Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Joao Carlos Massarolo

João Carlos Massarolo: cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3308336910966465 (20/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1992-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Artes e Comunicação. Washington Luis, Km 235 Cidade 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13562150 Telefone: (16) 33518141 Ramal: 8141 Fax: (16) 33512081 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2015-Atual. ?Pratica de binge watching nas multiplataformas?
      Descrição: Esta proposta de trabalho tem como objetivo observar, analisar e discutir as novas experiências de consumo dos fãs de seriados nas multiplataformas, buscando identificar através do estudo das redes discursivas dos seriados 3% (Youtube, 2011; Netflix, 2016) e Magnífica 70 (HBO, 2015-presente), os novos padrões de engajamento. Nos últimos anos, as mudanças no sistema de distribuição de conteúdo audiovisual online via streaming, através de serviços de vídeo sob demanda (VOD ? video on demand), alterou a dinâmica espectatorial, o mercado de distribuição e a indústria audiovisual. Essas mudanças contribuíram para o surgimento de novas formas de visualização de conteúdo ? que se tornam personalizados, únicos e exclusivos, acessíveis em qualquer lugar, à qualquer hora e por diferentes plataformas. Para o pesquisador Chuck Tryon (2014, p. 03), na cultura sob demanda ?os textos midiáticos circulam de forma mais rápida, barata e abrangente que antes, conduzindo para uma noção utópica onde se imagina o potencial de filmes e programas televisivos acessíveis em qualquer lugar?. Nessa perspectiva, esta proposta concentra-se no estudo do hábito de binge watch (ato de assistir compulsivamente em tradução livre) ou media marathoning (maratona de mídias em tradução livre), por ser uma das principais formas de consumo audiovisual praticado pelos fãs de séries nas plataformas de vídeo sob demanda (MATRIX, 2014). Essa prática de fãs remonta aos anos 1970, quando são lançados os equipamentos caseiros de reprodução de áudio e vídeo. Nessa época, as maratonas de filmes ou seriados eram realizados pelos fandoms nas convenções dedicadas às franquias de sucesso. O circuito de exibição alternativo também restringia-se, em geral, a exibições de cópias de qualidade duvidosa em 16mm, que pela raridade, de séries que já não se encontravam mais na televisão, angariavam grandes públicos, tornando tais maratonas eventos sociais de confraternização coletiva (idem). Para Jesse (2015), com o surgimento do home-video na década de 1980, os fãs começaram a ter um maior acesso a conteúdos audiovisuais fora da programação televisiva e do cinema, e passaram assistir horas seguidas de suas obras favoritas, seja de forma individual, ou coletiva, na própria casa ou em grandes eventos de comunidades de fãs. Mittell (2012), observa que nesse período a televisão 2 começou a buscar uma complexidade maior em seus programas visando atrair o público, tornando a reassistência um hábito que ultrapassa a fruição de um produto num horário determinado, o que permitiu a realização de maratonas nas convenções de fãs. Assim, os fãs transformam uma atividade que, em sua origem, era uma prática social em grupo numa prática individual. Para Jenkins (1992) o videoteipe permitiu aos fãs exercerem um controle sobre a programação televisiva, assistindo séries da forma que quiserem e como desejarem. Com o advento da internet, os fãs de séries levariam esse hábito para o compartilhamento e consumo de temporadas inteiras através de downloads efetivados em sites, redes sociais e softwares P2P. As redes de televisão, por sua vez, para resgatar os telespectadores que migraram para as multiplataformas, fazem uso do binge watch para realizar, de maneira frequente, maratonas de reprises de séries populares. Outra estratégia adotada pelas emissoras é de promover maratonas de temporadas inteiras ou de alguns episódios chave como forma de criar demandas por temporadas completas em DVD (PENA, 2015). Segundo Perks (2015), a evolução da tecnologia de produção e das plataformas de exibição fez surgir os atuais serviços de vídeos sob demanda, como o Netflix, que, pela primeira vez, fornecem aos fãs a oportunidade de assistirem (ou reassistirem) séries, não se importando com a sua antiguidade ou se foi pensada para ser consumida daquela maneira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / MESQUITA, DARIO - Integrante / Carolina Rezende - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    2. 2014-2015. Comunidades de fas e suas redes discursivas: um estudo sobre as series ficcionais ?Sessao de Terapia? e ?O Negocio?
      Descrição: 3) Apresentação A proposta de trabalho ?Comunidades de fãs e suas redes discursivas: um estudo sobre as séries ficcionais ?Sessão de Terapia? e ?O Negócio??, tem como objetivo observar as práticas comunicativas nas comunidades estudadas, levando em consideração que as comunidades de fãs, diante da imediaticidade das mídias e do grande fluxo de informação no ambiente online, constituem-se em espaços sociais formados por vínculos de laços efêmeros e temporários, caracterizadas pela diversidade de vozes e discursos ? resultado de sujeitos que navegam por diferentes espaços sociais, conforme demandas e contingência do dia-a-dia (ALLAN, 1996). Nesta perspectiva, comunidades de fãs podem ser definidas como agrupamentos sociais constituídos por atores humanos e as plataformas midiáticas em torno de um tema em comum, mas atravessados por contradições e tomados pela diversidade discursiva de seus membros. Os agrupamentos sociais são marcados pela mobilidade dos atores e pelo grande fluxo de informações e, portanto, não podem ser assumidos como entidades fixas, mas como redes, com seus ?fluxos, circulações, alianças, movimentos? (LATOUR, 2012). As redes discursivas são formadas por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (DEGENNE; FORSE; 1999). Nas comunidades de fãs, a rede discursiva se constitui essencialmente pela movimentação dos sujeitos pelas plataformas de mídia, incluindo todo um ecossistema construído por websites, fóruns, blogs, etc., - que se forma em torno do programa de preferência. Essa prática midiática permite avaliar os rastros deixados por esses atores, moldando o sentido das associações criadas, expondo contradições e discursos compartilhados. As comunidades de fãs se constituem como redes discursivas, ?cujos sentidos estabelecidos se relacionam numa materialidade própria, linguística e imagética, entre a repetição do mesmo e a aparência do novo, entre a liberdade e a interdição, entre o possível e o impossível de dizer? (HENGE, 2009, p. 97). A partir dos estudos sobre comunidades de fãs e sua redes discursivas, pretende-se também aprofundar as discussões teóricas sobre as narrativas transmídia, compreendidas a partir de suas extensões midiáticas em diversas plataformas. Essas extensões se configuram para além do sistema fechado da narrativa e são capazes de articular novas trilhas de informação que conduzem os fãs por formas diversificadas de participação, como as comunidades. Assim, as extensões midiáticas se constituem uma rede emergente e autônoma em torno das narrativas transmídias, relacionando-se com outras redes e nós da cultura participativa. O corpus de pesquisa será formado pelas séries ficcionais brasileiras para TV paga: Sessão de Terapia (GNT) e O Negócio (HBO) . A escolha deve-se ao fato de que ambas obtiveram êxito junto ao publico e uma continuidade das temporadas. Esse fator possibilita a expansão do mundo narrativo e a manifestação de fãs agrupados para organizar e discutir as informações dispersas no seriado ou nas extensões narrativas desenvolvidas entre as temporadas . Levou-se em consideração também a repercussão observada entre os fãs das séries, que se manifestam principalmente em comunidades e redes sociais. O foco das análises sobre Sessão de Terapia se concentra na sua terceira temporada (a primeira sem a adaptação de roteiros) e em O Negócio será priorizada a segunda temporada, visando, em ambas, constatar o desenvolvimento da cultura fã. As séries possuem estéticas e temáticas distintas: questões comportamentais em Sessão de Terapia e o marketing de mercado aplicado ao mundo da prostituição em O Negócio. 4) Objetivos Esta proposta pretende analisar as comunidades de fãs das séries ?Sessão de Terapia? e ?O Negócio? e suas redes discursivas, no período 2014/2015, com o objetivo de obser. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Glauco TOLEDO - Integrante / Analú Bernasconi Arab - Integrante / Naia Sadi - Integrante / gustavo padovani - Integrante / Giovana Milanetto - Integrante / Cíntia Maria - Integrante / Ramon Queiroz Marlet - Integrante / Ana Heloísa Pezolloto - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    3. 2014-Atual. Laboratorio de pesquisa sobre a producao seriada audiovisual brasileira para plataformas transmidia
      Descrição: RESUMO Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Arthur Autran - Integrante / Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Cíntia Maria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes sociais e extensões transmídia; c) Mapeamento dos centros de mídias, com suas produtoras, canais de exibição e plano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Dario de Souza Mesquita Junior - Integrante / João Carlos Massarolo - Coordenador / Analú Arab - Integrante / Naiá Sadi Câmara - Integrante / Gustavo Padovani - Integrante / Giovana Milaneto - Integrante / Cíntua Murta - Integrante / Gabriela Trombeta - Integrante / Lucas Procópio Caetano - Integrante / Sérgio Nesteriuk - Integrante / Maresssa Basso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Dario de Souza Mesquita Junior.
    4. 2012-2013. OBITEL UFSCar
      Descrição: Título da proposta: ?A ficção seriada brasileira na TV a cabo? 3) Apresentação Os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural permitiram o surgimento de novas plataformas de produção para o entretenimento, tais como canais de TV a cabo e via satélite. A crescente fragmentação das audiências e o acelerado desenvolvimento tecnológico sinalizam para um futuro de globalização da produção audiovisual. Neste contexto, os grandes conglomerados de mídia tendem a explorar os novos e promissores mercados de nicho da TV a cabo e via satélite, utilizando as novas plataformas de entretenimento para transformar a narrativa seriada televisiva num portal de acesso a conteúdos interconectados. Além da smart TV , existem os consoles que se propõem a serem novos centros de mídia e os tablets que estão sendo usados experimentalmente como segunda tela (no Xbox isso já é possível tendo qualquer aparelho com Windows 8, Android ou iOS), assim como serviços de vídeo on-demand, que rodam em diversos dispositivos. As plataformas de canais de TV a cabo e via satélite estimularam um movimento de complexificação da estrutura narrativa seriada televisiva, como atesta o sucesso das séries Família Soprano (1999 ? 2007, HBO) e Lost (2004 ? 2010, ABC). Essas séries extrapolaram o nicho de mercado da TV a cabo e despertaram a curiosidade do grande público, tanto em relação ao destino das personagens quanto a representação de mundos possíveis. No artigo intitulado ?Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea?, o pesquisador norte-americano Jason Mittel afirma que: Para os canais a cabo como a HBO, programas complexos como The Wire, Oz e Deadwood podem não ter o status de um (Família) Sopranos, mas seu prestígio ultrapassa a imagem do próprio canal como mais sofisticado do que a televisão tradicional e, dessa forma, valem um prêmio mensal (e revertem em vendas de DVD na sequência).(MITTEL, 2012, p. 34) Neste sentido, a convergência midiá. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Dario MESQUITA - Integrante / Francisco Trento - Integrante / Maira V. Gregolin - Integrante / Gabriel Correa - Integrante / Naia Sadi - Integrante / Leonardo Andrade - Integrante / Marina Rossato Fernandes - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    5. 2011-2011. O potencial educativo da cognicao ludica em midias locativas e games
      Descrição: . Resumo As tecnologias computacionais informativas e comunicativas (TICs) e as novas interações em rede estão transformando a paisagem do mundo em todas as suas dimensões, na economia, na política, na ciência, na cultura, na sociabilidade e na educação com repercussões profundas nas formas de vida, nos modos de aprender, nas subjetividades, nos corpos e no psiquismo. Este projeto visa enfrentar as transformações tecnológicas que incidem sobre a educação e os novos modos de aprender. Aliás, este é um dos problemas brasileiros mais nevrálgicos, problema que agora ganha contornos inusitados reclamando por estratégias corajosas e originais. O uso eficaz das TICs na educação envolve bem mais do que meramente fornecer dispositivos computacionais e conexões à rede. Muitas questões e recursos adicionais estão implicados, especialmente questões de conteúdo, de transmissão, de treinamento que envolvem também estruturas comunitárias e institucionais. O computador hoje não se limita mais ao desk ou lap top. Os dispositivos móveis, celulares, tablets, dotados de recursos de geolocalização agregam conteúdo digital a uma localidade, servindo para funções de monitoramento, mapeamento, localização, anotação e jogos. Dessa forma, pessoas, lugares e objetos passam a dialogar com dispositivos informacionais, enviando, coletando e processando dados a partir de uma relação estreita entre informação digital, localização e artefatos digitais móveis. Isso é chamado de mídias locativas. Tirando proveito do papel que o lúdico desempenha na cognição e na aquisição de conhecimento, este projeto pretende criar conteúdos educativos em mídias locativas e games, integrando-os devidamente nas atividades regulares de ensino em escolas da rede pública estadual.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / lucia Santaella - Integrante / José Armando Valente - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    6. 2011-2011. CAPES MECD-DGU Brasil/Espanha 2011
      Descrição: A proposta de atividades ?Narrativa transmídia e a Mobilidade? visa debater como o fenômeno das mídias móveis (TV Móvel, Celulares, IPAD, Videogames, narrativas móveis ou de geolocalização, realidade aumentada e as mídias locativas, entre outros dispositivos), está transformando a indústria de mídia e a sociedade como um todo, utilizando estratégias da cultura participativa para estimular o ativismo digital e a mobilização transmídia. A perspectiva adotada nesta proposta de atividades pressupõe a coexistência da narrativa transmídia e as mídias móveis por um período de tempo indefinido, num sistema de retroalimentação que visa expandir os potenciais de participação e uma maior diversidade cultural. Nesse processo, o deslocamento transversal de conteúdos através das plataformas de mídia móvel favorece a distribuição do conteúdo em redes narrativas interligadas, com possíveis entradas no mundo criado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador / Maria Immacolata V. Lopes - Integrante.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    7. 2010-Atual. Narrativa transmidia e Midias Moveis: Um estudo sobre os novos paradigmas da producao audiovisual para multiplataformas
      Descrição: Resumo O projeto de pesquisa ?Narrativa transmídia e Mídias Móveis? visa debater como o fenômeno da mobilidade (Tablets e Smartphones, entre outros dispositivos), está transformando a indústria de mídia e a sociedade como um todo, utilizando estratégias que buscam estimular e mobilizar a participação dos usuários. A perspectiva adotada nesta pesquisa pressupõe a coexistência da narrativa transmídia e as mídias móveis por um longo período de tempo ainda, num sistema de retroalimentação que visa expandir os potenciais de participação e uma maior diversidade cultural. Narrativa transmídia é a arte de construir mundos que se desdobram por múltiplas plataformas de mídia. O deslocamento transversal desse conteúdo através das diferentes plataformas de mídia móvel permite a sua distribuição por meio de redes narrativas interligadas. Essa lógica transforma a narrativa transmídia e as mídias móveis em um novo paradigma para o entretenimento audiovisual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.
    8. 2002-2003. O Povo e a Representacao Popular no Cinema da Retomada
      Descrição: Nesta pesquisa a temática do povo e da representação popular no ?cinema da retomada? é analisada na perspectiva teórica-metodológica da Análise do Discurso. Nesta abordagem das relações do cinema com a realidade, a representação popular é vista como uma construção discursiva e a natureza da realidade representada como efeito de sentido. Nos filmes analisados, os cineastas ocupam uma posição política, social e estética próxima do povo, mas não transformam o oprimido num agente da revolução. Os filmes selecionados (Abril Despedaçado, Cidade de Deus, Doméstica, o Filme e O Invasor), produzem leituras diferenciadas das classes populares, atestando a existência de falas múltiplas e diferenciadas que expressam a voz dos novos sujeitos do discurso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: João Carlos Massarolo - Coordenador.
      Membro: Joao Carlos Massarolo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. São Carlos / 1968: Matizes de Uma Luta, Programa de Fomento ao Cinema Paulista.. 2004.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    2. "O QUINTAL DOS GUERRILHEIROS" - PROJETO DE FILME DE CURTA-METRAGEM (35 MM, COLORIDO, 15 MIN, SECRETARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES AUDIOVISUAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA - MINC.. 2003.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    3. Orientador da Monografia: ?Programação Educativa Destinada à Televisão Interativa? - Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, INTERCOM.. 2003.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    4. Escolha Fatal - 1o Lugar na categoria: Cinema e Vídeo Modalidade: Vídeo Cientifico., IX Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, no Congresso da INTERCOM/2002. UNEB.. 2002.
      Membro: João Carlos Massarolo.
    5. A Interatividade na TV Digital: Um estudo preliminar- Prêmio INTERCOM de incentivo à Pesquisa de Graduação em Comunicação Social, XI INICIACOM: Jornada Vera Giangrande de Iniciação Cientifica em Comunicação Social. Salvador - Ba.. 2002.
      Membro: João Carlos Massarolo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (102)
    1. 21 FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul.Plataformas latino-americanas de vídeo sob demanda. 2017. (Outra).
    2. 26ª Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).FLUXOS SOB DEMANDA NAS PLATAFORMAS TELEVISIVAS: UM ESTUDO DO GLOBO PLAY. 2017. (Encontro).
    3. FORCINE - Fórum brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Convergência e múltiplas plataformas na grade curricular: teoria e prática nos cursos de cinema e audiovisual. 2017. (Congresso).
    4. Mesa de Debates: Igualdade e Representatividade. Redes sociais e as guerras culturais. 2017. (Feira).
    5. Rede de Debates Geminis.Mediador. 2017. (Encontro).
    6. Redes Digitais e Culturas Ativistas.Ativismo de dados em plataformas transmídia. 2017. (Encontro).
    7. SEBRAE - FEIRA DO EMPREENDEDOR 2017 (STARTUP WORLD). Startup Audiovisual. 2017. (Feira).
    8. SET EXPO 2017 - 29º Congresso de Tecnologia. Startups do Audiovisual: oportunidades e novos modelos de negócios. 2017. (Congresso).
    9. SOCINE.CINE.AR: plataforma transmídia do cinema argentino. 2017. (Encontro).
    10. TeleVisões. LiveTransmídia: as novas formas de produção de conteúdo e engajamento em multiplataformas. 2017. (Congresso).
    11. TeleVisões. Autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo sob demanda. 2017. (Congresso).
    12. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Letramento Transmídia. 2017. (Congresso).
    13. Compós 2016 - 25 Encontro Anual da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.Video sob Demanda: uma nova plataforma televisiva. 2016. (Encontro).
    14. II Jornada Internacional Geminis. Grupo de Estudos sobre midias interativas em Imagem e Som. 2016. (Congresso).
    15. II Jornada Internacional Geminis. A televisão aberta em Crise?. 2016. (Congresso).
    16. II Jornada Internacional Geminis. Perspectivas dos estudos de dramaturgia da televisão. 2016. (Congresso).
    17. II Jornada Internacional Geminis. Marco regulatório dos serviços de video sob demanda no Brasil. 2016. (Congresso).
    18. Red Ibero Americana de narrativas Audiovisuales. Mesa 02 B (30/03, 14h, sala 71). 2016. (Congresso).
    19. Revisão Critica da Transmídia.Arranjos produtivos locais como espaço de experimentação transmídia. 2016. (Seminário).
    20. Semana da Consciência Negra.Afetos da Cidade. 2016. (Outra).
    21. Telas Fórum. 2016. (Seminário).
    22. VI Fórum da Internet no Brasil.Direitos Autorais no ambiente dos Serviços de Video sob Demanda. 2016. (Outra).
    23. XII Congresso do Forcine. Dramaturgia da ficção seriada para multiplataformas. 2016. (Congresso).
    24. XI SEMINÁRIO iNTERNACIONAL OBITEL. 2016. (Seminário).
    25. XXXIX Congresso Intercom São Paulo - SP. Ativismo nas Plataformas de Vídeo On Demand. 2016. (Congresso).
    26. Compós 2015.Vida (Trans) Midiática. 2015. (Encontro).
    27. I Fórum Séries e Webséries BR.Lei da TV Paga e o panorama do mercado audiovisual brasileiro (coordenador). 2015. (Outra).
    28. I Fórum Séries e Webséries BR.Laboratório de webséries - lenda urbana, historia do conver o e Cine S/A (coordenador). 2015. (Outra).
    29. I Fórum Séries e Webséries BR.Produção Audiovisual seriada - criação e criatividade (coordenador). 2015. (Outra).
    30. Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais.GT de apresentações da modalidade Paper. 2015. (Simpósio).
    31. Telas Fórum. 2015. (Congresso).
    32. CineUFSCar apresenta: The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz.Cultura participativa x cultura coorporativa. 2014. (Outra).
    33. COMPÓS 2014. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA. 2014. (Congresso).
    34. III Fórum Transmídia.Games, 2nd Screeen, TV Digital e Mobile. 2014. (Outra).
    35. III Jornada Nacional Tecnologia, Novas Mídias e o Ensino em suas rede discursiva.Comunidades de fãs como redes de aprendizagem participativa. 2014. (Simpósio).
    36. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). Serialidade e Narrativa Transmídia. 2014. (Congresso).
    37. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). Produção de Fãs e Cultura Participativa. 2014. (Congresso).
    38. Obitel 2014.Obitel 2014. 2014. (Seminário).
    39. Semana Rodolpho Telarolli.¨Cultura e Economia Criativa: impactos do vale cultura¨. 2014. (Encontro).
    40. XII Congreso de la Associción Latinoamericana de Investigador4s de la Comunicación. Estratégias conemporaneas do storytelling para múltiplas plataformas. 2014. (Congresso).
    41. "Atuação realista para teatro e cinema"."Atuação realista para teatro e cinema". 2013. (Outra).
    42. (CON)VIVER COM ARTE(MANHAS).A LInguagem do Cinema. 2013. (Encontro).
    43. 21o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica - SIICUSP.As estratégias econômicas e estéticas dos blockbusters high concept baseados em histórias em quadrinhos de super-heróis. 2013. (Simpósio).
    44. XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2013.Imersão em Realidades Ficcionais. 2013. (Encontro).
    45. Forcine - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. 2013. (Encontro).
    46. IV Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva.Ficção seriada brasileirra na TV Paga em 2012. 2013. (Encontro).
    47. Rede de Debates GEMInIS ? Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano.Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano. 2013. (Outra).
    48. SOCINE 2013.Serialidade e a ficção seriada brasileira pra TV a cabo (2012/2013). 2013. (Encontro).
    49. CICLO DE FILMES COMENTADOS: CINEMA E GASTRONOMIA.Ética e Estética no filme Festa de Familia. 2012. (Encontro).
    50. Design da Narrativa de Games.Reder de Debates Geminis. 2012. (Encontro).
    51. EPTV na Escola.Redes Sociais: Caminho para um Mundo Novo?. 2012. (Encontro).
    52. II Fórum Transmídia Experience.Transmídia Precisa de Manual do Usuário? Games, ARGs?. 2012. (Outra).
    53. II Simpósio dos cursos de Comunicação: linguagens midiáticas e Letras: Novas tecnologias e linguagens midiáticas..Novas tecnologias e linguagens midiáticas: a inovação em pesquisa e no mercado de trabalho. 2012. (Simpósio).
    54. Intercom 2012 - XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Marketing Digital e a Recontextualização dos Storytellings da Marca. 2012. (Congresso).
    55. Novas Mídias e o Ensino Superior - Fóruns Permanentes Ensino Superior ( UNICAMP ).Os estudos sobre a narrativa transmídia: panorama e perspectivas. 2012. (Outra).
    56. Rede de Debates GEMInIS ? Ativismo Digital.Ativismo Digital. 2012. (Encontro).
    57. Storytelling e transmídia para marcas: ferramentas para envolver e vender.Narrativa Transmídia. 2012. (Outra).
    58. XV Feira de Profissões da UNESP.Apresentação do Curso de Graduação em Imagem e Som, da UFSCar. 2012. (Outra).
    59. XVI ENCONTRO SOCINE - 2012.Expandindo a experiência transmidiática do cinema: aplicativos e filmes. 2012. (Encontro).
    60. XVI ENCONTRO SOCINE - 2012.Cinema, Midias Digitais. 2012. (Encontro).
    61. 14ª Semana de Comunicação Social (Uninorte) - ?Comunicação 360° Graus - Centro Universitário do Norte.Ativismo transmídia, cultura da participação e economia criativa. 2011. (Encontro).
    62. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.GEMInIS - V Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCar. 2011. (Oficina).
    63. Encontro Geminis.?A lógica da colaboração no processo criativo?. 2011. (Encontro).
    64. IV Encontro de Estudos da LInguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Abril Despedaçado: mundo ficcional e conduções de produção do discurso. 2011. (Encontro).
    65. Legislação e mercado audiovisual.Novas Mídias, Economia Digital. 2011. (Outra).
    66. SOCINE SP.Estratégias de mobilização transmídia. 2011. (Encontro).
    67. Socine - XIV Estudos de Cinema e Audiovisual. Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia. 2011. (Congresso).
    68. UFPB - Departamento de Comunicação.Gameficação da Vida. 2011. (Outra).
    69. VI Ciclo de Estudos em Design - Design para Mídias Móveis.Sinergias entre o ativismo transmídia e as mídias locativas. 2011. (Encontro).
    70. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO MIDIAS LOCATIVAS E TRANSMÍDIA DE QUE MEIOS E MENSAGENS ESTAMOS FALANDO.Narrativas Transmídias Geolocalizadas. 2011. (Seminário).
    71. XIX Congresso de Iniciação Científica (CIC). PEIXONAUTA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ANIMAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Congresso).
    72. Acontecimento Discursivo e Documentário.São Carlos / 68. 2010. (Encontro).
    73. EPTV NA ESCOLA.CONECTAR, NAVEGAR, TRANSFORMAR. 2010. (Encontro).
    74. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.Estética cinema na América Latina. 2010. (Outra).
    75. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.O nó da distribuição e expansão das salas. 2010. (Outra).
    76. Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM/2010.Indústria Audiovisual e Economia. 2010. (Outra).
    77. FORCINE. Realização de Projeto. 2010. (Congresso).
    78. INTERCOM. Franquia Transmídia: O Futuro da Economia Audiovisual nas Mídias Sociais1. 2010. (Congresso).
    79. m-Todos: Tendências e Oportunidades da Mobilidade Digital.Narrativa Transmídia: A Arte de Construir Mundos. 2010. (Encontro).
    80. SOCINE. Narrativa Transmídia: A Arte de Construir Mundos. 2010. (Congresso).
    81. 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TELEVISÃO DIGITAL.TV Digital: Um Meio de Recepção Aperfeiçoado ou Uma Tecnologia Emergente?. 2009. (Simpósio).
    82. Ciclo de Tutorais de Computação - USP / Sâo Carlos.Breaking the Code: Alan Turing e os contos de fadas. 2009. (Outra).
    83. FAM - Festival Audiovisual Mercosul.Cultura da convergência: um novo paradigma do entretenimento audiovisual. 2009. (Encontro).
    84. Feira das Profissões - UNESP - Araraquara.Curso Imagem e Som. 2009. (Outra).
    85. INTERCOM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO. A Indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital. 2009. (Congresso).
    86. Intercom Sudeste. Economia Digital. 2009. (Congresso).
    87. IV Ciclo de filmes: Visões de um Brasil COntemporâneo.A sociedade brasileira atual nas obras audiovisuais nacionais. 2009. (Encontro).
    88. SOCINE.Arte e Comunicação Interativa. 2009. (Encontro).
    89. 2o. Salão Regional de Turismo de São Carlos.Memória, Identidade e Imagem - do Sertão Paulista ao ser paulista. 2008. (Encontro).
    90. A Vinda da Familia Real para o Brasil.A Vinda da Familia Real para o Brasil - Cinema. 2008. (Encontro).
    91. Ciclos Tutoriais de Computação.Análise do filme "Rapsódia em Agosto". 2008. (Outra).
    92. FAM.Produções nacionais e internacionalização dos mercados audiovisuais. 2008. (Seminário).
    93. Feira de Profissões - UNESP /Araraquara.Curso de Graduação em Imagem e SOm. 2008. (Encontro).
    94. II Semana de Cinema - Universidade Federal de Santa Catarina.O CInema e as Novas Mídias. 2008. (Outra).
    95. SOCINE.Situação atual dos estudos de videogames. 2008. (Encontro).
    96. XI Socine.Documentário Interativo. 2007. (Encontro).
    97. X Encontro Socine.Coordenação da mesa Cinema e Tecnologia. 2006. (Encontro).
    98. Encontro das Entidades de Cinema de São Paulo.Encontro das Entidades de Cinema de São Paulo. 2003. (Encontro).
    99. Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. 1o Congresso FORCINE. 2003. (Congresso).
    100. V Congresso Brasileiro de Cinema. V Congresso Brasileiro de Cinema. 2003. (Congresso).
    101. IV Congresso Brasileiro de Cinema. - IV Congresso Brasileiro de Cinema. 2001. (Congresso).
    102. - III Congresso Brasileiro de Cinema. III Congresso Brasileiro de Cinema. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. MASSAROLO, J. C.; ISHIDA, G. ; Lucy Oliveira ; Soraia Lima. Rede de Debates Geminis. 2017. Outro
    2. MASSAROLO, J. C. ; MESQUITA JUNIOR, D. S. ; PADOVANI, Gustavo ; MILANETO, Giovana ; MURTA, Cíntia ; CAMARA, N. S.. II Jornada Internacional Geminis. 2016. Congresso
    3. MASSAROLO, J. C.; Sérgio Nesteriuk Gallo ; SANTAELLA, L.. Seminário Revisão Crítica da Transmídia. 2016. Outro
    4. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. I Fórum de Séries e Webséries BR. 2015. Outro
    5. MASSAROLO, J. C.; Naia Sadi ; Dario MESQUITA. ?Formas de vida do feminino no seriado Game of Thrones?. 2015. Congresso
    6. MASSAROLO, J. C.. Design e a arte dos games. 2015. (Outro).. . 0.
    7. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA. I Jornada Internacional Geminis (JIG 2014). 2014. Congresso
    8. MASSAROLO, J. C.; Arthur Autran ; Samuel Paiva ; Alessandro Gamo. Jornada Roberto Farias. 2013. Festival
    9. MASSAROLO, J. C.; PIACENTINI, N. ; Dario MESQUITA. O método Eugênio Kusnet baseado em Constantin Stanislavski. 2013. Outro
    10. MASSAROLO, J. C.; PIACENTINI, N. ; Dario MESQUITA. "Atuação realista para teatro e cinema". 2013. Outro
    11. MASSAROLO, J. C.; Alfredo Suppia ; Dario MESQUITA ; Paula Gomes ; Andre Emilio Sanches. Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano. 2013. Outro
    12. Ruth S. Contreras Espinosa, ; MASSAROLO, J. C.. ncontro Internacional (14/06) ? Videogame para Educação com Profa. Ruth Contreras (Uvic). 2012. Outro
    13. MASSAROLO, J. C.; Francisco Trento ; Dario MESQUITA ; Glauco TOLEDO. VII Ciclo de Estudos em Design da UNIARA. 2012. Outro
    14. MASSAROLO, J. C.; LOPES, M. I. V. ; Maira V. Gregolin. Palestra: Telenovela Brasileira: um gênero nacional e internacional. 2012. Outro
    15. MASSAROLO, J. C.; Adeline Gil. A lógica da colaboração no processo criativo. 2011. Outro
    16. MASSAROLO, J. C.; Dario MESQUITA ; Maira V. Gregolin. Revista Geminis. 2011. Outro
    17. MASSAROLO, J. C.; Deisy Fernanda. A interoperabilidade da TVDI na sociedade de colaboração. 2009. Outro
    18. MASSAROLO, J. C.; PELEGRINETTI, Mauricio Baffi. Efeitos Visuais para Cine Independente. 2009. Outro
    19. josette monzani ; José Carlos Aronchi de Souza ; MASSAROLO, J. C.. Formatos Interativos para Televisão Digital. 2009. Outro
    20. Gonzalo Frasca ; MASSAROLO, J. C.. Videogames levados a Sério. 2008. Outro
    21. MASSAROLO, J. C.. SESSAO MALDITA. 1996. (Outro).. . 0.
    22. MASSAROLO, J. C.. SESSAO MALDITA: CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO. 1995. (Outro).. . 0.
    23. MASSAROLO, J. C.. II SEMANA DE ARTE E TECNOLOGIA. 1993. (Outro).. . 0.
    24. MASSAROLO, J. C.. I SEMANA DE ARTE E TECNOLOGIA. 1992. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51