Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luciana Camargo de Oliveira

Bacharelado (1999), mestrado (2004) e doutorado em Química (2007) e pós-doutorado (2007-2010) pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP. No mestrado e no doutorado, estudou interações entre metais potencialmente tóxicos e matéria orgânica de águas, solos e sedimentos para avaliar o comportamento das espécies metálicas no ambiente. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente com os seguintes temas: substâncias húmicas, caracterização, solos, monitoramento e disponibilidade de espécies metálicas, espectroscopia de absorção e emissão atômica, análise termica, ensino de química, educação ambiental. Atualmente é Professora adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba e está credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental da UFSCar-Sorocaba, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e uso de recursos renováveis. Ministra disciplinas nas licenciaturas dos cursos de Física, Química, Matemática e Biologia, caráter interdisciplinar dos cursos, da UFSCar - Sorocaba atuando na formação de professores. Membro do Projeto aprovado CAPES - Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI - 2013) em parceria com a Universidade de Coimbra (PLI - Coimbra - UFSCar - Sorocaba). Atuou como Coordenadora da área Interdisciplinar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) - UFSCar no período de 2014 a 2016 e foi Coordenadora do curso de Química da UFSCar - Sorocaba no ano de 2014. Atualmente é bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2 na área de Ciências Ambientais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6238603150964753 (02/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32298814 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Humina como remediador ambiental: aplicacao em microcosmos
      Descrição: O desenvolvimento econômico associado à busca pela melhoria da qualidade de vida aumentou consideravelmente a liberação de poluentes ao ambiente, comprometendo sistemas aquáticos e terrestres. Substâncias naturais que interajam com esses poluentes minimizando sua disponibilidade são de grande interesse ambiental. As substâncias húmicas são os principais complexantes orgânicos presentes nos sistemas aquáticos e terrestres, podendo ser fracionadas de acordo com a solubilidade. A humina, fração insolúvel das substâncias húmicas e fração menos estudada pelos Pesquisadores da área, têm potencial promissor para funcionar como resina adsorvente de diferentes espécies de interesse ambiental. Assim, este projeto tem por objetivo estudar a extração, caracterização da humina e sua interação com espécies de interesse ambiental tais como nutrientes essenciais e metais potencialmente tóxicos (MPT). Como na literatura não há trabalhos que mostrem a influência do extrator nas características estruturais da humina, será realizada a extração da humina com diferentes extratores verificando a influência da extração na capacidade adsortiva. Para estudar a interação entre espécies metálicas e a humina experimentos utilizando sistemas de ultrafiltração bem como experimentos em microcosmos serão realizados a fim de investigar e simular o comportamento ambiental dessas espécies. Os experimentos em microcosmos visam a aplicação da humina em amostras de águas de rios, lagos a fim de verificar sua capacidade complexante em ambientes reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Coordenador / Mario Henrique Alves Lima - Integrante / Luana Maria Tavares Rosa - Integrante / Elisabete Leide Marzola - Integrante / Simone Maria Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    2. 2016-Atual. Residuos Naturais como remediadores ambientais: aplicacao em microcosmos
      Descrição: Muitos resíduos orgânicos são simplesmente dispostos no ambiente não havendo estudos sobre seu potencial remediador. Geralmente, trata-se de substâncias de baixo custo de obtenção com elevada capacidade complexante e que são descartados no ambiente. Nesse contexto, destaca-se a torta de filtro e a humina. A torta de filtro é um dos principais resíduos da indústria sucroalcooleira sendo uma mistura de bagaço moído e lodo da decantação do processo de tratamento e clarificação do caldo da cana-de-açúcar obtida nos filtros rotativos após extração da sacarose residual. A torta de filtro é produzida anualmente em elevadas quantidades e muitas vezes, é simplesmente disposta no ambiente como fonte de nutrientes. Outro resíduo orgânico que tem sido muitas vezes descartado quando são realizados estudos sobre a fração solúvel da matéria orgânica é a humina. A humina é a fração pouco solúvel da principal forma de matéria orgânica distribuída nos sistemas aquáticos e terrestres. Trata-se da fração menos estudada pelos Pesquisadores da área, mas que têm potencial promissor para funcionar como resina adsorvente de diferentes espécies de interesse ambiental. Este projeto visa a utilização desses resíduos como fonte de nutrientes essenciais e simultaneamente como resina quelante de metais tóxicos (no caso, serão estudados Cádmio - Cd e Chumbo - Pb). Assim, esse projeto tem por objetivo extrair, caracterizar resíduos orgânicos (torta de filtro e humina) e simular o comportamento ambiental dessas espécies utilizando experimentos em microcosmos. Os experimentos em microcosmos visam aplicar os resíduos orgânicos enriquecidos com nutrientes sobre amostras de solos contendo metais potencialmente tóxicos (Cd e Pb), utilizando águas da chuva para avaliar a percolação dessas espécies. Os teores das espécies metálicas serão determinados em função do tempo nas amostras de solos contendo resíduos orgânicos e nas amostras de águas. Com os resultados obtidos nesse projeto pretende-se avaliar o comportamento ambiental desses resíduos bem como verificar a funcionalidade desses materiais no ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Coordenador / Wander Gustavo Botero - Integrante / Danielle Goveia - Integrante / Janaína Braga do Carmo - Integrante / Luana Maria Tavares Rosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    3. 2014-Atual. Humina: estudo da remocao de fosforo presente em efluentes e perspectivas de utilizacao na agricultura
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Coordenador / Wander Gustavo Botero - Integrante / Jonas Soares Jacundino - Integrante / Oseás S. Santos - Integrante / Mario Henrique Alves Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    4. 2013-Atual. Acido cianidrico presente nas casas de farinha no agreste alagoano: avaliacao da exposicao ocupacional e riscos aos trabalhadores e populacao
      Descrição: A Organização Mundial de Saúde e diversas pesquisas tem demonstrado a exposição dos trabalhadores das casas que processam a mandioca para fabricação da farinha e da população que vive no entorno da mesma, devido as elevadas concentrações de ácido cianídrico presente na mandioca e que é liberado para a atmosfera e ambiente aquático durante seu processamento. No agreste alagoano, mais de 26 mil trabalhadores convivem com essa exposição, o que caracteriza um problema de saúde pública, principalmente pela ação tóxica do ácido cianídrico, atuando principalmente no sistema nervoso central. Nesse sentido, o objetivo deste projeto será avaliar a exposição dos trabalhadores das casas de farinha do agreste alagoano e da população no entorno dessas áreas de processamento da mandioca, à exposição ao ácido cianídrico lançado em diversos compartimentos ambientais . Além disso, busca-se dados quanto os teores de ácido cianídrico no ar, água e resíduos gerados nas casas de farinha da região de estudo, buscando fornecer subsídios para o uso sustentável desses resíduos ricos em ácido cianídrico e ainda elaborar estratégias para diminuição da contaminação dos trabalhadores envolvidos nesse processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Wander Gustavo Botero - Coordenador / Vinícius Del Colle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    5. 2012-2014. HUMINA: INTERACOES COM METAIS POTENCIALMENTE TOXICOS E PERSPECTIVAS DE UTILIZACAO PARA REMEDIACAO EM SISTEMAS CONTAMINADOS
      Descrição: O aporte de metais potencialmente tóxicos em sistemas aquáticos é uma questão que envolve diversas regiões do Brasil, principalmente regiões populosas e que de uma forma ou outra lançam de forma direta esses contaminantes no ambiente aquático. Dentre as diversas regiões que se enquadram nesse perfil, destacam-se a região de Sorocaba, no interior Paulista e a Região de Maceió em Alagoas. Substâncias capazes de interagir com esses metais influenciando no aporte, transporte e (bio)disponibilidade são de grande interesse ambiental. A humina, fração das substâncias húmicas, apresentam características importantes, podendo influenciar na biodisponibilidade de metais potencialmente tóxicos no ambiente. Este projeto propõem estudos de interação humina-metal potencialmente tóxico visando utilização da humina como resina quelante na remediação de matrizes contaminadas, utilizando ensaios em laboratório e in situ de águas que recebem um aporte considerável de espécies metálicas do Estado de São Paulo e do Estado de Alagoas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Coordenador / Julio Cesar Rocha - Integrante / Ademir dos Santos - Integrante / Wander Gustavo Botero - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    6. 2012-Atual. Estudo de parametros dinamicos de especiacao na complexacao de Cd e Pb e acidos humicos e fulvicos utilizando SCP/SSCP e AGNES
      Descrição: A presença e bio(disponibilidade) de metais potencialmente tóxicos (Pb e Cd) no ambiente é controlado por diversos fatores, dentre eles destacam-se a interação desses metais com ligantes orgânicos naturais, como as substâncias húmicas, formando complexos estáveis. Para melhor compreensão do papel das SH no transporte, acúmulo e biodisponibilidade de íons metálicos em ambientes aquáticos é necessário avaliar alguns parâmetros dinâmicos na complexação desses metais com frações das substâncias húmicas. As técnicas eletroquímicas de cronopotenciometria de redissolução anódica (stripping chronopotentiometry, SCP), cronopotenciometria de redissolução anódica com varredura de potencial de deposição (scanned stripping chronopotentiometry, SSCP) e ausência de gradiente e equilíbrio de Nernstian de redissolução anódica (Absence of gradients and Nernstian equilibrium stripping, AGNES), tem sido utilizadas para avaliação desses parâmetros de especiação dinâmica. Assim, este projeto tem como objetivo principal estudar o comportamento dinâmico de metais potencialmente tóxicos (Cd e Pb) na complexação de ácidos húmicos e fúlvicos aquáticos e de turfas de diferentes regiões do Brasil e comparar os resultados com modelos teóricos desenvolvidos recentemente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Camargo de Oliveira - Integrante / Daniele Goveia - Integrante / Wander Gustavo Botero - Coordenador / José Paulo Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Patronesse do curso de licenciatura em Química - Ingressantes em 2012, UFSCar.. 2017.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    2. Premiação do trabalho intitulado " Influencia de diferentes processos extrativos na caracterização da humina", UFSCar Sorocaba.. 2016.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    3. Premiação do trabalho intitulado " Evaluation of humification degree in humin samples obtained by different extractives mechanisms, UNISO.. 2016.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    4. Paraninfa da Turma do curso de licenciatura em Química - Ingressantes em 2010, UFSCar.. 2015.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    5. Professora Homenageada do curso de licenciatura em Química - Ingressantes em 2009, UFSCar.. 2014.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    6. Co-autor do trabalho "Determination of mercury methylation potential in the presence of peat organic matter", 16th IHSS.. 2012.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.
    7. Co-autor do trabalho ?Characterization of the interactions between aquatic humic substances from tropical rivers and endocrine disruptors"premiado dentre os dez melhores do mundo concorridos à Travel, International Humic Substances Society (IHSS).. 2010.
      Membro: Luciana Camargo de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. Filho, E. B. ; Oliveira, Luciana Camargo de. III Semana da Química. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Luciana Camargo de Oliveira ⇔ Janaina Braga do Carmo (5.0)
        1. DE OLIVEIRA, DANIELLA ARAUJO VASCONCELOS ; BOTERO, WANDER GUSTAVO ; SANTOS, JOSUÉ CARINHANHA CALDAS ; DA SILVA, RICARDO MOUTINHO ; PITOMBO, LEONARDO MACHADO ; DO CARMO, JANAINA BRAGA ; ROSA, LUANA MARIA TAVARES ; DE OLIVEIRA, LUCIANA CAMARGO. Interaction Study Between Humin and Phosphate: Possible Environmental Remediation for Domestic Wastewater. WATER AIR AND SOIL POLLUTION. v. 228, p. 265-276, issn: 0049-6979, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SANTOS, O. S. ; SANTOS, J. C. C. ; Silva, A. P. B. ; OLIVEIRA, L. C. ; CARMO, J. B. ; Botero, W. G.. Sugar and alcohol industrial waste as low-cost adsorbents: application in situ for remediation of potentially toxic metals. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 9, p. 1-8, issn: 1735-1472, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SOUZA, SHENIA OLIVEIRA ; SILVA, MARINA DE MAGALHÃES ; SANTOS, JOSUÉ CARINHANHA CALDAS ; DE OLIVEIRA, LUCIANA CAMARGO ; DO CARMO, JANAINA BRAGA ; BOTERO, WANDER GUSTAVO. Evaluation of different fractions of the organic matter of peat on tetracycline retention in environmental conditions: in vitro studies. Journal of Soils and Sediments (Print). v. 16, p. 1764-1775, issn: 1439-0108, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SOARES JACUNDINO, JONAS ; SILVA SANTOS, OSEAS ; CARINHANHA CALDAS SANTOS, JOSUÉ ; GUSTAVO BOTERO, WANDER ; GOVEIA, Danielle ; BRAGA DO CARMO, JANAINA ; CAMARGO DE OLIVEIRA, LUCIANA. Interactions between humin and potentially toxic metals: Prospects for its utilization as an environmental repair agent. Journal of Environmental Chemical Engineering. v. 3, p. 708-715, issn: 2213-3437, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SANTOS, OSEAS SILVA ; Mendonça, André Gustavo Ribeiro ; SANTOS, JOSUÉ CARINHANHA CALDAS ; SILVA, AMANDA PAULINA BEZERRA ; COSTA, SILVANIO SILVERIO LOPES ; Oliveira, Luciana Camargo ; CARMO, JANAINA BRAGA ; Botero, Wander Gustavo. The use of sugar and alcohol industry waste in the adsorption of potentially toxic metals. Environmental Technology. v. 37, p. 279-291, issn: 0959-3330, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luciana Camargo de Oliveira ⇔ Alexandre Cavagis (2.0)
        1. SOUZA, SHENIA O. ; OLIVEIRA, LUCIANA C. ; CAVAGIS, ALEXANDRE D. M. ; Botero, Wander G.. Cyanogenic Residues: Environmental Impacts, Complexation with Humic Substances, and Possible Application as Biofertilizer. Water, Air and Soil Pollution (Dordrecht. Online). v. 225, p. 2223, issn: 1573-2932, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Botero, Wander G. ; OLIVEIRA, LUCIANA C. ; CAVAGIS, ALEXANDRE D. M. ; ROSA, ANDRE H. ; Rocha, Julio C. ; Santos, Ademir. Influence of the Extractant on the Complexing Capacity of Humic Substances from Peat for Macro and Micronutrients Using Continuous Flow: Agricultural Application and Environmental Impacts. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso). v. 24, p. 2015-2020, issn: 0103-5053, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Luciana Camargo de Oliveira ⇔ Rogério Hartung Toppa (1.0)
        1. Cordovil, M.C.O. ; MENDONÇA, Andre Gustavo Ribeiro ; Botero, W. G. ; SANTOS, Ademir dos ; ROCHA, Julio Cesar ; MELO, K. ; TOPPA, R. H. ; OLIVEIRA, L. C.. SPATIAL AND CHEMOMETRIC ANALYSIS OF THE DISTRIBUTION OF METAL SPECIES IN FLOODED AND NONFLOODED SOILS FROM THE MIDDLE NEGRO RIVER BASIN, AMAZON. Química Nova (Impresso). v. 37, p. 770-775, issn: 0100-4042, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53