Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciência da Informação (DCI)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luzia Sigoli Fernandes Costa

Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1979), mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (2010). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Fontes e Disseminação da Informação. Informação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio histórico e desenvolvimento regional. Gestão integrada e metodologias de inventário de bens culturais. Turismo rural e sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8110248272001369 (05/02/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1995-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Informação. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519472 Ramal: 9472 Fax: (16) 33518353 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Ciência da Informação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2017-2018. Sistematizacao de elementos para subsidiar a identificacao da memoria cientifica e institucional na UFSCar
      Descrição: A preservação da memória tem sido uma questão cada vez mais trabalhada em diversas instituições, e tem recebido um foco crescente de interesse no contexto das universidades brasileiras. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os elementos que possam subsidiar a identificação e a preservação da memória científica e institucional, tendo em vista a consolidação da proposta de criação da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) na Universidade Federal de São Carlos e, dessa forma, contribuir com estudos e iniciativas semelhantes, no âmbito de instituições Federais de ensino superior (IFES). A metodologia adotada é do tipo exploratório, bibliográfico e documental. Como fundamentos teóricos, são discutidos os conceitos de ciência, memória, memória científica, bem como as áreas de arquivologia, biblioteconomia e museologia, visando compreender a especificidade de um centro de memória no contexto universitário. Como referências práticas, são analisadas iniciativas relacionadas à preservação da memória científica em um conjunto de universidades federais do país, bem como o projeto de criação da UMMA na UFSCar. A expectativa da pesquisa é contribuir para os estudos relacionados à memória científica e institucional no contexto da UFSCar e no contexto universitário de forma ampla. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Luciana de Souza Gracioso - Integrante / Samanta do Prado - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    2. 2016-2018. Tratamento e Analise dos objetos presenteados aos reitores da Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar): questoes simbolicas e diplomaticas
      Descrição: As relações diplomáticas realizadas entre os reitores da Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar) e demais atores e/ou instituições, ao longo da história da universidade, são lembradas por meio dos mimos hoje reunidos e analisados. Na pesquisa anterior, intitulada ?UFSCar 45 anos: simbologia e diplomacia nos mimos recebidos pelos reitores?, edital PIBIC/CNPq/UFSCar 2015/2016, o objetivo foi reunir os objetos obtidos ao longo do tempo e assim descrevê-los e torná-los públicos por meio de um catálogo. O intuito do projeto atual é contextualizar esses mimos de forma mais aprofundada, identificando suas relações com as alianças, os convênios, os encontros que foram realizados entre os personagens em questão. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Samanta do Prado - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    3. 2016-Atual. Memoria institucional: a historia da UFSCar contada pelos mimos dos reitores
      Descrição: As relações diplomáticas realizadas entre os reitores da Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar) e demais atores e/ou instituições, ao longo da história da universidade, são lembradas por meio dos mimos hoje reunidos e analisados. Na pesquisa anterior, intitulada ?UFSCar 45 anos: simbologia e diplomacia nos mimos recebidos pelos reitores?, edital PIBIC/CNPq/UFSCar 2015/2016, o objetivo foi reunir os objetos obtidos ao longo do tempo e assim descrevê-los e torná-los públicos por meio de um catálogo. O intuito do projeto atual é contextualizar esses mimos de forma mais aprofundada, identificando suas relações com as alianças, os convênios, os encontros que foram realizados entre os personagens em questão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Samanta do Prado - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    4. 2015-2016. UFSCar 45 anos: simbologia e diplomacia nos mimos recebidos pelos reitores
      Descrição: A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao longo de sua existência, acumulou um significativo número de objetos, recebidos pelos reitores. Esses objetos representam, à luz das ciências sociais, as relações diplomáticas construídas entre os atores sociais, bem como a circulação de saberes. Nesse caso, passam a representar as relações de sociabilidade, reciprocidade, fidelidade e gratidão, e estão associados a um determinado momento, de um encontro ou estada do Reitor em algum lugar, ou representam uma passagem de alguma outra personalidade pelo ambiente acadêmico. Preservar essa memória e torná-la acessível à comunidade, interna e externa, significa revelar as relações diplomáticas e a representação institucional em diferentes lugares, momentos e em variados campos do conhecimento e da cultura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Samanta do Prado - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    5. 2012-Atual. Criterios e metodologias para a realizacao de inventario do patrimonio cultural paulista
      Descrição: Descrição: O universo das fazendas históricas, surgidas em decorrência da ocupação da região central paulista nos séculos XVIII e XIX, é fonte inesgotável para estudos e pesquisas e se apresenta como um território promissor, diante da constatação da grande diversidade de bens valiosos, e até mesmo raros, no que tange ao patrimônio histórico cultural e natural. O principal objetivo desse projeto é estabelecer critérios fundamentados teórico e metodologicamente que permitam a identificação, caracterização, análise e representação textual, imagética, sonora, dentre outras possibilidades, do patrimônio cultural, e que possam resultar em práticas de inventários das fazendas históricas pau listas, situadas na região de São Carlos, centro do Estado de São Paulo. Busca-se com isso atender a diversidade cultural e a natureza imaterial e material desse patrimônio, tomando por base o projeto de políticas públicas Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo (PCRP), financiado pela FAPESP e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon. Assim, o foco metodológico do projeto aqui proposto reside no aprimoramento de um Padrão de Descrição de Informação (POI), aplicável a todo e qualquer tipo de bem cultural, seja imaterial, material, bibliográfico, arquivístico, museológico, arqueológico ou natural. O desenvolvimento do POI tem como ponto de partida o estudo de códigos, normas e recomendações nacionais e internacionais vigentes e, ainda, de experiências voltadas para o desenvolvimento de inventários patrimoniais com o uso de tecnologias apropriadas para realizar o tratamento, o armazenamento em base de dados e a disponibilização via web. Numa perspectiva teórico-metodológica, busca-se o desenvolvimento de projeto piloto fazendo uso do sistema de base de dados Memória Virtual Rural (MVR) de forma que permita resultar no inventário e na disponibilização não só de conteúdos descritivos, mas, inclusive, interpretativos e reflexivos, traduzindo-se, assim, o significado e a relevância científica e social de acervos e coleções. Também é focada, como pontos de investigação, a superação de questões terminológicas para viabilizar a interoperabilidade semântica dos conteúdos disponibilizados e a solução nos processos de intercâmbio de dados e informações, por meio de formatos e padrões para troca de dados. É esperado que o uso da metodologia e tecnologias mediadoras contribua para que as coleções, hoje desconhecidas e isoladas, possam ser disponibilizadas de forma integrada a pesquisadores e demais interessados em conhecer esse patrimônio histórico que tem revelado a sua importância como elemento formador de identidade, de cidadania e de pertencimento a uma sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    6. 2010-Atual. Criterios e Metodologias para realizacao de inventario do Patrimonio Cultural Rural Paulista: Organizacao do conhecimento no contexto das fazendas historicas de Sao Paulo
      Descrição: No bojo do Projeto de extensão Critérios e Metodologias para realização de inventário do Patrimônio Cultural Rural Paulista financiado pela FAPESP, a participação do docente é de colaborador no que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas e atividades relacionadas a Organização e representação do conhecimento documentado sobre as Fazendas históricas de São Paulo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Luciana de Souza Gracioso - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    7. 2009-Atual. Producao, Memoria e Preservacao do Conhecimento (PPGCTS).
      Descrição: Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, este Projeto de pesquisa se dedica a investigar as transmutações que o conhecimento produzido e registrado adquire na contemporaneidade, discutindo suas novas condições digitais e suas novas representações enquanto objetos de memória coletiva. Deste modo, são ambientes possíveis de pesquisa e investigação tantos os espaços institucionais de produção do conhecimento, como as Universidades, como espaços públicos e até privados, como Fazendas históricas. Neste contexto, procura-se sempre investigar sobre como a Ciência da Informação pode contribuir para aferir significado a documentos e a narrativas, produzidas socialmente, atribuindo-lhes valor de memória, potencializando sua necessidade de organização, preservação e acesso coletivo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Integrante / Luciana de Souza Gracioso - Coordenador / Mayara Cristina Bernardino - Integrante / Letícia Reis da Silveira - Integrante / Fabiano Ferreira Castro - Integrante / Danilo Formenton - Integrante.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
      Descrição: Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, este Projeto de pesquisa se dedica a investigar as transmutações que o conhecimento produzido e registrado adquire na contemporaneidade, discutindo suas novas condições digitais e suas novas representações enquanto objetos de memória coletiva. Deste modo, são ambientes possíveis de pesquisa e investigação tantos os espaços institucionais de produção do conhecimento, como as Universidades, como espaços públicos e até privados, como Fazendas históricas. Neste contexto, procura-se sempre investigar sobre como a Ciência da Informação pode contribuir para aferir significado a documentos e a narrativas, produzidas socialmente, atribuindo-lhes valor de memória, potencializando sua necessidade de organização, preservação e acesso coletivo. Estudos sobre preservação digital, repositórios institucionais e inteligência artificial contextual são desenvolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luciana de Souza Gracioso - Coordenador / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Integrante / Letícia Reis da Silveira - Integrante / Mayara Cristina Bernardino - Integrante / Fabiano Ferreira Castro - Integrante / Danilo Formenton - Integrante / Samanta do Prado - Integrante.
      Membro: Luciana de Souza Gracioso.
    8. 2007-Atual. Fazendas Historicas Paulistas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    9. 2003-2009. Memoria Virtual de Sao Carlos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.
    10. 2003-2009. Diagnostico de educacao ambiental no estado de Sao Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Melhor tese de doutorado, Associação Nacional de Pesquisa em Ciencia da Informação (ANCIB).. 2009.
      Membro: Luzia Sigoli Fernandes Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. Fórum de Debates 2015. 2015. (Outra).
    2. 8º Encuentro del Núcleo Disciplinario: Evaluación institucional, planeamiento estratégico y gestión universitaria. 2014. (Encontro).
    3. Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos - ISO 31000:2009. 2014. (Outra).
    4. I Ciclo de Oficinas: Linguagens do ambiente rural. 2014. (Oficina).
    5. I Encontro Reconhecendo a fazenda histórica Santa Maria do Monjolinho201. 2014. (Encontro).
    6. I Seminário Internacional de Organização do Conhecimento e Saberes Rurais. 2014.Projeto "Critérios e metodologias para a realização de inventário do patrimônio cultural paulista". 2014. (Seminário).
    7. IV Congresso Internacional Casa Nobre um Patrimônio para o Futuro. 2014. (Congresso).
    8. IV Encontro Nacional de Procuradores Educacionais das IFES. 2014. (Encontro).
    9. 3rd International Seminar on Agroindustrial Heritage. 2012. (Seminário).
    10. Eaday III Encontro da comunidade do Bacharelado em Sistemas de Informação do.Bibliotecário à Distância:aopoio ao ensino, a pesquisa e a extensão, Curso de Sistema de Informação -EaD. 2012. (Encontro).
    11. I fórum Regional de Arquivistas das IFES da região Sudeste. 2012. (Outra).
    12. I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012. (Simpósio).
    13. Palestra no curso de Pós-Graduação Lato sensu Discurso e Leitura de Imagem.Análise de contéudo imagético: um cingir teórico entre a organização da informação, a retórica discursiva e a narrativa literária. 2012. (Outra).
    14. Seminário Nacional de Documentação do Patrimônio Arquitetônico com uso de tecnologias digitais.. Patrimônio móvel das fazendas históricas paulistas: estruturas e categorias de assunto para indexação. 2012. (Seminário).
    15. 2º Seminário Libero-Americano Arquitetura e Documentação.Atributos e Requisitos de Inventário Patrimonial no contexto das fazendas históricas paulistas. 2011. (Seminário).
    16. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Estudos de uso e usuários da informação: Uma análise do foco e dos tipos de grupos estudados historicamente e suas relações com as tendências atuais. 2011. (Congresso).
    17. EaDay - Encontro de Comunidade do Bacharelado em Sistemas de Informação. 2011. (Encontro).
    18. Eday - Encontro da comunidade do bacharelado em Sistemas de Informação.Eday - Encontro da comunidade do bacharelado em Sistemas de Informação. 2011. (Seminário).
    19. Programa de Capacitação de Gestores e Empresários de Micro e Pequenas empresas. 2011. (Outra).
    20. Programa de Capacitação de Gestores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas.Programa de Capacitação de Gestores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, relacionado ao desenvolvimento de atividades da indústria agroalimentar de pequeno porte. 2011. (Outra).
    21. V Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.2ª mesa-redonda : Sustentabilidade turística e suas relações com as comunidades locais.. 2011. (Encontro).
    22. XIII Erebd Sul.Os legados do saber e do fazer e a constituição dos lugares de memória. 2011. (Encontro).
    23. 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2009. (Congresso).
    24. 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Sarau itinerante: práticas coletivas de eco-leituras. 2009. (Congresso).
    25. 8ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. O bibliotecário como educador ambiental na unidade da gestão de resíduos da Universidade Federal de São Carlos. 2009. (Congresso).
    26. Encontro de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Paulistas. 2009. (Encontro).
    27. Feira Municipal do Conhecimento.Exposição. 2009. (Outra).
    28. Semana Inaugural de Biblioteconomia e Ciência da Informação.Palestra inaugural. 2009. (Outra).
    29. VI Semana de Biblioteconmia e Ciência da Informação. 2009. (Outra).
    30. Encontro de docência em Catalogação. 2008. (Encontro).
    31. Garantindo a permanência da Memória: as faces da Memória.Mesa Redonda: Memória e Arte. 2008. (Seminário).
    32. Tendências da análise e representação de conteúdo de textos e imagens. 2008. (Outra).
    33. I Encontro Nacional de Estudos da iamgem. O dizer do que não se pode ver em uma imagem. 2007. (Congresso).
    34. Workshop: Bens patrimoniais e sistemas de informação: o desafio na criação de interfaces para o usuário cidadão. 2006. (Outra).
    35. "Garantindo a Permanência da Memória: Teorias e Práticas do Restauro". 2004. (Outra).
    36. Fórum Mundial de Educação.'Conhecendo a Educação Ambiental no Estado de São Paulo: Diagnóstico da REPEA'. 2004. (Outra).
    37. I Mostra de Ciência e tecnologia em políticas públicas municipais. 2004. (Outra).
    38. Workshop "Garantindo a Permanência da Memória: Teorias e Práticas do Restauro". 2004. (Outra).
    39. 4th International Seminar on Sustainability in Higher Education (ACES Network): Integrating sustainability withim university practicum. 2003. (Seminário).
    40. 4t Seminari Internacional d'Ambientalització Curricular dels Estudis Superiors. 2003. (Seminário).
    41. II EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Abordagens Epistemológicas e Metodológicas. 2003. (Encontro).
    42. I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade.Palestra ministrada: 'Informação Ambiental e Práticas Culturais". 2003. (Outra).
    43. I Workshop: Descrição e Padronização da Informação. 2003. (Outra).
    44. V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Avaliando a Comunicação de informação em campanhas educativas: o programa de economia de energia da UFSCar. 2003. (Encontro).
    45. Conferência de Busca do Futuro.Representante do CECH. 2002. (Outra).
    46. I Encontro da Associação Nacional de Pós Gradução e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.Centro de referência e informação ambiental: uma integração possível entre ensino, pesquisa e extensão. 2002. (Encontro).
    47. Sociedade da Informação: programas e iniciativas.Participação como ouvinte. 2002. (Outra).
    48. Universidade Aberta.Palestra ministrada sobre o Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. 2002. (Outra).
    49. 7° Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas. 2001. (Congresso).
    50. IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE. 2001. (Outra).
    51. IV VestDivino.Palestra ministrada: 'Biblioteconomia e Ciências da Informação'. 2001. (Outra).
    52. I Simpósio Paulista sobre Desenvolvimento Infantil.Estratégias para implantação de um programa de acompanhamento do desenvolvimento e da saúde: proposta em andamento no município de São Carlos. 2000. (Simpósio).
    53. Curso "Gestión de información en las organizaciones". 1997. (Outra).
    54. Palestra:"www: suas interfaces e metáforas". 1997. (Outra).
    55. Conferências Ramain - A proposta Ramain: uma pedagogia do sujeito - A questão da subjetividade em pesquisa. 1996. (Outra).
    56. Seminário de Enriquecimento Curricular. 1996. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (15)
    1. COSTA, L. S. F.. I Seminário de Organização do Conhecimento e Saberes Rurais 2014. 2014. (Outro).. . 0.
    2. COSTA, L. S. F.. I Ciclo de Oficinas: Linguagens do Ambiente Rural. 2014. (Outro).. . 0.
    3. COSTA, L. S. F.. I Encontro Reconhecendo a fazenda Histórica Santa Maria do Monjolinho. 2014. (Outro).. . 0.
    4. GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F. ; SCARPELINE, R. ; SANTO, S. M. E.. Seminário Internacional de Organização do conhecimento e Saberes Rurais. 2014. Congresso
    5. COSTA, L. S. F.; SANTO, S. M. E. ; SCARPELINE, R.. Formação de coleções de documentos impressos e Manuscritos - Organização de acervos museológicos. 2013. Outro
    6. COSTA, L. S. F.. Workshop Disponibilização de Acervos Históricos. 2013. (Outro).. . 0.
    7. COSTA, L. S. F.. Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural 2012. 2012. (Exposição).. . 0.
    8. COSTA, L. S. F.. Formação de Coleção: Manuscritos e impressos. 2011. (Outro).. . 0.
    9. COSTA, L. S. F.. Papeis Impressos e Manuscritos: Conservação. 2011. (Outro).. . 0.
    10. COSTA, L. S. F.. VI Semana de biblioteconomia e Ciência da Informação: múltiplos olhares e práticas afins. 2009. (Outro).. . 0.
    11. COSTA, L. S. F.. ?Encontro de pesquisadores e representantes de fazendas históricas?, 1. 2008. (Outro).. . 0.
    12. COSTA, L. S. F.. ?Busca e análise de informações sobre patentes?. 2006. (Outro).. . 0.
    13. COSTA, L. S. F.. ?Seminário garantindo a permanência da memória, 3". 2006. (Outro).. . 0.
    14. COSTA, L. S. F.; PRATSCHKE, Anja ; SICHIERI, Eduvaldo ; TAMASHIRO, Heverson Akira ; BORTOLUCI, Maria Angela ; ZANARDI, José Eduardo. Workshop Interdisciplinar 'Pinhal Digital: Tulha, Processos Multimídia nas Fazendas do Café (Coordenação de Atividades de pesquisa nas áreas de História, Arquitetura, Tecnologia e Linguagem). 2003. Outro
    15. COSTA, L. S. F.. Comissão Executiva do II EPEA (Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Abordagens Epistemológicas e Metodológicas). 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Luzia Sigoli Fernandes Costa ⇔ Luciana de Souza Gracioso (15.0)
      1. COSTA, LUZIA SIGOLI FERNANDES ; GRACIOSO, LUCIANA DE SOUZA. Registro do patrimônio histórico rural a partir da história oral. Informação & Informação (UEL. Online). v. 20, p. 507-528, issn: 1581-8920, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, L. S. F. (Org.) ; CURILLA, R. A. T. (Org.) ; GRACIOSO, L. S. (Org.) ; SEVERO, C. G. (Org.) ; SOUZA, L. M. S. E. (Org.). Leituras e escritas do outro e de si na construção de identidades: experiências de ensino, pesquisa e extensão na UFSCar. 01 ed. 2013. p. 108.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. COSTA, L. S. F.; CURILLA, R. A. T. ; GRACIOSO, L. S. ; SEVERO, C. G. ; SOUZA, L. M. S.. Outras leituras: pelas lentes fotográficas. Em: Luzia Sigoli Fernandes Costa; Rosemeire Aparecida Trebi Curila; Luciana de Souza Gracioso; Cristine Gorski Severo; Ligia Maria Silva e Souza. (Org.). Leituras e escritas do outro e de si na construção de identidades: experiências de ensino, pesquisa e extensão na UFSCar. 1ed.Sao Carlos. : Compacta. 2013.p. 91-95.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GRACIOSO, L. S.; SILVEIRA, L. R. ; COSTA, LUZIA SIGOLI FERNANDES ; SIMOES, M. G. M.. . Image organization on the Web: an analysis from the perspective of cultural heritage of rural farms in Brazil. Em: International ISKO Conference, v. 1, p. 590-596, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. GRACIOSO, LUCIANA DE SOUZA; BERNARDINO, M. C. ; SIMOES, M. G. M. ; COSTA, L. S. F.. Bens culturais rurais: relato de experiência da construção de taxonomia no contexto das fazendas históricas paulistas. Em: III Congresso Brasileiro em organização e representação do Conhecimento, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S.. Patrimônio de fazendas históricas: em busca de modelos, métodos e sistemas para registro de conhecimentos. Em: XIII Enancib - Encontro Nacional em Ciência da Informação, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. COSTA, L. S. F. Patrimônio Móvel das Fazendas Históricas Paulistas: Estruturas e Categorias de Assunto para indexação. Em: ARQ.DOC 2012, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S.. Patrimônio de fazendas históricas: em busca de modelos, métodos e sistemas para registro de conhecimentos. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      9. COSTA, L. S. F. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, gestão 2011-2012. 2011.
        [ busca Google | busca Bing ]
      10. COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S. ; SOUZA, L. M. S. E. ; SEVERO, C. G. ; CURILLA, R. A. T. ; LIMA, T. A.. ACIEPE: Leituras do outro e escritas de si: construção de identidades. 2010.
        [ busca Google | busca Bing ]
      11. COSTA, L. S. F. ; GRACIOSO, L. S. ; ZAFALON, Z. R.. Sarau Itinerante práticas coletivas de eco leituras. 2009.
        [ busca Google | busca Bing ]
      12. GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F. ; SEVERO, C. G.. Organização de fotografias históricas. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      13. GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F.. Organização de fotografias históricas da UFSCar. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      14. GRACIOSO, L. S. ; SEVERO, C. G. ; COSTA, L. S. F.. Classificação e indexação de fotografias das Fazendas históricas do interior paulista. 2012. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      15. GRACIOSO, L. S. ; COSTA, L. S. F.. Organização do conhecimento no contexto do Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo - Relatório fase II. 2011. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luzia Sigoli Fernandes Costa ⇔ Ariadne Chloe Mary Furnival (8.0)
      1. FURNIVAL, A. C. M.; COSTA, L. S. F.. Acervos documentais históricos: organização e revitalização. Em: II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste, 1999, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, L. S. F.; FURNIVAL, Ariadne Chloë ; OKI, Carlos Shigueki. Avaliando a comunicação de informação em campanhas educativas: o programa de economia de energia na UFSCar. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      3. COSTA, L. S. F.; FERRAZ, Maria Cristina Comunian ; FURNIVAL, Ariadne Chloë. Centro de Referência em Informação Ambiental: um nó na rede de informação ambiental de São Carlos e região. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      4. COSTA, L. S. F.; FERRAZ, Maria Cristina Comunian ; FURNIVAL, Ariadne Chloë. A comunicação de informação sobre riscos ambientais: uma agenda de pesquisa local. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      5. FURNIVAL, Ariadne Chloë ; COSTA, L. S. F. ; FERRAZ, Maria Cristina Comunian. Comunicação, informação e meio ambiente - ACIEPE. 2003. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      6. COSTA, L. S. F.; FURNIVAL, Ariadne Chloë. Acervos históricos: organização e revitalização. 1999. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      7. FURNIVAL, Ariadne Chloë ; COSTA, L. S. F.. Centro de Referência Ambiental em Educação Ambiental. 1999. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      8. FURNIVAL, Ariadne Chloë ; COSTA, L. S. F. ; CAMARGO, R B ; MARQUES, W ; GODOI, J M ; PINTO, R A. Informatização de dados de escola de primeiro e segundo graus. 1997. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Luzia Sigoli Fernandes Costa ⇔ Carlos Roberto Massao Hayashi (5.0)
      1. PANICO, S. R. G. ; COSTA, L. S. F. ; HAYASHI, C. R. M. ; GUERCHON, N. ; SILVA, J. L. C. P. ; BARROS FILHO, A. A. ; DANELUZZI, J. C. ; SALLES, R. F. ; CAMPOS, R. ; ROSSI, M. L. ; HIRATA, S. ; IEMMA, M.. Rastreamento de população com necessidades de atendimento especial em municípios. Em: II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina. Anais do II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PANICO, S. R. G. ; SANTOS, A. C. ; COSTA, L. S. F. ; HAYASHI, C. R. M. ; GUERCHON, N. ; SILVA, J. L. C. P. ; BARROS FILHO, A. A. ; DANELUZZI, J. C. ; ADAMI, N. P. ; FRANCO, L. H. R. ; SALLES, R. F.. Metodologia para gestão integrada em municípios no atendimento cidadão/família consideradas em risco. Em: II Congresso Barsileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina. Anais do II Congresso Barsileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Universidade Estadual de Londr: Londrina, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PANICO, S. R. G. ; SANTOS, A. C. ; COSTA, L. S. F. ; HAYASHI, C. R. M. ; GUERCHON, N. ; SILVA, J. L. C. P. ; BARROS FILHO, A. A. ; DANELUZZI, J. C. ; ADAMI, N. P. ; FRANCO, L. H. R. ; SALLES, R. F.. O papel do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino - NIPE no desenvolvimento de C T. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar, 1999, São Carlos. Anais do II Encontro de Extensão da UFSCar. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PANICO, S. R. G. ; SANTOS, A. C. ; COSTA, L. S. F. ; HAYASHI, C. R. M. ; GUERCHON, N. ; SILVA, J. L. C. P. ; BARROS FILHO, A. A. ; DANELUZZI, J. C. ; BREMER, C. F. ; SALLES, R. F.. Siatema Prorastre: metodologia para gestão integrada em municípios. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar, 1999, São Carlos. Anais do II Encontro de Extensão da UFSCar: A Face da Universidade. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PANICO, S. R. G. ; BARROS FILHO, A. A. ; SILVA, J. L. C. P. ; MOURARIBEIRO, M. V. ; DANELUZZI, J. C. ; GUERCHON, N. ; BREMER, C F ; FREIRE, A. ; FAVARETTO, F. ; SILVA, N. R. ; COSTA, L. S. F. ; HAYASHI, C. R. M. ; LEITE, N. F. C. ; ZANETTE, E. A. O. ; MATTOS, W. R. ; MARCONDES, T. M. ; ROQUE, F. O. ; HIRATA, S. ; SALLES, R. F. ; AMÔRES, E. B.. PRORASTRE: Sistema de informação para diagnóstico das condicóes de saúde em municípios. Em: II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste, 1999, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. Tema: Extensão: a outra face pública da universidade. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 2, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luzia Sigoli Fernandes Costa ⇔ Helen de Castro Silva Casarin (2.0)
      1. SILVA, Helen de C.; COSTA, Luiza Sigoli. O acervo documental da Fazenda Pinhal : fases iniciais da identificação e organização de fontes informacionais históricas. Em: II Simpósio Científico do Campus de Marília, 1997, Marília. Anais do II Simpósio Científico do Campus de Marília. Marília: Universidade Estadual Paulista, p. 38-38, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, H. C. ; COSTA, L. S. F. ; BERTIN, E.. Informação para Educação pré-escolar. Em: II Simpósio Científico do Campus de Marília, 1997, Marília. Anais do II Simpósio Científico do Campus de Marília. Marília: Universidade Estadual Paulista, p. 37, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 15:47:25