Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017
Mirela de Oliveira Figueiredo
Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2013), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (2007) e Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Professora Adjunta Nível 2 do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (2014). Desenvolve projetos de pesquisa na interface entre saúde e educação enfocando nos temas intervenção com crianças com baixa visão e/ou com dificuldades de aprendizagem e suas respectivas famílias. Em conjunto, realiza o ensino e estudos direcionados a formação e fundamentos da profissão, dentre os temas o papel da extensão universitária, as ocupações humanas, os papeis ocupacionais e o uso do tempo e sua relação com as atividades significativas. (Texto informado pelo autor)
AGNELLI, L. B.; BARROS, V. ; DELLA BARBA, P. C. S. ; FIGUEIREDO, M. O.. Formação em vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à Saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 36-54, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAMPOS, S. D. F. ; FIGUEIREDO, M.O. ; SANTOS, E. ; MAZER, SHEILA MARIA ; MARONESI, L. C.. O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. v. 25, p. 275-285, issn: 0104-4931, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
JOAQUIM, R. H. T. ; SOARES, F. B. ; FIGUEIREDO, M.O. ; DRUMOND, M.. Terapia ocupacional e oncologia pediátrica: caracterização dos profissionais em centros de referência no Estado de São Paulo. REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. v. 28, p. 36-45, issn: 2238-6149, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MATSUSHIMA, A.M. ; CRUZ, D. M. C. ; RODRIGUES, D.S ; FIGUEIREDO, M. O. ; JOAQUIM, Regina H.V.T. A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. v. 4, p. 65-89, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, DANIEL MARINHO CEZAR DA ; LIMA, TATIANE DE CARVALHO ; NOCK, LAUREN JANE ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; PAULISSO, DEBORA CAIRES. Relationships between falls, age, independence, balance, physical activity, and upper limb function in elderly Brazilians. Cogent Medicine. v. 4, p. 1367058, issn: 2331-205X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, D. M. ; RODRIGUES, D. S. ; MATSUSHIMA, A. M. ; SANTOS, P. ; FIGUEIREDO, M.O.. O trabalho e a tecnologia assistiva na perspectiva de pessoas com deficiência física.. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. v. 26, p. 382-389, issn: 2238-6149, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, M.O.; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON ; VILLA, M. B.. Terapia ocupacional e alunos com dificuldades de aprendizagem: análise de uma intervenção nos aspectos psicomotores. Temas sobre Desenvolvimento. v. 20, p. 125-131, issn: 0103-7749, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON ; CRUZ, D. M. C. ; FIGUEIREDO, M. O.. An historical overview of the development of occupational therapy educational institutions in Brazil. South African Journal of Occupational Therapy. v. 45, p. 63-67, issn: 0038-2337, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MARONESI, L. C. ; FIGUEIREDO, M.O. ; SANTOS, E. ; MAZER, S. M. ; CAMPOS, S. D. F.. ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIRIGIDA AO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, GLOBAL E DO EQUILÍBRIO. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 23, p. 273-284, issn: 2238-2860, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA; MAZER, SHEILA MARIA ; PENARIOL, CAMILA POLITI ; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON. ESTRATÉGIA DE ENSINO INFORMATIZADA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). v. 11, p. 170-187, issn: 1806-6356, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, M.O.; MAZER, S. M. ; EMMEL, M. L. G. ; ALBA, E. F.. Análisis de la producción científica en Brasil sobre dificultades de aprendizaje: una revisión bibliométrica. Revista Aula Abierta. v. 42, p. 31-38, issn: 0210-2773, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ROSÁRIO, PEDRO ; NÚÑEZ, JOSÉ CARLOS ; TRIGO, LUISA ; GUIMARÃES, CARINA ; FERNÁNDEZ, ESTRELLA ; CEREZO, REBECA ; FUENTES, SONIA ; ORELLANA, MARCELA ; SANTIBÁÑEZ, AMÉRICA ; FULANO, CELSO ; FERREIRA, ÂNGELO ; FIGUEIREDO, MIRELA. Transcultural analysis of the effectiveness of a program to promote self-regulated learning in Mozambique, Chile, Portugal, and Spain. Higher Education Research & Development. v. 00, p. 1-15, issn: 0729-4360, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ROSÁRIO, PEDRO ; PEREIRA, ARMANDA SOFIA ; HÖGEMANN, JULIA ; NUNEZ, A R ; FIGUEIREDO, MIRELA ; NÚÑEZ, J C ; FUENTES, S ; GAETA, MARTHA LETICIA. Autorregulación del aprendizaje: una revisión sistemática en revistas de la base Scielo. Universitas Psychologica. v. 13, p. 781-797, issn: 1657-9267, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, M.O.; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESCOLARES. Políticas Educativas. v. 8, p. 68-84, issn: 1982-3207, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MATSUKURA, T. S. ; FIGUEIREDO, M.O. ; Emmel, M.L.G. Concepções de professores sobre as dificuldades de aprendizagem de escolares. Políticas Educativas. v. 8, p. 68-84, issn: 1982-3207, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (0)
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (4)
Izamara Pereira Paterra. O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NA UFSCAR. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2016. Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
Vitória Daidone. A influência do afastamento do trabalho nos papeis ocupacionais e no uso do tempo de trabalhadores. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
Lurian Andrade Rodrigues da Costa. Trabalhadores em reabilitação profissional: percepções sobre o impacto do grupo de Terapia Ocupacional. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
Thamirys Cristini dos Santos Urbano. O Uso do Tempo e os Papeis Ocupacionais de Trabalhadoras Domésticas. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2014. Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Laysla Demonari Gomes. As ocupações e a atividade humana em Terapia Ocupacional: revisão sistemática na literatura nacional.. (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Carlos, Programa de Apoio ao Recém Doutor. 2014. Orientador: Mirela de Oliveira Figueiredo.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (0)
Organização de eventos
Total de organização de eventos (3)
FIGUEIREDO, M.O.; LOURENCO, G.. 25 anos do Laboratório de Atividades e Desenvolvimento (LAD). 2015. Outro
FIGUEIREDO, M.O.. XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional. 2014. (Outro).. . 0.
FIGUEIREDO, M.O.. I Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica da Terapia Ocupacional. 2014. (Outro).. . 0.
MATSUSHIMA, A. M. ; RODRIGUES, D. S. ; FIGUEIREDO, M. O. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; Cruz, D. M.C.. A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 65-88, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, DANIEL MARINHO CEZAR DA ; LIMA, TATIANE DE CARVALHO ; NOCK, LAUREN JANE ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; PAULISSO, DEBORA CAIRES. Relationships between falls, age, independence, balance, physical activity, and upper limb function in elderly Brazilians. Cogent Medicine. v. 4, p. 1367058, issn: 2331-205X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON ; CRUZ, D. M. C. ; FIGUEIREDO, M. O.. An historical overview of the development of occupational therapy educational institutions in Brazil. South African Journal of Occupational Therapy. v. 45, p. 63-67, issn: 0038-2337, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, D. M. ; RODRIGUES, D. S. ; MATSUSHIMA, A. M. ; SANTOS, P. ; FIGUEIREDO, M.O.. O trabalho e a tecnologia assistiva na perspectiva de pessoas com deficiência física.. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. v. 26, p. 382-389, issn: 2238-6149, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DELLA BARBA, P. C. S.; BARROS, V. M. ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A.. Formação em vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 36-54, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DELLA BARBA, P. C. S.; BARROS, V. M. ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A.. Formação em vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 36-54, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MATSUSHIMA, A. M. ; RODRIGUES, D. S. ; FIGUEIREDO, M. O. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; Cruz, D. M.C.. A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 65-88, issn: 2359-232X, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FIGUEIREDO, M.O.; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON. Concepções de professores sobre as dificuldades de aprendizagem de escolares. Políticas Educativas. v. 8, p. 68-84, issn: 1982-3207, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]