Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luiz Andre Neves de Brito

Graduado em Letras (Linguística e Português) pela FFLCH - USP (2002). Mestre (2006) e Doutor (2011) em Letras (área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no ?Laboratório de Linguística e Didática em Língua Estrangeira e Materna? (LIDILEM) na Universidade Stendhal, Grenoble 3. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFSCar onde tem atuado nos cursos de Letras (Licenciatura) e de Linguística (bacharelado). Tem experiência com formação de professores: em 2013 e 2016, participou como supervisor e formador do núcleo UFSCar Plano Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. No âmbito da extensão, na UFSCar, tem participado como aplicador da avaliação oral no Exame de Proficiência CELPE-BRAS. Como pesquisador, tem atuado nos seguintes campos da linguagem: linguística aplicada; ensino e aprendizagem da escrita; estudos do letramento acadêmico. Em sua pesquisa voltada aos estudos de linguística aplicada do português, tem atuando como colaborador do grupo de pesquisa práticas de leitura e escrita em português língua materna. Na UFSCar, realizou trabalhos ligados ao grupo de pesquisa "comunica: inscrições linguísticas na comunicação". Atualmente, lidera o grupo de pesquisa "Escrita e Leitura na Contemporaneidade" com o Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel. No grupo, tem-se dedicado, sobretudo, à linha de pesquisa "Letramentos na contemporaneidade: práticas plurais". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6863292359239733 (30/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518360
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Letramentos na contemporaneidade: praticas plurais
      Descrição: Este projeto de pesquisa situa-se na discussão sobre as práticas plurais de leitura e de escrita na contemporaneidade, mais precisamente, no âmbito da esfera educacional. Visa-se investigar a produção, a circulação e recepção das diversas práticas letradas que levem à consolidação de base teóricas para pensarmos o ensino e a aprendizagem da escrita e da leitura.Para tanto, privilegiam-se conceitos dos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies) e das diversas abordagens discursivas sobre os estudos linguagem que visam refletir sobre a opacidade da linguagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Luiz André Neves de Brito - Coordenador / Lucas Vinício de Carvalho Maciel - Integrante / Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira - Integrante / Tarcilane Fernandes da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Luiz Andre Neves de Brito.
    2. 2014-Atual. Praticas letradas na esfera academica: dimensoes ocultas no processo de formacao do sujeito academico
      Descrição: Este projeto de pesquisa situa-se na discussão sobre as práticas de leitura e de escrita no âmbito da esfera acadêmica, mais precisamente, investigar as dimensões ocultas do processo de formação do graduando como sujeito acadêmico Com relação às práticas de escrita, busca-se investigar não só a produção textual desses sujeitos em processo de formação e seu acesso à comunidade acadêmica, como também a circulação e a recepção dos textos na esfera acadêmica. Com relação às práticas de leitura, busca-se investigar a inscrição leitora dos sujeitos em formação nas práticas letradas acadêmicas.Para tanto, privilegiam-se conceitos dos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies) e das diversas abordagens discursivas sobre os estudos linguagem que visam refletir sobre a opacidade da linguagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luiz André Neves de Brito - Coordenador / Letícia Silveira - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Andre Neves de Brito.
    3. 2013-2017. Inscricoes linguisticas na comunicacao
      Descrição: Vinculado ao grupo de Pesquisa Comunica, cadastrado desde 2012 no diretório do CNPq, este projeto visa investigar trabalhos em torno de reflexões sobre: (i) as diversas escritas profissionais e seus processos de edição, visando compreender a autoria e a leitura como lugares discursivos correlatos e implicados em mediações variadas, considerando a cibercultura. Em contexto educacional, explora não só a produção e a circulação das escritas docente e discente, como também aspectos de sua recepção; (ii) as materialidades do discurso literário, visando estudar a produção, a circulação e as transmidiações de textos literários, considerando sua inscrição material à luz de noções como ethos discursivo, fórmulas e estereótipos, processos de publicização e categorias analíticas decorrentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz André Neves de Brito - Coordenador / Luciana Salazar Salgado - Integrante / Diogo Silva Chagas - Integrante / Letícia Silveira - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Luiz Andre Neves de Brito.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. III Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos,.Letramento acadêmico: entre o ?fazer para? e o ?fazer com? da atividade escrita. 2017. (Encontro).
      2. I seminário sobre letramento e transdisciplinaridade.Seminário sobre letramento e transdisciplinaridade. 2017. (Seminário).
      3. Seminário PNAIC/UFSCAR 2016.Bases teóricas para uma reflexão sobre o ensino da escrita e da leitura. 2016. (Seminário).
      4. 20 Intercambio de Pesquisa em Linguistica Aplicada. A noção de destacabilidade no limiar da narrativa: uma análise discursiva da circulação de A Hora da Estrela no livro-curadoria As palavras. 2015. (Congresso).
      5. IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Comunica - inscrições linguísticas na comunicação. 2015. (Outra).
      6. IX Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Linguística; IV Seminário de Produção em Linguística.Ensino e aprendizagem da escrita na esfera acadêmica. 2015. (Seminário).
      7. XI Congresso Internacional ALED. Clarice Lispector: reflexões sobre a mediação editoral de uma obra. 2015. (Congresso).
      8. 62 Seminário do GEL.Letramento acadêmico: explorando o aspecto multimodal do gênero pôster. 2014. (Seminário).
      9. 61 Seminário do GEL.Investigando a relação leitura/escrita: uma análise do estatuto leitor do escrevente pré-universitário. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53