Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Geovani Gurgel Aciole da Silva

Graduado em Medicina (UFPb, 1984) e em Filosofia (UFSCar, 2011); Especialista em Homeopatia (IHB/UniRio, 1986).e Saúde Pública (Santos, 1986). Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP, 1999 e 2004). Atuou na CINAEM (1998-2001): no Projeto Nacional de Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde e de Membros do Ministério Público (2000-2001) e no Curso de Especialização em Ativadores da Mudança na Formação dos Profissionais de Saúde (ENSP/Rede UNIDA/MS, 2004-2006). Foi professor da Faculdade de Medicina da PUC - Campinas (1995-1997; 2001-2004). Membro da diretoria (1997-2006), e presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e região (2002-2006). Pesquisador na ANS (2002-2009). Publicou 'A saúde no Brasil: cartografias do público e do privado" (2006) e 'Depois da Reforma" (2013) pela Hucitec, e artigos em periódicos científicos da área de saúde coletiva. Na UFSCar, atua na graduação em Medicina, desenvolve especialização em regulação de sistemas de saúde, gestão da atenção e gestão da clínica e coordena o Grupo de Pesquisa QUÍRON: Estudos e Práticas em Saúde. É membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Clínica/UFSCar. Tem experiência na área de Saúde Coletiva nos seguintes temas: sistemas de saúde (SUS e saúde suplementar), política, planejamento e gestão; avaliação de serviços e sistemas; e gestão da clínica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6146469366214279 (27/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Reitoria, Reitoria. Rod. Washington Luiz, KM 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518340 Ramal: 8974 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2014-2015. Coletivo Paulista de Investigacao em Saude
      Descrição: Trata-se de projeto de investigação desenvolvido em caráter multicêntrico que reúne cinco núcleos de pesquisadores sediados em São Paulo/SP; Santo André, Santos e São Carlos e que visa o compartilhamento e a produção conjunta de conhecimento a respeito das práticas de gestão e atenção primária nas redes regionais de saúde dos municípios mencionados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Geovani Gurgel Aciole - Coordenador / Sandra Maria Pozolli - Integrante / Renata Gonçalves - Integrante / Carolina Lemos Prado - Integrante / andrea c. giberti - Integrante / luiiza demarchi - Integrante / gabriela alvarez camacho - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    2. 2013-2014. Investigando a construcao da Rede de Atencao as Urgencias e Emergencias no estado da Bahia
      Descrição: Trata-se de projeto de investigação em programa de cooperação da OPAS/SESAB que visa produzir dois produtos estruturados: um levantamento do estado da arte de infra-estrutura e gestão das Redes de Atenção a Urgência e Emergência em duas regionais de saúde do Estado da Bahia; e reconstituir o processo de formação e estruturação destas mesmas redes em seus marcos institucionais, normativos e funcionais, resgatando o protagonismo dos sujeitos institucionais envolvidos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Geovani Gurgel Aciole - Coordenador / Sandra Maria Pozolli - Integrante / Renata Gonçalves - Integrante / Carolina Lemos Prado - Integrante / Hadson Namour - Integrante / Sisse Santos - Integrante. Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Cooperação.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    3. 2012-2014. OLHARES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTACAO DA POLITICA NACIONAL DE SAUDE BUCAL NO NORDESTE PAULISTA
      Descrição: Com a finalidade de ampliar o acesso da população brasileira às ações de saúde bucal, e em consonância com as metas de Saúde Bucal preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano de 2010, o Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), cujos pressupostos visam a qualificar a Atenção Básica, assegurando a integralidade das ações; atuar com base na vigilância em saúde; planejar as ações de acordo com a epidemiologia e as informações do território, financiar e definir agenda de pesquisa para que se trabalhe com base em evidências científicas. Em outras palavras, o PNSB visa a ampliação do acesso pelo SUS sob a reorientação do modelo de atenção em saúde bucal. Este trabalho se propõe a mapear o processo de implementação da PNSB na região nordeste do estado de São Paulo por meio de uma investigação quali-quantativa, cujos dados serão coletados por meio de questionário, entrevista e observação estruturada dos serviços. Para a estratificação dos 24 municípios que compõem a região, serão utilizados o porte populacional e o IDH-M. Os resultados serão categorizados e analisados em conjunto, no sentido de atribuir uma classificação final: insatisfatória, pouco satisfatória ou satisfatória, com relação ao processo de implantação da PNSB. Espera-se que os resultados sirvam para compreender e avaliar o estágio de implementação da PNSB nos municípios da região nordeste do estado de São Paulo e desenvolver e validar um instrumento de avaliação da implementação da política.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Giovanni Gurgel Aciole - Coordenador / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Ailton Walsecki Junior - Integrante / Lais Valenciani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    4. 2010-2012. Projeto de Educacao Permanente em Saude de Fortalecimento da Atencao Basica nos municipios do Departamento Regional de Saude III (DRS III) - Araraquara: analise e perspectivas.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar os processos desencadeados na atenção básica pelo Projeto de Educação Permanente em Saúde intitulado "Fortalecimento da Atenção Básica: reorganizando as práticas de atenção e gestão" em desenvolvimento na região de abrangência do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo. Esse projeto está em andamento, envolve vinte e quatro municípios e cento e quarenta e quatro trabalhadores de diferentes formações. O material empírico se constituirá de dados primários e secundários mediante a utilização de diferentes técnicas de coleta de dados, oriundos: de entrevistas semi-estruturadas com os gestores, grupos focais por Regiões de Saúde com os trabalhadores de Unidade Básica e Saúde da Família, participantes do projeto e grupos focais com coordenadores, e de fonte documental relativa aos relatórios de atividades, relatos de experiência de participantes e coordenadores, das memórias do Grupo de Trabalho. Será realizada análise temática com utilização do software Alceste para ordenamento dos dados. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde. Os resultados auxiliarão a Comissão de Integração Ensino e Serviço, gestores municipais e trabalhadores, a primeira em sua tarefa de avaliar as ações de Educação Permanente em Saúde; os gestores na implementação e sustentação das ações relativas a Educação na Saúde pactuadas no Termo de Compromisso de Gestão Municipal e na condução da Atenção Básica de seu município; e, os trabalhadores da rede básica na apropriação e resignificação do seu processo de trabalho e desenvolvimento de prática crítico-reflexiva.. Processo FAPESP: 2009/53139-0 - Edital Pesquisa para o SUS: Gestão Compar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Integrante / Cássia Arantes - Integrante / Silvana Mishima - Coordenador / Sílvia Matumoto - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Wilson Mestriner Junior - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Marcia Nituma Ogata - Integrante / Maria do Carmo Gulacci Guimarães Caccia Bava - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Maria Teresa Luz Eid da Silva - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante / Ângela Schiavon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar os processos desencadeados na atenção básica pelo Projeto de Educação Permanente em Saúde intitulado "Fortalecimento da Atenção Básica: reorganizando as práticas de atenção e gestão" em desenvolvimento na região de abrangência do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo. Esse projeto está em andamento, envolve vinte e quatro municípios e cento e quarenta e quatro trabalhadores de diferentes formações. O material empírico se constituirá de dados primários e secundários mediante a utilização de diferentes técnicas de coleta de dados, oriundos: de entrevistas semi-estruturadas com os gestores, grupos focais por Regiões de Saúde com os trabalhadores de Unidade Básica e Saúde da Família, participantes do projeto e grupos focais com coordenadores, e de fonte documental relativa aos relatórios de atividades, relatos de experiência de participantes e coordenadores, das memórias do Grupo de Trabalho. Será realizada análise temática com utilização do software Alceste para ordenamento dos dados. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde. Os resultados auxiliarão a Comissão de Integração Ensino e Serviço, gestores municipais e trabalhadores, a primeira em sua tarefa de avaliar as ações de Educação Permanente em Saúde; os gestores na implementação e sustentação das ações relativas a Educação na Saúde pactuadas no Termo de Compromisso de Gestão Municipal e na condução da Atenção Básica de seu município; e, os trabalhadores da rede básica na apropriação e resignificação do seu processo de trabalho e desenvolvimento de prática crítico-reflexiva O projeto é financiado pela FAPESP (Processo FAPESP - PPSUS: 2009/53139-0. Vigência 2010-2012)) e coordenado pela Profa. Dra. Silvana Martins Mishima, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP que é a instituição executora. A equipe é composta por pesquisadores de diferentes instituições: USP, UFSCar, UNESP, DRS Arar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Silvana Martins Mishima - Coordenador / Cinira Magali Fortuna - Integrante / Silvia Matumoto - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Maria Teresa Luz Eid da Silva - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante / Ângela Schiavon - Integrante / João Roberto Bettoni Nogueira - Integrante / Wilson Mestriner Junior - Integrante / Aylton Valsecki Junior - Integrante / Isabel Gorla - Integrante / Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia-Bava - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Cassia Irene Spinelli Arantes.
    5. 2010-2012. Projeto de Educacao Permanente em Saude de Fortalecimento da Atencao Basica nos municipios do Departamento Regional de Saude III (DRS III) - Araraquara: analise e perspectivas.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar os processos desencadeados na atenção básica pelo Projeto de Educação Permanente em Saúde intitulado "Fortalecimento da Atenção Básica: reorganizando as práticas de atenção e gestão" em desenvolvimento na região de abrangência do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo. Esse projeto está em andamento, envolve vinte e quatro municípios e cento e quarenta e quatro trabalhadores de diferentes formações. O material empírico se constituirá de dados primários e secundários mediante a utilização de diferentes técnicas de coleta de dados, oriundos: de entrevistas semi-estruturadas com os gestores, grupos focais por Regiões de Saúde com os trabalhadores de Unidade Básica e Saúde da Família, participantes do projeto e grupos focais com coordenadores, e de fonte documental relativa aos relatórios de atividades, relatos de experiência de participantes e coordenadores, das memórias do Grupo de Trabalho. Será realizada análise temática com utilização do software Alceste para ordenamento dos dados. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde. Os resultados auxiliarão a Comissão de Integração Ensino e Serviço, gestores municipais e trabalhadores, a primeira em sua tarefa de avaliar as ações de Educação Permanente em Saúde; os gestores na implementação e sustentação das ações relativas a Educação na Saúde pactuadas no Termo de Compromisso de Gestão Municipal e na condução da Atenção Básica de seu município; e, os trabalhadores da rede básica na apropriação e resignificação do seu processo de trabalho e desenvolvimento de prática crítico-reflexiva.. Processo FAPESP: 2009/53139-0 - Edital Pesquisa para o SUS: Gestão Compar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Integrante / Cássia Arantes - Integrante / Silvana Mishima - Coordenador / Sílvia Matumoto - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Wilson Mestriner Junior - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Marcia Nituma Ogata - Integrante / Maria do Carmo Gulacci Guimarães Caccia Bava - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Maria Teresa Luz Eid da Silva - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante / Ângela Schiavon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    6. 2010-2012. O pensamento sanitario brasiliero: percurso critico-reflexivo
      Descrição: No cenário contemporâneo brasileiro, vicejam as conquistas da Reforma Sanitária Brasileira assentadas em dois grandes marcos constitutivos: o constitucional, cuja Constituição em vigor incorporou no capítulo da seguridade social, grande parte do ideário de seus militantes: e o marco operacional, em que o sistema nacional de saúde (SUS) avança e se consolida como sistema público, universal e inclusivo. Visando refletir sobre este processo, o projeto se propõe a examinar critico-reflexivamente as contribuições de autores basilares da saúde pública brasileira, de modo a sistematizar reflexões e interrogar as potencialidades explicativas que os formuladores da chamada reforma sanitária brasileira ofereceram para a análise do contexto econômico e social da realidade do país, ontem e hoje, pensados a partir do setor saúde. O projeto visa a constituir um percurso crítico-reflexivo sobre a POLÍTICA DE SAÚDE E O PENSAMENTO SANITÁRIO BRASILEIRO, isto é, uma análise teórico-crítica do momento atual, aprofundando aspectos ou argumentos das obras estudadas de modo a considerar as interfaces da saúde com o contexto econômico e social brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Aline Guerra Aquilante - Integrante / João de Deus Silva - Integrante / Aline Barreto de Almeida - Integrante / Fábio Urbini Cavernalli - Integrante / Dayane Kelly Silva Oliveira - Integrante / Danilo Sérgio Vinhotti - Integrante. Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    7. 2010-Atual. Observatorio de Gestao da Clinica e do cuidado em Saude: estudos e praticas em Saude Publica
      Descrição: O projeto de observatório pretende tomar como objeto a imensa gama de situações que configuram os territórios das práticas de gestão e de produção do cuidado em saúde, em que interagem diversos fatores simultâneos, diversas modalidades de prestação de serviços, diversos arranjos organizacionais, políticos, sociais e institucionais, e diversas racionalidades, instrumentais e conceitos (o cotidiano de um hospital, a implantação de um programa ou política social, por exemplo). Justifica-se a realização do projeto pela dificuldade dos atores envolvidos no processo de acompanhar e dar conta destas variáveis em geral (e daqueles que se propõem a intervir na qualificação destes processos, em particular) com pertinência e eficácia. Com este escopo, o observatório pretende dar conta da problemática na gestão da saúde e nas práticas assistenciais, que envolve: a formação profissional, as transformações do mercado de trabalho, o agenciamento de conflitos, de pautas de reivindicações, lutas por direitos sociais, regulamentação profissional e atinge até a gestão do cotidiano etc. O observatório funcionará como um serviço que se encarrega dos estudos do processo de gestão e da produção do cuidado em saúde. Este "serviço" desenvolverá projetos de investigação/suporte/apoio/intervenção para obter a compreensão da ?situação?, ou seja, recolher os elementos que possibilitem realizar uma leitura analítica do quê está acontecendo, e obter desta análise da situação as sinalizações dos vários processos simultâneos: perfil, mercado, transição tecnológica, formação, gestão, normas, protocolos etc. Simultaneamente, vai se ?agindo?, isto é, interagindo, discutindo, construindo, pois sua metodologia e seus objetivos não admitem o hiato entre formulação e execução, entre gestão e avaliação, ou seja, entre a teoria e a prática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Aline Barreto de Almeida - Integrante / Fábio Urbini Cavernalli - Integrante / Dayane Kelly Silva Oliveira - Integrante / João de Deus Gomes da Silva - Integrante / Laís Valencise Magri - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Paulo - Cooperação / Fundação Dom Cabral - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 6
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
      Descrição: Em virtude da imensa gama de situações que configuram os territórios das práticas de gestão e de produção do cuidado em saúde, em que interagem diversos fatores simultâneos, diversas modalidades de prestação de serviços, diversos arranjos organizacionais, políticos, sociais e institucionais, e diversas racionalidades, instrumentais e conceitos, justifica-se a dificuldade dos atores envolvidos no processo de acompanhar e dar conta destas variáveis em geral (e daqueles que se propõem a intervir na qualificação destes processos, em particular) com pertinência e eficácia, e constituir uma agenda para dar conta da problemática que envolve desde a formação profissional, as transformações do mercado de trabalho, passa pelo agenciamento de conflitos, elaboração de pautas de reivindicações, lutas por direitos sociais, regulamentação profissional e atinge até a gestão do cotidiano etc. A opção é montar um observatório (serviço) do processo de gestão e produção do cuidado em saúde. Este serviço deverá se encarregar de desenvolver projetos de investigação/suporte/apoio/intervenção para obter as variáveis necessárias à compreensão da situação , ou seja, recolher os elementos que possibilitem realizar uma leitura analítica do quê está acontecendo. Neste processo, se estabelece um lugar de análise da situação como um observatório, em que se obtêm sinalizações dos vários processos simultâneos: perfil, mercado, transição tecnológica, formação, gestão, normas, protocolos etc. E, simultaneamente, vai se agindo , isto é, interagindo, discutindo, construindo, pois o dinamismo da situação (o cotidiano de um hospital, a implantação de um programa ou política social, por exemplo) não admite o hiato entre formulação e execução, gestão e avaliação, ou seja, entre a teoria e a prática. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Aline Barreto de Almeida - Integrante / Fábio Urbini Cavernalli - Integrante / Dayane Kelly Silva Oliveira - Integrante / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.
    8. 2007-2009. Um estudo das inovacoes na Saude Suplementar: a atencao integral em cardiologia e as prativas de promocao e prevencao da saude
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / Laura Tomazzi - Integrante / Victor Ribeiro Neves - Integrante / Gilve Orlandi Bannitz Shiguemoto - Integrante / João de Deus Gomes da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    9. 2007-2009. Obervatorio de Gestao da Clinica: praticas de atencao e de gestao da saude
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante / Shiguemoto, Gilve Bannitz - Integrante / Laura Tomazzi - Integrante / Alessandra Paiva - Integrante / Victor Ribeiro Neves - Integrante / Gilve Orlandi Bannitz Shiguemoto - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    10. 2006-2008. Investigando a Rede de cuidado do mercado supletivo para pacientes em condicao terminal
      Descrição: O estudo a ser desenvolvido busca aprofundar a caracterização do modelo assistencial existente no setor de saúde suplementar nos municípios de Campinas e Jundiaí (São Paulo) e do Rio de Janeiro (RJ), tendo como objeto a atenção aos pacientes portadores da chamada condição ?terminal?; e que envolve uma ampla gama de doenças crônico-degenerativas, com destaque para as patologias crônicas, oncológicas e degenerativas, de diversas naturezas. Frente a esta condição ?terminal? serão identificados os interesses dos diversos atores e suas relações de trabalho. Também serão mensuradas necessidades, demanda e oferta dos prestadores médicos e hospitalares e a qualidade da assistência oferecida. A escolha dessa modalidade para o projeto de investigação, visa atender uma das linhas de investigação já selecionadas pelo Edital que motiva este expediente, qual seja a da investigação das relações entre os diversos agentes do setor (operadoras, prestadores médico-hospitalares e usuários), além da própria ANS. A investigação explorará a(s) linha(s) de cuidado e dos mecanismos regulatórios utilizados pelas operadoras de planos privados de saúde para a atenção aos usuários portadores de condição terminal de saúde e/ou aos familiares e beneficiários; as modalidades de cuidado extra-hospitalares e as formas de organização dos prestadores, no mercado em saúde, do campo da saúde suplementar no Brasil, visando descrever e avaliar o modelo tecno-assistencial e a dinâmica de atores no mercado de saúde suplementar nas cidades referidas, no setor específico da oferta de atenção domiciliar; caracterizar a rede de serviços ofertada segundo linha de cuidado em seus descritores específicos na atenção especializada às doenças degenerativas e/ou oncológicas, relacionadas ao estado ou condição terminal; e descrever as formas de inserção dos médicos e das demais práticas profissionais não-médicas no mercado de saúde suplementar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.
    11. 2006-2007. Qualidade da atencao e modelos tecno-assistenciais em Cardiologia na Saude Suplementar do interior de Sao Paulo
      Descrição: O estudo busca aprofundar a caracterização do modelo assistencial existente no setor de saúde suplementar no Estado de São Paulo, tendo como objeto a área de cardiologia. Nesse sentido pretende-se estudar o mercado em saúde no setor de nas cidades de São Carlos, Jundiaí e Campinas.Para tanto serão identificados os interesses dos diversos atores e suas relações de trabalho. Também serão mensuradas necessidades, demanda e oferta dos prestadores médicos e hospitalares e a qualidade da assistência oferecida na área de cardiologia. A escolha dessa especialidade para o projeto de investigação, atende uma das linhas de investigação já selecionadas pela Agência: é aquela com maior padronização e consenso de condutas no âmbito internacional e nacional, possui indicadores de qualidade válidos e consagrados na literatura, representa uma situação clínica onde são utilizados recursos (materiais, medicamentos e equipamentos) diagnósticos e terapêuticos de alto custo, onde os profissionais estão envolvidos de forma assalariada ou por meio de empresas próprias nos serviços de emergência, nos serviços de Hemodinâmica, nas unidades de terapia intensiva e nos consultórios, sejam eles cardiologistas ou cirurgiões cardíacos. Seus objetivo: 1) Descrever e avaliar o modelo tecno-assistencial e a dinâmica de atores no mercado de saúde suplementar no interior do Estado de São Paulo; 2) Descrever as formas de inserção dos médicos no mercado de saúde suplementar, os requisitos para sua atuação, limitações para a prática clínica e reivindicações dos diferentes atores envolvidos no processo em relação à satisfação de suas demandas e/ou necessidades; 3) Gerar mecanismos de transferência/publicização dos resultados encontrados para o conjunto das instituições de ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação, respeitando-lhes as singularidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Geovani Gurgel Aciole da Silva - Coordenador / José Maurício de Oliveira - Integrante / Everton Soeiro - Integrante. Financiador(es): Organização Pan Americana de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Geovani Gurgel Aciole da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Roda de Conversa: Existe coerência entre a formação profissional da enfermagem e as necessidades de saude das pessoas e comunidade?. 2015. (Congresso).
      2. XIV Congresso Paulisa de Saúde Pública. Discussão Temática 24: Cuidado em Saúde. 2015. (Congresso).
      3. XIV Congresso Paulista de Saúde Pública. Conferência: Produzir Coletivos e co-gestão. 2015. (Congresso).
      4. XIV Congresso Paulista de Saúde Pública. Discussão Temática: Promoção da saúde e Interssetorialidade. 2015. (Congresso).
      5. XIV Congresso Paulsita de Saúde Pública. Relaçao público e privado: puro antagonismo?. 2015. (Congresso).
      6. VI Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais em Saúde. Reflexões sobre a utilização de Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da gestão da clínica.. 2013. (Congresso).
      7. X Congresso de Iniciação científica e tecnológica da UFSCAr. Conhecendo Equipes multidisciplinares de saúde. 2013. (Congresso).
      8. X Congresso de Iniciação científica e tecnológica da UFSCAr. Saúde Coletiva e Universidade: Qual a sociedade que queremos construir?. 2013. (Congresso).
      9. XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. E os serviços de saúde: o que produzem?. 2013. (Congresso).
      10. XIII Congresso Paulista de Saúde Pública. O que produzem os serviços de saúde?. 2013. (Congresso).
      11. III Congreso Regional de Medicina Familiar - Iberoamericana - CIMF. Trabajadores de La Salud en atención primaria. Vislumbres de un contexto prospectivo-historico en São Paulo- Brasil.. 2012. (Congresso).
      12. III Congresso Nacional de Fisioterapia em Saúde Coletiva. O trabalho do fisioterapeuta em equipes NASF: Êxitos e dificuldades.. 2012. (Congresso).
      13. III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Reflexões para a reformulação dos aparelhos formadores de cursos de graduação em Fisioterapia no cenário contemporâneo e para o SUS. 2012. (Congresso).
      14. III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Reflexões para a reformulação dos aparelhos formadores de cursos de graduação em Fisioterapia no cenário contemporâneo e para o SUS.. 2012. (Congresso).
      15. I Simposio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.SILVA, J. D. G. ; REINTGES, C. H. ; ACCIOLI, G. . DISCURSO E PODER NA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOCOGNITIVA DA LEI 10.216/2001. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade e I Simpósio Internacional Discurso, Identida. 2012. (Simpósio).
      16. V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE NO BRASIL: DA FORMAÇÃO À ASSISTÊNCIA.. 2012. (Congresso).
      17. V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.. O TRABALHO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: REFLEXÕES CONFLITANTES NO BRASIL.. 2012. (Congresso).
      18. V Congresso Ibero - Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.. Discurso e poder na Reforma Psiquiátrica Brasileira. 2012. (Congresso).
      19. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisas Qualitativas em Saúde. "Discurso e Poder na Saúde Mental Coletiva: Um estudo sociocognitivo sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira".. 2012. (Congresso).
      20. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisas Qualitativas em Saúde. O trabalho em saúde no contexto da promoção da saúde: Reflexões conflitantes no Brasil.. 2012. (Congresso).
      21. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisas Qualitativas em Saúde. Educação profissional técnica de nível médio em saúde no Brasil: Da formação à assistência.. 2012. (Congresso).
      22. CICLO DE DEBATES EM SAÚDE COLETIVA.O DILEMA PREVENTIVISTA: UMA APRESENTAÇÃO DA OBRA DE SÉRGIO AROUCA. 2011. (Seminário).
      23. A relação entre os médicos e os planos de saúde.A regulação em Saúde: aproximações conceituais e práticas. 2010. (Seminário).
      24. III Encontro Paulista de Residentes.Conjuntura da Saúde no Estado de São Paulo: desafios e perspectivas. 2010. (Encontro).
      25. I Seminário de Gestão do Conhecimento.Investigando a rede de cuidado do mercado supletivo para pacientes terminais. 2009. (Seminário).
      26. VIII Jornada de Iniciação científica e tecnológica da UFSCar. Análise de prontuários da Unidade de Saúde-Escola com o uso do fluxograma analisador. 2009. (Congresso).
      27. VIII Jornada de Iniciação científica e tecnológica da UFSCar. INVESTIGAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO SISTEMA DE SAÚDE DE SÃO CARLOS/SP: "E AÍ, A REFORMA PSIQUIÁTRICA PASSOU POR AQUI?". 2009. (Congresso).
      28. III Colóquio Internacional de Ciências Sociais.Democracia e Saúde: considerações acerca da universalidade do SUS. 2008. (Seminário).
      29. II Encontro Acadêmico do EducaSaúde.II Encontro Acadêmico do EducaSaúde. 2006. (Encontro).
      30. LVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. LVIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. AKERMAN, M. ; LOUVISON, M. C. P. ; ACIOLI, G. G. ; PEDRO, W. A. ; Ogata MN ; Machado MLT ; Silva, M.T.L.E. ; GOZZI, A. P. N. F. ; FELICIANO, Adriana Barbieri. XIV Congresso Paulista de Saúde Pùblica. 2015. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51