Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Flavia Gomes Pileggi Goncalves

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo (2004) e especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora adjunta do departamento de Medicina da UFSCar, diretora técnica da Unidade de Saúde Escola da UFSCar e fellow 2016 do programa de desenvolvimento de docência nas áreas de saúde FAIMER Brasil. Foi coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Imunologia e Reumatologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: alergia respiratória infantil e sistema complemento em dermatomiosite juvenil. Atua em pesquisa clínica em doenças respiratórias e sobre educação em saúde. Membro da Câmara Temática de Avaliação dos Estudantes e Egressos de Medicina do CREMESP. Foi coordenadora do Programa Pró-Internato pela Universidade Federal de São Carlos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1589583891141315 (19/04/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Rodovia Washington Luis, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518382
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2016-Atual. A elaboracao de um Programa de Desenvolvimento Docente baseado no Design Thinking
      Descrição: a. Qual o problema que foi enfrentado? A política brasileira de expansão de escolas médicas e aumento do número do contigente de profissionais médicos enfrentam uma realidade de abertura simultânea de novos cursos em todas as regiões do país que demandam um grande número de docentes qualificados A Utilização de metodologias ativas,é uma necessidade reconhecida e desejada pela totalidade das escolas médicas em fase de implantação. O grande desafio consiste na capacitação do corpo relativamente jovem e na maioria das vezes formado em metodologias tradicionais com intensa mobilidade entre cursos o que prejudica o envolvimento e a capacitação dos mesmos. Diante desse contexto, evidenciou-se a necessidade de capacitação efetiva desse novo perfil docente com estratégias educacionais motivadoras privilegiando as metodologias ativas de aprendizagem. b. O que foi feito? A proposta de intervenção foi elaborada com docentes do Núcleo Docente Estruturante do curso de medicina e submetida ao Conselho de Curso, pactuada com a Proreitoria de Graduação (ProGrad) e submetida aos Conselhos de Departamento, de Centro e de Graduação. Nessa etapa, inseriu-se na proposta os demais cursos da área da saúde e biológicas da UFSCar. Como sensibilização inicial foi realizado o ?I Workshop de Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Formatos de Avaliação da Aprendizagem?, que consistiu em uma mostra, em formato de oficinas, sobre várias estratégias de ensino aprendizagem em metodologias ativas, incluindo também a ABP, técnicas de avaliação da aprendizagem e também um disparador para reflexões sobre interprofissionalidade e integração Ensino-Serviço. Iniciou-se uma pesquisa qualitativa, observacional, para avaliação dos atuais processos de ensino-aprendizagem vividos pré e pós a intervenção proposta e se criou um grupo de trabalho intercursos, que apoiará a formação de um Núcleo de Apoio às Práticas Educativas em cada curso envolvido e viabilizará a construção de um Programa Permanente de Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem, cuja metodologia de trabalho: Aprendizagem Baseada em Projetos ? Design Thinking - para construção dos eixos do programa. c. Quais foram as lições aprendidas? ?Design Thinking? é um novo modo de pensar e de se abordar questões, que prioriza o desenvolvimento da empatia pelos aprendizes e do espírito de equipe para se alcançar objetivos definidos pelo próprio grupo, tendo-os como ferramentas poderosas no processo de aprendizagem, que se aprimora e se consolida através da experimentação acompanhada de reflexão coletiva. Outra lição também vivenciada foi que ?cada pistache se abre a seu tempo?, mas temos que estar atentos tanto aos abertos como àqueles que se encontram no início desse processo e é sobre esses indivíduos que a inovação, a construção de melhorias, o crescimento pessoal e coletivo se realizam. Para que um programa de desenvolvimento docente seja eficaz é essencial que ele seja contínuo, abrangente e ativo, para que novos indivíduos/pistaches amadureçam e formem gradativamente uma massa crítica em direção ao progresso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia Gomes Pileggi Gonçalves - Coordenador / Andréa Aparecida Contini - Integrante / Sandra Tibiriçá - Integrante.
      Membro: Flavia Gomes Pileggi Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora Homenageada pela primeira turma do curso de medicina da UFSCar, UFSCar.. 2011.
      Membro: Flávia Gomes Pileggi Gonçalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. 37o. Congresso Brasileiro de Pediatria. Meu corpo - meu mundo: ações em eucação em saúde em escolas da rede municipal. 2015. (Congresso).
    2. 37o. Congresso Brasileiro de Pediatria. Abscesso facial em lactente: via de contaminação incomum. 2015. (Congresso).
    3. VII EMDVA - Encontro Multidisciplinar sobre Doenças das Vias Aéreas. 2015. (Encontro).
    4. 52o. Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2014. (Congresso).
    5. 9o. Congresso Paulista de Educação Médica. 2014. (Congresso).
    6. Encontro Presencial do Curso de Especialização Docência na Saúde.Encontro Presencial do Curso de Especialização Docência na Saúde. 2014. (Encontro).
    7. Seminário Internacional de Medicina Rural e Educação Médica.Representante do Curso de Medicina UFSCar. 2014. (Seminário).
    8. 36º. Congresso Brasileiro de Pediatria. Apresentação Atípica de um caso de pielonefrite em escolar. 2013. (Congresso).
    9. 9o. Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica. 2013. (Congresso).
    10. Curso Teórico e Prático de Reanimação Neonatal. 2013. (Oficina).
    11. I Reunião do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e Treinamento em Imunodeficiências Primárias. 2013. (Encontro).
    12. Por Onde vai o Curso de Medicina da UFSCar? Desafios e Perspectivas.Desafios e Problemas com o Curso de Medicina UFSCar. 2013. (Oficina).
    13. Simpósio Internacional de Gamaglobulina Humana. 2013. (Simpósio).
    14. XXVIII Curso de Alergia. 2013. (Outra).
    15. 12o. Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. 2012. (Congresso).
    16. Curso de Avaliação da Função Pulmonar: do Lactente ao Adolescente. 2012. (Oficina).
    17. Encontro do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP. 2012. (Encontro).
    18. III Jornada de Nutrologia do CESNI. 2012. (Simpósio).
    19. IV JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA - Curso de Medicina - FIPA.Atualização no Tratamento das Doenças Alérgicas Agudas na Infância. 2012. (Outra).
    20. XVIII Jornada de Pediatria da Alta Mogiana. 2012. (Simpósio).
    21. XVIII Jornada de Pediatria da Alta Mogiana e III Jornada de Nutrologia do CESNI. 2012. (Outra).
    22. 35o. Congresso Brasileiro de Pediatria. Importância da abordagem adequada da queixa de cefaléia na infância: evolução grave e sequelante associada a automedicação. 2011. (Congresso).
    23. 35o. Congresso Brasileiro de Pediatria. O uso da cinematografia em atividade de educação em saúde sobre os riscos do envolvimento com drogas para adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. 2011. (Congresso).
    24. 8o. Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrrica. 2011. (Congresso).
    25. Curso de Radiologia Pediátrica: Métodos de Imagem do Aparelho Respiratório. 2011. (Oficina).
    26. II Jornada de Especialidades Pediátricas da UFSCar - Urgências em Pediatria.Choque Anafilático. 2011. (Outra).
    27. II Jornada de Reumatologia de São Carlos - Araraquaraa e II Simpósio da Liga Acadêmcde Reumatologia da UFSCar ia. 2011. (Outra).
    28. Jornada de Neonatologia e Pediatria Ambulatorial. 2011. (Simpósio).
    29. 11o. Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. 2010. (Congresso).
    30. I Jornada de Especialidades Pediátricas da UFSCar.Urticária Crônica. 2010. (Outra).
    31. I Jornada de Especialidades Pediátricas da UFSCar.Quando pensar em imundeficiências primárias na infância. 2010. (Outra).
    32. XVII Jornada de Pediatria da Alta Mogiana.Coordenadora do Curso Continuado sobre Especialidades Pediátricas da SPSP. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. GONÇALVES, F. G. P.; CONTINI, A A ; GIUSTI, A. ; FERREIRA, E. ; OLIVEIRA, J. J.. 2º. Simpósio de Atualizações em Pediatria ? Santa Casa/UFSCar São Carlos. 2016. Outro
    2. CONTINI, A A ; GONÇALVES, F. G. P. ; FERREIRA, E. ; GIUSTI, A.. 1º. Simpósio de Atualizações em Pediatria ? Santa Casa/UFSCar São Carlos. 2015. Outro
    3. GONÇALVES, F. G. P.; CONTINI, A A ; DEL CIAMPO, LA. XVIII Jornada de Pediatria da Alta Mogiana. 2012. Outro
    4. GONÇALVES, F. G. P.; CONTINI, A A ; DEL CIAMPO, LA. XVII Jornada de Pediatria da Alta Mogiana. 2010. Outro
    5. GONÇALVES, F. G. P.. Atualização em Reumatologia. 2001. (Outro).. . 0.
    6. GONÇALVES, F. G. P.. Atualização em Onco-Hematologia. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50