Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Geraldo Pompeu Junior

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (1980) e mestrado (1989) e Ph.D. (1992) em Educação Matemática pelas University of East Anglia e Cambridge University / Inglaterra, respectivamente. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba. Atua na área de Formação Docente em Matemática, com ênfase em: (1) Processo de ensino e aprendizagem baseado na Modelagem Matemática, e (2) Avaliação e desenvolvimento curricular. Nos últimos anos, orientou: (a) Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática; (b) Trabalhos de Iniciação Científica (IC), financiados pela FAPESP e CNPq (IC Junior); (c) Monografias de Cursos de Pós-Graduação ?Lato Sensu? em Modelagem Matemática; e, (d) Dissertações de Mestrado Profissionalizante, com bolsas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Brasil. Atualmente orienta um Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática, pela UFSCar - Sorocaba. Os principais trabalhos publicados foram: (i) em 1997, em coautoria com Guida de Abreu e Alan J. Bishop, o capítulo de livro intitulado ?What children and teachers count as mathematics?, no livro ?Learning and Teaching Mathematics: an international perspective?, editado por Terezinha Nunes e Peter Bryant; (ii) em 2001, em coautoria com Alexandrina Monteiro, o livro intitulado ?A Matemática e os Temas Transversais?, pela Editora Moderna; (iii) em 2005, juntamente com Rodney C. Bassanezi, o artigo intitulado ?Um estudo de modelagens alternativas: a podridão da maçã?, na Revista Biomatemática, do IME/UNICAMP; (iv) em 2013, organizou, em conjunto com Maria Salett Biembengut e Emília Melo Vieira, o Livro "Modelagem [em] Comum: um Tributo a Rodney Carlos Bassanezi", editado pela UFABC, no qual escreveu, em coautoria com Paulo Roberto Guimarães, o capítulo "Oito de maio de 2013, um dia feliz ou um dia triste?"; e (v) em 2015, escreveu, em coautoria com Henrique Marins de Carvalho e Rodney Carlos Bassanezi, o artigo "A mathematical Modeling applied to the study of two forms of artistic representations", publicado pela Revista eletrônica espanhola "Modelling in Science Education and Learning". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7146270419829114 (25/07/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rod. João Leme do Prado, Km 110 - SP264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32297524 Ramal: 7524
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2009-Atual. Formacao do Docente Pesquisador: Interdisciplinaridade e contextualizacao no ensino de Matematica, nos niveis dos Ensinos Fundamental, Medio e Superior.
      Descrição: O objetivo central dessa pesquisa será o de desenvolver, testar e publicar materiais didáticos, para os três níveis de ensino citados, tendo a Modelagem Matemática como eixo viabilizador para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geraldo Pompeu Junior - Coordenador.
      Membro: Geraldo Pompeu Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfo da 5ª Turma do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estatual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".. 2009.
      Membro: Geraldo Pompeu Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. Comemoração ao dia nacional da Matemática - Centro Universitário da Fundação de Octávio Bastos.A Modelagem Matemática e o processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e desafios.. 2014. (Encontro).
    2. Encontro de Professores da Rede Municipal de Ensino, participantes do Programa de Formação na Idade Certa - PNAIC.Estratégia metodológica para a alfabetização matemática: Resolução de Problemas. 2014. (Encontro).
    3. Palestra aos alunos da disciplina EDM 428 - Metodologia do Ensino de Matemática II, no Curso de Licenciaturas, da Fac. de Educação da.Modelagem Matemática: Ensino e Aprendizagem. 2014. (Encontro).
    4. 16th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. Tradutor da Palestra "Teaching and Learning Mathematical Modelling" ministrada pelo Prof. Dr. Rodney Carlos Bassanezi, da UFABC.. 2013. (Congresso).
    5. Congresso de Matemática Aplicada e Computacional. A problemática do lixo urbano e o processo de ensino e aprendizagem de Matemática.. 2013. (Congresso).
    6. III Encontro PIBID-UFSCar: um balanço das ações compartilhadas entre Universidade e Escola.s.Ensino de Matemática com foco no ENEM. 2013. (Encontro).
    7. I Seminário de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres..Grupo de Trabalho:. 2013. (Seminário).
    8. Oficina de Trabalho para Professores da Área de Exatas, da Escola Estadual de Tempo Integral "Prof. António Dutra"..Oficina de Trabalho: "O processo de ensino e aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas".. 2013. (Oficina).
    9. Oficina para Professores de Matemática, do Ensino Fundamental, da Diretoria de Ensino de Votorantim/SP..A Arte de Formular Perguntas - Ensino Fundamental. 2013. (Oficina).
    10. Oficina para Professores de Matemática, do Ensino Médio, da Diretoria de Ensino de Votorantim/SP..A Arte de Formular Perguntas - Ensino Médio. 2013. (Oficina).
    11. Palestra aos alunos da disciplina EDM 428 - Metodologia do Ensino de Matemática II, no Curso de Licenciaturas, da Fac. de Educação da USP.Modelagem matemática: aprendizagem e ensino da matemática.. 2013. (Encontro).
    12. VII Semana da Matemática ?Educação Matemática: diálogos necessários entre a universidade e a escola e a formação pela pesquisa?, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres..Palestra de Abertura: "Modelagem Matemática e o processo de ensino aprendizagem na Educação Básica".. 2013. (Encontro).
    13. Dá Licença Eventos, projeto de extensão da UFF, Laboratório do Ensino da Matemática e do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino..Mini-Curso: "Importância e contribuições da Resolução de Problemas e da Modelagem Matemática para com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática".. 2012. (Encontro).
    14. Dá Licença Eventos, projeto de extensão da UFF, Laboratório do Ensino da Matemática e do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino..Mesa Redonda: Ferramentas para a melhoria do Ensino da Matemática. 2012. (Encontro).
    15. Dá Licença Eventos, projeto de extensão da UFF, Laboratório do Ensino da Matemática e do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino..Palestra: A Modelagem Matemática e o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.. 2012. (Encontro).
    16. VI Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense.Mini-Curso: A Modelagem Matemática e o Plantio de Soja Convencional, Orgânica e Transgênica - Um Estudo Comparativo. 2012. (Encontro).
    17. VI Semana da Matemática da Universidade Federal Fluminense.A Modelagem Matemática e o processo de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Básico.. 2012. (Encontro).
    18. XVI Semana da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.A Modelagem Matemática e o Ensino Básico. 2012. (Outra).
    19. Aula Inaugural para Docentes e Dicentes dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Física e de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP..O Professor e a Sociedade.. 2011. (Outra).
    20. Aula Inaugural para Docentes e Discentes dos Cursos de Licenciaturas em Matemática, Física e Química noturnos, da UFSCar Sorocaba/SP..O papel do Professor na Sociedade Brasileira atual: Importância, Dificuldades e Necessidades.. 2011. (Outra).
    21. Mesa Redonda.O papel do Professor na Sociedade Brasileira atual: Importância, Dificuldades e Necessidades.. 2011. (Outra).
    22. Palestra aos alunos da disciplina EDM427-Metodologia do Ensino de Matemática I, 4º Ano do Curso de Licenciatura em Matemática da USP..Modelagem Matemática: processos de aprendizagem e ensino.. 2011. (Encontro).
    23. Palestra aos alunos da disciplina EDM427-Metodologia do Ensino de Matemática I, 4º Ano do Curso de Licenciatura em Matemática da USP..Modelagem Matemática como um caminho para aprendizagem: história e significado.. 2011. (Encontro).
    24. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar - Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: Processos Inovadores de Ensino e Aprendizagem..A Pedagogia Universitária na área das ciências exatas e tecnologia em debate.. 2010. (Seminário).
    25. Seminários de Matemática do Departamento de Matemática - UNESP - Rio Claro, Campus Bela Vista..A Modelagem Matemática e o processo de ensino e aprendizagem. 2010. (Seminário).
    26. Universidade Aberta da UFSCar - Campus Sorocaba. Curso de Licenciatura em Matemática. 2010. (Exposição).
    27. I Ciclo de Seminários Temáticos da Faculdade Sumaré.Matemática e Alfabetização de Criança: Ensinar o quê? Por quê? Como?. 2009. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. CALDEIRA, A. D. ; SANTO, A. O. E. ; SOUZA JUNIOR, A. J. ; BURAK, D. ; FLEMMING, D. ; BISOGNIN, E. ; GUERIOS, E. ; POMPEU Jr., G. ; BARBOSA, J. C. ; MEYER, J. F. ; ARAÚJO, J. L. ; ALMEIDA, L. W. ; ROSA, M. ; SATO, S. N. ; BISOGNIN, V.. ICTMA 16: 16th International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications. 2013. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51