Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Eduardo Conegundes de Souza

Possui Bacharelado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos, atuando principalmente nos seguintes temas: música e cultura popular brasileira em diálogo com e as áreas de educação musical, educação não-formal e memória. É músico, arranjador e membro fundador da Associação de Samba Cupinzeiro. Em 2014 iniciou doutorado vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP. Seu projeto de pesquisa está vinculado ao Projeto Temático: "Vida e Presença: os corpos em arte" coordenado pelos Professores Doutores Renato Ferracini e Ana Cristina Colla, ambos do LUME teatro. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3239770090282655 (03/11/2016)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Artes e Comunicação. Rod. Washington Luís (SP-310), Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2014-Atual. Cancao, Performance e Acao Fisica: em busca da poetica do corpo-em-arte.
      Descrição: A partir de estudos que buscam compreender a performance como elemento diretamente envolvido na produção de sentido da canção, considerando-a enquanto unidade que se constitui por um triângulo estético e semiótico formado pelo texto, melodia e performance, pretendemos pensar as ações do corpo e seu potencial poético quando envolvido integralmente na performance do cantor para o contexto da canção popular. Nesse sentido, buscaremos o entendimento dos efeitos de presença enquanto possibilidade de um aumento de intensidade e capacidade de tocar e ser tocado, não só no que se refere a matéria (corpo orgânico), mas também na dimensão dos afetos, na dimensão do que iremos focar para a produção do corpo em arte. Embora tradicionalmente a formação/atuação musical e teatral venham sendo tratadas de modo estanque, busco aqui uma aproximação que pode se fundamentar a partir de uma base conceitual ligada a idéia de presença e a produção de efeitos de presença enquanto intensidade de vida e, portanto, enquanto estado capaz de conduzir fluxos de energia entre os produtores, espectadores e participantes de manifestações culturais e artísticas coletivas. Nesse sentido, essa proposta pretende lançar um novo olhar sobre o termo manifestação cultural tal qual tenho vivenciado como músico inserido em manifestações coletivas tais como a roda de samba e parto a buscar uma aproximação com a idéia de performance: enquanto acontecimento estético (intra-entre-corpos); enquanto elemento constituinte de uma forma: ?não fixa nem estável, uma forma-força ou dinamismo formalizado tal como coloca ZUMTHOR, 2007. Ou seja, a performance enquanto constitutiva de um todo híbrido e irredutível de elementos, impossíveis de serem decompostos, a não ser por um esforço didático.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Conegundes de Souza - Coordenador / Renato Ferracini - Integrante.
      Membro: Eduardo Conegundes de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena Instituto de Artes - UNICAMP.Mímesis Corpórea: cruzamentos e atualizações. 2016. (Seminário).
      2. V Simpósio Internacional - Reflexões Cênicas Contemporâneas.Corpo e Processos Descoloniais. 2016. (Simpósio).
      3. IV Encontro de Educação Musical.Prática Cultural e Extensão Universitária: a roda de samba como espaço de sociabilidade e aprendizado musical não formal.. 2011. (Encontro).
      4. I Congresso Paulista de Extensão Universitária e III Congresso de Extensão Universitária da Unicamp realizado na UNICAMP. Roda de Samba: cultura, sociabilidade e educação musical não formal.. 2010. (Congresso).
      5. I Fórum Paulista de Cultura e Extensão Universitária. 2010. (Outra).
      6. Política de Extensão, Memória Cultural e Educação Não Formal.Política de Extensão, Memória Cultural e Educação Não Formal: um olhar sobre um projeto em andamento - PROEXT/Cultura - Roda de Samba ? Cultura, Sociabilidade e Educação Não-formal.. 2010. (Seminário).
      7. Seminário ProExt Cultura SP: Politicas Públicas de Extensão Universitária.Roda de Samba: cultura, sociabilidade e educação musical não formal.. 2010. (Seminário).
      8. VI Seminário Sobre Linguagens - Políticas de Subjetivação - Educação:.Linguagem Diversidade e Contexto: um olhar para a experiência na formação do músico educador.. 2010. (Seminário).
      9. XIII Encontro Estadual de História.Roda de Samba: Espaço da Memória, Educação Não Formal e Sociabilidade - Uma proposta de extensão universitária. 2010. (Encontro).
      10. 15 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. SOUZA, Eduardo Conegundes de.; FERRACINI, R. ; COLLA, A. C.. V Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas. 2016. Congresso
      2. SOUZA, Eduardo Conegundes de.. I Encontro de Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50