Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Rodrigo Vilela Rodrigues

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Foi Professor Adjunto 1 da Universidade Federal Fluminense, área de Teoria Econômica entre 2006 e 2009. Atualmente leciona Economia do Setor Público, Economia Brasileira e Macroeconomia 3 no curso de ciências Econômicas da UFSCar, em Sorocaba, além do Curso de Crescimento e Desenvolvimento Econômico no Mestrado em Economia Aplicada/UFSCar. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Internacional, Economia do Setor Público e Macroeconomia, com interesse em Crescimento Econômico, Economia Brasileira e Economia do Setor Público. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7066100737307566 (29/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rd. SP 264, km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296003
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2012-Atual. Previdencia Social e Crescimento Economico no Brasil: uma analise a luz dos modelos de crescimento de oferta e demanda
      Descrição: O projeto tem o intuito de analisar, à luz da teoria do crescimento, se o gasto em previdência social tem a capacidade de interferir positivamente no cresimento economico de países, regiões, estados ou até mesmo municípios. O debate será tratado levando-se em consideração teorias de crescimento pelo lado da oferta e demanda, tentando inserir o debate no âmbito das linhas atuais acerca do tema. Uma fisclista, que trata a previdência como despoupança a ser evitada e uma alternativa, que vê a previdência como função primordial de Estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rodrigo Vilela Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Rodrigo Vilela Rodrigues.
    2. 2011-2013. O IMPACTO DO RENDIMENTO MEDIO E DOS CICLOS ECONOMICOS NO DESEMPREGO JUVENIL BRASILEIRO
      Descrição: O presente estudo prima por verificar se a chance de o jovem ficar desempregado, no Brasil, se alteraria mediante uma recessão ou pico econômico, tendo como base a crise de 2009. Ademais, o presente trabalho buscará analisar se alterações no rendimento médio podem afetar a taxa de desemprego juvenil, quando se considera a variável ciclo de negócios. Vale ressaltar que a relevância do estudo para o caso brasileiro está no fato de que o Brasil tem apresentado uma tendência de queda da taxa de desemprego juvenil desde 2003, mesmo diante da crise financeira de 2009. Outrossim, é notório observar que o cenário de queda de taxa de desemprego juvenil tem sido persiste para o Brasil, tornando-se assim uma excelente oportunidade de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo Vilela Rodrigues - Coordenador / Alexandre Nunes - Integrante.
      Membro: Rodrigo Vilela Rodrigues.
    3. 2010-2012. MODELOS DE CRESCIMENTO SOB RESTRICOES EXTERNAS: UMA ABORDAGEM EMPIRICA A LA THIRLWALL PARA O MERCOSUL
      Descrição: O projeto visa analisar o crescimento econômico de longo prazo dos países membros do Mercosul, valendo-se da abordagem keynesiana de crescimento sob restrição externa. Nesse contexto, busca-se testar, empiricamente, a validade da Lei de Thirlwall, nas formulações tradicional e estendidas, para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, entre 1980-2008. Para tal, serão empregadas técnicas econométricas de cointegração, com o intuito de mensurar as taxas de crescimento dessas economias, individualmente, com base nas elasticidades-renda e preço das importações . Adicionalmente, serão utilizados testes estatísticos para comparar estimativas de produto a dados reais. Desta maneira, pretende-se proporcionar um melhor entendimento do papel desempenhado pelas restrições decorrentes do Balanço de Pagamentos, sobre a trajetória de crescimento, de longo prazo, das nações do bloco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo Vilela Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Rodrigo Vilela Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. I Encontro Paulista de Economia. 2014. (Encontro).
      2. III Encontro de Economistas da Região Sudeste.Modelos de Crescimento sob Restrições Externas: Uma abordagem empírica à la Thirlwall para Brasil e Argentina. 2013. (Encontro).
      3. II Semana do Curso de Ciências Econômicas da UFSCar/Sorocaba.Gasto Público e Crescimento Econômico no Brasil. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56