Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ricardo Carneiro Borra

Graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1993 - FOUSP), mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (1996 - FOUSP), doutorado em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002 - UNIFESP) e Pós-doutorado pelo Medical College of Ohio (2005 - MCO). Professor Adjunto de Imunologia junto ao Departamento de Genética e Evolução (DGE) da Universidade Federal de São Carlos UFSCar). Possui experiência na área de Saúde, com ênfase em Patologia, Imunologia e Bioinformática / Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia bucal, terapias imunomoduladoras, vacinas anti-tumorais, modelos animais de doenças, modelos em cultura celular, biologia molecular, análise de redes biológicas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5655362515357840 (13/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Unicersidade Federal de São Carlos, Departamento de Genética e Evolução. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066751 URL da Homepage: http://www.dge.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Imunologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Influencia Da Citroterapia Na Producao De Prostaglandinas De Mulheres Saudaveis Durante A Menstruacao
      Descrição: As PGF2α e a PGE2, muito produzidas durante a menstruação, são vasoconstritoras e possivelmente participam da contração do endométrio, causando dor uterina intensa, conhecida como dismenorreia. Dependendo da intensidade, as cólicas menstruais podem ser controladas pelo uso de anti-inflamatórios não hormonais por meio do bloqueio da síntese de PGs. Entretanto, esse tipo de opção terapêutica produz efeitos colaterais que podem restringir sua utilização por longos períodos. Neste sentido, a utilização de produtos fitoterápicos vem sendo proposta como alternativa para o controle dos sintomas inflamatórios. O limão Taiti (Citrus latifolia) tem se mostrado eficaz no controle dos efeitos da menstruação em mulheres que apresentam ciclos desregulados. Entretanto, os mecanismos de atuação não são conhecidos mas, a inibição da cascata de produção dos ácidos araquidônicos é uma das possibilidade. Deste modo, pretende-se estudar o efeito da citroterapia a base de suco do limão Taiti na produção de PGs e na expressão gênica de transcritos envolvidos nas vias de síntese das PGs em mulheres saudáveis durante a menstruação. Para isso, serão convidadas mulheres voluntárias normais (n=45) em período fértil e na faixa etária entre 18 a 40 anos de idade. Para realização da pesquisa, as voluntárias serão divididas de forma aleatória em três grupos em função do tipo de estimulação a que serão expostas: Grupo Limão (G1, n=15), Grupo Meloxican (G2, n=15) e Grupo Controle (G3, n=15), o qual não sofrerá intervenção. O sangue menstrual e total serão coletados e utilizados para dosagem plasmática de PGE2 e PGF2α a fim de comparar o efeito uterino e sistêmico da citroterapia. Por outro lado, pretende-se realizar cultura de células sanguíneas (periférico) estimulada ou não com LPS para analisar a atividade regulatória do limão na expressão gênica de transcritos envolvidos na via de síntese das PGs como, por exemplo, IL-1β, IL-6, TNF-α, AKR1B1 e AKR1C3.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Carneiro Borra - Integrante / PRISCILA MARIA ANDRADE - Coordenador / Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva - Integrante / Maristela Carbo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    2. 2014-2014. Reparo de Freezer -80 oC
      Descrição: Projeto para custear o reparo de freezer -80 oC do laboratório de Imunologia Aplicada. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Carneiro Borra - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    3. 2014-Atual. Potencializacao da Atividade Antitumoral das Celulas BAK e NK Contra o carcinoma urotelial de bexiga
      Descrição: O câncer de bexiga representa a quarta causa de óbito nos idosos. A imunoterapia baseada no bacilo de Calmette-Guerin (BCG) tem sido usada desde 1976 como tratamento de escolha no câncer superficial de bexiga. A ação antitumoral do BCG é evidenciada por até 6 a 12 meses após a aplicação. A resposta imunológica celular é responsável pelo efeito prolongado e tardio da terapia intravesical. Os infiltrados granulomatosos suburoteliais, que aparecem após a instilação, exercem papel de órgãos linfóides secundários, ativando as células imunologicamente ativas contra as células tumorais e produzindo células memórias. Dentre as células de defesa parece que a destruição tumoral é mediada principalmente por linfócito CD8+CD56+ conhecido como BCG activated killer cells (BAK). A produção dessas células é dependente da secreção de interleucinas do tipo Th1. Neste contexto, esse projeto tem como objetivo estudar os mecanismos intrínsecos e extrínsecos que possam potencializar a atividade antitumoral das células BAK e NK contra o carcinoma urotelial de bexiga.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ricardo Carneiro Borra - Coordenador / Andrade, Priscila M - Integrante.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    4. 2014-Atual. A Matriz Extracelular No Envelhecimento, No Exercicio E No Microambiente Tumoral
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das celulas com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercicio como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no cancer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (8) . Integrantes: Ricardo Carneiro Borra - Integrante / PRISCILA MARIA ANDRADE - Integrante / Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo - Coordenador / Helena Bonciani Nader - Integrante / Keico Okino Nonaka - Integrante / Marcelo Andrade de Lima - Integrante / Márcia Regina Cominetti - Integrante / Sergio Eduardo De Andrade Perez - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
      Descrição: Análise da expressão de moléculas de adesão celular nas sucessivas fases do processo de carcinogênese do colo uterino".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Maria de Andrade Borra - Coordenador / Borra, Ricardo C. - Integrante / Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Integrante / Marcia Cominetti - Integrante / Helena Bonciani Nader - Integrante / Adriana Frias Renner - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Integrante / Marcelo Andrade de Lima - Integrante.
      Membro: Priscila Maria de Andrade Borra.
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das células com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercício como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no câncer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Regina Cominetti - Integrante / Stella Marcia Matiello Gonçalves Rosa - Integrante / Sérgio Eduardo de Andrade Perez - Integrante / Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Keico Okino Nonaka - Integrante / Priscila Andrade Borra - Integrante / Ricardo Borra - Integrante / Helena Nader - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Regina Cominetti.
      Descrição: Análise da expressão de moléculas de adesão celular nas sucessivas fases do processo de carcinogênese do colo uterino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucimar Retto da Silva de Avó - Integrante / Keico Okino Nonaka - Integrante / Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo - Coordenador / Priscila Maria de Andrade Borra - Integrante / Ricardo Carneiro Borra - Integrante / Helena Bonciani Nader - Integrante / Marcelo Andrade de Lima - Integrante / Márcia Regina Cominetti - Integrante / Sergio Eduardo De Andrade Perez - Integrante / Stela Márcia Mattiello - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucimar Retto da Silva de Avo.
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é a estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de mais de 300 proteínas além de um grande número de outras moléculas associadas. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das células com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercício como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no câncer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Sabrina Peviani Messa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Melhor Pesquisa Aplicada Prof. Dr. Luiz Venere Décourt (2o lugar), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.. 2016.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    2. 5º Prêmio SÉRGIO AROUCA concedido ao 2o melhor trabalho apresentado no 6o Congresso Médico Universitário de São Carlos, 6º Congresso Médico Universitário de São Carlos.. 2015.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    3. Prêmio do Melhor Painel no Congresso da SBPqO 2013, Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas.. 2013.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.
    4. Homenagem conferida pelo Reitor da UFScar aos profissionais por seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, Universidade Federal de São Carlos (UFScar).. 2013.
      Membro: Ricardo Carneiro Borra.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).Identificação in Silico de Sub-redes gênicas Reguladoras e Desenvolvimento de Assinatura Associada com a Estomatite Aftosa Recorrente. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. Borra RC. Coordenador da Mesa Redonda intitulada ?Biotecnologia Aplicada à Saúde?, realizada no dia 10 de setembro de 2013 no V FourBiotec. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56