Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Waldir Cintra de Jesus Junior

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (FCA/UNESP) (1995) e mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Realizou parte do doutorado no Institut für Pflanzenkrankheiten und Pflanzenschutz e University of Hannover (Alemanha) (1999 a 2000). Pós-doutorado na ESALQ/USP (2001 a 2003). Pesquisador do FUNDECITRUS (2003-2005). Professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (2005-2013). Membro titular da Câmara de Assessoramento da FAPES (2009-2011). Professor Associado II do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal de São Carlos (CCN/UFSCar). Coordenador do Curso de graduação em Engenharia Agronômica do CCN/UFSCar (desde 2014). Tesoureiro do 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Secretário da Associação Paulista de Fitopatologia (desde 2015). Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Florestal, com ênfase em Fitopatologia e Patologia Florestal, atuando principalmente nos temas epidemiologia, mudanças climáticas e manejo integrado de doenças de plantas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2614953467362376 (29/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Campus Lagoa do Sino Aracaçu 18290000 - Buri, SP - Brasil Telefone: (15) 32569037
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-Atual. Coleta e identificacao de patogenos associados ao painel de sangria da seringueira
      Descrição: A seringueira é uma cultura extremamente importante para o Brasil, em função da utilização da borracha usada na fabricação de diversos produtos em uso pela sociedade moderna e, mais recentemente, a utilização da madeira desse gênero está se difundindo pelo mundo. O estado do Espírito Santo (ES) é o 4° maior produtor nacional de borracha. Nos últimos anos, foram detectados novos patógenos no painel de sangria, entre eles os fungos Fusarium solani e Fusarium moniliforme, causando a doença conhecida como ?seca do painel? e, conseqüentemente, prejudicando a produção de látex. O que tem deixado os produtores muito preocupados, pois até então a única causa conhecida era a seca fisiológica, ou ?brown bast?. Atualmente está sendo verificado o crescimento do problema com a consequente redução do número de plantas em sangria e na produção do látex como um todo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Waldir Cintra de Jesus Junior - Integrante / Moraes, Willian Bucker - Coordenador / FURTADO, E. L. - Integrante / Gustavo Soares de Souza - Integrante.
      Membro: Waldir Cintra de Jesus Junior.
    2. 2015-Atual. Epidemiologia e Manejo Integrado de Doencas do Tomateiro
      Descrição: A produção do tomateiro é limitada por vários fatores, dentre os quais se destaca as doenças. A frequência e intensidade com que tais doenças incidem na cultura depende de fatores relacionados ao hospedeiro (suscetibilidade das espécies, cultivares e/ou clones) e ao ambiente em que a lavoura é formada (tipo de solo, teor de nutrientes, pH altitude, vento, alta umidade, alta carga pendente de frutos, chuva, etc). As doenças (requeima, pinta preta, murcha de fusarium, murcha de ralstonia, etc.) constituem grande preocupação a tomaticultura capixaba, pois, dependendo da região, uma determinada doença pode ser o fator limitante das baixas produtividades da cultura. Desta forma, não há dúvidas de que o manejo fitossanitário de doenças é o caminho mais seguro e racional a ser trilhado rumo a uma agricultura sustentável, visando garantir maior produtividade aos agricultores e menor agressividade ao meio ambiente. Apenas com conhecimento epidemiológico de vários patossitemas é que se consegue chegar a proposição de práticas para o manejo racional de doenças. A qualidade que tanto se busca e que tanto se espera do produto final é função de todos os fatores de produção que são empregados na cultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Waldir Cintra de Jesus Junior - Integrante / Moraes, Willian Bucker - Coordenador / Adilson Vidal Costa - Integrante / Rodolfo Ferreira de Mendonça - Integrante / Vagner Tebaldi de Queiroz - Integrante / BUSATO, Ladio Magno - Integrante / ALVES, FÁBIO RAMOS - Integrante / Samuel Assis da Silva - Integrante.
      Membro: Waldir Cintra de Jesus Junior.
    3. 2014-Atual. DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO DO EFEITO DE NOVOS FUNGICIDAS A PARTIR DO GLICEROL COMO METODO ALTERNATIVO DE CONTROLE FITOSSANITARIO
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Waldir Cintra de Jesus Junior - Integrante / Adilson Vidal Costa - Coordenador / Vagner Tebaldi de Queiroz - Integrante / Patrícia Fontes PINHEIRO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Waldir Cintra de Jesus Junior.
    4. 2014-Atual. ASPECTOS FISIOLOGICOS, BIOQUIMICOS E FITOPATOLOGICOS DO CAFEEIRO CONILON CULTIVADO SOB DIFERENTES NIVEIS DE SOMBREAMENTO
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Waldir Cintra de Jesus Junior - Integrante / TOMAZ, Marcelo Antonio - Integrante / DO AMARAL, JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
      Membro: Waldir Cintra de Jesus Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Frontiers in epidemiology to aid decision support system in plant disease management. 2015. (Congresso).
      2. 48º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Epidemiologia. 2015. (Congresso).
      3. 47o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2014. (Congresso).
      4. 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2013. (Congresso).
      5. III Simpósio de Proteção de Plantas.Alterações climáticas e seus efeitos sobre a agricultura. 2013. (Simpósio).
      6. XIII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas.Potencial de estabelecimento de doenças em espécies florestais face às mudanças climáticas globais. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. FURTADO, Edson Luiz ; de Jesus Junior, Waldir Cintra ; PASCHOLATI, Sérgio Florentino. 48° Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2015. Congresso
      2. JESUS JUNIOR, W. C.. 61o Curso de Defesa Fitossanitária, Tecnologia de Aplicação e Receituário Agronômico. 2007. (Congresso).. . 0.
      3. JESUS JUNIOR, W. C.. V Semana de Ciências Agrárias. 2007. (Outro).. . 0.
      4. JESUS JUNIOR, W. C.. IV Semana de Ciências Agrárias. 2006. (Outro).. . 0.
      5. JESUS JUNIOR, W. C.. Debatedor de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2004. (Outro).. . 0.
      6. JESUS JUNIOR, W. C.. Moderador de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2001. (Outro).. . 0.
      7. JESUS JUNIOR, W. C.. Secretário de Sessão de Apresentação de Trabalhos no XXI Congresso Paulista de Fitopatologia. 1998. (Congresso).. . 0.
      8. JESUS JUNIOR, W. C.. Comite de Apoio do XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 1997. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:58