Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Jean Carlos Cardoso

Professor e pesquisador na área de Horticultura, Fisiologia Vegetal e Cultura de tecidos de Plantas no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar (CCA/UFSCar), localizado em Araras, SP. Possui experiência profissional nas áreas de Horticultura, Melhoramento Genético Convencional, Fisiologia Vegetal, Cultivo in vitro aplicado ao melhoramento e propagação de plantas, em especial aquelas de uso na Horticultura. Pesquisador nível 2 do CNPQ com projeto ligado ao Melhoramento Genético e Propagação de Flores (Processo 304174/2015-7). Professor dos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Engenharia Agronômica e Biotecnologia pelo CCA/UFSCar e pelo Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, pela mesma instituição. Atualmente, possui projetos financiados nas áreas de melhoramento genético e propagação de flores, conservação de orquideas nativas do estado de SP e melhoramento genético de goiabeiras (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3681181863704059 (04/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera, km 174 CP 153, DDR-CCA, UFSCar 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432906 Ramal: 2906 URL da Homepage: www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. MELHORAMENTO GENETICO E PROPAGACAO DE FLORES ? ESTRATEGIA PARA A ATUAL FLORICULTURA BRASILEIRA
      Descrição: A floricultura nacional ainda é altamente dependente de tecnologias internacionais, em especial na produção de cultivares e mudas de alta qualidade. A consequência para o país tem sido na evasão de recursos nacionais para o pagamento das mudas e dos royalties para o uso dessas cultivares. O desenvolvimento de programas de melhoramento genético que integrem técnicas convencionais a biotecnologia, baseados em espécies nativas e exóticas e associado a novas tecnologias de produção de mudas em quantidade e com qualidade é a estratégia mais próxima para aumentar a autossuficiência do setor. Para atingir esse objetivo, estão sendo propostas atividades de prospecção, domesticação e seleção de genótipos superiores de espécies nativas e exóticas com potencial ornamental, incluindo a inserção de novas espécies e híbridos, a seleção de plantas com características desejáveis como florescimento rápido, coloração e melhor durabilidade das flores, por meio da hibridação interespecífica e intergenérica de orquídeas, a utilização de ferramentas biotecnológicas para obtenção de plantas autotetraploides e resgate de embriões, a utilização de técnicas de cultura de tecidos visando a clonagem de espécies ornamentais e a utilização de técnicas com a redução de custos de mudas micropropagadas, entre outras de interesse. Espera-se ao final do período desse projeto a obtenção de cultivares de flores, seu registro e proteção, seguido da disponibilização de mudas diretamente a produtores para a realização de testes comerciais de aceitação das novas cultivares desenvolvidas. Ao mesmo tempo, a obtenção de protocolos de propagação por clonagem, testes com biologia reprodutiva e influência de fatores bióticos e abióticos no desenvolvimento de plantas in vitro, avaliações relacionadas a segregação genética de características, entre outras relacionadas serão testadas e divulgadas na forma de artigos científicos, apresentações em congressos, boletins técnicos e outras formas de divulgação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    2. 2016-Atual. INFRAESTRUTURA PARA MELHORIA DO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DO CCA/UFSCAR
      Descrição: O gerenciamento de resíduos em universidades deve ser uma atitude prioritária, visto a grande diversidade e tipos de resíduos gerados. Também, a Universidade, além de tratar adequadamente seus resíduos, respeitando pessoas, o dinheiro público e o ambiente, há uma necessidade iminente de se gerar tecnologias e alternativas para a maioria dos tipos de resíduos presentes. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é o de manter projetos em desenvolvimento pela comissão de gerenciamento de resíduos do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, bem como estabelecer novos projetos visando resolver problemas ainda existentes no campus, trilhando o caminho de processos mais sustentáveis quanto a geração e tratamento dos resíduos gerados. Dos projetos existentes e a serem ampliados/desenvolvidos, estão a manutenção de processos de compostagem de resíduos orgânicos, com a ampliação desse processo por meio da construção de uma casa de vegetação e aquisição de um triturador de galhos, visando aumentar a capacidade e concentrar os processos de descarte de resíduos orgânicos, gerando um composto para ser utilizado nas áreas de jardinagem e projetos de Horticultura, reduzindo a necessidade de aquisição e aplicação de fertilizantes minerais. Outro processo refere-se a manutenção de projeto para o armazenamento adequado de resíduos de laboratórios, com distribuição e identificação de bombonas para acondicionamento desses tipos de resíduos, diminuindo os riscos de acidentes e facilitando o posterior transporte para o tratamento desses resíduos por empresa especializada. Ainda, em relação a esse tipo de resíduo, um dos interesses é o de adquirir balões de destilação para distribuição em laboratórios estratégicos, visando a redução da quantidade de resíduos a serem tratados, e possibilitando a recuperação de parte desses resíduos, com a possibilidade de reutilização ou mesmo redução na quantidade a ser tratada. O fortalecimento de estratégias para separação do lixo orgânico do lixo reciclável, por meio da disposição de maior número de lixeiras e com identificação que permitam melhor separação visual serão tratadas por essa comissão de gerenciamento de resíduos. Finalmente, a segurança pela aquisição de equipamentos de proteção individual serão tratadas dentro dessa comissão, como forma de prevenção e redução de riscos de acidentes com diferentes tipos de resíduos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Integrante / Ricardo Toshio Fujihara - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    3. 2014-Atual. CARACTERIZACAO, CULTIVO IN VITRO E MICORRIZACAO DE ESPECIES DE ORQUIDEAS NATIVAS DO CERRADO E DA MATA ATLANTICA
      Descrição: Os riscos ambientais, associado ao desconhecimento sobre muitas espécies nativas provenientes de diferentes biomas brasileiros, potencializam os riscos associados ao estreitamento genético e a ocorrência de extinção. A caracterização do ambiente e da ocorrência de espécies nativas deve ser prioritária para que os métodos de conservação, propagação e produção comercial de espécies nativas com diferentes potenciais de uso sejam mais eficientes e baseados nas exigências das plantas. Nesse sentido, as ferramentas biotecnológicas podem auxiliar em muito a transição dos processos de domesticação das espécies nativas, principalmente naquelas em que a reprodução é limitada por fatores bióticos e abióticos, como é o caso da maioria das espécies de orquídeas, um grupo de espécies com alto valor ornamental, e em que a germinação in vitro acelera e aumenta a eficiência dos processos de obtenção de mudas, seja para fins de propagação ou conservação. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é o de caracterizar o ambiente de ocorrência, bem como investigar relações ecológicas importantes e estabelecer métodos de conservação e propagação in vitro de três espécies de orquídeas, sendo duas terrestres, Galeandra beyrichii e Oeceoclades maculata, e a epífita Oncidium varicosum, de ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. Para tanto serão monitoradas as condições climáticas de temperatura, umidade relativa do ar e pluviometria, bem como serão realizadas análises do solo de ocorrência das espécies. Ainda, será monitorado o desenvolvimento vegetal ao longo das diferentes estações do ano, com posterior estabelecimento das relações fenológicas. Realizados esses trabalhos e associado a esses, serão realizados diferentes experimentos associados à germinação in vitro das sementes, testando diferentes fatores físicos e químicos que limitam a germinação e o desenvolvimento in vitro de algumas espécies de orquídeas nativas e no estádio de aclimatização das mudas obtidas, como por exemplo, o processo de inoculação e cultivo de micorrizas, previamente isoladas das plantas matrizes, nas mudas obtidas do cultivo in vitro. Finalmente, será objetivo desse trabalho a obtenção de um protocolo eficiente de micropropagação de O. varicosum, uma espécie com potencial de uso ornamental e de interesse para a floricultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Coordenador / Teixeira da Silva, Jaime A. - Integrante / Eduardo Dal Ava Mariano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
      Descrição: Os riscos ambientais, associados ao desconhecimento sobre muitas espécies nativas provenientes de diferentes biomas brasileiros, potencializam os riscos de estreitamento genético e extinção destas espécies. A caracterização do ambiente e da ocorrência de espécies nativas deve ser prioritária para que os métodos de conservação, propagação e produção comercial de espécies nativas com diferentes potenciais de uso sejam mais eficientes e baseados nas exigências das plantas. Nesse sentido, as ferramentas biotecnológicas podem auxiliar em muito a transição dos processos de domesticação das espécies nativas, principalmente naquelas em que a reprodução é limitada por fatores bióticos e abióticos, como é o caso da maioria das espécies de orquídeas, um grupo de espécies com alto valor ornamental, e em que a germinação in vitro acelera e aumenta a eficiência dos processos de obtenção de mudas, seja para fins de propagação ou de conservação. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é o de caracterizar o ambiente de ocorrência, bem como investigar relações ecológicas importantes e estabelecer métodos de conservação e propagação in vitro de três espécies de orquídeas, sendo duas terrestres, Galeandra beyrichii e Oeceoclades maculata, e a epífita Oncidium varicosum, de ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. Para tanto, serão monitoradas as condições climáticas de temperatura, umidade relativa do ar e pluviometria, bem como serão realizadas análises do solo de ocorrência das espécies. Ainda, será monitorado o desenvolvimento vegetal ao longo das diferentes estações do ano, com posterior estabelecimento das relações fenológicas. Realizados esses trabalhos e associados a esses, serão realizados diferentes experimentos relativos à germinação in vitro das sementes, testando diferentes fatores físicos e químicos que limitam a germinação e o desenvolvimento in vitro de algumas espécies de orquídeas nativas e no estádio de aclimatização das mudas obtidas, como por exemplo, o processo de inoculação e cultivo de micorrizas, previamente isoladas das plantas matrizes, nas mudas obtidas do cultivo in vitro. Finalmente, será objetivo desse trabalho a obtenção de um protocolo eficiente de micropropagação de O. varicosum, uma espécie com potencial de uso ornamental e de interesse para a floricultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eduardo Dal Ava Mariano - Integrante / Jean Carlos Cardoso - Coordenador / Jaime Teixeira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Dal Ava Mariano.
    4. 2013-2015. Obtencao de plantas autotetraploides de goiabeira (Psidium guajava L.)
      Descrição: O objetivo é testar diferentes explantes, meios de cultura, concentrações e tempos de exposição de explantes de goiabeira a diferentes indutores de duplicação cromossômica, visando a obtenção de plantas autotetraplóides. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    5. 2013-2015. Utilizacao de ferramentas biotecnologicas em goiabeira (Psidium guajava) visando resistencia a Meloidogyne enterolobii
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    6. 2013-Atual. CAMPICECAM ? Consolidacao do Centro de Caracterizacao e Analises Ambientais
      Descrição: O projeto prevê a aquisição de equipamentos de alto custo para realização de pesquisas que envolvem diferentes áreas do conhecimento, integrando agricultura, biologia, física, química e ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jean Carlos Cardoso - Coordenador / Claudinei Fonseca Souza - Integrante / Roselena Faez - Integrante / Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho - Integrante / João Teles de Carvalho Neto - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professor Patrono da III Turma de Bacharelado em Agroecologia 2016, Centro de Ciências Agrárias/UFSCar.. 2016.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    2. Professor Patrono da II Turma de Bacharelado em Agroecologia do CCA/UFSCar, Comissão formatura II Turma de Bacharelado em Agroecologia.. 2015.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.
    3. Professor Paraninfo da I Turma de Agroecologia do CCA/UFSCar, CCA/UFSCar.. 2014.
      Membro: Jean Carlos Cardoso.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. I Seminário sobre goiaba de mesa.Obtenção de cultivares de goiabeiras resistente a Meloidogyne enterolobii. 2016. (Seminário).
    2. Disciplina de Cultivos Protegidos.Cultivo e produção de flores de vaso. 2015. (Outra).
    3. XXXI Semana da Agronomia.Produção e cultivo de flores de vaso. 2015. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. Foschini, J.C. ; Zanello, C.A. ; Alencar, L.D. ; CARDOSO, JEAN C. I Workshop sobre cultivo em flores de vaso. 2016. Outro
    2. Zanello, C.A. ; Foschini, J.C. ; CARDOSO, J. C.. II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura. 2015. Outro
    3. CARDOSO, J. C.; Alencar, L.D. ; Altarugio, V.. I Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura. 2013. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51