Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro

Advogada (OAB/SP 183.902), especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação. Possui Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Docente do Programa de Pós Graduação em Gerontologia - UFSCar. Docente Adjunto e Chefe do Departamento de Gerontologia - UFSCar. Participante da Rede Internacional das Ambiências, coordenado pelo Laboratório Cresson (Centre de Recherche sur l Espace Sonore et l Environnement Urbain) da l?Ecole Nationale Supérieure d?Architecture de Grenoble - França. Lider do Grupo de Pesquisa Direito, Cidade e Envelhecimento . Tem experiência nas áreas: Direito Urbanístico e Planejamento Urbano; Direito do Idoso; Politicas Públicas, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Planejamento Urbano, Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Políticas Públicas Habitacionais e de Atenção ao Idoso; Direito do Idoso e Legislação Relacionada ao Envelhecimento. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2890278808923978 (31/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. rodovia washington Luis km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Direito a Cidade e Pessoa Idosa: proposta de requalificacao de imoveis ociosos
      Descrição: As demandas pelo direito à cidade impactam a gestão pública e a própria sociedade diante das evidentes necessidades do envelhecimento populacional. Ao discorrer sobre o direito à cidade é necessário abordar a questão da moradia adequada, em especial para pessoas idosas de baixa renda. Esse grupo etário depende do Estado para a implementação de políticas públicas que atendam e garantam seus direitos sociais, e a não concretização desses contraria o preconizado pelo Estatuto do Idoso. Em contrapartida a existência de um número elevado de imóveis ociosos nas cidades brasileiras, descumpre o Estatuto da Cidade. Desse modo, há uma contradição no espaço urbano, implicando descumprimento da legislação pátria, e resumindo-se na expressão: pessoas sem moradia e casa sem morador. Esta pesquisa visa analisar a potencialidade de requalificação de imóveis ociosos para moradia ou equipamentos sociais para pessoa idosa de baixa renda na área central de Araraquara-SP. O fortalecimento das políticas públicas para idosos, com vistas a consolidar a dignidade da pessoa idosa no município em estudo, também poderá ser alcançado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro - Coordenador / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Luciana Marcia Gonçalves - Integrante / Vania Aparecida Gurian Varoto - Integrante / Karina Gramani Say - Integrante / José Francisco - Integrante / Celso Maran de Oliveira - Integrante.
      Membro: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro.
    2. 2014-Atual. Politicas Publicas de Atencao ao Idoso: A atuacao do Ministerio Publico na Protecao das Garantias Legais para Pessoas Idosas
      Descrição: Com o advento da Constituição Federal, no ano de 1988, os direitos fundamentais dos cidadãos personificam-se na expressão da dignidade da pessoa humana. Em relação às pessoas com sessenta anos ou mais os direitos além, das garantias nascidas constitucionalmente, surgem, especificamente, em 1994 com a Política Nacional do Idoso (lei nº 8842), e mais tarde é ampliado em 2003 com o Estatuto do Idoso (lei nº 10741/03). Esse arcabouço legal estabelece a competência do Ministério Público para ações e procedimentos que visem à proteção dos direitos e interesses difusos ou coletivos do idoso. A violência é questão recorrente na atuação das Promotorias de Justiça do Idoso. Esse estudo tem como objetivo verificar a atuação do Ministério Público no enfrentamento das demandas relativas aos direitos dos idosos na Comarca de Araraquara-SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro - Coordenador / Vania Aparecida Gurian Varoto - Integrante / Mariza Silvana Zazzetta - Integrante.
      Membro: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro.
    3. 2013-2017. Espaco Urbano e Moradia: Perspectivas da Acessibilidade e Funcionalidade na Velhice
      Descrição: O Brasil e o mundo têm enfrentado muitos desafios e novas demandas no que tange às temáticas espaço urbano e envelhecimento. A cidade e o idoso são protegidos juridicamente no Brasil pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/01) e pelo Estatuto do Idoso (lei federal nº 10.741/03), além de outras legislações pertinentes que garantem direitos e asseguram políticas públicas, como proteção do direito à vida e à digna humana. Esse projeto pretende contribuir para a produção do conhecimento na área da gerontologia, mais especificamente nas linhas de pesquisa relacionadas aos aspectos jurídicos, às políticas públicas e ao planejamento urbano de modo a garantir o acesso e a participação do idoso na cidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro - Coordenador / Vania Aparecida Gurian Varoto - Integrante / Karina Gramani Say - Integrante / Mariza Silvana Zazzetta - Integrante / José Francisco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luzia Cristina Antoniossi Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. 10 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Ministério Público e a Pessoa Idosa: identificação de demandas. 2017. (Congresso).
      2. Aula Inaugural do programa de Pós-Graduação em Gerontologia. 2017. (Outra).
      3. Forum de Direito à Cidade. 2017. (Encontro).
      4. II Congresso Internacional de Políticas Públicas. O TAC como meio de reverter dano urbanístico em benefício da moradia adequada para pessoa idosa. 2017. (Congresso).
      5. II Congresso Novos Direitos. Direitos Humanos e Pessoa Idosa de baixa renda: parcerias interdisciplinares no avanço da moradia digna. 2017. (Congresso).
      6. II Congresso Novos Direitos. O direito à moradia e as políticas habitacionais para a pessoa idosa. 2017. (Congresso).
      7. II Congresso Novos Direitos. Moradia Adequada para a População idosa: dano urbanístico revertido em garantia de direitos. 2017. (Congresso).
      8. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz.Reunindo os parceiros do Recanto Feliz. 2016. (Oficina).
      9. V Semana de Pesquisa em Gerontologia.V Semana de Pesquisa em Gerontologia. 2016. (Outra).
      10. Congresso Novos Direitos: Cidades em Crise. Moradia Digna e Ministério Público: o termo de ajustamento de conduta como mecanismo de direitos fundamentais. 2015. (Congresso).
      11. Desafios à Garantia dos Direitos das Pessoas Interditadas. 2015. (Encontro).
      12. Doença de Alzheimer: reflexos da prática de atos na vida civil.Doença de Alzheimer: Reflexos da Prática de Atos na Vida Civil. 2015. (Encontro).
      13. I Congresso Internacional de Políticas Sociais e Serviços Sociais. Espaços de Moradia Acessíveis e Sustentáveis: evitando risco de quedas para idosos ativos e independentes. 2015. (Congresso).
      14. IV Semana de Pesquisa em Gerontologia.IV Semana de Pesquisa em Gerontologia. 2015. (Outra).
      15. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz.Ampliação e sensibilização de parceiros no Recanto Feliz. 2015. (Oficina).
      16. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz.Estratégias de apoio para prevenção de quedas. 2015. (Oficina).
      17. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz.Participando os moradores. 2015. (Oficina).
      18. III Semana de Pesquisa em Gerontologia.III Semana de Pesquisa em Gerontologia. 2014. (Outra).
      19. III Ciclo de Debates Interdisciplinares da USE.Direito à Saúde: um debate necessário. 2013. (Simpósio).
      20. II Semana de Pesquisa em Gerontologia.II Semana de Pesquisa em Gerontologia. 2013. (Outra).
      21. V Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências.Aspectos Jurídicos na Doença de Alzheimer. 2013. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. OLIVEIRA, C. M. ; MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI. II Congresso Internacional Novos Direitos. 2017. Congresso
      2. Monteiro Cristina; VAROTO, V. A. G.. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz. 2016. Outro
      3. Monteiro Cristina; VAROTO, V. A. G.. Oficinas Inovadoras no Recanto Feliz. 2015. Outro
      4. Monteiro Cristina; ZAZZETTA, M. S. ; VAROTO, V. A. G.. Primeira Escuta Social: Políticas Públicas para Pessoas Idosas no município de Araraquara-SP. 2014. Outro
      5. Monteiro Cristina. 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE DIREITOS HUMANOS DE SERTÃOZINHO. 2009. (Outro).. . 0.
      6. Monteiro Cristina. I Forum de Políticas Públicas. 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro ⇔ Vania Aparecida Gurian Varoto (6.0)
        1. MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI ; SILVA, NAYARA MENDES ; VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN. LONGEVIDADE E CIDADE: DO DANO URBANÍSTICO À GARANTIA DO DIREITO À MORADIA ADEQUADA PARA IDOSOS DE BAIXA RENDA.. Revista Brasileira de Políticas Públicas. v. 7, p. 169-187, issn: 2236-1677, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI; VAROTO, V. A. G. ; Silva, N.M. ; Bernardinelli, I.. Necessidades próprias da (c)idade: espaços acessíveis e funcionais para idosos.. Serviço Social em Revista (Online). v. 18, p. 219-242, issn: 1679-4842, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI; VAROTO, V. A. G. ; Silva, N.M. ; FATORI, S. C.. Direitos Humanos e pessoa idosa de baixa renda: parcerias interdisciplinares no avanço da moradia adequada. Em: Celso Maran de Oliveira. (Org.). Novos direitos:a interdisciplinaridade do direito a sociedade contemporânea. 1ed.São Carlos. : CPOI/UFSCAR. 2017.v. 1, p. 91-111.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI; Silva, N.M. ; VAROTO, V. A. G.. O TAC como Meio de Reverter dano Urbanístico em Benefício da Moradia Adequada para Idosos de Baixa Renda. O TAC como Meio de Reverter dano Urbanístico em Benefício da Moradia Adequada para Idosos de Baixa Renda. 2ed.Londrina. Em: Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina. (Org.). O TAC como Meio de Reverter dano Urbanístico em Benefício da Moradia Adequada para Idosos de Baixa Renda. 1ed.Londrina. : Universidade Estadual de Londrina. 2017.v. 02, p. 12-24.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Silva, N.M. ; Bernardinelli, I. ; Campos, L.B. ; MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI ; VAROTO, V. A. G.. Moradia Digna e Ministério Público: o Termo de Ajustamento de Conduta como mecanismo de garantia de direitos fundamentais no contexto da gerontologia. I Congresso Novos Direitos. 1ed.São Carlos. Em: PPGCAm;UFSCar. (Org.). Anais do I Congresso Novos Direitos. Cidades em Crise? Eixo: Urbanismo Social. 1ed.São Carlos. 2015.v. 1, p. 404-410.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI; VAROTO, V. A. G. ; Bernardinelli, I. ; Campos, L.B.. Ambiência e entorno: interações socioespaciais entre idosos moradores de um condomínio e a vizinhança. Em: 7º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável: Pluris: contrastes, contradições, complexidades: desafios urbanos no Século XXI, 2016, Maceio. Livro de resumo do 7º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável: Pluris: contrastes, contradições, complexidades: desafios urbanos no Século XXI. Maceio: Viva Editora, v. 7, p. 288-289, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro ⇔ Marisa Silvana Zazzetta (3.0)
        1. ANTONIOSSI MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ; ZAZZETTA, MARISA SILVANA ; ETINGER DE ARAUJO JÚNIOR, MIGUEL. SUSTENTABILIDADE: RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO URBANO E ENVELHECIMENTO ATIVO. Novos Estudos Jurídicos (UNIVALI) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 2175-0491 Novos Estudos Jurídicos (Online)). v. 20, p. 116-116, issn: 1413-2117, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Zazzetta, Marisa Silvana ; JESUS, I. T. M. ; MONTEIRO, L. C. A. ; ORLANDI, FABIANA DE SOUZA. El Modelo Gerontologico de Vivienda: un Conjunto Habitacional en Brasil. Em: José Carlos García Ramires; Sergio Flores Cerqueda; Miriam Jéssica Bazán Torres. (Org.). Perfiles sobre Envejecimiento - Gerontología para la vida activa: uma propuesta regional. 1ed.Lima. : Fondo Editorial UAP. 2016.v. II, p. 207-215.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ANTONIOSSI MONTEIRO, LUZIA CRISTINA; ZAZZETTA, M. S. ; FRANCISCO, J.. Imóveis Ociosos na Implementação de Políticas Habitacionais para Idosos. Direito Urbanístico e Justiça Urbana: cidade, democracia e inclusão social. 1ªed.São Paulo. Em: Organizado por Nelson Saule Junior e Henrique Botelho Frota.. (Org.). Anais do 7º Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico: direito urbanístico e justiça urbana: cidade, democracia e inclusão social.. 1ed.São Paulo. : Everton Viana. 2016.v. 1, p. 1269-1289.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro ⇔ Fabiana de Souza Orlandi (1.0)
        1. Zazzetta, Marisa Silvana ; JESUS, I. T. M. ; MONTEIRO, L. C. A. ; ORLANDI, FABIANA DE SOUZA. El Modelo Gerontologico de Vivienda: un Conjunto Habitacional en Brasil. Em: José Carlos García Ramires; Sergio Flores Cerqueda; Miriam Jéssica Bazán Torres. (Org.). Perfiles sobre Envejecimiento - Gerontología para la vida activa: uma propuesta regional. 1ed.Lima. : Fondo Editorial UAP. 2016.v. II, p. 207-215.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro ⇔ Sofia Cristina Iost Pavarini (1.0)
        1. LUCHESI, BRUNA MORETTI ; DUPAS, GISELLE ; MONTEIRO, LUZIA CRISTINA ANTONIOSSI ; MARQUES, SUELI ; PAVARINI, SOFIA CRISTINA IOST. Sentimentos e atitudes de crianças em relação aos maus tratos a pessoas idosas. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 15, p. 619-627, issn: 1518-1944, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53