Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Eliane da Silva Grazziano

Graduada em ENFERMAGEM pelo Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina em 1984. Habilitada em Enfermagem Médico-cirúrgica pela EPM em 1985; especialista em Administração Hospitalar pelo IPH em 1990 e Enfermagem em Centro Cirúrgico pela EEUSP em 1991. Mestre em Enfermagem (2002) e Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP (2009). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. Participa do grupo de pesquisa "Stress, coping e trabalho" da EEUSP e líder do grupo de pesquisa "Resiliência, stress, coping e gerenciamento de stress" da UFSCAR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência de enfermagem cirúrgica e perioperatória, stress, burnout e coping em adultos e idosos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0756271401443488 (20/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Enfermagem. Rodovia Washington Luis Km 235 Centro 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9711 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2016-Atual. Efeitos de um programa de Bem-Estar nas dimensoes pessoal e relacional em profissionais de saude
      Descrição: No mundo do trabalho, estressores ocupacionais são situações ou condições do emprego ou da organização que requerem respostas adaptativas por parte dos trabalhadores, as quais se não forem efetivas podem gerar sentimentos de ansiedade, medo, tensão ou ameaça, afetar a saúde e o bem-estar individual, como também reduzir a produtividade e interferir negativamente nas relações pessoais no trabalho. Projetos com foco no desenvolvimento humano e fundamentados nos princípios da Psicologia Positiva vem apresentando sucesso na redução do estresse ocupacional e melhora da saúde dos colaboradores. O presente projeto tem por objetivos avaliar a efetividade de um programa de bem-estar e qualidade de vida de colaboradores do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), assim como seus efeitos nas relações do trabalho. Serão convidados a participar 60 profissionais de saúde que atuam no HIAE randomizados em dois grupos, Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI), com 30 participantes cada. Trata-se de um cross-over em que após a primeira avaliação, o GI participará do programa por 08 semanas, enquanto o GC aguardará o término do GI. Após a segunda avaliação, o GC participará do programa e o GI não participará de nenhuma intervenção. Serão aplicados instrumentos para análise subjetiva do estresse, ansiedade, depressão e qualidade de vida no trabalho. Exames de neuroimagem (estrutural e funcional) além de respostas fisiológicas do sistema nervoso autônomico serão realizados para avaliação da atenção e das respostas emocionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Integrante / Elisa Harumi Kozasa - Coordenador / Edson Amaro Junior - Integrante.
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    2. 2015-Atual. Senso de Coerencia e Qualidade de Vida em Idosos
      Descrição: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantitativa, que tem como objetivo analisar a presença de senso de coerência em idosos e sua influência na percepção de qualidade da vida e adesão à terapêutica para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melitus (DM), após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos. Serão convidados a participar 120 idosos portadores de HAS e DM, assistidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e matriculados em uma unidade da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) de um município do interior paulista. A coleta de dados será realizada em encontros com os pesquisadores para preenchimento de instrumentos validados, a saber Questionário de Senso de Coerência de Antonovsky, Inventário de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers (IQVFP) e o Instrumento de Avaliação de Atividade Física desenvolvido por Aadahl e Jorgensen. Os dados serão analisados por profissional estatístico e os resultados serão considerados estatisticamente significantes se p 0,05, com intervalo de 95% de confiança. Espera-se que este estudo possa contribuir para caracterizar a associação entre qualidade de vida e senso de coerência entre idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica e ou diabetes mellitus e desta forma, fundamentar propostas que auxiliem a compreensão dos fatores relacionados à adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico. Descritores: Senso de Coerência; Idosos; Enfermagem; Resiliência Psicológica: Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Coordenador / Regiane Regina Noveli Crepaldi - Integrante.
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    3. 2015-Atual. Integracao de acoes educativas e de pesquisa em saude
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo elaborar e validar protocolos para profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes críticos clínicos e cirúrgicos, em situações de urgência e emergência com ênfase na detecção precoce e prevenção de complicações, bem como averiguar os resultados de programas de capacitação e treinamento. Será desenvolvido em dois eixos, sendo o primeiro voltado a elaboração de protocolos assistenciais e o segundo na capacitação e avaliação do treinamento de profissionais de saúde para atuação com os respectivos protocolos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Integrante / Andressa Rodrigues de Souza - Integrante / Regimar Carla Machado Ranzani - Coordenador.
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    4. 2013-2015. Senso de Coerencia e percepcao de estresse em alunos ingressantes dos cursos da saude
      Descrição: Pesquisas apontam que o senso de coerência (SC) retrata uma característica de personalidade que permite ao indivíduo se proteger contra os efeitos deletérios do estresse intenso devido a uma postura confiante frente às relações com os ambientes interno e externos, mesmo no enfrentamento de situações adversas. O sentido de coerência caracteriza-se também por sua capacidade de influenciar nos sistemas biológicos do organismo e de ser uma característica que pode ser desenvolvida. A idéia de que uma situação é perigosa acarreta uma série de adaptações fisiológicas (estresse) e o sentido de coerência interfere nos processos de pensamento e julgamento dessas situações, classificando-as como realmente perigosas, ou não, e auxiliando na escolha da estratégia de enfrentamento a ser adotada. Estudos recentes têm demonstrado a relação entre estresse, depressão, qualidade de vida e senso de coerência em várias populações. Em estudo realizado anteriormente, identificou-se a presença de estresse e burnout entre graduandos de enfermagem fato que suscitou a presente pesquisa, cujos objetivos são: identificar a presença e mensurar o grau de senso de coerência e percepção de estresse entre os graduandos da área da saúde, identificar se existe associação entre o senso de coerência e o estresse para esta população e propor estratégias\ de intervenção para promover o senso de coerência entre os estudantes destes cursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Coordenador / camila bianchini - Integrante / Bruna Felisberto de Souza - Integrante / Stefanie Leda - Integrante.
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    5. 2012-2013. Estresse, coping, burnout, hardiness e sintomas depressivos em estudantes de cursos profissionalizantes de enfermagem
      Descrição: O estresse e a depressão estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e entre os profissionais de saúde não é diferente. Estudos com profissionais enfermeiros indicam que a enfermagem é a quarta profissão mais estressante e dentre os estressores prevalentes encontra-se o gerenciamento da equipe de enfermagem. Buscando compreender o mecanismo de estresse nesta população, foi realizada investigação sobre a incidência de estresse, sintomas depressivos, burnout, estratégias de coping e hardiness também em estudantes de enfermagem visando identificar fatores preditores para o estresse durante a formação acadêmica destes profissionais. Estes, em fase de formação profissional na área da saúde, estão mais expostos a aquelas duas condições devido às atividades práticas e estágios, desde o início dos cursos, e também a características desta profissão. Considerando que a equipe de enfermagem é composta por profissionais de outra categoria, a saber, auxiliares e técnicos de enfermagem, se faz relevante a análise destes contructos também em estudantes de nível médio. Este estudo tem por objetivo identificar o nível de estresse, burnout, estratégias de coping características hardy e a presença de sintomas depressivos entre os alunos de dois cursos profissionalizantes em enfermagem da cidade de São Carlos, SP. Trata-se de um estudo com delineamento exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Para coleta de dados será utilizando instrumentos validados em português e submetendo-se os dados encontrados a análise estatística buscando identificar associações e correlações entre os constructos, e entre características pessoais e de formação profissional da população alvo. Este estudo parte dos seguintes questionamentos: Os alunos dos cursos profissionalizantes de enfermagem avaliam a formação educacional como estressora? Quais as estratégias de enfrentamento adotadas pela população do estudo para enfrentar o estresse? Identifica-se burnout na população. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Coordenador / Dirlei Martins Franco - Integrante / Milene Rodrigues Zanetti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    6. 2011-2012. Estresse, coping, burnout, sintomas depressivos e hardiness entre discentes de enfermagem
      Descrição: O objetivo deste projeto é o de analisar a ocorrência de estresse, coping, burnout, sintomas depressivos e hardiness entre alunos de cursos de graduação em enfermagem de escolas públicas e privadas em cinco cidades brasileiras, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Participam do estudo a Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Paulista - UNIP e Faculdades Integradas de Santa Maria. Espera-se identificar os estressores e o impacto deste na formação dos graduandos de enfermagem e propor estratégias acadêmicas para minimizá-los.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Integrante / ANA LÚCIA SIQUEIRA COSTA - Integrante / Laura de Azevedo Guido - Coordenador / Patrícia Maria Serrano - Integrante / Karla de Melo Batista - Integrante / camila bianchini - Integrante / Camila Felix Francisco - Integrante / Bruna Felisberto de Souza - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.
    7. 2011-2011. Qualidade de Vida e Estresse de cuidadores de idosos portadores de Sindrome Demencial - Processo no 2112.001161/2011-00
      Descrição: Este projete se insere no Grupo de Estudo Stress, Coping e Trabalho e tem com objetivo de analisar o nível de estresse, a percepção da qualidade de vida entre cuidadores de idosos com síndrome demencial e a sua relação com a participação dos cuidadores em grupos de apoio. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quali-quantitativa realizado em uma unidade saúde escola, em uma Unidade de Saúde da Família e em uma seção da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) de um município no interior paulista. São elegíveis para o estudo cuidadores de idosos portadores de síndrome demencial assistidos por profissionais de saúde de cada uma das instituições envolvidas. Espera-se que o estudo proporcione melhor conhecimento dos estressores para a população envolvida e auxilie no planejamento e implementação de estratégias específicas para redução dos níveis de estresse e melhor percepção da qualidade de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane da Silva Grazziano - Coordenador / Edison dos Reis - Integrante / Francisco Rojas - Integrante / Pietro de Santis - Integrante / Stefanie Leda - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Eliane da Silva Grazziano.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (36)
    1. 1st Annual International Conference on Nursing. Sense of Coherence as a Stress Moderator in Students. 2015. (Congresso).
    2. 2ª Conferência Municipal do Idoso. 2015. (Encontro).
    3. 14º Congresso de Stress da ISMA-BR. Apresentação Oral de Trabalhos. 2014. (Congresso).
    4. 22º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 7º CONGRESSO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA. Espiritualidade como recurso para enfrentamento do estresse: revisão integrativa da literatura. 2014. (Congresso).
    5. 5ª Reunião de Trabalho dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2014. (Outra).
    6. 11º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirurgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Forum de Ensino de Enfermagem em Centro Cirúrgico nos cursos de Bacharelado em Enfermagem no Brasil. 2013. (Congresso).
    7. 11º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização?,. Fadiga do trabalhador: Impacto sobre a Segurança do paciente, da produtividade e da saúde do cuidador e do paciente. 2013. (Congresso).
    8. ENFQUALI?2013 ? XIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Enfermagem. Estresse e percepção de qualidade de vida de cuidadores de idosos portadores de demências. 2013. (Congresso).
    9. XI Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo.Estratégias de Coping entre estudantes de cursos profissionalizantes de enfermagem. 2013. (Encontro).
    10. XI Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo.Hardiness e sintomas depressivos entre estudantes de cursos profissionalizantes de enfermagem. 2013. (Encontro).
    11. XI Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo.Burnout em estudantes de cursos profissionalizantes de enfermagem. 2013. (Encontro).
    12. XXXIII Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. 2013. (Congresso).
    13. 12º Congresso de Stress da ISMA. Cuidadores de idosos: percepção da qualidade de vida e sobrecarga. 2012. (Congresso).
    14. 12º Congresso de Stress da ISMA. Síndrome de burnout e sintomas depressivos entre discentes de curso de enfermagem. 2012. (Congresso).
    15. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Simpósio).
    16. Conferências USP sobre Stress. Recentes avanços na pesquisa da função neuromuscular durante o exercício: considerações especiais para programas de doutorado. 2012. (Congresso).
    17. Conferências USP sobre Stress. Estresse, dor de cabeça e dor crônica. 2012. (Congresso).
    18. Prevevenção de infecção na atenção primária à saúde.Processamento de artigos de assistência à saúde na atenção básica. 2012. (Encontro).
    19. Semana de Enfermagem do SENAC.Segurança do Paciente Cirúrgico. 2012. (Encontro).
    20. 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Moderadora: Fórum de Ensino - Discutindo a formação do enfermeiro no bloco operatório. 2011. (Congresso).
    21. 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Moderadora: Caminhos para trilhar o processo de certificação e as dificuldades na manutenção dos processos internos. 2011. (Congresso).
    22. 11º Congresso de Stress da ISMA - BR, 13º Forum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 3º Encontro NAcional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 3º Encontro NAcional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Diferença entre tecnostress e estresse: a importânica de sua definição para adequada identificação de fatores de risco e tratamento. 2011. (Congresso).
    23. 11º Congresso de Stress da ISMA-BR, 13º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 3º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Stress do enfermeiro auditor de conta hospitalar. 2011. (Congresso).
    24. 1ª Jornada Científica de Integração Regional Sul - SOBECC de Enfermagem em CC, RA e CME.O papel dos profissionais de enferamgem em CC, RA e CME.. 2011. (Simpósio).
    25. 1º Simpósio de Centro Cirúrgico do Hospital Vitória.Burnout - um desafio na saúde para o profissional de saúde. 2011. (Simpósio).
    26. 9º Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR.Estresse e burnout em profissionais de enfermagem em um hospital escola municipal. 2011. (Simpósio).
    27. A utilização da CIPE na assistência de enfermagem ao paciente em reabilitação. 2011. (Encontro).
    28. I Encontro de Enfermagem Brasil/Portugal. 2011. (Encontro).
    29. Semana de Enfermagem do SENAC - São Carlos.Cuidado de Enfermagem: ética e inovação. 2011. (Encontro).
    30. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Seminário).
    31. 10 Congresso Brasileiro de Stress da ISMA-BR e 12 Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Estratégia para redução de stress e burnout entre enfermeiros hospitalares. 2010. (Congresso).
    32. 11 CONGRESSO MUNDIAL DE ESTERILIZAÇÃO E 7 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 2010. (Congresso).
    33. II Forum Paulista RH em Enfermagem.Stress: por que estamos tão vulneráveis?. 2010. (Simpósio).
    34. IV Simpósio de Enfermagem Unimed Nordeste -RS.Enfermagem Perioperatória - da Teoria à Prática. 2010. (Simpósio).
    35. Jornada Científica da SOBECC.Impacto do Burnout para o Enfermeiro - Síndrome do Esgotamento Profissional. 2010. (Encontro).
    36. Jornada de Estudos em Bioética: pesquisas com células tronco. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. GRAZZIANO, E. S.; SALGADO, D.. 22º Congresso de Iniciação Científica e 7º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. 2014. Congresso
    2. GRAZZIANO, E. S.; Araújo HSS ; SALGADO, D.. 22º Congresso de Iniciação Científica e 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2014. Congresso
    3. GRAZZIANO, E. S.; ZERBETTO, S. R. ; ZANETTI, M. R. ; FRANCO, D. M. ; FONSECA, E.. III Semana de Enfermagem Integrada de São Carlos. 2013. Outro
    4. GRAZZIANO, E. S.; FREITAS, M. I. P.. III Forum de Ensino da SOBECC. 2013. Outro
    5. GRAZZIANO, E. S.; ZERBETTO, S.R.. Universidade Aberta. 2012. Outro
    6. GRAZZIANO, E. S.. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. GRAZZIANO, E. S.; ZERBETTO, S. R. ; FABRO, M. C.. DENF 35 anos. 2012. Outro
    8. GRAZZIANO, E. S.; Mascarenhas SHZ. Jornada Científica da SOBECC e I Encontro do Polo de Enfermagem para a Segurança do paciente - Cirurgia Segura. 2012. Outro
    9. GRAZZIANO, E. S.; Wernet M. I Semana de Enfermagem Integrada de São Carlos. 2011. Outro
    10. Sampaio SF ; GRAZZIANO, E. S. ; Mascarenhas SHZ ; Figueiredo RM. 1º Simpósio do Processo de Trabalho Gerencial em Enfermagem na Atenção Básica e na assistência Hospitalar. 2011. Outro
    11. GRAZZIANO, E. S.; Wernet M. Universidade Aberta. 2011. 2011.
    12. GRAZZIANO, E. S.. 11 CONGRESSO MUNDIAL DE ESTERILIZAÇÃO E 7 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 2010. (Congresso).. . 0.
    13. GRAZZIANO, E. S.. I Jornada de Enfermagem em Centro Cirúrgico. 2007. (Outro).. . 0.
    14. GRAZZIANO, E. S.. Forum sobre controle de infecção em pacientes transplantados. 1992. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Eliane da Silva Grazziano ⇔ Regimar Carla Machado (3.0)
      1. OLIVEIRA, L. N. ; UCHOA, C. W. J. ; GRAZZIANO, E. S. ; MACHADO, R. C.. The effect of High Dose of Vitamin D3 on the Prognosis of Patients with Multiple Sclerosis.. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE. v. 9, p. 1-10, issn: 1755-7682, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ROSSI BALDINI, PAULA ; MACHADO, REGIMAR CARLA ; BASSETO, MELISSA ; GERMANI LUCAS, MARINA ; DE OLIVEIRA, ISABELA CRISTINA ; BATISTINI, HILAINE CRISTINA ; FONSECA, ERIKA ; FORMENTON, ALESSANDRO ; RODRIGUES DE SOUZA, ANDRESSA ; DA SILVA GRAZZIANO, ELIANE. Professors' Training In Cardiopulmonary Resuscitation Using Realistic Simulation: Evaluation Of The Effectiveness. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE. v. 9, p. 1-8, issn: 1755-7682, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, L. N. ; ASSALIN, A. C. B. ; SOUZA, A. R. ; GRAZZIANO, ELIANE DA SILVA ; RANZANI, R. C. M.. Programa de Treinamento Teórico/Prático in Loco para Enfermagem Acerca das Manobras Básicas em Ressuscitação Cardiopulmonar.. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online). 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50