Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Klinger Teodoro Ciriaco

Professor Adjunto, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) concursado na área de 'Educação Matemática nos anos iniciais'. Líder do MANCALA - 'Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente' (CNPq/UFSCar). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Campo Grande, atuando na linha de pesquisa 'Formação de Professores e Currículo'. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Três Lagoas; Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente-SP, com Doutorado Sanduíche em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa, Portugal. Concluiu Pós-Doutorado em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru, em 2017. Foi Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí, por 6 anos na licenciatura em Pedagogia (fevereiro/2013 a fevereiro/2019) onde desempenhou funções na Coordenação de Curso por dois mandatos (2013/2015 e 2017/2019), Coordenação de Área PIBID-CAPES em dois editais (fevereiro 2014/fevereiro 2018 e agosto 2018/fevereiro 2019) e na Substituição no Cargo da Direção de Câmpus (2014/2015 e 2017/2018). Tem experiência com a Docência na Educação Básica como professor de Educação Infantil (Berçário e Maternal), Ensino Fundamental (3º ano) e Educação Especial (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação e da Educação Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Interculturalidade, Educação Matemática na Infância, Psicologia da Educação Matemática, Formação de Professores, Início da Docência, Desenvolvimento Profissional e Grupos Colaborativos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2947929641568853 (09/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2019-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP. Rodovia Washington Luís S/N KM 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 35091544 URL da Homepage: http://www.dtpp.ufscar.br/DTPP
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. 'LA EM CASA ENSINO ASSIM...': ESTRATEGIAS DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS ADOTADAS POR FAMILIAS DE CRIANCAS MATRICULADAS NO CICLO DA ALFABETIZACAO
      Descrição: Pretende-se analisar, com a implementação deste projeto de pesquisa institucional, as práticas/estratégias de resolução de problemas matemáticos adotadas por famílias de uma escola da periferia de São Carlos-SP quando do momento do auxílio em tarefas escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Toma-se como objeto de análise o conhecimento informal da Matemática e as possíveis relações destes com as práticas de ensino adotadas por um grupo de professores atuantes nesta mesma escola. O referencial teórico apoia-se nos estudos do letramento matemático, bem como da necessidade de conhecer contextos específicos em que habilidades e competências matemáticas são recorridas por sujeitos letrados. Além disso, defende-se, na abordagem metodológica, a necessidade de constituir espaços de reflexões “de” e “sobre” Educação Matemática com as famílias, momento em que professores, pais, mães e responsáveis pelos alunos buscarão refletir como contribuir para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos em atividades extraclasse. Para este fim, a coleta de dados far-se-á por meio de reuniões com escola e família no sentido de levantar elementos que caracterizem um lado e outro na busca pela promoção de um ensino significativo. Os dados serão coligidos no contexto das sessões com o grupo, entrevistas semiestruturadas, como também registros dos cadernos escolares que demonstrem tais estratégias. Com o término da investigação, estima-se categorizar princípios teórico-metodológicos capazes de direcionar a organização do ensino de Matemática na perspectiva do letramento em uma ampla relação de parceria entre a família-escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Klinger Teodoro Ciríaco - Coordenador / Francieli Aparecida Prates dos Santos - Integrante / Brenda Cristina Antunes - Integrante.
      Membro: Klinger Teodoro Ciriaco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2019. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. CIRÍACO, KLINGER TEODORO. VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2016. (Outro).. . 0.
      2. CIRÍACO, KLINGER TEODORO. I SEMINÁRIO INFÂNCIA(S). 2013. (Congresso).. . 0.
      3. CIRÍACO, K. T.. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FCT-UNESP-P.PRUDENTE (2010). 2010. (Congresso).. . 0.
      4. CIRÍACO, K. T.. XV Semana de Educação - A educação para o capital e a educação para além do capital: o trabalho docente em questão. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/10/2020 20:18:50