Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ederson Luiz Piato

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de São Carlos - CCGT / UFSCar e Pesquisador dos grupos GEPAD (DAdm / UFSCar) e GEMA (FAGEN / UFU). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Gestão Empresarial, com ênfase nas linhas de pesquisa em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia de Marketing, Marcas Próprias, Canais de Distribuição, Gestão de Marcas no Setor Atacadista, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Agribusiness. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1439984077907071 (22/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia - CCGT. Rodovia João Leme dos Santos (SP 264), km 110 Bairro Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 7435 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. AUTO-VALOR: Analise da Conexao entre Atributos Percebidos da Marca, Consequencias e Valores Pessoais de Consumidores de Automoveis
      Descrição: Estudos sobre valores pessoais têm sido amplamente divulgados no intuito de explicar processos de decisão de compra. Nesta perspectiva, consumidores de automóveis podem desejar estados pessoais de valor como: liberdade, aceitação social e independência. O processo de decisão de compra pode ser influenciado pela percepção de que determinado conjunto de atributos e benefícios de marca, proporcione o alcance de estados de valor desejados. Compreender a relação de valor estabelecida pelos consumidores, e as marcas compradas por estes, é fator decisivo no desenvolvimento de estratégias que garantam a perenidade de empresas em mercados competitivos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar os aspectos que caracterizam o comportamento do consumidor de veículos automotores, identificando conexões cognitivas entre os atributos de marca percebidos, suas consequências e valores pessoais, sob a perspectiva da teoria da cadeia de meios e fins. A pesquisa será desenvolvida com base nas teorias de valor da marca baseada no cliente (customer-based brand equity) (KELLER, 2001) e da cadeia de meios e fins (GUTMAN, 1982), reforçada pela teoria de valores pessoais (SCHWARTZ, 1992; ALLEN, 2001). A pesquisa será desenvolvida em duas fases. Na primeira, de caráter qualitativo, será realizado o mapeamento cognitivo dos consumidores de diferentes marcas de automóveis, por meio da aplicação da técnica laddering. Essa técnica possibilita a explicação das relações existentes entre os atributos percebidos, suas consequências de consumo, e valores pessoais. Pretende-se realizar entrevistas em profundidade em São Paulo e Minas Gerais, com foco em consumidores de veículos. Com base nesses dados, serão construídos mapas hierárquicos de valores para cada marca estudada, que evidenciarão as estruturas cognitivas de valores dos consumidores. Na fase quantitativa, os elementos encontrados nos mapas hierárquicos de valores servirão de base para a construção de um questionário para a condução de um levantamento (survey) junto aos consumidores de veículos, com o intuito de validar os resultados obtidos na fase qualitativa e gerar maior robustez à pesquisa. Serão utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória e de equações estruturais, de modo a identificar as conexões mais relevantes entre atributos, consequências e valores. Acredita-se que os resultados deste trabalho, baseados no mapa cognitivo, validado por um modelo estatístico, podem contribuir com o fornecimento de informações sobre o comportamento do consumidor, de modo a facilitar o estudo do mercado de automóveis, definindo bases de segmentação das marcas por valores. A definição destas bases, e suas respectivas expectativas em termos de atributos, consequências e valores, pode vir a subsidiar a adoção de estratégias de marketing, tais como propaganda (tipo de mídia, locais e mensagens), forma como as marcas apresentam seus produtos e serviços nas concessionárias, variedade e quantidade de produtos a serem oferecidos. Além dessas contribuições práticas, os resultados podem potencializar o desenvolvimento de novas características em produtos de cada marca, bem como, a potencial adequação de atributos/características de produtos existentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Coordenador / Márcio Lopes Pimenta - Integrante.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    2. 2015-Atual. Uso corporativo de plataformas de redes sociais: aplicacoes, aspectos mercadologicos, e suas decorrencias.
      Descrição: A utilização das plataformas de redes sociais pelas organizações é um fenômeno crescente, e que vem ganhando destaque ao longo dos últimos anos, tanto na comunidade científica quanto na comunidade profissional. Apesar da proeminência de atividades ligadas ao Marketing ? como o fomento à comunicação com clientes/consumidores, o desenvolvimento de novos produtos/serviços baseados nas plataformas, bem como a viabilização de canais e oportunidades de negócio ?, também pode-se observar a ocorrência de atividades de caráter mais interno, bem como em diversos setores das organizações, a exemplo do fomento à gestão do conhecimento, o desenvolvimento de inovações, a busca por melhorias de produtividade dos profissionais, etc. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo analisar e discutir o nível de abrangência dessas aplicações, de que maneira a apropriação das redes sociais vem impactando no quotidiano das práticas administrativas, e de que forma as organizações estão se reconfigurando face aos novos desafios que uma sociedade cada vez mais conectada lhes vem apresentando.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Durval Lucas Jr. - Coordenador.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
      Descrição: A utilização das plataformas de redes sociais pelas organizações é um fenômeno crescente, e que vem ganhando destaque ao longo dos últimos anos, tanto na comunidade científica quanto na comunidade profissional. Apesar da proeminência de atividades ligadas ao Marketing ? como o fomento à comunicação com clientes/consumidores, o desenvolvimento de novos produtos/serviços baseados nas plataformas, bem como a viabilização de canais e oportunidades de negócio ?, também pode-se observar a ocorrência de atividades de caráter mais interno, bem como em diversos setores das organizações, a exemplo do fomento à gestão do conhecimento, o desenvolvimento de inovações, a busca por melhorias de produtividade dos profissionais, etc. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo analisar e discutir o nível de abrangência dessas aplicações, de que maneira a apropriação das redes sociais vem impactando no quotidiano das práticas administrativas, e de que forma as organizações estão se reconfigurando face aos novos desafios que uma sociedade cada vez mais conectada lhes vem apresentando.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) . Integrantes: Durval Lucas dos Santos Júnior - Coordenador / Éderson Luiz Piato - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 17
      Membro: Durval Lucas dos Santos Junior.
    3. 2015-Atual. Estudo da integracao interfuncional no processo de desenvolvimento de produtos.
      Descrição: A integração interfuncional corresponde ao estado de cooperação entre as áreas funcionais de uma organização. Com isso, o objetivo deste projeto é caracterizar as principais estratégias utilizadas na gestão da integração interfuncional em processos de desenvolvimento de novos produtos (DP). Especificamente pretende-se: I) Identificar bibliografias relacionadas ao estudo de integração interfuncional e DP; II) Analisar como são operacionalizadas as atividades de DP em empresas industriais de agronegócios; e III) Identificar quais impactos funcionais e organizacionais podem ser gerados nas atividades de DP que requerem integração. Este projeto pode contribuir para melhor integração interfuncional entre os processos de desenvolvimento de produtos por meio do estudo das relações entre os diversos tipos de elementos que compõem esses processos no contexto de agronegócios. Considerando esse contexto prático que se pretende estudar, os principais destaques encontram-se no ciclo de vida dos produtos de ciclos mais curtos, nos clientes mais exigentes e na alta competitividade. Por isso, as empresas devem estar sempre atentas às inovações, o que exige cada vez mais a integração entre funções distintas dentro da mesma empresa. Será realizado um estudo de múltiplos casos em empresas de grande porte do setor de agronegócios, pois este se mostra sujeito a incertezas e turbulências derivadas do meio ambiente e do mercado. Isso porque a literatura sobre integração indica que empresas de grande porte (MASSEY; DAWES, 2001; PAIVA, 2010) e que participam de setores com alto nível de incerteza/ turbulência mercadológica (LYNCH; WHICKER, 2008) têm maior necessidade de ações formais de integração. Serão entrevistados representantes da alta administração, pessoas que tenham contato com atividades de DP, ou pessoas que tenham condições de interpretar as necessidades da pesquisa a ponto de sugerir indivíduos com potencial para contribuir nas entrevistas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    4. 2010-2012. Analise da Conexao entre Atributos e Valores Pessoais de Consumidores de Veiculos Automotores: um estudo qualitativo na perspectiva da Cadeia de Meios e Fins.
      Descrição: Estudos sobre valores pessoais têm sido amplamente divulgados no intuito de explicar características sobre processos de decisão de compra. Nesta perspectiva, consumidores de automóveis podem desejar estados pessoais de valor como: liberdade, aceitação social e independência. O processo de decisão de compra pode ser influenciado pela percepção de que, um determinado conjunto de atributos e benefícios, proporcione o alcance de estados de valor desejados. Compreender a relação de valor estabelecida pelos consumidores, e as marcas dos produtos comprados por estes, é um fator decisivo no desenvolvimento de estratégias que garantam a perenidade e a eficiência de empresas atuantes em mercados competitivos. Diante de tal preocupação, o objetivo deste projeto é evidenciar as percepções que caracterizam o comportamento do consumidor de automóveis novos, identificando conexões cognitivas entre atributos de automóveis e valores pessoais, sob a ótica da teoria da cadeia de meios e fins. Para atingir o objetivo proposto, será adotada a perspectiva da teoria da cadeia de meios e fins (GUTMAN, 1982), associada à técnica laddering (REYNOLDS; GUTMAN, 1988). Essa técnica possibilita a explicação das relações existentes entre os atributos de um produto, conseqüências de consumo, e os valores pessoais, na ótica do consumidor. Pretende-se realizar entrevistas em profundidade em duas regiões brasileiras, tendo como foco, pessoas que, recentemente, compraram veículos novos. Com base nestes dados, será construído um mapa hierárquico de valores, que evidenciará percepções dominantes, deste consumidor, por meio da caracterização de sua estrutura cognitiva de valores. Acredita-se que a compreensão destas estruturas possa contribuir para o estudo deste mercado, definindo bases de segmentação por valores. Os resultados podem, também, potencializar o desenvolvimento de características de produtos novos, bem como, orientar a adequação de atributos de produtos existentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Coordenador / Luiz Henrique de Barros Vilas Boas - Integrante / Fábio Roberto Fowler - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Ederson Luiz Piato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2013. (Outra).
      2. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2011. (Outra).
      3. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar / Oficina: "A atuação docente no ensino universitário: reflexões e possibilidades educativas". 2010. (Oficina).
      4. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar / Oficina: "Tendências pedagógicas no ensino superior". 2010. (Oficina).
      5. Mini-curso: "Integrating Demand and Supply: challenges in a new world". 2010. (Outra).
      6. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2010. (Outra).
      7. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.Estratégia de Produção de Marcas Próprias: Estudo Multicaso em Fornecedores da Indústria Alimentícia. 2010. (Encontro).
      8. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
      9. IV Simpósio de Ciências Sociais Aplicadas.Pesquisa de Marketing para Pequenas Empresas. 2009. (Simpósio).
      10. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. PIATO, Éderson Luiz; CUNHA, Neila C. V.. II Semana de Administração: Gestão Contemporânea. 2011. Outro
      2. PIATO, Éderson Luiz; CUNHA, Neila C. V. ; CARDOSO, André Coimbra Félix ; UBEDA, Cristina de Lourenço. I Semana de Administração: Gestão e Sustentabilidade. 2010. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49