Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Gessica Priscila Ramos

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos e professora integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, valorização docente, identidade da escola e do professor. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2573340489166336 (25/05/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luiz Km 235 - CECH/ sala:15 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Ramal: 9597 Fax: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/~ded/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2016-Atual. Politica e gestao educacional paulista do ensino fundamental (1995 a 2014)
      Descrição: Objetiva apresentar o modelo de gestão que embasa a política educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a lógica que sustenta e entrelaça os principais programas, projetos e ações implementados no período. Tem como base de estudo a análise bibliográfica e documental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador.
      Membro: Gessica Priscila Ramos.
    2. 2010-Atual. A politica educacional paulista para o ensino fundamental durante os anos de 1995 a 2010: ha uma identidade educacional oficial configurada para a escola e seus professores?
      Descrição: Tem como objetivo central investigar a política educacional paulista para o ensino fundamental dos anos de 1995 a 2010, verificando a possível e pretensa identidade oficial configurada para escola e seus professores. Tendo como referência de análise autores do materialismo histórico-dialético, esse estudo traz como ferramentas metodológicas: a análise bibliográfica e documental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Géssica Priscila Ramos - Coordenador. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 4
      Membro: Gessica Priscila Ramos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. VIII Encontro Iberoamericano de Educação.1) A Escola de Tempo Integral no estado de São Paulo: estrutura e funcionamento; 2) No estado de São Paulo, quem faz a escola? a concepção de professor no Programa São Paulo faz Escola. 2013. (Encontro).
      2. I Simpósio de Políticas Públicas em Educação.A escola e sua identidade contemporânea - A política educacional paulista para o EF entre os anos de 1995 a 2010 e a identidade da escola e de seu professor. 2011. (Simpósio).
      3. VI Encontro Iberoamericano de Educação.O professor e sua valorização na política educacional paulista entre os anos de 1995 a 2001. 2011. (Encontro).
      4. 33 Reunião Anual da ANPED.A política educacional paulista sob a lógica da Reforma do Estado brasileiro: uma análise relacional entre objetivos e pretextos. 2010. (Outra).
      5. III Ciclo de palestras GEPIFE.Formação e atuação docente (palestra: Pedagogo: aspectos formativos, históricos e legais). 2010. (Outra).
      6. IX Semana da Educação.Regulamentação da Profissão de Pedagogo. 2010. (Outra).
      7. Ação docente na UFSCar - compartilhando experências e construindo caminhos (oficina: Apoio institucional aos professores de estudantes com necessidades educacionais especiais da UFSCAr). 2009. (Oficina).
      8. II Ciclo de Palestras GEPIFE.Valorização docente e qualidade do ensino na política educacional brasileira: uma análise a partir do FUNDEF. 2009. (Outra).
      9. II Ciclos de Palestras GEPIFE.O PROFA e a busca de um consenso construtivista. 2009. (Outra).
      10. II Congresso Brasileiro de Educação. POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MEADOS DOS ANOS 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos. 2009. (Congresso).
      11. IV Encontro Iberoamericano de Educação.FUNDEF versus FUNDEB: uma análise introdutória sobre as continuidades e as descontinuidades da política de valorização docente. 2009. (Encontro).
      12. V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS DA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DO ENSINO E DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. 2009. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. RAMOS, G. P.; LOPES, S F. Oficinas Pedagógicas II: Teoria e Prática na Formação do Educador. 2009. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51