Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Nelson Studart Filho

Nelson Studart Filho possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1974) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1979). Cumpriu estágio de pós­ doutorado na Universidade Harvard (1980-1982). Foi professor colaborador da UnB (1972- 1974) e Professor Visitante da UFPE (1977). Ingressou como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1975, onde foi coordenador dos Cursos de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física e fundador/coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física. Apoiou a formação do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC, criando e coordenando, por anos, o primeiro grupo PET-Física da UFSCar. Foi também fundador e coordenador do Programa de Pós­ Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro de Ciências e de Tecnologia da UFSCar . Alcançou o cargo, por concurso, de Professor Titular pelo Departamento de Física e, atualmente, é Professor Sênior da Universidade Federal de São Carlos e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC. Na área de pesquisa em Física, realiza investigações em Física da Matéria Condensada (FMC) com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte de sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e em elétrons superficiais sobre substratos criogênicos. Atento à popularização da Ciência, vincula esse expertise em FMC às atividades de coordenador do Grupo Teórico do DISSE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores e participa do seu Comitê Gestor, responsável pela transferência de conhecimento para a sociedade. Na área de ensino de Física, realiza pesquisa translacional em que resultados da pesquisa acadêmica são aplicados no ambiente escolar, em especial em sala de aula, com a participação de pesquisadores e professores-alunos da pós-graduação. São investigadas as novas tecnologias digitais e metodologias ativas com o interesse atual na aprendizagem baseada em games e processos de gamificação no ensino de Física. Atua diretamente em programas de formação continuada de professores de Ciências apresentando oficinas, minicursos e palestras sobre Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Ciências. Participou de vários processos de avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático, na qualidade de coordenador de área, coordenador adjunto e avaliador. Atuou, ainda, como editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009). Foi fundador e é atual Editor da revista A Física na Escola e fundador/editor do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem atuado como consultor e membro de comitês técnicos do INEP, CNPq, CAPES, FAPESP e Secretaria da Educação Básica. Foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Divulgação Científica. Atualmente é Vice-coordenador da Comissão Nacional de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-MNPEF) da SBF em parceria com a CAPES. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0451310772113076 (18/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960157
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (26)
        1. 5o. Congresso sobre Pesquisa do Ensino de Física e Química.Aprendizagem ativa, games e gamificação no ensino de Física. 2016. (Outra).
        2. 68ª Reunião Anual da SBPC.Impacto do mestrado profissional em física sobre o ensino básico e médio (SBF. 2016. (Outra).
        3. I Encontro Interpolos do MNPEF no Ceará.. Aprendizagem ativa, games e gamificação no ensino de física. 2016. (Outra).
        4. 1º Workshop do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Grupo.Games e gamificação no ensino de física. 2015. (Outra).
        5. Ensino Interativo e Aprendizagem Ativa:.Inserção digital no Ensino de Física. 2015. (Outra).
        6. Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPEAC) da UFABC.Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Simulações, games e gamificação no ensino de ciências. 2015. (Outra).
        7. I Encontro de Física do Cariri.Simulações, games e gamificação no ensino de Física. 2015. (Outra).
        8. II Escola Brasileira de Ensino de Física.Minicurso: Aprendizagem ativa e tecnologias digitais no ensino: uso de objetos educacionais e gamificação.. 2015. (Outra).
        9. II Escola Brasileira de Ensino de Física ? UFABC.Aprendizagem ativa e tecnologias digitais no ensino: uso de objetos educacionais e gamificação.. 2015. (Outra).
        10. ISITEC.Lorde Kelvin: Cientista, Engenheiro e Empreendedor. 2015. (Outra).
        11. ISITEC.Luz Invisível: em comemoração ao Ano Internacional da Luz. 2015. (Outra).
        12. XXI Simpósio do Ensino de Física.Vygostky e as TIC no Ensino de Física. 2015. (Simpósio).
        13. XXI Simpósio do Ensino de Física.Simulações, games e gamificação no ensino de Física. 2015. (Outra).
        14. XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.A Gamificação e a Adoção de Jogos como Ferramenta para o Ensino de Física. 2015. (Outra).
        15. XXXVII ENFMC.Lifetime enhancement for multi-photon absorption in intermediate band solar cells. 2015. (Outra).
        16. 11a. Semana de Ciência e Tecnologia.Games, simulações e gamificação no ensino de física. 2014. (Outra).
        17. 19º Congresso de Leitura do Brasil, Campinas.O Uso de Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Possibilidades de Trabalho com a Cultura Escrita a Partir do ?Cantinho? Tecnológico - ORAL. 2014. (Outra).
        18. 1a. Semana de Física da UFG.A Radiação Infravermelha: de Herschel a Spitzer. 2014. (Outra).
        19. 5 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Evidências de aprendizagem significativa na disciplina Teorias de Ensino e Aprendizagem: uma experiência do polo UFSCar. 2014. (Outra).
        20. Colóquios da UFABC.Os primórdios da Física no Brasil. 2014. (Outra).
        21. I Escola Brasileira de Ensino de Física ? UFABC.Minicurso: Simulações e games na sala de aula. 2014. (Outra).
        22. III Encontro de Físicos do Centro-Oeste.Games, simulações e gamificação no ensino de física. 2014. (Outra).
        23. IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas.Ciências: Avaliando e buscando a melhoria da qualidade do livro didático. 2014. (Outra).
        24. VII Semana de Física.Games, simulações e gamificação no ensino de física. 2014. (Outra).
        25. XVII Semana de Física da.A Radiação Infravermelha: de Herschel a Spitzer. 2014. (Outra).
        26. XXXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Games, simulações e gamificação no ensino de física. 2014. (Outra).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (2)
        1. STUDART, N.. Simpósio de divulgação científica no Encontro de Física 2011. 2011. (Outro).. . 0.
        2. STUDART, N.. Workshop Internacional sobre objetos de aprendizagem no ensino de ciências e matemática - 2010. 2010. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55