Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Liliane Cristine Schlemer Alcantara

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana - PPGTU/PUCPR. Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - PPGDR/FURB. Doutorado Sandwich no Instituto de Estudios Cooperativos de Mondragón Unibertsitatea (MU) - (LANKI) - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (HUHEZI) com bolsa da CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Processo N. 99999.000381/2014-04). Mestre em Administração. Especialista em Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, Administração Rural e Metodologia e Didática do Ensino Superior. Graduada em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (1987). Linhas de pesquisa em Desenvolvimento Regional: Desenvolvimento Territorial Sustentável, Educação para o Ecodesenvolvimento, Educação para o Cooperativismo e Bem Viver (Buen Vivir). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Agroecologia: Ciência, Prática e Movimento. Núcleo de Pesquisas Públicas (NPP/FRUB). Análise Ambiental e Ecodesenvolvimento (FURB/SC). Resiliência e Agricultura Familiar na Amazônia e Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos) da UFPR/PR. Professora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 2012 a 2017. Professora do Mestrado do Programa de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR/UFSCar) e Professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5051941963927036 (12/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2017
  • Endereço: Universidade Federal de Mato Grosso, FAeCC. Universidade Federal de Mato Grosso Boa Esperança 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil Telefone: (65) 36158506 URL da Homepage: http://www.ufmt.br/ufmt/site/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-2017. Bem Viver: uma alternativa ao desenvolvimento
      Descrição: O Objetivo geral deste projeto de pesquisa é desenvolver uma matriz de indicadores de forma a abordar aspectos teóricos-metodológicos-empíricos sobre o tema Bem Viver, considerando o interesse das gerações futuras, os desafios das mudanças climáticas quanto a complementaridade entre a dinâmica homem-natureza e a relação dialética entre subjetividade e bem comum. Código do projeto RD01316.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Coordenador / Marina Di Pietrantonio - Integrante.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    2. 2016-Atual. O BEM VIVER NA PERSPECTIVA DA ECOSSOCIOECOMIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA AMERICA (NORTE: ESTADOS UNIDOS - E SUL: BOLIVIA, BRASIL E CHILE) E EUROPA (ESPANHA E ITALIA)
      Descrição: No contexto das crises econômicas, sociais e ambientais, geradas pelo atual estilo de desenvolvimento, a relação entre os temas Bem Viver (BV) e Ecossocioeconomia emerge para dar conta dos desafios contemporâneos para pensar sociedades sustentáveis, diferentemente do que se constitui atualmente como sociedade de consumo. O objetivo deste projeto é construir um constructo teórico-metodológico- empírico sobre o tema BV, considerando o interesse das gerações futuras, da relação dialética entre subjetividade e bem comum e a complementaridade entre dinâmica homem-natureza. Conta com a parceria de pesquisadores oriundos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana), Universidade Regional de Blumenau (FURB, PPG em Desenvolvimento Regional) e Universidade Federal do Paraná (UFPR, PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento e em Turismo), contando com as colaborações internacional da Washington State University (WSU, USA/Departamentos de Psicologia e Antropologia/Laboratório de Processos Interpessoal), Universidad de Mondragón (UM, Espanha/Instituto Lanki de Estudos Cooperativos) e Universidad Austral de Chile (UACh/Mestrado em Desenvolvimento à Escala Humana e Econoia Ecológica/Centro de Estudos Ambientais) e nacional da Universidade de São Paulo (PPG em Ciências da Engenharia Ambiental), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, PPG em Tecnologia) e Universidade Positivo (UP, PPG em Gestão Ambiental). O projeto se desenvolverá em dois continentes, América (Norte ? Estados Unidos - e Sul ? Bolívia, Brasil e Chile) e Europa (Espanha e Itália). Utiliza-se como método o interdisciplinar e o multiculturalismo, com abordagem quali-quantitativo a partir de um estudo-exploratório comparativo. Os resultados esperados são constructo teórico que releve abordagem intercultural sobre o tema BV, proposição ou levantamento de indicadores sistêmicos sobre BV e constituição de uma rede internacional de pesquisadores sobre BV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Coordenador.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    3. 2016-Atual. A contribuicao das politicas publicas para a construcao e consolidacao de territorios rurais em Santa Catarina: O caso do Territorio das Encostas da Serra Geral
      Descrição: O presente projeto propõe o estabelecimento de estudos sobre o impacto de políticas públicas voltadas à agricultura e ao desenvolvimento rural ou regional/municipal/local, na construção e consolidação de territórios rurais, mais especificamente do território rural em construção das Encostas da Serra Geral, no Sudeste catarinense. A pesquisa procurará estabelecer correlações entre alguns instrumentos de política pública destinados ao meio rural e sua capacidade de apoiar o fortalecimento de fatores que contribuem para o aprimoramento de elementos constitutivos de territórios rurais: identidade e capital social, por exemplo. A partir de abordagens focadas na sustentabilidade e na multifuncionalidade, buscar-se-á avaliar se tais políticas concorrem para evitar o esvaziamento demográfico e cultural dos territórios rurais, proporcionar a (re)integração e a coesão sociais, assim como assegurar melhor qualidade de vida e de previdência social. Isso porque, de maneira geral, verifica-se, ao longo da história, que as ações públicas para territórios rurais sempre privilegiaram o enfoque setorial, tratando de forma parcial o contexto multidimensional que os caracterizam. Destaque-se que esta abordagem marcou fortemente as políticas de assistência técnica e extensão rural, de pesquisa agropecuária, de crédito, de comercialização, de saúde, de educação etc. Tal viés pode ser considerado como uma das causas dos processos de seleção e exclusão social no meio rural brasileiro. Hoje, com o processo de masculinização e envelhecimento do meio rural (que vem sendo discutido desde a publicação do Censo de 2000 e que precisa ser verificado no território em estudo), ganham destaque, nos debates estratégicos sobre o futuro dos territórios rurais e sobre as intervenções urgentes a neles realizar, as políticas que considerem instrumentos e ações que contemplem abordagens de geração e de gênero, de educação e de alternativas que contemplem o não agrícola no meio rural, assim como novas formas e circuitos de comercialização de bens e serviços. Como ponto de partida da ação de pesquisa, será analisado um grupo de políticas que aparecem como ligadas a abordagens que privilegiam o aumento da atratividade dos espaços rurais e propõem o fomento de atividades que podem vir a fortalecer os novos papéis e funções do meio rural no processo de desenvolvimento do Território rural das Encostas da Serra Geral. O primeiro período de investigação será marcado pela identificação de políticas públicas municipais (dos municípios que compõem o território das Encostas da Serra Geral) e regionais (das Secretarias de Desenvolvimento Regional contidas no território das Encostas da Serra Geral) que tenham instrumentos ou ações que considerem ou contemplem a abordagem de gênero e geração, de Educação do Campo e novas formas de organização da economia rural. Pari passu, será feita a análise dos processos de implementação e efetivação dessas políticas públicas, considerando principalmente a efetividade e os impactos delas. A título de exemplo listam-se políticas de Turismo Rural na Agricultura Familiar ? TRAF, políticas que apoiem a construção de circuitos curtos de comercialização e políticas especificamente voltadas às juventudes rurais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO - Integrante / Valério Alecio Turnes - Coordenador / Thaise Costa Guzzatti - Integrante / Wilson Schmidt - Integrante.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    4. 2016-Atual. PESQUISA-ACAO PARA A AVALIACAO E FORTALECIMENTO DA RESILIENCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZONIA (MT)
      Descrição: Este projeto de pesquisa baseia-se em uma visão sistêmica sobre a agricultura familiar, considerando toda a sua complexidade. Está estruturado na necessidade de reinvenção das estratégias de resiliência da agricultura familiar e nos desafios teóricos e práticos associados a esta idéia, envolvendo a articulação de pesquisa interdisciplinar com ações de formação e extensão, com ênfase em: (i) formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; (ii) interações sociais, cultura e modos de vida; (iii) governança, gestão e instituições; (iv) relações econômicas e de mercado. Inclui as relações com atores e processos - em diferentes escalas- que provocam mudanças sociais e ambientais, com vistas a um diagnóstico de como essas interações moldam o comportamento individual e as estruturas sociais, e de como afetam a paisagem e o território. O projeto abrange dez municípios, nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso (circunscritas à Amazônia Legal), que perfazem duas paisagens muito distintas em termos de cobertura vegetal e uso do solo. A região Norte (instituída pelo Governo Federal como Território da Cidadania Portal da Amazônia) caracteriza-se por intensa degradação e fragmentação florestal advindas de processos históricos de ocupação do solo. Já no Noroeste a matriz ainda é predominantemente florestal, com vegetação bem conservada, o que consubstancia modelos e sistemas de produção (e escolha de espécies) bastante distintos nas duas paisagens. Pensar a resiliência da agricultura familiar nessas duas regiões envolve o imenso desafio de caracterizá-las, estudá-las, e de propor estratégias de fortalecimento deste segmento em suas áreas de abrangência. Com foco na resiliência da agricultura familiar na Amazônia matogrossense, este projeto têm ênfase interdisciplinar e abrange seis linhas de pesquisa principais, relacionadas aos modos de vida nesses territórios e a distintos sistemas de produção: (i) Modos de Vida e Resiliência; (ii) Organização e bem-estar social, aprendizagens e história da agricultura familiar; (iii) Soberania alimentar; (iv) Pecuária de leite; (v) Sistemas agroflorestais e (vi) Manejo Florestal; em seis escalas: parcela, unidade de produção (propriedade rural), comunidade, município, território e Amazônia mato-grossense. O arranjo institucional para a pesquisa envolve duas organizações não governamentais (Instituto Ouro Verde e Instituto Centro de Vida), com articulação direta com grupos de agricultores, e cinco universidades (Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade da Flórida - UF, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade de São Paulo - USP; e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). O projeto estabelece mecanismos específicos para a interação entre os atores envolvidos... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Rodolfo Antonio de Figueiredo - Integrante / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto Olival - Integrante / Cícero Rogério Henrique Laluce - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Integrante / Elisângela Sodre - Integrante / Fausto Makishi - Integrante / Flávio Bertin Gandara Mendes - Integrante / Karla Sessin Dilacio - Integrante / Marla Leci Wheis - Integrante / Robert Buschbacher - Integrante / Solene Cristine Marire Tricaud - Integrante / Suzanne Gabrielle Amélie Scaglia - Integrante / Vinicius Teixeira Arantes - Integrante / Wendy-Lin Bartels - Integrante / João Paulo Cândia Veiga - Integrante.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
      Descrição: Este projeto de pesquisa baseia-se em uma visão sistêmica sobre a agricultura familiar, considerando toda a sua complexidade. Está estruturado na necessidade de reinvenção das estratégias de resiliência da agricultura familiar e nos desafios teóricos e práticos associados a esta idéia, envolvendo a articulação de pesquisa interdisciplinar com ações de formação e extensão, com ênfase em: (i) formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; (ii) interações sociais, cultura e modos de vida; (iii) governança, gestão e instituições; (iv) relações econômicas e de mercado. Inclui as relações com atores e processos - em diferentes escalas- que provocam mudanças sociais e ambientais, com vistas a um diagnóstico de como essas interações moldam o comportamento individual e as estruturas sociais, e de como afetam a paisagem e o território. O projeto abrange dez municípios, nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso (circunscritas à Amazônia Legal), que perfazem duas paisagens muito distintas em termos de cobertura vegetal e uso do solo. A região Norte (instituída pelo Governo Federal como Território da Cidadania Portal da Amazônia) caracteriza-se por intensa degradação e fragmentação florestal advindas de processos históricos de ocupação do solo. Já no Noroeste a matriz ainda é predominantemente florestal, com vegetação bem conservada, o que consubstancia modelos e sistemas de produção (e escolha de espécies) bastante distintos nas duas paisagens. Pensar a resiliência da agricultura familiar nessas duas regiões envolve o imenso desafio de caracterizá-las, estudá-las, e de propor estratégias de fortalecimento deste segmento em suas áreas de abrangência. Com foco na resiliência da agricultura familiar na Amazônia matogrossense, este projeto têm ênfase interdisciplinar e abrange seis linhas de pesquisa principais, relacionadas aos modos de vida nesses territórios e a distintos sistemas de produção: (i) Modos de Vida e Resiliência; (ii) Organização e bem-estar social, aprendizagens e história da agricultura familiar; (iii) Soberania alimentar; (iv) Pecuária de leite; (v) Sistemas agroflorestais e (vi) Manejo Florestal; em seis escalas: parcela, unidade de produção (propriedade rural), comunidade, município, território e Amazônia mato-grossense. O arranjo institucional para a pesquisa envolve duas organizações não governamentais (Instituto Ouro Verde e Instituto Centro de Vida), com articulação direta com grupos de agricultores, e cinco universidades (Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade da Flórida - UF, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade de São Paulo - USP; e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). O projeto estabelece mecanismos específicos para a interação entre os atores envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Cavalieri Sais - Coordenador / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Alexandre de Azevedo Olival - Integrante / Rodolfo Antonio de Figueiredo - Integrante / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Andrezza Alves Spexoto Olival - Integrante / Cícero Rogério Henrique Laluce - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Integrante / Fausto Makishi - Integrante / Flávio Bertin Gandara Mendes - Integrante / João Paulo Cândia Veiga - Integrante / Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / Marla Leci Wheis - Integrante / Robert Buschbacher - Integrante / Solene Cristine Marire Tricaud - Integrante / Suzanne Gabrielle Amélie Scaglia - Integrante / Vinicius Teixeira Arantes - Integrante / Wendy-Lin Bartels - Integrante.
      Membro: Adriana Cavalieri Sais.
    5. 2014-2015. Educacao cooperativa para o desenvolvimento territorial sustentavel: uma analise de processos pedagogicos de ensino-aprendizagem na construcao de projetos de acao territorial
      Descrição: Este projeto de Doutorado Sandwich é parte integrante da proposta de projeto de tese de doutorado da autora, intitulada ?Projetos de desenvolvimento: processos de ensino-aprendizagem ou processos de instrumentalização?? a ser defendida por volta do mês de julho de 2016. O desafio está em desenvolver competências na educação para o cooperativismo, pressupondo que a maior dificuldade reside na gestão das relações sociais que envolvem o processo de aprendizagem, ou seja, a busca de equilíbrio entre a mobilização e a ação para o desenvolvimento territorial sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Coordenador / CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO - Integrante / Leire Uriarte - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    6. 2013-2016. Como desenvolver competencias por meio da construcao de projetos locais?
      Descrição: O tema central deste projeto é uma análise de processos pedagógicos de ensino-aprendizagem na construção de projetos de ação territorial, por meio de uma análise comparativa dos projetos de educação para o desenvolvimento territorial sustentável: Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento e de Educação Cooperativa para o Desenvolvimento. O tema precede as práticas educativas que apontam para propostas pedagógicas centradas na sensibilização, mudança de comportamento e atitudes, competências, capacidade de avaliação e participação de atores sociais no processo de Desenvolvimento Territorial Sustentável. O objetivo desta pesquisa é analisar projetos pedagógicos de ensino-aprendizagem inerentes em processos de planejamento e gestão que promovem o desenvolvimento territorial sustentável. A metodologia utilizada enquadra-se como um estudo de caso e comparativo. O principal resultado esperado é o registro de um rol de ganhos de conhecimentos durante o processo de criar competências por meio de projetos socioambientais e socioeconômicos direcionados ao Desenvolvimento Territorial Sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / Cristiane Mansur d Moraes Souza - Integrante / CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO - Coordenador / SHIMENE FEUSER - Integrante / THAISE GUZZATTI - Integrante / Mário Procopiuck - Integrante / Leire Uriarte - Integrante / Manoel Flores Lesama - Integrante / Simone Calixto Fortes - Integrante / Guilherme Quintiliano Rehme - Integrante / Gabriel Amandio Valandro - Integrante.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    7. 2013-2015. Avaliacao do processo de construcao de competencias para a acao territorial: uma abordagem transdicisplinar na zona de educacao para o ecodesenvolvimento da microbacia do Ribeirao Fidelis, Blumenau (SC) ? Brasil
      Descrição: O tema central desta proposta de projeto de tese esta na avaliação do processo de construção/desenvolvimento de competências para a ação territorial: uma abordagem transdisciplinar na zona de educação para o ecodesenvolvimento da microbacia do Ribeirão Fidélis, Blumenau (SC) ? Brasil. O tema precede as práticas educativas que apontam para propostas pedagógicas centradas na sensibilização, mudança de comportamento e saberes, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos, como um processo criativo de transformação do meio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / Cristiane Mansur d Moraes Souza - Coordenador.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    8. 2013-2015. Cidade e solucao: ecossocioeconomia Urbana: mitigacao e adaptacao as mudancas climaticas
      Descrição: A ecossocioeconomia expõe a necessidade de constituir uma enciclopédia do cotidiano, a partir da sistematização de experimentações, que, muitas vezes, fica relegada ao mundo da vida, nos territórios, nas comunidades, nos povoados, nas organizações, onde problemas e soluções ocorrem e raramente são devidamente qualificados. A construção de conhecimentos novos à ecossocioeconomia no ambiente urbano pode contribuir na formulação de estratégias para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Com base nestes elementos, esta pesquisa objetiva essencialmente: avançar na construção do conhecimento sobre a teoria e prática da ecossocioeconomia, por intermédio de experiências urbanas bem sucedidas, com componente de dimensão tácita do conhecimento. Além disso, o estudo visa: possibilitar novos campos de conhecimento, contribuindo para a formação acadêmica de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos; ampliar a base de dados sobre experiências em ecossocioeconomia urbana; propor indicador de ecossocioeconomia; adequar a metodologia de gestão organizacional estratégica ao desenvolvimento territorial sustentável, por meio do aprendizado alcançado nas experiências estudadas, a fim de buscar formas alternativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e selecionar indicadores capazes de mensurar a vulnerabilidade e adaptação das experiências estudadas, no cenário das mudanças climáticas. As etapas metodológicas a serem desenvolvidas se estruturam em dois momentos: pesquisa exploratória e definição dos instrumentos de coleta de dados. As principais contribuições científicas e tecnológicas da proposta são: revisão dos princípios e refinamento da Teoria da Ecossocioeconomia; contribuição na formação de equipe multidisciplinar de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos; promoção do diálogo intercultural entre cientistas ambientais e experiências da Ecossocioeconomia; interculturalismo como metodologia de pesquisa afinada à Ecossocioeconomia; refinamento da Interdisciplinariedade como metodologia de pesquisa coligada à Ecossocioeconomia; e cadastro, análise e sistematização de conhecimento científico a respeito de experiências em Ecossocioeconomia na América Latina e Europa; disseminação do conhecimento sobre o tema na comunidade científica através de participação em eventos, publicação de artigos, dissertações e teses; publicação de dissertações e teses; apresentação de trabalhos e publicação em anais de evento e revistas científicas qualificadas no Qualis/Capes; disponibilização do banco de dados de experiências em formato digital; difusão do conceito para grupos sociais que se aproximam dos estratos dos grupos identificados de Ecossocioeconomia; contribuição para popularização da ciência com a disseminação do tema, suas experiências e resultados da pesquisa através do sítio eletrônico e banco digital criados; e identificação de indicadores mensuráveis para comparar e avaliar o grau de vulnerabilidade e adaptação das diferentes experiências estudadas em função das mudanças do clima.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO - Coordenador / SHIMENE FEUSER - Integrante / liliane cristine schlemer alcantara - Integrante / Valdir Fernandes - Integrante / Oklinger Mantovaneli Jr - Integrante / Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano - Integrante / Christian Henríquez Zuniga - Integrante / Valdir Frigo Denardin - Integrante / Isabel Jurema Grimm - Integrante / Thaise Costa Guzzati - Integrante / Maria do Carmo Sobral - Integrante / Alejandro Gonzalez - Integrante / Alan R. Alves - Integrante / Beatriz L.F. Cabral - Integrante / Manon Garcia - Integrante / Fábio Teodoro de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.
    9. 2012-2015. Projetos de desenvolvimento: processos de desenvolvimento ou processos de aprendizagem
      Descrição: Parte-se do pressuposto que uma pedagogia voltada à promoção do desenvolvimento territorial sustentável passa pela capacidade de induzir ações de formação, autoformação e ecoformação, ou seja, pela educação, sob a perspectiva da aprendizagem de saberes e competências das populações locais. Dessa forma, a problemática que emerge no contexto desta tese está em identificar se os projetos de desenvolvimento se afastam ou se aproximam de projetos pedagógicos de ensino-aprendizagem. Isto é: O objetivo principal está em compreender se experiências na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) e de Educação Cooperativa potencializam o processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento. As teorias que servem de base para esta pesquisa encontram-se próximas do tema do ecodesenvolvimento, derivando atualmente na denominação desenvolvimento territorial sustentável. Metodologicamente se utiliza da abordagem interdisciplinar com inspiração transdisciplinar. Os métodos e técnicas propostos valem-se da fenomenologia para desenvolver a investigação e aquisição de conhecimento, enquadrando-se como pesquisa aplicada de ênfase qualitativa; utilizando-se de pesquisa participante para compreender melhor os estudos de casos selecionados e da abordagem exploratório-descritiva-avaliativo com interpretação e análise de dados a partir do método de pesquisa qualitativa do Discurso do Sujeito coletivo (DSC). O estudo foi desenvolvido na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil, com um recorte temporal da análise no período de 2006 a 2012; e Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco), com recorte temporal compreendendo o período de 2007 a 2015. Frente aos desafios da institucionalização da interdisciplinaridade, o resultado desta tese está no esforço da articulação para a mobilização das comunidades que favoreçam a aprendizagem social, que concerne à temática para o desenvolvimento territorial sustentável por meio de competências locais em direção à educação para o ecodesenvolvimento e da educação cooperativa. Concluiu-se que as duas experiências utilizam-se da interdisciplinaridade como base do processo didático-pedagógico e da práxis educativa: a comunidade de aprendizagem do Rio Sagrado com uma base pedagógica pautada no processo de ensino-aprendizagem valendo-se da instrumentalização como um apoio metodológico importante; a comunidade de prática do cooperativismo utilizando-se do recurso pedagógico da intrumentalização, caminhando gradativamente rumo ao processo de ensino-aprendizagem. Ambas a seu modo, apresentam formas alternativas de formação em desenvolvimento regional, trabalhando preventivamente na transformação da comunidade local como protagonista de seu desenvolvimento. Apesar dos percalços que precedem o desenvolvimento de competências vislumbra-se a educação para o ecodesenvolvimento e cooperativa, fatores de expressão e realização dos princípios ambientais e de transformação social rumo ao desenvolvimento territorial. Propõe-se uma abordagem de educação pressupondo-se uma forma de desenvolvimento que privilegie uma sustentabilidade ecológica, social e econômica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO - Coordenador.
      Membro: Liliane Cristine Schlemer Alcantara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (20)
      1. I Colóqio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - I CONICHSA.CONSTRUINDO UMA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM SISTEMAS SÓCIO-ECOLÓGICOS NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DA UFSCAR. 2017. (Outra).
      2. SEMLACult- Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura: ?A mundialização da cultura na globalização e os processos (de)coloniais na América Latina?.Ecossocioeconomia e Bem Viver como Alternativa de Desenvolvimento. 2017. (Seminário).
      3. VIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE | 8° ENANPPAS.ECOSSOCIECONOMIA E BEM VIVER COMO ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL. 2017. (Encontro).
      4. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion.Indicadores de Saúde e Desenvolvimento Sustentável. 2016. (Outra).
      5. 3º Sedres - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade.Desenvolvimento à Escala Humana na Perspectiva do Bem Viver:. 2016. (Seminário).
      6. II Semana de Agroecologia.PPP de Agroecologia - O que temos? O que queremos?. 2016. (Outra).
      7. II Seminário sobre Interdisciplinaridade na Pós-Graduação.BEM VIVER para próxima geração: entre subjetividade e o bem comum a partir da perspectiva da Ecossocioeconomia. 2016. (Seminário).
      8. SICDES - III Seminário Internacional Culturas y Desarrollo, III Encuentro de la Red de Interculturalidade, IV Encuentro de la Red de Trabajo con los Pueblos Indígenas , IV Encuentro sobre Sociedades en Cambio.Bom Viver: construção de um referencial teórico. Entre a visão latino-americana e global. 2016. (Seminário).
      9. VIII ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica.CONTRIBUIÇÃO DO ARTESANATO E DA VIVÊNCIA COMUNITÁRIA PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 2015. (Encontro).
      10. XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER).Pantanal Mato-Grossense, atividades turísticas e desenvolvimento: em busca de uma tessitura. 2015. (Encontro).
      11. XVI ENANPUR. TECNOLOGIA SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO. 2015. (Congresso).
      12. Congreso Internacional de Turismo Rural y de Naturaleza. Turismo rural comunitario en la costa de Paraná rumbo al desarrollo territorial rural sustentable?. 2014. (Congresso).
      13. II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), o II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso,.CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. 2014. (Seminário).
      14. SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade.Turismo comunitário e identidade cultural: análise da zona de educação para o ecodesenvolvimento na região sudoeste do Paraná. 2014. (Seminário).
      15. VII ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE.Agricultura familiar e desenvolvimento territorial: a experiência do projeto CEMEAR no Alto Vale do Itajaí (SC). 2014. (Encontro).
      16. III Encontro Internacional de Agroecologia - Redes para a Transição Agroecológica na América Latina.A AGROECOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL EM ESPAÇOS RURAIS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CEMEAR EM SANTA CATARINA.. 2013. (Encontro).
      17. Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul.CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE AÇÃO TERRITORIAL: INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ZONA DE EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO. 2013. (Simpósio).
      18. VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL-CRISES DO CAPITALISMO, ESTADO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO LITORAL DO PARANÁ: UMA ANÁLISE NA ZONA DE EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO. 2013. (Seminário).
      19. XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina (Egal Peru 2013).MICROBACIA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO: O CASO DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO FIDÉLIS, BLUMENAU (SC), BRASIL. 2013. (Encontro).
      20. CONVIBRA - IX CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO - ADMINISTRAÇÃO. DIAGNÓSTICO DAS ORGANIZAÇÕES - ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PROCESSOS DE INTERVENÇÃO ADMINISTRATIVA. 2012. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. ALCÂNTARA, L.C.S.; KRULL, K. N.. Metodologias de desenvolvimento de grupos. 2016. Outro
      2. ALCÂNTARA, L.C.S.. I Feira de Economia Solidária. 2016. .. . 0.
      3. ALCÂNTARA, L.C.S.. II Seminário de Administração. 2010. (Outro).. . 0.
      4. ALCÂNTARA, L.C.S.. 3º Fórum da Cidadania. 2004. (Outro).. . 0.
      5. ALCÂNTARA, L.C.S.. I Seminário de Administração. 2003. (Outro).. . 0.
      6. ALCÂNTARA, L.C.S.. IV SELIV (Semana do Livro). 2003. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52