesionales en el practicum, p. 187-191, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   REALI, A. M. M. R.; SIMIÃO, L. F.. O uso do computador no desenvolvimento profissional da docência. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos-SP. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   SILVEIRA, D. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A Educação Física e sua importância: uma comunicação dos professores aos pais. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos-SP. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, Claudia Raimundo ; LIMA, E. F.. Políticas Públicas na sala de aula: uma experiência na área de matemática. Em: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva-SP. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Catanduva: SBEM/FAFICA, v. 1, p. 1-4, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   TUCHAPESKI, M. ; BERTOLUCI, A. ; REALI, A. M. M. R. ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Interação escola-famílias e a importância do ensino de Matemática. Em: 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001, São Carlos. Anais da 4a. Jornada Científica da UFSCar, 2001.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2000

1.   MATTOS, T. A. ; REALI, A. M. M. R.. Interação escola-famílias e a formação de professores. Em: VII Seminário da Associação Nacional de Política e Adminsitração - ANPAE - Seção São Paulo, 2000, São Paulo-SP. Anais do Seminário da Associação nacional de Política e Administração - Seção São Paulo, 2000.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1999

1.   PERDIGÃO, A. L. R. V. Curso Pré-Vestibular da UFSCar: um cursinho popular. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999, São Carlos. Anais do II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face Cidadã da Universidade, 1999.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1998

1.   ALVES, Dulcinéia Meirelles ; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; REYES, Claudia Raimundo ; MARTUCCI, E. M. ; LIMA, Emilia Freitas de ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Experiência com o Tangram: Formando Conceitos Geométricos em Pofessores. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 504-506, 1998.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, A. M. M. R. ; REYES, C. R. ; MARTUCCI, E. ; LIMA, E. F. ; ABIB, M. L. ; MELLO, Roseli Rodrigues de. A experiência de aprender Matemática e a prática pedagógica de professores das Séries Iniciais. Em: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo-RS. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 2, p. 156-161, 1998.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti ; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues ; LIMA, Emilia Freitas de ; MARTUCCI, E. M. ; REYES, Claudia Raimundo ; ABIB, Maria Lúcia ; MELLO, Roseli Rodrigues de. Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da Matemática. Em: IV Encontro Nacional de Educação matemática, 1998, São Leopoldo-RS. Anais do IV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 2, p. 476-478, 1998.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1995

1.   PERDIGÃO, A. L. R. V. O ensino, o currículo e a formação profissional. Em: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Riberão Preto. RESUMOS: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   PERDIGÃO, A. L. R. V.; PARIZZI, R.. Expectativas e Demandas de Quatro Categorias de Trabalhadores em relação ao papel da escola Básica, a partir da percepção de seus representantes sindicais na região de São Carlos. Em: I Simpósio de Formação de Professores: tendências atuais, 1995, São Carlos. Anais do I Simpósio de Formação de Professores: tendências atuais, 1995.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

1994

1.   PERDIGÃO, A. L. R. V.; MELLO, R. R.. Uma experiência de conjunção entre a formação de futuros professores e de aperfeiçoamento de professores em exercício na escola básica. Em: Encontro Nacional de Curriculum Educacional y metodologias Especiales de la Enseñanza, 1994, Temuco. Anais do Encontro Nacionel de Curriculum Educacional y Metodologias Especiales de la Enseñanza, 1994.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50