Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Igor Jose de Reno Machado

Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do Centro de Estudos de Migração Internacional. É coordenador do grupo de pesquisa CNPq "Antropologia das migrações", sediado no Laboratório de Estudos Migratórios, do qual é criador e coordenador. Tem estabelecido intercâmbios regulares com a antropologia portuguesa e publicado com frequência nos dois países.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração brasileira, estereótipos, identidade e Imigração brasileira em Portugal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4705450652848752 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2004-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais. Rod. Washington Luiz KM 235 são carlos 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 2608369 Fax: (16) 2608369 URL da Homepage: www.ufscar.br/~igor
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Antropologia dos refugiados em Sao Paulo: relacionalidades e diferenca.
      Descrição: O objetivo principal dessa proposta é a produção de conhecimento sobre a situação de refúgio internacional na cidade de São Paulo. Esse objetivo será perseguido de duas formas principais: a primei-ra é a produção de etnografias a partir de comunidades variadas de refugiados (congoleses, sírios e co-lombianos) e a segunda se refere ao impacto do refúgio no pensamento sobre a diferença em meios de comunicação, jornais, discursos oficiais etc. Tanto a produção de uma visão a partir das experiências dos refugiados em São Paulo, como uma visão sobre o que se diz desses novos contingentes em vários meios, com destaque para a mídia escrita. Entre essas duas estratégias de trabalho, há a questão funda-mental da estrutura de regulação do refúgio e os inevitáveis confrontos entre refugiados e a burocracia que os cerca. Esse tema será objeto de nossas pesquisas apenas na medida em que for relevante para os refugiados, indicando claramente que não se trata de uma proposta de etnografia das instituições, mas dos conjuntos de refugiados (muitas vezes colocados em relação pelas estruturas governamentais e não-governamentais de assistência). Interessa como produzem suas formas de ver o mundo, suas diferenças e como toda a estrutura institucional dos atores políticos entra nessa equação 'nativa'.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador / Alexandra Gomes de Almeida - Integrante / Gabriel Angel Lopez Gimenez - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.
    2. 2013-2016. Parentesco, diferencialidades e espaco em coletivos migrantes
      Descrição: Esse projeto pretende dar ênfase à relação entre imigração internacional e parentesco. Procuraremos dar continuidade às reflexões que viemos desenvolvendo até aqui, relacionando deslocamentos, parentesco e a produção de diferenças internas aos grupos imigrantes. O objeto da nossa atenção divide-se entre três conjuntos de refugiados no Brasil (dois grupos de haitianos e um grupo de colombianos), três conjuntos de descendentes de japoneses (descendentes considerados mestiços em Olímpia, seguidores de um xamanismo okinawano em São Paulo, e herdeiros das tensões da Shindo Remmei em Promissão, ambos no interior de São Paulo) e o movimento de migrações de retorno de brasileiros no Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador / Victor Hugo Kebbe - Integrante / Gil Vicente Lourenção - Integrante / Tiago Lins - Integrante / Gabriel Angel Lopez Gimenez - Integrante / Nadia Luna Kubota - Integrante / Érica Rosa Hatugai - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.
    3. 2008-2012. Imigracao e Relacionalidades: transformacoes nas estruturas de parentesco em contextos de migracao transnacional brasileira.
      Descrição: Esse projeto propõe uma análise da produção de relações de parentesco (relacionalidades) em comunidades transnacionais, marcadas pela fragmentação causada pela imigração internacional. Essas comunidades têm membros espalhados por dois ou mais países e precisam reestruturar suas formas de relação: novas formas de comunicação, de expressão dos sentimentos, de organização de remessas, de construção das famílias, de criação dos filhos etc. Essas novas estruturas seguem, porém, padrões mais ou menos aceitos localmente como legítimos e têm algumas implicações para os membros das comunidades, como processos de discriminação, isolamento, fofocas. Interessa ao projeto identificar os novos padrões e verificar como se relacionam (ou não) com padrões mais tradicionais de organização da família e do parentesco. O projeto pretende trabalhar com migrações internacionais com origem em nosso país, buscando processos de reordenação das relações de relacionalidades, como demonstram bibliografias sobre o tema. No caso das emigrações internacionais brasileiras, a análise se concentrará nas comunidades locais conhecidas como ?pólos regionais? de emigração internacional, principalmente a região de Governador Valadares, por conta de sua já tradicional situação como pólo de emigração internacional e por causa dos desenvolvimentos de pesquisas realizadas pelo pesquisador responsável no mesmo local, que indicaram essas mudanças nos padrões familiares. Entretanto, a análise de outras regiões de grande densidade emigratória também faz parte do escopo do projeto, possibilitando uma perspectiva comparativa sistemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.
    4. 2008-2010. Transformacoes nas relacoes de parentesco em contextos de migracao transnacional brasileira
      Descrição: Esse projeto propõe uma análise da produção de relações de parentesco (relacionalidades) em comunidades transnacionais, marcadas pela fragmentação causada pela imigração internacional. Essas comunidades têm membros espalhados por dois ou mais países e precisam reestruturar suas formas de relação: novas formas de comunicação, de expressão dos sentimentos, de organização de remessas, de construção das famílias, de criação dos filhos etc. Essas novas estruturas seguem, porém, padrões mais ou menos aceitos localmente como legítimos e têm algumas implicações para os membros das comunidades, como processos de discriminação, isolamento, fofocas. Interessa ao projeto identificar os novos padrões e verificar como se relacionam (ou não) com padrões mais tradicionais de organização da família e do parentesco. O projeto pretende trabalhar com migrações internacionais com origem em nosso país, buscando processos de reordenação das relações de relacionalidades, como demonstram bibliografias sobre o tema. No caso das emigrações internacionais brasileiras, a análise se concentrará nas comunidades locais conhecidas como ?pólos regionais? de emigração internacional, principalmente a região de Governador Valadares, por conta de sua já tradicional situação como pólo de emigração internacional e por causa dos desenvolvimentos de pesquisas realizadas pelo pesquisador responsável no mesmo local, que indicaram essas mudanças nos padrões familiares. Entretanto, a análise de outras regiões de grande densidade emigratória também faz parte do escopo do projeto, possibilitando uma perspectiva comparativa sistemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador / Alexandra Gomes de Almeida - Integrante / Victor Hugo Kebbe - Integrante / Fabio Ribeira - Integrante / Fábio Stabelini - Integrante / Amanda Guerreiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.
    5. 2005-2007. Familia e emigracao: novas conexoes entre Portugal e Governador Valadares
      Descrição: O presente projeto pretende estudar fenômeno da constituição de redes profissionais de emigração para Portugal a partir da cidade brasileira de Governador Valadares e suas implicações na vida das famílias divididas pela emigração internacional. Famosa pela emigração para os EUA, a cidade tem, em tempos recentes, redirecionado uma parte de suas redes para Portugal, conforme atestam várias fontes, entre elas o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal), a Polícia Federal brasileira e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Entendo como redes profissionais aquelas organizadas a partir de uma "indústria da emigração", que opera entre a legalidade e a ilegalidade. Pretendo analisar a constituição deste fluxo alternativo em duas dimensões: 1) no próprio funcionamento da "indústria da emigração" e 1) no impacto que esse novo fluxo tem no cotidiano das famílias dos "novos emigrantes, que permaneceram em Governador Valadares. As preocupações básicas são com a relação entre redes profissionais de emigração e famílias divididas pela emigração. A intenção é entender as consequências, para a parte da família que fica, das condições impostas pelas redes profissionais de emigração. Entre elas pode-se mencionar as dívidas familiares contraídas para deslocar um emigrante, as condições duríssimas de trabalho a qual o emigrado está sujeito em Portugal e o grau de exploração a que está submetido. O sofrimento de um membro familiar distante, a dificuldade para o envio de remessas, a tensão da ilegalidade, entre outras questões, são outras preocupações deste projeto. O trabalho será realizado por uma pequena equipe de pesquisa em Governador Valadares, buscando acompanhar a vida destas famílias através de trabalho de campo e coletar histórias de vida. Outra preocupação é entender o funcionamento das redes profissionais de emigração, no seu funcionamento como uma indústria. Isto será feito através de entrevistas (histórias de vida) e observação participante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador / Ellen Saraiva Reis - Integrante / Lara Tejada Stahlberg - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.
    6. 2004-2006. Migracoes e relacoes raciais
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a relação entre imigração e as ordens raciais, tanto aquelas elaboradas pelas populações que migram como as elaboradas pelos cidadãos de países que recebem os imigrantes. O lugar preferencial para empreender esta investigação é o da imigração brasileira em Portugal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Igor José de Renó Machado - Coordenador / Oswaldo Alves Lara Neto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Igor Jose de Reno Machado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa no III Prêmio ABA/FORD de Antropologia e Direitos Humanos: Desigualdades e Discriminação com o trabalho Identidade e Subordinação Ativa: uma etnografia dos brasileiros no Porto, Associação Brasileira de Antropologia e Fundação Ford.. 2004.
      Membro: Igor José de Renó Machado.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. Seminário Imigração e emigração internacional no cenário de mudanças globais no início do século XXI:a relação entre o Brasil e os países da península Ibérica.O FUTURO DO PASSADO: IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL E DIFERENTES ENTRELAÇAMENTOSO FUTURO DO PASSADO: IMIGRANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL E DIFERENTES ENTRELAÇAMENTOS. 2013. (Seminário).
    2. 100 anos da imigração japonesa no Brasil.A pesquisa sobre os japoneses no Brasil e brasileiros no Japão na UFSCar. 2008. (Simpósio).
    3. 1ª Semana de Migrações Internacionais.Brasil e os fluxos migratórios contemporâneos. 2007. (Simpósio).
    4. 31º Encontro Anual da Anpocs.Seminário Temático: Imigração como Perigo: antigas questões, novos desafios. (comentador). 2007. (Encontro).
    5. III Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCAr.Antropologia das migrações. 2007. (Outra).
    6. I Seminário Temático Centralidade e Fronteira das Empresas no Século XXI.Empresários e Economia Étnica. 2007. (Seminário).
    7. WORKSHOP CIRCULAÇÃO TRANSNACIONAL, FRONTEIRAS E IDENTIDADES.Hierarquia das fronteiras e o ponto de vista etnográfico. 2007. (Outra).
    8. 29ª Encontro Anual da Anpocs.29º Encontro Anual da Anpocs. 2005. (Encontro).
    9. Migrações Transatlânticas e Transeuropéias.Conferência Internacional MIgrações Transatlânticas e Transeuropéias. 2005. (Outra).
    10. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MACHADO, I. J. R.. Simpósio 100 anos da imigração japonesa no Brasil. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51