Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Samuel Jose Holanda de Paiva

Professor Associado da área de Teoria e História do Audiovisual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao Curso de Imagem e Som e ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. É um dos coordenadores do Cinemídia - Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais (certificado pelo CNPq). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), mestre (1999) e doutor (2005) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas sobre história e teoria do cinema e do audiovisual, participando atualmente do projeto Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method (com apoio da FAPESP). É autor de vários artigos e do livro A Figura de Orson Welles no Cinema de Rogério Sganzerla (Alameda, 2015), coeditor dos livros Viagem ao Cinema Silencioso do Brasil (Azougue Editorial, 2011) e XI Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine, 2010). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7222933274927263 (31/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13085210 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518414
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermidiality as a Historiographic Method
      Descrição: O projeto está voltado ao cinema enquanto uma mistura de artes e mídias com interesse em produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. Explora o uso da intermidialidade como um método historiográfico. Com este propósito, reúne pesquisadores da University of Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio do AHRC - Arts and Humanities Research Council, na Inglaterra, e FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no Brasil. Na Inglaterra, a equipe de pesquisadores é composta pelos Profs. Lúcia Nagib (pesquisadora principal), Alison Butler, John Gibbs e Lisa Purse. No Brasil, pelos Profs. Luciana Corrêa de Araújo (pesquisadora principal), Flávia Cesarino Costa, Samuel José Holanda de Paiva e Suzana Reck Miranda. O projeto teve início em 2015 e terá continuidade até 2018. Durante esse período, o trabalho segue no sentido de investigar questões tais como: em que medida uma abordagem intermidiática pode promover as bases para a construção de uma nova história do cinema brasileiro? Como os encontros intermidiáticos do cinema brasileiro se relacionam entre si em termos históricos e geográficos? Que tipos de diálogos transnacionais e interculturais são estabelecidos nos encontros intermidiáticos do cinema brasileiro? Quais são as contribuições de cada mídia e como elas poderiam ser mensuradas? Como o fenômeno intermidiático do cinema brasileiro poderia ser comparado a outros cinemas nacionais? Como a intermidialidade pode nos ajudar a compreender o cinema como um todo? Para responder a tais questões, os pesquisadores estão voltados aos seguintes estudos de caso: os prólogos teatrais encenados antes da exibição dos filmes nas salas de cinema dos anos 1920; as chanchadas e comédias musicais dos anos 1940-1960; o cinema tropicalista dos anos 1960-1980; o cinema produzido em Pernambuco nos anos 1990 quando da eclosão do Movimento Manguebeat; filmes musicais contemporâneos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Lúcia Nagib - Integrante / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Suzana Reck Miranda - Integrante / Flávia Cesarino Costa - Integrante / Alison Butler - Integrante / John Gibbs - Integrante / Lisa Purse - Integrante.
      Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
      Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Samuel Holanda Paiva - Integrante / Suzana Reck Miranda - Integrante / Flavia Cesarino Costa - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
      Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular. A intermidialidade nunca foi aplicada ao cinema como método historiográfico, referindo-se apena ao intercruzamento de formas midiáticas técnicas e artísticas. Este projeto propõe, diferentemente, usar a intermidialidade para indicar a natureza mista do cinema, bem como dar lugar primordial aos fenômenos fílmicos nos quais o hibridismo é particularmente notável. O estudo focaliza o cinema brasileiro, que desde seus inícios sempre combinou formas artísticas e culturais extra-fílmicas, resultando numa mistura estética original. Artistas oriundos de teatro, dança, música, circo, rádio, televisão e artes plásticas deixam marcas distintivas importantes nas várias práticas cinematográficas brasileiras, que vão desde os silenciosos anos 1920, passam pelas comédias musicais dos anos 1940, pelo cinema industrial paulista dos anos 1950 e se estendem ao cinema brasileiro contemporâneo .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Integrante / Lúcia Nagib - Integrante / Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Suzana Reck Miranda - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Arts Humanities Research Council - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Flavia Cesarino Costa.
    2. 2012-2014. O Filme de Estrada no Cinema de Ficcao do Brasil (1960-1980)
      Descrição: Esta pesquisa inscreve-se no âmbito dos questionamentos relacionadas aos gêneros cinematográficos, procurando compreendê-los com suas definições, funções e contextos, tendo em vista a dimensão internacional do road movie, problematizada, contudo, a partir de sentidos culturais específicos revelados na produção brasileira. Nesse sentido, dentre os conceitos norteadores da proposta de pesquisa, a noção de ?transculturação? se constitui como uma referência, remetendo a uma área de estudos das Ciências Sociais que concebe a ideia de uma transformação mútua de culturas, no contato entre elas, pressupondo intercâmbio, permuta, mestiçagens, hibridismos entre diversos países, nações, regiões. Considerada tal perspectiva, algumas perguntas estão postas, tais como: qual ou quais seriam os contextos favoráveis à compreensão do caráter transcultural do filme de estrada no Brasil? Em que medida os filmes de estrada realizados neste país poderiam constituir uma referência para a compreensão do gênero road movie em uma perspectiva transnacional? Qual ou quais seriam os recortes oportunos à construção de tal objeto? Como hipótese, é possível pensar que a produção ficcional brasileira de filmes de estrada, por um lado, pode reiterar algumas matrizes associadas ao gênero road movie em contextos diversos e, por outro, pode apresentar características específicas relacionadas a aspectos históricos, sociopolíticos e econômicos do Brasil. Por sua vez, a metodologia estrutura-se em três fases fundamentais. A primeira etapa prevê a utilização de ?instrumentos documentais?, tal como propõem Jacques Aumont e Michel Marie em seu livro L?analyse des films, ou seja, reúne toda sorte de documentos escritos, bibliográficos, que possam servir à construção aprimorada do corpus da pesquisa, no caso, sobre os filmes de estrada de ficção brasileiros (roteiros, planos de produção, anotações dos realizadores, entrevistas, reportagens, etc.). A segunda fase da metodologia consiste no visionamento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.
    3. 2007-2010. O Genero Road Movie no Cinema do Brasil
      Descrição: O gênero road movie no cinema do Brasil é uma pesquisa cujo objetivo geral diz respeito aos estudos sobre os gêneros audiovisuais, nos âmbitos da produção, distribuição, exibição e recepção, visando contribuir para o campo da história e teoria do cinema a partir da experiência brasileira. Como objetivo específico, a pesquisa constitui como objeto os road movies produzidos no Brasil, tanto no cinema quanto no vídeo e na televisão, de modo a perceber os sentidos verificados em tal experiência, seja na comparação com as matrizes estrangeiras, seja na verificação das variações encontradas nas diversas produções regionais do Brasil. Para tanto, a análise do discurso fílmico assim como da recepção crítica constituem um método de trabalho, pautado na comparação de alteridades nacionais e transnacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Samuel José Holanda de Paiva - Coordenador.
      Membro: Samuel Jose Holanda de Paiva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (67)
      1. Annual Conference - Society for Cinema and Media Studies. Latin American Road Movies, History and Intermedialities. 2017. (Congresso).
      2. Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem - VI Jornada Intermídia.Cinema como Música para os Olhos. 2017. (Outra).
      3. I Intermedia Conference - II Cinemídia Meeting. Effects of Music Video on Cinema from Pernambuco. 2016. (Congresso).
      4. IntermIdia Project Workshop - Undestanding Intermediality.The ?Árido Movie? and ?Manguebeat? Phenomena ? Paths to Research between Cinema and Music. 2016. (Outra).
      5. Paulo Emilio: Pensamento e Práxis.Paulo Emilio na Formação de Rogério Sganzerla. 2016. (Seminário).
      6. V Seminário do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa.Cinema, Intermidialidade e Valor de Audição no Melodrama. 2016. (Seminário).
      7. 67a. Reunião Anual da SBPC. Hélio Oiticica e a Questão do Quasi Cinema. 2015. (Congresso).
      8. Centro de Pesquisa e Formação do SESC.O Filme de Estrada no Cinema de Ficção do Brasil (1960-1980). 2015. (Outra).
      9. IV Seminário do Grupo Mídia e Narrativa.Um Aspecto da Tropicália: a Intermidialidade como Resposta ao Exílio. 2015. (Seminário).
      10. XIX Encontro da Socine. Árido Movie e Manguebeat - uma História entre Cinema e Música. 2015. (Congresso).
      11. Compós.GT Cultura das Mídias. 2014. (Encontro).
      12. Le Road Movie ou l'Envers du Voyage.Lignes de Cohérence du Discours dans le Road Movie au Brésil. 2014. (Seminário).
      13. Seminário "Recodificações do Popular Midiático".Revendo Imagens do Povo pela Locomoção e Politização. 2014. (Seminário).
      14. A Visibilidade dos Anônimos.A Dialética da Malandragem em Filmes de Estrada do Brasil. 2013. (Seminário).
      15. Film and Media 2013. Cinema and Music in Brazilian Road Movies, 1960-1980. 2013. (Congresso).
      16. XVII Encontro Socine.Filmes de Estrada no Brasil e suas Linhas de Coerência Discursivas. 2013. (Encontro).
      17. 16º Encontro da Socine. O Filme de Estrada e a Imanência do Fora-de-Campo. 2012. (Congresso).
      18. Cultura das Mídias: Caminhos Críticos do Audiovisual.A Busca por um Cinema Físico no Brasil (desde a Década de 1960). 2012. (Seminário).
      19. Mostra "Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias".A Imaginação em Trânsito de Roberto Farias. 2012. (Outra).
      20. XXX International Congress of the Latin American Studies Association. From Documentary to Fiction and Vice Versa, the Experience of Displacement in Contemporary Brazil's Hinterland. 2012. (Congresso).
      21. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Grupo de Pesquisa em Cinema. 2012. (Congresso).
      22. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Roteiros Abertos em Filmes de Busca. 2012. (Congresso).
      23. 20 Encontro da Compós.Árido Movie: da Morte do Pai ao Nascimento de uma Nova Mídia. 2011. (Encontro).
      24. Cinema Brasileiro Anos 2000, 10 Questões.Deslocamentos: para onde e por quê?. 2011. (Outra).
      25. Primeiro Encontro Estadual da Socine - São Paulo.A Estrada das Mulheres em "Mar de Rosas" (Filme de Ana Carolina, 1977). 2011. (Encontro).
      26. VII Semana de Estudos Teatrais da Unesp-Araraquara. O Deslocamento do Sujeito Masculino no Sertão Contemporâneo: Estudos de Caso na Literatura e no Cinema. 2011. (Congresso).
      27. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Em Torno de Cinema, Teatro e Literatura. 2011. (Congresso).
      28. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Propósito da Ficção Científica. 2011. (Congresso).
      29. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Estrada das Mulheres em Filmes Brasileiros dos Anos 1970. 2011. (Congresso).
      30. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cinema e Culturas Urbanas. 2011. (Congresso).
      31. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sobre a História e a Memória do Cinema. 2011. (Congresso).
      32. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Cinema e o Nordeste do Brasil. 2011. (Congresso).
      33. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Gêneros do Discurso Cinematográfico. 2011. (Congresso).
      34. Manoel de Oliveira: Uma Presença (Lançamento do Livro).O Mar como Figura da Utopia no Cinema de Manoel de Oliveira. 2010. (Outra).
      35. Ocupação Rogério Sganzerla.Mesa-Redonda sobre "It's All True". 2010. (Outra).
      36. XIX Encontro Anual da Compós. 2010. (Congresso).
      37. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Grupo de Pesquisa (GP) Cinema. 2010. (Congresso).
      38. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliador do GP Cinema. 2010. (Congresso).
      39. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Gêneses do Gênero Road Movie. 2010. (Congresso).
      40. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mesa: Autoria no Documentário. 2010. (Congresso).
      41. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mesa: Em Torno do Cinema no Rio Grande do Sul. 2010. (Congresso).
      42. 13º Encontro da Socine. Coordenador da Sessão 2 do Seminário "Cinema no Brasil: dos Primeiros Tempos à Década de 1950". 2009. (Congresso).
      43. 13º Encontro da Socine. O Gênero Viagem na Revista Cinearte no Período do Cinema Silencioso. 2009. (Congresso).
      44. 13º Encontro da Socine. Coordenador da Sessão 5 do Seminário "Cinema no Brasil: dos Primeiros Tempos à Década de 1950". 2009. (Congresso).
      45. 13º Encontro da Socine. Coordenação do Seminário "Cinema no Brasil: Dos Primeiros Tempos à Década de 1950". 2009. (Congresso).
      46. 18º Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.A Propósito do Gênero Road Movie no Brasil: um romance, uma série de TV, um filme de estrada.. 2009. (Encontro).
      47. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenação do Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual. 2009. (Congresso).
      48. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenador da Mesa 01 do Encontro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual. 2009. (Congresso).
      49. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenador da Mesa 11 do Encontro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual. 2009. (Congresso).
      50. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Coordenador da Mesa 20 do Encontro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual. 2009. (Congresso).
      51. 17º Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Dimensões Transculturais do Gênero Audiovisual: Argumentos para uma Pesquisa sobre o Filme de Estrada. 2008. (Congresso).
      52. 8a. Conferência Internacional do Documentário (13º Festival "É Tudo Verdade").O Cinema sem Limite de Rogério Sganzerla. 2008. (Outra).
      53. XII Encontro Internacional da Socine.Tensões Culturais na Política da Boa Vizinhança: Observações sobre "Eterna Esperança" (Leo Marten, 1940). 2008. (Encontro).
      54. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cinema Documentário: Identidade e Memória. 2008. (Congresso).
      55. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cinema e Narração: Reflexões. 2008. (Congresso).
      56. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Orson Welles na Perspectiva do World Cinema. 2008. (Congresso).
      57. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Fascinação da Magia Cinematográfica. 2008. (Congresso).
      58. Cinema no Campus - Centro Universitário Senac.O Cinema de Rogério Sganzerla. 2007. (Outra).
      59. V Congresso Forcine. 2007. (Congresso).
      60. XI Encontro da Socine. Do Curta ao Longa: Relações Estéticas no Cinema Contemporâneo de Pernambuco. 2007. (Congresso).
      61. XXX Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). NP Comunicação Audiovisual. 2007. (Congresso).
      62. XXX Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). Material de Arquivo e Montagem no Curta-Metragem. 2007. (Congresso).
      63. XXX Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). Documentário Televisivo. 2007. (Congresso).
      64. XXX Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). Música e Meios Audiovisuais. 2007. (Congresso).
      65. XXX Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências em Comunicação). Multiplicidades Audiovisuais no Cinema. 2007. (Congresso).
      66. Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino em Comunicação - Intercom.Relações entre Ensino e Produção de TV Universitária. 2006. (Outra).
      67. X Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Fugindo de Casa: Cinema, Aspirinas e Urubus. 2006. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. ARAUJO, L. S. L. C. ; COSTA, F. C. ; Samuel Paiva ; MIRANDA, S.R.. I Intermedia Conference - II Cinemídia Meeting: Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema. 2016. Congresso
      2. Samuel Paiva. Vice Coordenação do GT Cultura das Mídias. 2015. (Congresso).. . 0.
      3. Samuel Paiva. I Encontro Internacional do Cinemídia - Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. 2015. (Congresso).. . 0.
      4. PAIVA, S.. Coordenação do GT Cultura das Mídias - Compós. 2014. (Outro).. . 0.
      5. PAIVA, S.. Coordenação do GT Cultura das Mídias - Compós. 2013. (Congresso).. . 0.
      6. SANTANA, Gelson ; CATANI, A.M. ; PAIVA, S.. Coordenação do Seminário Temático "Gêneros Cinematográficos: História, Teoria e Análise de Filmes". 2013. Outro
      7. MASSAROLO, J. C.; Arthur Autran ; Samuel Paiva ; Alessandro Gamo. Jornada Roberto Farias. 2013. Festival
      8. SERELLE, M. ; PAIVA, S.. GT Cultura das Mídias - XXI Encontro Anual da Compós. 2012. Congresso
      9. PAIVA, S.. GP Cinema - XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).. . 0.
      10. BRANDELLERO, S. ; PAIVA, S.. Panel - The Road Movie in Brazil and Beyond: Breaking Boundaries. 2012. Congresso
      11. SANTANA, Gelson ; CATANI, A.M. ; PAIVA, S.. Seminário "Gêneros Cinematográficos: História, Teoria e Análise de Filmes. 2012. Congresso
      12. PAIVA, S.; MONZANI, J. ; ARAUJO, L. S. L. C. ; MIRANDA, S.R.. I Encontro Estadual da Socine - São Paulo. 2011. Congresso
      13. MONZANI, J.; MASSAROLO, J. C. ; Araújo, L. ; AUTRAN, A. ; JABLONSKA, A. ; SOARES, A. I.. II Colóquio Internacional de Imagem e Som. 2010. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56