Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luciano Elsinor Lopes

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem, Ecologia da Interação Planta Polinizador e Demografia. Atua principalmente nos seguintes temas: efeito de fragmentação de habitat e de densidade na demografia das espécies vegetais, com ênfase na interação planta-polinizador; heterogeneidade espacial em múltiplas escalas; gestão ambiental; gestão de projetos socioambientais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6504793265492545 (30/03/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Ciências Ambientais. Rodovia Washington Luis, km 235 Cidade Universitária 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066528
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. REDES DE INTERACAO PLANTA-POLINIZADOR EM PAISAGENS HETEROGENEAS DE MATA ATLANTICA
      Descrição: As modificações na disposição espacial dos ecossistemas alteram fluxos biológicos essenciais à manutenção dos processos ecológicos, à conservação das espécies e dos ecossistemas. A estrutura heterogênea de paisagens fragmentadas tem grande influência sobre a capacidade de dispersão de muitas espécies. A compreensão das respostas das espécies à estrutura de paisagens heterogêneas permite uma abordagem eficiente dos processos ecológicos nessas paisagens. O principal objetivo deste projeto é estudar a influência das variações da estrutura de paisagens nas redes de interação entre plantas e seus insetos visitantes florais, com especial atenção aos Hymenoptera. Serão estudadas paisagens fragmentadas no domínio da Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Bahia. Os resultados obtidos devem gerar subsídios científicos e tecnológicos para o planejamento e gestão de paisagens com grande influência antrópica, visando a conservação de fluxos biológicos essenciais a manutenção da biodiversidade local e dos serviços ecossistêmicos importantes para as atividades humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luciano Elsinor Lopes - Integrante / Danilo Boscolo - Integrante / Patrícia Alves Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Luciano Elsinor Lopes.
    2. 2013-Atual. Redes de Interacao planta-polinizador como indicadores de qualidade ambiental
      Descrição: A abordagem de redes complexas no estudo da interação planta-polinizador tem sido considerada promissora para o estabelecimento de indicadores de qualidade e funcionamento dos ecossistemas. Os poucos estudos empíricos disponíveis sugerem que, nesse sistema, as interações são perdidas antes das extinções locais das espécies, e podem, portanto indicar a necessidade de ações para evitá-las. No entanto, não há consenso sobre quais aspectos da estrutura das redes de interação seriam mais sensíveis à degradação ambiental e, portanto, mais adequadas como indicadores. Além disso, pouco se sabe a respeito do esforço de coleta de dados necessário para a caracterização adequada dos aspectos mais sensíveis das redes de interação. Tal esforço, se muito custoso, pode tornar o indicador pouco efetivo para a gestão ambiental e atividades de conservação. O presente projeto tem como objetivos: 1) Identificar, nos estudos publicados até o presente, quais as métricas de estrutura da rede de interação planta-polinizador mais sensíveis à alteração da qualidade ambiental de ecossistemas naturais e menos sujeitas a efeitos de amostragem; 2) Estudar empiricamente qual a amostragem mínima necessária para a caracterização adequada destas métricas em uma área de Cerrado em regeneração.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luciano Elsinor Lopes - Coordenador / Patrícia Alves Ferreira - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Luciano Elsinor Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. XI Encontro sobre Abelhas. 2015. (Encontro).
      2. IV FETEC-MS Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul; III FETEC-MS JR Feira de Tecnologias, Ciencias e Criatividade; I ExpoCiência Centro-Oeste. Indagação Interdisciplinar no Pátio da Escola: Perguntando se Aprende.. 2014. (Feira).
      3. II FETEC MS Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. Iniciação Científica, Clubes de Ciência e Desenvolvimento do Potencial Humano: Um Relato Pessoal. 2012. (Feira).
      4. II FETEC MS Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. Avaliador de Projetos. 2012. (Feira).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Luciano Elsinor Lopes ⇔ Adriana Maria Zalla Catojo (1.0)
          1. Lima, Raul S. de ; PEDROSO, T. A. ; SILVA, E. C. A. ; PEREZ, G. G. ; LOPES, LUCIANO E. ; Catojo, Adriana Maria Zalla. Diagnóstico socioambiental do município de Salto Grande (SP). Em: II Jornada da Gestão e Análise Ambiental: Empreendedorismo Verde., 2013, São Carlos, SP. II Jornada da Gestão e Análise Ambiental, 2013.. São Carlos, SP.: UFSCar, 2013.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53