Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Lea Cristina Lucas de Souza

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, início em agosto de 2009, Livre-Docente em Conforto Ambiental pela UNESP-Bauru (em 2006), foi Professor Adjunto da UNESP-Bauru até 2009, Pós-Doutorado na Ghent University - Bélgica (2013-2014), Pós-Doutorado na Universidade do Minho-Portugal (2002-2003), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC-USP (em 1996), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP (em 1990), Graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula-Rio de Janeiro ( em 1984). Ministra aula de Conforto Ambiental na Graduação em Engenharia Civil da UFSCar. É professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (a partir de 2008), responsável pela disciplina Conforto Térmico e Acústico no Espaço Urbano. É Bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo pesquisas em Conforto Ambiental com enfoque em: conforto térmico e clima urbano, conforto acústico, geometria urbana, fator de visão do céu, conforto ambiental. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0083847008256434 (16/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Rodovia Washington Luis km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519692 URL da Homepage: www.deciv.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Arquitetura e Urbanismo
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2016-Atual. Validacao de um Metodo de Identificacao Expedita do Ambiente Acustico da Cidade - Projeto V-IDEA
      Descrição: Essa pesquisa visa validar no Brasil um método inovador de identificação do ambiente acústico urbano, a partir de transectos realizados pelo modo à pé e por bicicletas. Trata-se de um método expedito, que visa a rápida identificação de pontos urbanos sujeitos à contaminação acústica. Para esse fim, duas unidades móveis serão aplicadas para o registro dos níveis de pressão sonora em vias urbanas da cidade de São Carlos-SP, procurando-se assim mapear as condições acústicas vivenciadas por pedestres e ciclistas. Paralelamente serão realizadas medições em pontos fixos e simulações por computador. No caso das simulações, o programa computacional a ser aplicado será o CADNA-A, com o modelo NMPB-Routes 2008 a ele incorporado. As medições considerarão os valores de nível equivalente de ruído (LAEq) e os parâmetros estatíticos (L10, L50 e L90). Para validação das medições móveis, os registros efetuados com as unidades móveis (método expresso) serão comparados àqueles efetuados em pontos fixos (tradicionalmente realizadas em pesquisas do ambiente urbano) e aos valores simulados. Essa comparação permitirá estabelecer equações de correlações entre os dados, evidenciando as vantagens e limitações do método expedito quando aplicado no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    2. 2013-2016. Estratos do Ambiente Termico Urbano (Projeto ESTRATU)
      Descrição: Este projeto tem por objetivo gerar um instrumento único de informações integradas da meso e microescalas escalas térmicas urbanas, que forneça dados úteis ao desenho e planejamento térmico urbano. Para isso é feita uma abordagem por escalas e raios de abrangência, com medições térmicas em pontos móveis e fixos e verificação do conforto térmico do usuário de espaços públicos abertos, através de determinação do índice PET. São atribuídas classes aos elementos de cada camada em função do PET. As classes são ponderadas em função da diferença térmica média urbana-rural encontrada para cada camada. Por fim elas são sobrepostas, formando um instrumento único de verificação das tendências térmicas da área urbana, denominado ESTRATU.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador / João Roberto Gomes de Faria - Integrante / Maria Solange Gurgel de Castro Fontes - Integrante / Gianna Melo Barbirato - Integrante / Camila Mayumi Nakata - Integrante / Érico Masiero - Integrante / Elisangela Cristina Sorano Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    3. 2013-2015. Indice de Potencial Termico e Acustico para Quadras Urbanas IPOTA
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um índice que permita identificar as características de uma quadra urbana quanto ao seu potencial térmico e acústico. Para isso é realizado um mapeamento das condições térmicas e acústicas de uma fração urbana na cidade de São Carlos. Esse mapeamento baseia-se em medições de campo e simulações. Serão levantados dados de temperatura do ar, umidade e vento, em pontos de referência para instalação de data-loggers e uma estação meteorológica. Em paralelo serão levantados dados de níveis de ruído (LAeq, L10, L50 e L90) e realizadas contagem de tráfego em períodos de pico em vários pontos da área de estudo. Os dados reais serão comparados aos dados simulados, com base no programa ENVI-Met para o mapeamento térmico, e com base no programa CADNA-A com modelo NMPB-96 para o mapeamento acústico. Os mapeamentos de melhor ajuste entre dados medidos e simulados serão incorporados ao um Sistema de Informação Geográfica, o ArcGIS versão 10. Dentro do ambiente SIG será possível sobrepor em camadas os mapeamentos térmicos e acústicos, permitindo a identificação de classes e extração de dados para a proposição de um índice potencial térmico e acústico para quadras urbanas, aqui denominado IPOTA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    4. 2013-Atual. Desenvolvimento de uma unidade movel para monitoramento acustico urbano
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo levantar informações detalhadas e adquirir experiência, tanto para a montagem de uma unidade móvel de monitoramento acústico como para a aplicação dessa unidade a medições acústicas urbanas. Dessa forma pretende-se adquirir o embasamento e possibilitar a validação de modelos de simulação acústica e mapeamento sonoro da área urbana. Para isso é feito um estágio na Universidade de Gent, Bélgica, a qual conta com o grupo de pesquisa INTEC-Acoustics. Esse grupo possui experiência nesse tipo de monitoramento facilitando o conhecimento e informações para que se possa transferir o conhecimento entre pesquisadores. Como resultado, espera-se obter embasamento projetual para em outra etapa de pesquisa ser efetuada uma proposta futura de montagem de um veículo que permita o monitoramento acústico e a integração ao monitoramento térmico de áreas urbanas no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador / Antônio Nélson Rodrigues da Silva - Integrante / Dick Botteldooren - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    5. 2011-2013. Contribuicao da geometria de quadras e fachadas no isolamento acustico do edificio
      Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade verificar o papel da geometria de quadras urbanas e de suas respectivas fachadas no isolamento sonoro do edifício. Considerando-se uma fração urbana da cidade de São Carlos, será desenvolvida uma base de dados no ArcGIS, procurando-se classificar geometricamente cada uma das quadras da fração estudada. Esta base permitirá georeferenciar pontos de medição urbana, que servirão de referência para coleta de dados reais e posterior comparação de dados simulados. A simulação acústica da área externa será realizada com o software Cadna-A, com base no arquivo de dados da malha urbana desenvolvidos no ArcGIS. Os dados simulados com o Cadna-A, após validação em relação aos dados reais, promoverão o mapeamento de ruídos para a área de estudo, permitindo verificar os pontos mais críticos acusticamente. Nesses pontos serão selecionadas edificações para as quais serão determinados os níveis externos e internos, simultaneamente, de ruídos, acessando-se assim o isolamento de ruídos promovido pelas fachadas. Os resultados esperados são a determinação dos níveis de ruído na fração estudada, a determinação do isolamento acústico dado em função da geometria do entorno e a validação do modelo francês de cálculo do ruído de tráfego.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador / Eliane Viviani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
      Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade verificar o papel da geometria de quadras urbanas e de suas respectivas fachadas no isolamento sonoro do edifício. Considerando-se uma fração urbana da cidade de São Carlos, será desenvolvida uma base de dados no ArcGIS, procurando-se classificar geometricamente cada uma das quadras da fração estudada. Esta base permitirá georeferenciar pontos de medição urbana, que servirão de referência para coleta de dados reais e posterior comparação de dados simulados. A simulação acústica da área externa será realizada com o software Cadna-A, com base no arquivo de dados da malha urbana desenvolvidos no ArcGIS. Os dados simulados com o Cadna-A, após validação em relação aos dados reais, promoverão o mapeamento de ruídos para a área de estudo, permitindo verificar os pontos mais críticos acusticamente. Nesses pontos serão selecionadas edificações para as quais serão determinados os níveis externos e internos, simultaneamente, de ruídos, acessando-se assim o isolamento de ruídos promovido pelas fachadas. Os resultados esperados são a determinação dos níveis de ruído na fração estudada, a determinação do isolamento acústico dado em função da geometria do entorno e a validação do modelo francês de calculo do ruído de tráfego.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eliane Viviani - Integrante / Léa Cristina Lucas de Souza - Coordenador / Marcia Thais Suriano - Integrante / Mariene Benutti Giunta - Integrante / Fábio Rafael Mian - Integrante / André Bressa Donato Mendonça - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Eliane Viviani.
    6. 2011-Atual. Mapeamento acustico da cidade de Sao Carlos
      Descrição: O objetivo geral é avaliar as condições acústicas da cidades de São Carlos através do mapeamento de ruídos, promovendo assim o desenvolvimento de uma ferramenta para o planejamento acústico urbano. É feito um levantamento para uma fração urbana localizada no centro da cidade de São Carlos, sendo levantados dados físicos do local, assim como níveis de ruído, contagem de fluxo de tráfego e composição de tráfego. O mapeamento é realizado através da simulação acústica no programa computacional CADNA-A, acionando-se o modelo de cálculo NMPB-Route 2008.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador / Marcia Thais Suriano - Integrante / Beatriz Demartini - Integrante.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    7. 2010-2013. Indices geometricos de eficiencia energetica da envoltoria do edificio
      Descrição: Essa pesquisa procura estudar a geometria de edifícios e o seu papel no consumo de energia elétrica, tomando como área de estudo a cidade de São Carlos. Tem-se por objetivo verificar a influência das relações geométricas em edificações residenciais térreas, que permitam identificar um índice geométrico de potencialidade para o menor consumo de energia elétrica. Partindo-se de dados reais de consumo de energia, serão analisados índices geométricos existentes em literatura e novos índices aqui propostos, de forma a que eles sejam classificados por seu grau de importância no consumo. Por fim será feito um quadro comparativo de índices geométricos apontando aqueles que melhor se adequem como parâmetro para o processo projetual no caso brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    8. 2010-2012. Ferramenta Termica, Acustica e Luminica para Avaliacao da Geometria de Aberturas
      Descrição: Esta pesquisa propõe a criação de uma ferramenta gráfica para avaliação da influência da geometria de aberturas nas condições térmicas, acústicas e lumínicas de salas de aulas universitárias. O fator de visão do céu (FVC) é a unidade geométrica adotada. Para isso são utilizados levantamentos por questionários de opinião e métodos de medições de dados campo. As medições de diversos parâmetros permitirão determinar os parâmetros ambientais que mais se relacionam com sensação de conforto do usuário. Posteriormente, os parâmetros estatisticamente mais significativos serão associados ao fator de visão do céu de cada posição ocupada pelo usuário em sala de aula. A partir da integração dos dados coletados e da opinião do usuário, será proposta a ferramenta FTL. São esperadas pesquisas integradas de iniciação, mestrado e/ou doutorado, que venham a fortalecer a área de Conforto Ambiental no curso de Engenharia Civil da UFSCar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lea Cristina Lucas de Souza - Coordenador.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Orientação de tese que recebeu Menção Honrosa em Prêmio CAPES de Teses 2015 (autor: Érico Masiero), CAPES.. 2015.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    2. Certificação da Sociedade Brasileira de Acústica para atuação em Acústica modalidade F nível 1, SOBRAC.. 2014.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    3. Menção Honrosa no artigo em coautoria "Mapeamento sonoro ambiental: exemplo de uma cidade brasileira", IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e I Encontro Nacional de Tecnolo, SIMPGEU.. 2013.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.
    4. Prêmio entre os melhores artigos apresentados no 9o. Ergodesign, UFPR - Curitiba.. 2009.
      Membro: Lea Cristina Lucas de Souza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. Environmental noise prediction seminar and workshop. 2014. (Seminário).
    2. XII Encontro Nacional e VIII Encontro Lationamericano de Conforto no Ambiente Construído. MAPEAMENTO SONORO E CLASSIFICAÇÃO ACÚSTICA DE QUADRAS URBANAS. 2013. (Congresso).
    3. PLURIS 2012 - V Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano Regional Integrado e Sustentável. 2012. (Congresso).
    4. 12th International Conference on Computers in Urban Planning and Urban Management. Pedestrian journeys and their thermal environment. 2011. (Congresso).
    5. Novos alunos: que Universidade?. 2011. (Seminário).
    6. XI Encontro Nacional e VII Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. Simulação dqa sensação térmica do pedestre. 2011. (Congresso).
    7. 10th International Conference on Design and Decision Support Systems inArchitecture and Urban Planning. Building heights: influence on thermal pedestrian environment and behaviour. 2010. (Congresso).
    8. 4a. Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - PLURIS 2010. EScalas de análise urbana e seus diferentes efeitos térmicos. 2010. (Congresso).
    9. Conferência " Desafios da ação: quatro verbos essenciais" e mesa redonda " Ensino: abordagens do processo" do IV Seminário de inovações Pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar.. 2010. (Seminário).
    10. Graphica 2009 - IXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e VIII International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design. 2009. (Congresso).
    11. Palestra Docência no Ensino Superior: Incentivando a Dúvida Metódica. 2009. (Outra).
    12. X Encontro Nacional e VI Encontro Latino Americano de Conforto no Ambinete Construído. Veriricação de um modelo para simulação térmica urbana. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. de Souza, L.C.L.. I Workshop em projetos de Engenharia Urbana: da ciência à prática projetual. 2016. (Outro).. . 0.
    2. Souza, Léa Cristina Lucas de. Comissão Científica Permanente do PLURIS 2012. 2012. (Congresso).. . 0.
    3. RAMOS, Rui António Rodrigues ; SOUZA, Léa ; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da ; Rosa, Maria Manuela Pires. 4o. Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. 2010. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52