Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Daniel Silveira Pinto Nassif

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Universidade de São Paulo (2014). Foi professor titular da PUC Campinas no curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, Modelagem de crescimento de culturas, irrigação e drenagem atuando principalmente nos seguintes temas: evapotranspiração de culturas, modelagem de crescimento de culturas, cultura da cana-de-açúcar, irrigação de canaviais, mudanças climáticas, relações hídricas de culturas. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2015-Atual. EFICIENCIA DA PRODUCAO DA CANA-DE-ACUCAR BRASILEIRA: CENARIO ATUAL E PROJECOES FUTURAS BASEADAS EM MUDANCAS DE CLIMA, MANEJO DO SOLO E DE AGUA
      Descrição: O projeto pretende quantificar a eficiência da produção agrícola de cana-de-açúcar e o risco climático atual e projetar cenários agrícolas futuros considerando as especificidades regionais brasileiras e as tendências representativas quanto às opções de manejo de solo e água. O projeto pretende trabalhar com pelo menos três modelos de simulação para a cultura da cana-de-açúcar calibrada, buscando introduzir o conceito de incerteza nas simulações. Os cenários futuros serão traçados com base na técnica dos cenários agrícolas representativos, associando-o aos cenários climáticos futuros para cada região do Brasil. O projeto pretende também aprofundar a pesquisa básica em pelo menos uma das vertentes da simulação, focando o estudo das relações hídricas tanto em condição de campo como em laboratório. O projeto contribuirá para a resposta de questões específicas sobre opções de manejo de solo, mas principalmente, permitirá caracterizar a eficiência da produção agrícola da cana-de-açúcar na forma de um atlas nacional disponibilizado via Internet, bem como os cenários futuros mais prováveis para o setor. Entende-se que o produto permitirá melhor compreender especificidades regionais produção nacional, contribuir no estabelecimento de prioridades de pesquisas, orientar investimentos privados para superar os gargalos regionais, e embasar os tomadores de decisão na esfera pública e privada para a realização de investimentos, planejamento de custos ou na formulação de políticas públicas. Entende-se que a equipe multidisciplinar da proposta e a temática tratada podem embasar a formação de um novo núcleo emergente de pesquisa envolvendo a análise integrada de sistemas agrícolas baseada em modelos de simulação, abordando as áreas de agrometeorologia, geoprocessamento, economia, fitotecnia, solos e irrigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Silveira Pinto Nassif - Integrante / Fábio Ricardo Marin - Coordenador / Luiz Roberto Angelocci - Integrante / Jorge L Donzelli - Integrante / Marcos Vinicius Folegatti - Integrante / Felipe Gustavo Pilau - Integrante / Rafael Vasconcelos Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniel Silveira Pinto Nassif.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. VII Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica 2017.Modelagem com padrões hídricos e dados climáticos relacionado às culturas agrícolas. 2017. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49