Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Walburga dos Santos

Docente na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED UFSCar, campus Sorocaba). Doutora (2010) e Mestre (2005) em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo. Graduada (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, jogos e brincadeiras e comunidades quilombolas, coordenando pesquisa CNPq (Universal) na interface das áreas educação quilombola e infância. Participa da rede internacional de pesquisadores "Contextos Integrados em Educação Infantil" (FEUSP). Integra os grupos de estudos e pesquisas ?A criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença? (UFSCar-São Carlos), "Educação, Territórios Negros e Saúde" (UFSCar-Sorocaba) e Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais - GIAPE (UFSCar-Sorocaba). Participa do Fórum Paulista de Educação Infantil, compondo equipe de gestão atual (2015 - 2018). Realizou estágio de doutorado (sandwíche) no Instituto de Estudos da Criança - IEC da Universidade do Minho/ Braga, Portugal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 (29/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13560970 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518667
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2014-Atual. Criancas quilombolas e suas contribuicoes para a educacao das relacoes etnico-raciais e educacao quilombola
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo geral investigar no interior de uma comunidade quilombola quais as principais manifestações, produções, saberes e conhecimentos que circulam entre as crianças e colaborar teoricamente com o debate em torno da Educação das Relações Étnico-Raciais e da Educação Quilombola (não restrita à Educação Escolar) e suas contribuições para a área da Educação Infantil, observando as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Diretrizes para Educação Quilombola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Walburga dos Santos - Coordenador / Tizuko Morchida Kishimoto - Integrante / CARNEIRO, Maria Ângela Barbato - Integrante / Lúcia Maria dos Santos Lombardi - Integrante / Manoel Nelito M. Nascimento - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / Marcia Lucia Anacleto de Souza - Integrante / Mariana Martha Cerqueira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Walburga dos Santos.
    2. 2013-Atual. Interlocucao entre arte e ciencias da educacao na formacao de docentes de criancas de 0-10 anos: contribuicoes didaticas italianas e brasileiras da educacao infantil para a escola e da escola para a educacao infantil
      Descrição: O projeto visa analisar a organização do trabalho pedagógico no cotidiano das crianças em creches, pré-escolas e anos iniciais do ensino fundamental. As análises serão feitas à luz de: aula como experiência, aula como acontecimento, jogos de linguagem, didática heurística, didática exploratório-investigativa, didática da invenção, didática indisciplinar, formação docente em oficinas, formação docente em grupos de reflexão/investigação, construção das culturas infantis, organização do espaço físico, do tempo e dos materiais, destacando as contribuições educativas e didáticas da educação infantil para a escola e da escola para a educação infantil. Pretende também fazer uma interlocução profícua entre as ciências da educação e a arte, visando uma docência específica para a educação da infância de 0-10 anos e o desenvolvimento de um acervo científico-cultural por meio de publicações e traduções.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Walburga dos Santos - Integrante / Anete Abramowicz - Integrante / Adriana Alves da Silva - Integrante / Cármem Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Ana Lucia Goulart de Faria - Integrante / Antonio Miguel - Integrante / Guilherme Toledo - Integrante / Dario Fiorentino - Integrante / Elizabetta Nigris - Integrante / Franca Zucolli - Integrante / Agnese Infantino - Integrante / Gabriela Seveso - Integrante / Luisa Zecca - Integrante.
      Membro: Maria Walburga dos Santos.
    3. 2011-2013. Educacao e Sociologia da Infancia no Brasil: uma genealogia em construcao
      Descrição: Educação e Sociologia da Infância no Brasil: uma genealogia em construção. O presente projeto tem como foco central realizar uma genealogia no sentido de compor o campo da sociologia da infância brasileira por meio de um levantamento bibliográfico e análise de artigos e livros publicados a partir de 1947 e de entrevistas que serão realizadas com alguns pesquisadores nacionais vinculados à temática da criança, da infância, da educação infantil e da sociologia da infância. Pretendemos verificar quem são estes pesquisadores, quais são as publicações que apontam como pertencentes à sociologia da infância, quais as metodologias utilizadas, as epistemologias, os referenciais teóricos utilizados, bem como as temáticas que elegem de maneira a configurar o campo da sociologia da infância no Brasil. O recorte temporal foi escolhido por considerarmos o artigo de Florestan Fernandes com o seu trabalho denominado "As 'trocinhas' do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis" como um marco inicial no Brasil da discussão sobre a cultura da infância. Pretendemos traçar e cartografar a maneira pela qual a sociologia da infância no Brasil foi sendo constituída a partir das publicações dos autores nacionais. O trabalho de natureza teórica pretende apontar a partir dos artigos publicados e das entrevistas que serão realizadas uma configuração do campo da infância, procurando indicar de que maneira este campo se constitui e ao mesmo tempo apontar lacunas e possibilidades de pesquisa na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Walburga dos Santos - Integrante / Anete Abramowicz - Coordenador / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Debora de Barros Silveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Lucélio Ferreira Simeão - Integrante.
      Membro: Maria Walburga dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (38)
      1. Audiência Pública"Educação Infantil em luta: os riscos da política de conveniamento e terceirizações nas creches e pré-escolas de Sorocaba"."Educação Infantil em luta: os riscos da política de conveniamento e terceirizações nas creches e pré-escolas de Sorocaba". 2017. (Outra).
      2. III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.Direitos das Crianças à diversidade e às diferenças. 2017. (Seminário).
      3. VII Encontro dos fóruns de Educação Infantil Região Sudeste MIEIB.Planos e Ações dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Sudeste - MIEIB. 2017. (Encontro).
      4. Colóquio África-Brasil.Infância na História e historiografia brasileira: educação quilombola na contemporaneidade. 2016. (Simpósio).
      5. Formação CEI Aurindo dos Santos Freire.Pesquisas na Educação Infantil com enfoque no currículo e prática docente em uma sociedade contemporânea. 2016. (Outra).
      6. Seminário Diversidade de Gênero e de raça na Educação Infantil.Mesa "Gênero, raça e infância". 2016. (Seminário).
      7. XII ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN INICIAL E PREESCOLAR -.La investigaciòn científic y el desarrollo integral de la primera infancia. 2016. (Encontro).
      8. XII ENCUENTRO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN INICIAL E PREESCOLAR - "De la gestación al futuro: diversidade cultural y desarollo integral".Diversidad Cultural brasileña: niños quilombolas y sus juegos. 2016. (Encontro).
      9. IV Seminário de Educação Infantil e I Encontro do Curso de Especialização Docência na Educação Infantil.Formação Continuada - O curso de especialização docência em Educação Infantil. 2015. (Seminário).
      10. IV Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo e I Encontro do Curso de de Especialização em Docência na Educação Inf Infantil.Simpósio Temático Educação Infantil do campo - trabalho "Crianças quilombolas: infância e educação. 2015. (Seminário).
      11. Avaliação na Educação Infantil: onde queremos chegar.Concepções de Infância. 2014. (Encontro).
      12. II Seminário Infância Criança Indígena.O debate sobre infâncias indígenas nas formações de profissionais indígenas. 2014. (Seminário).
      13. IV GRUPECI : ética e diversidade na pesquisa:. 2014. (Seminário).
      14. IV Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Diversidade Humana e Sala de Aula: práticas pedagógicas. 2014. (Seminário).
      15. Nossos Olhares - II Assembleia de 2014 - Fórum Paulista de Educação Infantil.Ambientes, espaços e Educação Infantil. 2014. (Outra).
      16. 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2013. (Outra).
      17. Fóruns Permanentes UNICAMP: Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. 2013. (Outra).
      18. Fóruns Permanentes UNICAMP: Inclusão e diversidade: políticas atuais e desafios para o futuro.Programa de Ações Afirmativas - UFSCar. 2013. (Seminário).
      19. II Seminário Internacional: sociologia da infância.A sociologia da infância brasileira: uma genealogia em construção. 2013. (Seminário).
      20. Inclusão e Diversidade: políticas atuais e desafios para o futuro.Ações Afirmativas na Universidade Federal de São Carlos. 2013. (Outra).
      21. Mês da Consciência Negra - UFSCar Sorocaba."Quilombos, quilombolas". 2013. (Seminário).
      22. Reflexões sobe o Currículo da Educação Infantil. 2013. (Outra).
      23. Relações Etnico Raciais e Educação.Material Didáatico Pedagógico e Relações Étnico-Raciais. 2013. (Outra).
      24. Seminário Andifes.Apresentação do o Programa de Acolhimento e Apoio ao Estudante (PAAE) UFSCar. 2013. (Seminário).
      25. Seminário sobre formação de docentes da Educação Infantil. 2013. (Seminário).
      26. 12º Encontro do Fórum das Licenciaturas da UFSCar. 2012. (Outra).
      27. 35 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.O lúdico em uma comunidade quilombola: inspirações para a educação das relações étnico-raciais. 2012. (Outra).
      28. A rede em rede: a formação continuada na Educação Infantiill.O corpo e a expressividade das linguagens artísticas no currículo da Educação Infantil. 2012. (Seminário).
      29. II Forum of sociology: social justice and democratization.The Brazilian child and childhood in images and representations between years 1880 and 1940. 2012. (Outra).
      30. III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: políticas e desafios na produção da pesquisa.As crianças e suas infâncias na iconografia brasileira entre os anos 1180 e 1940. 2012. (Seminário).
      31. I Seminário Internacional sobre Infância e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.O plural da infância ? constituição, resistência e pesquisa com crianças. 2012. (Seminário).
      32. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social. Creche como novo espaço de socialização. 2012. (Congresso).
      33. VI Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2012. (Seminário).
      34. X Semana de Educação UFSCar.Educação e Identidade Quilombola. 2012. (Outra).
      35. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Docência e Condições de trabalho: pensando outras possibilidades educativas. 2012. (Encontro).
      36. Fóruns permanentes UNICAMP: ?Sustentar a práxis: a educação infantil como obra de arte?.Experiências exitosas em Educação Infantil: o exemplo do CEI Suzana Campos de Tauil?. Cidade Universitária ?Zeferino Vaz. 2011. (Outra).
      37. I Congresso de Ensino de Graduação da UFSCar. Educação das relações étnico-raciais: desafios da interculturalidade na UFSCar. 2011. (Congresso).
      38. Seminário Anual da Diretoria Regional de Educação Ipiranga ? Prefeitura do Município de São Paulo.Diversidade Cultural e Educação: veladuras no tempo presente. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. Santos, M. Walburga dos; MELLO, Suely Amaral ; ABRAMOWICZ, Anete ; TEBET, G. G. C. ; TOMAZZETTI, C. M.. VII COPEDI e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. Congresso
      2. Santos, M. W. ; Abramowicz, anete ; TOMAZZETTI, C. M. ; MELLO, S. A. ; BORIOLLO, B. ; FARIAS, M. A. ; Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos. VII Congresso Paulista de Educação Infantil III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. Congresso
      3. ABRAMOWICZ, Anete ; CRUZ, A. C. J. ; MORUZZI, A. B. ; SANTOS, M. W. dos ; SIMEAO, L. F. ; TEBET, G. G. C. ; RODRIGUES, T. C.. III Seminário Internacional: infância e diferença. 2014. Outro
      4. MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W.. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância. 2013. Outro
      5. ABRAMOWICZ, Anete ; CRUZ, A. C. J. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, T. C. ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, D. B. ; OLIVEIRA, F. ; TEBET, G. G. C. ; SANTOS, M. W. dos. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54