Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Geraldo Luciano Andrello

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Participou de vários projetos de pesquisa e assessoria entre grupos indígenas de Roraima e do Alto Rio Negro, Amazônia brasileira, em especial com os Taurepáng, Tukano e Tariano. Suas pesquisas se concentram na história e na situação contemporânea das sociedades indígenas no norte amazônico e nas questões socioambientais com as quais as organizações indígenas vêm se envolvendo desde a década de 1990. Nesse campo, atuou como assessor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) entre 1994 e 2008, colaborando em inúmeros convênios e projetos ambientais e culturais que essa organização desenvolve junto a vários grupos indígenas do Rio Negro, com apoio de órgãos de governo e agências internacionais. Atualmente é professor de antropologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5447074379881029 (02/01/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luis km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518369
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Nominacoes: pessoas, objetos, hierarquia e parentesco no Alto Rio Negro (AM)
      Descrição: O projeto se propõe a descrever e analisar os contextos nos quais nomes e apelidos são atribuídos e ativados entre os povos indígenas que habitam a região do Alto Rio Negro, de forma a problematizar a separação radical entre esfera doméstica e a esfera político­ritual. A hipótese a elaborar é a de que os processos de nominação constituem a base para os processos de produção de agrupamentos e determinam a forma variável desses coletivos. ​O caráter da reflexão é sobretudo comparativo, na medida em que o projeto integra uma equipe de pesquisadores. Com isso pretende­se dar continuidade a investigações anteriores acerca da vida social dos povos indígenas, cuja questão mais geral é o problema da dinâmica de constituição, atualização e transformação das unidades e subunidades que conformam o extenso sistema social regional, isto é, a produção contínua de diferenças internas em um grande conjunto multiétnico e multilinguístico. Entre os temas a se destacar está a íntima relação dessa grande variabilidade com os processos de nominação, sobretudo através da repetição de nomes cerimoniais e da proliferação de apelidos que, em combinação, permitem a existência de pessoas e de grupo extremamente heterogêneas entre si.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geraldo Luciano Andrello - Coordenador / Pedro Lolli - Integrante / Raphael Rodrigues - Integrante / Diego Pedroso - Integrante / Patrícia Veiga - Integrante / Ana Clara Sapienzi - Integrante / Luisa Tui - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Geraldo Luciano Andrello.
    2. 2016-Atual. Ossos de Peixe. Nominacao, parentesco e pessoa entre os Tukano
      Descrição: Este projeto visa dar continuidade à reflexão em curso acerca da vida social dos povos indígenas que habitam a bacia do rio Uaupés, região do noroeste amazônico, majoritariamente pertencentes à família lingüística tukano oriental. A questão em torno da qual a investigação vem se concentrando é a dinâmica de constituição, atualização e transformação das unidades e subunidades que conformam o extenso sistema social regional, isto é, a produção de diferenças internas em um grande conjunto multiétnico e multilinguístico que apresenta uma notável homogeneidade sociológica e cultural. Entre os temas que vêm sendo tratados, destaca-se a grande variabilidade que se verifica entre os coletivos locais, não obstante sua origem e forma comuns, tal como relatadas na narrativas míticas. Tal variação é registrada sobretudo pelo grau de repetição de nomes cerimoniais e pela proliferação de apelidos que, em combinação, permitem a formulação de listas de clãs extremamente heterogêneas entre si. A partir dessas listas, os povos do Uaupés ? i.e. grupos exógamos inclusivos como Tukano, Desana, Pira-Tapuia, Tuyuka, Wanano etc ? aparecem em diferentes graus de magnitude e composição. Dando sequência a investigações anteriores, este projeto se propõe a descrever e analisar os contextos nos quais nomes e apelidos são atribuídos, o que aponta para as conexões entre a esfera doméstica e a esfera político-ritual. A hipótese a elaborar é a de que essa interface constitui a base para os processos de produção do parentesco e determina a forma variável desses coletivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geraldo Luciano Andrello - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Geraldo Luciano Andrello.
    3. 2012-2015. Repensando a estrutura social do Uaupes
      Descrição: Este projeto visa uma reflexão etnográfica acerca da vida social dos povos indígenas que habitam a bacia do rio Uaupés, região do noroeste amazônico, majoritariamente pertencentes à família lingüística tukano oriental. A questão em torno da qual a pesquisa se articula é a dinâmica de atualização e constituição de unidades e subunidades que conformam o extenso sistema social regional, isto é, a produção de diferenças internas em um grande conjunto multiétnico e multilinguístico que apresenta uma notável homogeneidade sociológica e cultural. Entre os temas a serem tratados, destaca-se o crescimento e a multiplicação dos coletivos, bem como a forma pela qual tal fenômeno se relaciona com a esfera ritual, afirmando ou revertendo relações hierarquizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geraldo Luciano Andrello - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Geraldo Luciano Andrello.
    4. 2009-2011. Politica, cultura e ritual do rio Uaupes
      Descrição: Este projeto trata de um fenômeno recente que se verifica entre os grupos indígenas do alto rio Negro: o surgimento de várias iniciativas de registro e documentação cultural por parte de associações, escolas, lideranças, clãs ou segmentos de clãs pertencentes a diversos grupos da região (Tukano, Desana, Baniwa, Tariano, Wanano, Tuyuka, entre outros). Processos de objetivação cultural vêm sendo observados em varias partes da Amazônia, despertando crescente atenção no âmbito dos debates atuais referentes aos diretos culturais e intelectuais de povos indígenas e tradicionais. Mas, para além do interesse gerado em diversos fóruns, e do variado leque de relações externas que este fenômeno implica, a pesquisa pretende focalizar os efeitos desse fenômeno, bem como o de novos produtos como livros e vídeos indígenas, no contexto das relações entre os próprios grupos indígenas, e de que maneira incidem sobre a esfera político-ritual. Busca-se assim explorar as formas de subjetivação e objetificação em questão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Geraldo Luciano Andrello - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Geraldo Luciano Andrello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. Diálogos com Stephen e Christine Hugh-Jones. Reflexões antropológicas sobre conhecimentos indígenas.Cultura ou parentesco? Reflexões sobre a história recente do Alto Rio Negro. 2016. (Seminário).
      2. Diálogos entre Niklas Lehman e a Etnologia Amazônica.Organização social tukano. 2016. (Seminário).
      3. Fifty years of Amazonist Anthropology.A brief comment on Hugh-Jone's "The origin of night". 2016. (Seminário).
      4. Seminário de Acompanhamento da Área de Antropologia e Arqueologia.Representante do PPGAS-UFSCar. 2015. (Seminário).
      5. Trânsitos, crime e fronteiras: gênero e mercados do sexo no Brasil.Debtedor. 2015. (Seminário).
      6. 1o. Encontro de Etnologia, História e Política Indígena.De grupos e nomes: coletivos em transformação no alto rio Negro. 2014. (Seminário).
      7. Objetos como testigos del Contacto Cultural.Políticas culturais no alto rio Negro: balanço do período recente. 2014. (Seminário).
      8. Seminário Nomes, pronomes e categorias.De grupos e nomes: coletivos em transformação no alto rio Negro. 2014. (Seminário).
      9. Seminários Ameríndios NAIPE-IFCS / UFSRJ.De grupos e nomes: coletivos em transformação no alto rio Negro. 2014. (Seminário).
      10. Sextas na Quinta - NANSI/Museu Nacional - UFRJ.Peixes e pessoas: reflexões sobre o parentesco tukano. 2014. (Seminário).
      11. 37o. Encontro Anual da ANPOCS. Peixes e pessoas: problemas cosmopolíticos no rio Uaupés. 2013. (Congresso).
      12. Políticas culturais e povos indígenas.Debatedor da mesa Escola II. 2013. (Seminário).
      13. 28a. Reunião Brasileria de Antropologia. GT Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos culturais e intelectuais entre povos amazônicos. 2012. (Congresso).
      14. 36o. Encontro anual da ANPOCS. Grupo, etnônimos e categorias no alto rio Negro. 2012. (Congresso).
      15. A salvaguarda do patrimônio cultural intangível: desafios teóricos e práticos.Lugares sagrados: dilemas em torno da salvaguarda da Cachoeria de Iauaretê. 2011. (Oficina).
      16. Tecnologia, Arte e Patrimônio na Amazônia.Transformações da cultura no alto rio Negro. 2011. (Seminário).
      17. VII International Meeting of Society for the Anthropology of Lowland South America.Índios nascidades e cidades indígenas. 2011. (Encontro).
      18. 27a. Reunião Brasileira de Antropologia. As várias faces da cultura no Alto Rio Negro. 2010. (Congresso).
      19. Narrativas de origem, rotas de transformação.Mapeando lugares sagrados. Cartografia e patrimonio imaterial no Distrito de Iauarete. 2010. (Seminário).
      20. 33o. Encontro Anual da ANPOCS. Narradores Indígenas do Rio Negro. 2009. (Congresso).
      21. 53o. Congresso Internacional de Americanistas. Histórias tariano e tukano: política e ritual no rio Uaupés. 2009. (Congresso).
      22. Ameríndia 2009 - UNESP.Iauaretê, Cahoeira das Onças - Vídeo-documentário. 2009. (Simpósio).
      23. Seminário - consulta sobre formação superior indígena no rio Negro.Por que um ensino superior indígena diferenciado no rio Negro?. 2009. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. ANDRELLO, Geraldo Luciano; MORAWSKA, A. C.. Seminário de Antropologia Econômica da UFSCar. 2016. Congresso
      2. ANDRELLO, GERALDO; Guerreiro, A. ; HUGH-JONES, S.. Abordagem Comparativa dos sistemas regionais do alto rio Negro e do alto Xingu. 2015. Congresso
      3. ANDRELLO, Geraldo Luciano; Lima, Edilene. Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos culturais e intelectuais entre povos amazônicos. 2012. Outro
      4. ANDRELLO, Geraldo Luciano; SZTUTMAN, Renato. GT Estudos Ameríndios. 2012. Congresso
      5. ANDRELLO, GERALDO. Narrativas de Origem, rotas de transformação. 2011. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51