Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ricardo Toshio Fujihara

Possui graduação em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBB/UNESP), Campus de Botucatu. Entre 2010 a 2012 foi professor da Faculdade Eduvale de Avaré, ministrando aulas para os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto Doutor III da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Araras. De 03/14 a 10/2015 foi Coordenador do curso de Engenharia Agronômica. Desde 11/2015 é Vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioecologia e manejo de de formigas-cortadeiras, Informática da Biodiversidade, Métodos de controle alternativo e Uso de artrópodes como bioindicadores (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1863735094370774 (06/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras. Rodovia Anhanguera, Km 174 Zona Rural 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432912 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br/dcnme/corpo-docente/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Zoologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2017-Atual. Caracterizacao da entomofauna em areas de restauracao ecologica com Sistemas Agroflorestais (SAFs)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Alessandra dos Santos Penha - Integrante / Alexandra Providello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    2. 2016-2017. Infraestrutura para melhoria do gerenciamento de residuos do Centro de Ciencias Agrarias/UFSCar
      Descrição: O gerenciamento de resíduos em universidades deve ser uma atitude prioritária, visto a grande diversidade e tipos de resíduos gerados. Também, a Universidade, além de tratar adequadamente seus resíduos, respeitando pessoas, o dinheiro público e o ambiente, há uma necessidade iminente de se gerar tecnologias e alternativas para a maioria dos tipos de resíduos presentes. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é o de manter projetos em desenvolvimento pela comissão de gerenciamento de resíduos do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, bem como estabelecer novos projetos visando resolver problemas ainda existentes no campus, trilhando o caminho de processos mais sustentáveis quanto a geração e tratamento dos resíduos gerados. Dos projetos existentes e a serem ampliados/desenvolvidos, estão a manutenção de processos de compostagem de resíduos orgânicos, com a ampliação desse processo por meio da construção de uma casa de vegetação e aquisição de um triturador de galhos, visando aumentar a capacidade e concentrar os processos de descarte de resíduos orgânicos, gerando um composto para ser utilizado nas áreas de jardinagem e projetos de Horticultura, reduzindo a necessidade de aquisição e aplicação de fertilizantes minerais. Outro processo refere-se a manutenção de projeto para o armazenamento adequado de resíduos de laboratórios, com distribuição e identificação de bombonas para acondicionamento desses tipos de resíduos, diminuindo os riscos de acidentes e facilitando o posterior transporte para o tratamento desses resíduos por empresa especializada. Ainda, em relação a esse tipo de resíduo, um dos interesses é o de adquirir balões de destilação para distribuição em laboratórios estratégicos, visando a redução da quantidade de resíduos a serem tratados, e possibilitando a recuperação de parte desses resíduos, com a possibilidade de reutilização ou mesmo redução na quantidade a ser tratada. O fortalecimento de estratégias para separação do lixo orgânico do lixo reciclável, por meio da disposição de maior número de lixeiras e com identificação que permitam melhor separação visual serão tratadas por essa comissão de gerenciamento de resíduos. Finalmente, a segurança pela aquisição de equipamentos de proteção individual serão tratadas dentro dessa comissão, como forma de prevenção e redução de riscos de acidentes com diferentes tipos de resíduos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Jean Carlos Cardoso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    3. 2016-2016. Composicao da fauna de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de serapilheira em floresta semidecidua na Reserva Estadual de Aguas da Prata, Sao Paulo
      Descrição: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a composição da fauna de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de serapilheira do Parque Estadual de Águas da Prata, um fragmento de 48,4 hectares de Floresta Semidecídua inserida no bioma Mata Atlântica, localizada no município de Águas da Prata, SP. As coletas foram realizadas em junho de 2016. Foi demarcado um transecto de 400 m de comprimento, distante 100 m da margem do fragmento a fim de se eliminar o efeito de borda. Foram definidos 20 pontos amostrais, distantes 20 m entre si. Em cada ponto coletou-se duas amostras, uma à esquerda e outra à direita do transecto, distantes 20 m uma da outra, onde uma parcela de 1 m² de serapilheira foi raspada, coletada, peneirada e colocada em sacos de tecido devidamente identificados. O material peneirado foi introduzido em extratores do tipo mini-Winklers por 48 horas. Após a triagem, o material coletado foi devidamente identificado em morfoespécies e comparado com exemplares depositados na coleção regional da mirmecofauna da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (UMC, Mogi das Cruzes, SP). Foram amostradas 7.389 formigas, distribuídas em seis subfamílias (Dolichoderinae, Ectatomminae, Heteroponerinae, Myrmicinae, Ponerinae e Proceratiinae), 19 gêneros e 26 espécies. Myrmicinae foi a subfamília mais rica em espécies (19), seguida por Ponerinae (3). Dolichoderinae, Ectatomminae, Proceratiinae e Heteroponerinae foram representadas por uma única espécie. Os gêneros mais ricos foram Solenopsis, com quatro espécies, e Pheidole com três. Os gêneros mais frequentes foram Solenopsis (4.131) e Hypoponera (1.032), e as espécies, Solenopsis sp. 2 (3.486) e Hypoponera sp. 4 (1.032). O trabalho forneceu uma lista de espécies de formigas ocorrentes em serapilheira no Parque Estadual de Águas da Prata, proporcionando o conhecimento das espécies deste fragmento, podendo ainda ser utilizado para caracterizar o estágio atual de conservação do fragmento florestal com relação à sua mirmecofauna, além da possibilidade de servir como referência para ações futuras de conservação da diversidade biológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Maria Santina de Castro Morini - Integrante / ANA CAROLINA NICOLAU DE CARVALHO - Integrante / MURILO CANALI - Integrante.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    4. 2016-Atual. Previsibilidade em revoada de formigas-cortadeiras (Hymenoptera, Formicidae) por meio de modelagem computacional
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Integrante / Marcílio S. Silva - Integrante / Alexandre Colato - Coordenador / LUÍS CARLOS TALLARICO - Integrante.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    5. 2016-Atual. Eficacia de Bacillus thuringiensis (Bt) no controle de Helicoverpa armigera (Hubner) (Lepidoptera: Noctuidae)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Marcílio S. Silva - Integrante / Luan Henrique Burger - Integrante.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    6. 2015-2016. Avaliacao de inseticidas biologicos no controle de Helicoverpa armigera (Hubner) (Lepidoptera: Noctuidae)
      Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar a mortalidade de lagartas de H. armigera após aplicação de diferentes doses de inseticidas biológicos comerciais à base de baculovírus (VPN-HzSNPV). O experimento foi realizado nos laboratórios do GEPEG e de Biologia 1, CCA/UFSCar. As lagartas, oriundas de ovos fornecidos pela empresa BUG Agentes Biológicos®, foram individualizadas em recipientes plásticos e mantidas em B.O.D. (T = 25 ± 2oC; UR = 70 ± 10%; fotofase = 12h). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, utilizando dois inseticidas biológicos com cinco doses e 22 repetições. Foi realizada uma análise em fatorial triplo (5x3x3), onde o primeiro fator correspondeu às diferentes doses de VPN: -20%, -10%, padrão (0,125 ha-1 p.c.), +10% e +20%, além da testemunha com água destilada; o segundo, ao tempo de exposição dos tratamentos após a aplicação (48, 72 e 96 horas); e o terceiro, aos instares larvais avaliados (1º, 2º e 3º), utilizando-se a variável porcentagem de mortalidade larval. As análises de variância (P0,05) e de regressão (P0,05) foram realizadas por meio dos softwares R® e SigmaPlot®. Com ambos os inseticidas não houve interação significativa quando os dados da variável porcentagem de mortalidade foram submetidos à análise em fatorial triplo (VPN-Ca: F=2,564; P=0,01874; VPN-Ko: F=0,38; P=0,9461). Por isso, foi efetuada uma análise em fatorial duplo (doses x tempo), eliminando o fator ínstar larval das análises conseguintes devido a não interatividade com os outros fatores. Em seguida, foram realizadas análises de regressão dos modelos significativos, os quais, exceto a testemunha, foram lineares, ou seja, à medida que aumenta o tempo de exposição aumenta a mortalidade na dose aplicada. Em todos os tratamentos no 1º e 2º ínstares (excetuando-se a testemunha), obtiveram-se mortalidades acima de 90% ao final de 96h. No 3º instar a mortalidade se estabeleceu entre 68% e 82% (VPN-Ca) e 59% e 82% (VPN-Ko). Pode-se concluir que: (i) ambos os inseticidas biológicos à base de baculovírus são eficazes no controle de lagartas de H. armigera, independente dos fatores dose e tempo de exposição; (ii) as lagartas de 1º e 2º ínstares são mais suscetíveis ao baculovírus do que as de 3º ínstar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Isabella Tavares de Oliveira Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    7. 2015-2016. Monitoramento e identificacao das pragas do mogno-africano (Khaya spp.) (Meliaceae) e desenvolvimento de chave taxonomica interativa
      Descrição: O objetivo deste trabalho foi monitorar e identificar as pragas presentes em plantios de Khaya ivorensis A. Chev. e Khaya senegalensis (Desr.) A. Juss., além de elaborar uma chave interativa de identificação por meio do software LUCID®, para as principais pragas e doenças que ocorrem no mogno-africano. O levantamento foi realizado no CCA/UFSCar, em um talhão de 1 ha com cerca de 400 plantas, dividas igualmente entre K. senegalensis e K. ivorensis. (22º31?15?S, 47º38?38?O). Foram realizadas coletas mensais (de dezembro de 2015 a maio de 2016) com a utilização dos seguintes métodos: coleta ativa (Ca), armadilha de solo (As), armadilha luminosa (Al) e armadilha com isca atrativa - salicilato de metila (Ai). Os insetos coletados foram armazenados em recipientes plásticos com álcool a 70%, transportados ao laboratório do GEPEG e identificados, com base em literatura especializada, até o nível categórico de família; alguns, em nível de espécie. Foi analisado o índice de frequência (F), calculado por meio da relação entre o total de indivíduos de cada família e o total de indivíduos capturados em cada talhão, em porcentagem. Para a chave interativa, foram selecionados 12 táxons (insetos-praga e doenças) e 26 caracteres com perfil diagnóstico, divididos em quatro seções. Foram coletados um total de 2.807 indivíduos, sendo 1.234 no talhão de K. senegalensis e 1.573 em K. ivorensis, distribuídos em 11 ordens e 50 famílias. Ao considerar os indivíduos coletados em cada método, tem-se a seguinte distribuição: Ca=142; As=505; Al=2.125; Ai=35. A respeito da identificação dos insetos-praga, verificou-se a presença de formigas-cortadeiras dos gêneros Atta e Acromyrmex, de abelhas-irapuás (Trigona spinipes Fabr.) e de besouros escolitídeos (Coleoptera: Scolytidae) nos dois talhões, sendo que foi possível observar tais insetos em maior abundância no talhão de K. ivorensis. Concluiu-se então que a entomofauna de K. ivorensis é mais diversa do que a de K. senegalensis, tanto em termos de insetos-praga como de inimigos naturais. Quanto à chave interativa, é uma ferramenta com ampla utilidade, visto que auxilia no processo de identificação por não ser linear e conter imagens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / Davi Schmidt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    8. 2014-2016. Qualidade biologica do solo em diferentes sistemas de cultivo do cafeeiro
      Descrição: A fauna invertebrada epigéica, assim como a biomassa e a atividade microbiana se mostram eficientes indicadoras de qualidade do solo, por apresentarem alta sensibilidade as alterações no ambiente. A sensibilidade desses atributos biológicos do solo tem papel fundamental na avaliação das atividades antrópicas, sendo uma ferramenta para monitorar a qualidade do solo. Objetivou-se com o trabalho avaliar a qualidade do solo, utilizando como bioindicadores a fauna invertebrada epigéica, a biomassa e, a atividade microbiana em diferentes sistemas de cultivo do cafeeiro. O estudo foi conduzido no ano de 2015 em uma propriedade particular localizada no município de Santo Antônio do Jardim, SP. O delineamento experimental adotado foi o blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos por três sistemas de cultivo do cafeeiro e duas áreas testemunhas: 1) Cafeeiro em consórcio com espécies arbóreas e Brachiaria decumbens; 2) Cafeeiro em consórcio com Brachiaria decumbens; 3) Cafeeiro em cultivo exclusivo; 4) Área com solo em pousio e 5) Fragmento de vegetação nativa. Os bioindicadores foram avaliados em duas épocas, sendo a primeira no mês de abril e a segunda no mês de julho de 2015. Para avaliação da fauna invertebrada epigeica, foram instaladas no centro de cada área cinco armadilhas de queda (?pitfall?), totalizando 25 armadilhas. A caracterização da fauna invertebrada epigeica foi realizada com base na composição taxonômica (%); densidade (nº de indivíduos); riqueza (nº de grupos); índice de diversidade de Shannon; índice de equabilidade de Pielou. A biomassa microbiana foi avaliada coletando-se amostras de solo na profundidade 0,0 - 0,10 m. As variáveis avaliadas foram: carbono da biomassa microbiana, respiração basal, quociente metabólico, quociente microbiano e o carbono orgânico do solo. Foi avaliado também, o acúmulo de serrapilheira (t ha-1) e a umidade do solo (kg kg-1). As épocas de coleta influenciaram somente a fauna invertebrada epigéica. Já os sistemas de cultivo do cafeeiro e as testemunhas influenciaram todos os atributos biológicos da qualidade do solo avaliados neste estudo. Os sistemas Café arborizado e Brachiaria decumbens e Fragmento de vegetação nativa mostraram-se mais complexos, com relação aos atributos biológicos de qualidade solo (abundância de organismos, frequência relativa dos grupos taxonômicos, carbono da biomassa microbiana, respiração basal e quociente microbiano), seguidos por Pousio, Cafeeiro consorciado com Brachiaria decumbens e Cafeeiro em cultivo exclusivo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Integrante / NATHALIA DE FRANÇA GUIMARÃES - Integrante / ANASTÁCIA FONTANETTI - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    9. 2014-2015. Comunidade de microfungos em ninhos arboricolas de Acromyrmex coronatus (Fabricius, 1804)
      Descrição: O presente trabalho avaliou o perfil da comunidade de fungos presente nos jardins de colônias arborícolas de A. coronatus, buscando verificar se existe variação na diversidade e abundância, quando comparados com ninhos de solo. Em janeiro de 2015, foram coletadas às margens do Rio Piracicaba, amostras de jardim de fungo de quatro ninhos dessa espécie. Fragmentos foram inoculados em meio MA2% suplementado com cloranfenicol e incubados a 25ºC durante 10 dias. Posteriormente, os isolados foram purificados e identificados por meio de caracteres morfológicos e marcadores moleculares (sequenciamento da região ITS e do gene que codifica para o fator alfa de elongação). Foi obtido um total de 112 isolados de fungos filamentosos, dentre os quais 68 isolados puderam ser identificados até gênero. A diversidade e a abundância de fungos nos ninhos arborícolas foram maiores (18 gêneros e 112 isolados, respectivamente), quando comparados com os ninhos de solo da mesma espécie (12 gêneros e 14 isolados, respectivamente). Entretanto, ambos os ninhos de A. coronatus apresentaram semelhanças quanto à predominância dos gêneros de fungos, sendo que Trichoderma (41%), Fusarium (29%) e Penicillium sp. (10%) foram prevalentes. A princípio, os ninhos arborícolas de A. coronatus apresentam-se mais ?expostos? aos fungos filamentosos quando comparados aos ninhos de solo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador / ANDRE RODRIGUES - Integrante / Karina Bueno de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    10. 2014-2014. Auxilio a Pesquisa - Organizacao de Reuniao Cientifica e/ou Tecnologica - II SemeBio - Semana dos Estudantes de Biologia
      Descrição: A II SemeBio (Semana dos Estudantes de Biologia) foi realizada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras (CCA/UFSCar), no período de 19 a 23 de maio de 2014. O evento foi organizado pelos professores doutores Ricardo Toshio Fujihara, Valéria Forni Martins e Renata Sebastiani, ambos do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME), além de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Contou com o patrocínio do Comitê de Eventos do CCA, New Age: tecnologia em bebidas, Banco do Brasil, Livroceres, Bytebio e Biosystems. O evento contemplou a participação de 14 profissionais de diferentes instituições de ensino, como UFSCAR (Araras e São Carlos), UNESP (Botucatu e Rio Claro), UNIARARAS (Araras), UNICAMP (Campinas), UNIFAL (Alfenas) e USP (São Paulo), que ministraram palestras, mini-cursos e uma mesa-redonda. Cabe ressaltar que pela primeira vez houve a apresentação de trabalhos científicos em formato de pôster.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    11. 2014-Atual. Validacao de um sistema de identificacao de fungos em sementes de cebola, cenoura e tomate
      Descrição: Diante da carência de um material para identificação e diferenciação das estruturas fúngicas em sementes, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma chave interativa para identificação de fungos patogênicos em sementes de cebola, cenoura e tomate, com o intuito de facilitar e acelerar o trabalho nos laboratórios de patologia de sementes e universidades. Para tanto, será utilizado o software LUCID®, além de fotografias dos patógenos na semente e de suas respectivas estruturas microscópicas,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Integrante / Adriana Zanin Kronka - Coordenador / Caroline Geraldi Pierozzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.
    12. 2014-Atual. Mirmecofauna indicadora de ambientes agricolas em diferentes estagios de transicao agroecologica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Toshio Fujihara - Integrante / Marcelo Nivert Schlindwein - Coordenador / João Fernando Almeira Benedetti - Integrante.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Moção de Parabenização nº 588//2013, Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré.. 2013.
      Membro: Ricardo Toshio Fujihara.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. Seminário para imagem corporativa: a Estação Quarentenária Costa Lima. 2017. (Seminário).
    2. XXIII Simpósio de Mirmecologia: An International Ant Meeting. 2017. (Simpósio).
    3. 2º Seminário: Ameaças Fitossanitárias ? Vigilância e Controle Territorial. 2016. (Seminário).
    4. I Simpósio em Entomologia Agrícola. 2016. (Outra).
    5. IV SIMPROT - Simpósio em Proteção de Plantas. 2015. (Simpósio).
    6. Portal de Periódicos UFSCar. 2015. (Outra).
    7. XXII Dia de Campo na Cultura do Milho. 2015. (Outra).
    8. II SemeBio - Semana dos Estudantes de Biologia. 2014. (Outra).
    9. Inovações no controle de pragas e doenças de cana-de-açúcar. 2014. (Simpósio).
    10. III SIMPROT - Simpósio em Proteção de Plantas.Prevalência de fungos não simbiontes em colônias de Atta sexdens rubropilosa após a aplicação de sulfluramida. 2013. (Simpósio).
    11. I Semana dos Estudantes de Biologia - SEMEBIO. 2013. (Outra).
    12. VI WGP - Workshop de Grupos de Pesquisa.Educação em Ciências da Natureza. 2013. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. FUJIHARA, Ricardo Toshio. I Simpósio em Entomologia Agrícola. 2016. (Outro).. . 0.
    2. FUJIHARA, Ricardo Toshio. XII Fórum Ambiental da Alta Paulista. 2016. (Outro).. . 0.
    3. BALDIN, E. L. L. ; KRONKA, A. Z. ; FUJIHARA, Ricardo Toshio. IV SIMPROT - Simpósio em Proteção de Plantas. 2015. Congresso
    4. FUJIHARA, Ricardo Toshio; VIANI, R. A. G.. Divulgação da 1a Feira do Estudante de Araras. 2015. Outro
    5. SOUZA, C. F. ; FUJIHARA, Ricardo Toshio ; VIANI, R. A. G.. V Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica 2015. 2015. Congresso
    6. FUJIHARA, Ricardo Toshio; MARTINS, V. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. II SemeBio - Semana dos Estudantes de Biologia. 2014. Congresso
    7. FUJIHARA, Ricardo Toshio. III SIMPROT - Simpósio em Proteção de Plantas. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. FUJIHARA, Ricardo Toshio. II Dia da Cultura do Milho. 2012. (Outro).. . 0.
    9. FUJIHARA, Ricardo Toshio. V CONINCE - Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Eduvale. 2012. (Congresso).. . 0.
    10. FUJIHARA, Ricardo Toshio. VIII Workshop da Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2009. (Congresso).. . 0.
    11. FUJIHARA, Ricardo Toshio. VII Workshop da Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2008. (Congresso).. . 0.
    12. FUJIHARA, Ricardo Toshio. VI Workshop da Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Ciência com Consciência. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56