Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Juliana Rezende Torres

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2013) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia, Formação inicial e permanente de Professores, Abordagem Temática Freireana, Currículo e Educação Ambiental Crítico-Transformadora. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 (08/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295901 URL da Homepage: julianart@ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2013-Atual. A investigacao de praticas de educacao ambiental criticas na escola como subsidio a formacao docente em Ciencias e Biologia
      Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo a localização de práticas de educação ambiental escolar a partir do levantamento e análise de trabalhos apresentados em eventos e periódicos da área, tendo em vista subsidiar a formação inicial e permanente em Ciências e Biologia, em uma perspectiva crítico-transformadora. Esta pesquisa tem sua relevância na medida em que MEIO AMBIENTE passa a ser um tema transversal de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais voltados ao ensino fundamental, bem como passa a configurar-se como uma temática interdisciplinar que deve perpassar o currículo em todos os níveis e modalidades de ensino, de acordo com a institucionalização da Política Nacional de Educação Ambiental ? PNEA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliana Rezende Torres - Coordenador / Gladis T. Slonsky - Integrante / Juliana Maria de Almeida Carvalho - Integrante / Gabriele Garcia - Integrante.
      Membro: Juliana Rezende Torres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Encontro).
      2. VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID.Construindo a igualdade de gênero na rede pública através do PIBID. 2016. (Encontro).
      3. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A investigação de temas geradores para a inserção da dimensão ambiental crítico-transformadora na educação escolar. 2015. (Encontro).
      4. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A presença de Gaston Bachelard na área de Educação Ambiental: uma revisão em periódicos nacionais. 2015. (Encontro).
      5. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Dificuldades e avanços.Subprojeto Biologia EEB Benedicto Leme Vieira. 2015. (Encontro).
      6. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Prática como componente curricular em debate: a formação de professores de Ciências e Biologia em universidades do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. 2015. (Encontro).
      7. II Simpósio sobre Estágio Curricular nos cursos de Licenciatura.Abordagem Temática Freireana: ensinando Ciências a partir de uma "situação-limite". 2014. (Simpósio).
      8. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II EREBIO R-1.Perspectiva de ensino crítico em Ciências: uma experiência docente a partir da Abordagem Temática Freireana. 2014. (Encontro).
      9. Encontro PIBID UFSCar Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres Docentes.Práticas disciplinares e interdisciplinares no PIBID: limites e possibilidades. 2013. (Encontro).
      10. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Um panorama sobre as "Práticas como Componente Curricular" no curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC. 2013. (Encontro).
      11. VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.Abordagens e referenciais em Pesquisas de Educação Ambiental escolar: a produção acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFSC (1999 a 2010). 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. TORRES, Juliana Rezende. III Simpósio de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas da UFSCar Sorocaba. 2016. (Outro).. . 0.
      2. CORROCHANO, M. C. ; COUTINHO, L. C. S. ; TORRES, Juliana Rezende. Mesa Redonda "Perdas e Danos: Escola sem Partido, PEC 55, Projeto de Nação". 2016. Outro
      3. TORRES, Juliana Rezende. II Simpósio sobre Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura UFSCar Sorocaba. 2014. (Outro).. . 0.
      4. MENDONCA, V. M. ; SANTOS, I. M. S. A. ; CORROCHANO, M. C. ; TORRES, Juliana Rezende. Rodas de Conversa do Departamento de Ciências Humanas e Educação - UFSCar Sorocaba. 2013. Outro
      5. TORRES, Juliana Rezende. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).. . 0.
      6. TORRES, Juliana Rezende. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Congresso).. . 0.
      7. TORRES, Juliana Rezende. II Ciclo de Debates sobre a profissão Biólogo. 1999. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52