Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Daniela Godoi Jacomassi

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), e mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSCar. É coordenadora do "Dinâmica - Laboratório de Comportamento Motor", que desenvolve projetos de pesquisa como objetivo expandir o conhecimento na área de Comportamento Motor; mais especificamente, objetiva estudar os processos de aprendizagem, controle e desenvolvimento motor em temas como controle postural, informação visual, integração sensorial, envelhecimento, obesidade, esporte de rendimento. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, aprendizagem motora, controle motor, e controle postural. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7699007812483790 (20/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Rod. Washington Luiz, Km 235 Vargem Limpa 13656905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518294 Ramal: 8765 URL da Homepage: http://www.educacaofisica.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde.
  • Área:
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2015-Atual. Efeito do exercicio fisico sobre o uso de informacoes sensoriais
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a influência do exercício físico sobre o uso de informações sensoriais. Participarão do estudo crianças, adultos e idosos, divididos em dois grupos: praticantes de algum exercício físico regulamente (grupo experimental) e não praticantes de exercício físico regularmente (Grupo Controle). Os procedimentos experimentais incluirão avaliação do controle postural em duas tarefas: manutenção da posição em pé, em que os participantes serão instruídos a permanecer em pé, por 30 segundos, sobre uma plataforma de força com os braços posicionados ao lado do corpo, em diferentes condições de visão, apoio e superfície; e transferência da posição sentada para a posição em pé, em que os participantes serão instruídos a ficar em pé com os braços cruzados sobre o peito e sem que os pés percam contato com a plataforma de força, em diferentes condições de visão e superfície.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniela Godoi Jacomassi - Coordenador / Caroline Capellato Melo - Integrante / Bianca Carolina Pichirilli - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Daniela Godoi Jacomassi.
    2. 2013-Atual. Efeito da obesidade nas habilidades motoras e no controle postural de criancas
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o efeito da obesidade nas habilidades motoras e no controle postural de crianças. Participarão deste estudo crianças com idades entre 6 e 10 anos, que serão divididas em dois grupos: grupo experimental, constituído por crianças obesas e grupo controle, constituído por crianças não obesas. Para avaliação do controle postural os participantes serão avaliados em duas tarefas: manutenção da posição em pé, em que permanecerão em pé sobre uma plataforma de força em diferentes condições de visão, superfície e apoio; e transferência da posição sentada para a posição em pé, em que serão instruídos a ficar em pé com os braços cruzados sobre o peito e sem que os pés percam contato com a plataforma de força. A partir dos dados provenientes da plataforma de força as séries temporais serão analisadas por meio de análises globais (variabilidade, velocidade e área do CP) e estruturais (Sway Density Curve e análise espectral). Para a avaliação das habilidades motoras todos os participantes serão filmados realizando o Test of Gross Motor Development (TGMD-2) (Ulrich, 2000). O desempenho de cada participante durante a realização de cada habilidade motora grossa será avaliado utilizando o critério de desempenho (Ulrich, 2000).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Daniela Godoi Jacomassi - Coordenador / Mayara Cristina Casagrande - Integrante / Maiara Moreira Santos - Integrante / Maria Luisa Bacca Goncalves - Integrante / Olívia Guimarães de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 6
      Membro: Daniela Godoi Jacomassi.
    3. 2012-2013. A influencia da pratica do Atletismo e do Karate no tempo total de resposta de alunos do ensino fundamental
      Descrição: Os esportes competitivos são caracterizados por severas restrições espaciais e temporais impostas ao praticante pelas regras e/ou pelo oponente e o atletismo e o karate não é diferente. Diante de tais restrições, a habilidade do praticante perceber rápida e precisamente a informação relevante irá facilitar a tomada de decisão e permitirá mais tempo para a preparação e organização da resposta. No entanto, para ter um bom desempenho na realização da maioria destas habilidades envolvidas no atletismo e no karate é preciso não somente reagir rapidamente, mas também concluir a ação o mais rápido possível. Neste sentido, o tempo total de resposta, que compreende o tempo de reação (intervalo de tempo entre a ocorrência de algum sinal ou o surgimento da intenção de se mover e o início do movimento) somado com o tempo de movimento (intervalo de tempo de decorre entre o início e o final da resposta), é um aspecto importante para o desempenho habilidoso. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a influência da prática do Atletismo e do Karate no tempo total de resposta de alunos do ensino fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, participarão 30 adolescentes entre 12 e 14 anos. Os adolescentes serão distribuídos em três grupos: grupo controle, constituído por alunos que realizarão somente as aulas de Educação Física Escolar; grupo atletismo, constituído por alunos que concomitante às aulas de Educação Física Escolar realizarão a prática do Atletismo; e grupo karate, constituído por alunos que concomitante às aulas de Educação Física Escolar realizarão a prática do Karate. A avaliação do tempo total de resposta de membros superiores e membros inferiores será realizada antes e após a realização das sessões de prática do karate (grupo karate), atletismo (grupo atletismo) ou da Educação Física Escolar (grupo controle).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniela Godoi Jacomassi - Coordenador / Gustavo Coló - Integrante / Daniel Ortega Pelosi - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Daniela Godoi Jacomassi.
    4. 2012-2013. A influencia do metodo Treinamento Corretivo Postural (TCP ) sobre a coordenacao motora e o controle postural de adolescentes praticantes de futsal
      Descrição: O futsal é uma das modalidades esportivas mais populares do Brasil, sua origem e popularização está atrelada ao processo de urbanização das cidades, e ao fato da modalidade esconder em sua prática ingredientes do futebol que se associam fortemente a cultura do povo brasileiro. A prática do futsal exige do praticante força, velocidade e resistência, contudo, sempre que se pensa no processo de iniciação, ou formação do atleta é fundamental ter em mente que a coordenação motora é pré-requisito para o desenvolvimento da técnica de qualquer desporto. Outro fator importante e associado à coordenação motora é o controle postural, que é essencial para a aquisição e refinamento das habilidades motoras. Dessa forma, ambos controle postural e coordenação motora são importantes para a prática do futsal. Diante desta realidade, e concomitantemente a ela, um novo método, o Treinamento Corretivo Postural (TCP®), com olhar peculiar para o treinamento, busca de maneira organizada e adequada atender às necessidades dos indivíduos, tratando-os como seres inteiros. O TCP® é um treinamento não lesivo, que segue os princípios do treinamento científico e preza pela saúde do indivíduo. Dada a importância do desenvolvimento do controle postural e da coordenação motora para a prática esportiva e o reconhecimento de um novo método de treinamento, capaz de trabalhar para o desempenho de maneira não lesiva, parece necessário investigar quais aspectos que podem contribuir para o desenvolvimento do controle postural e da coordenação. Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar a influência do TCP® sobre a coordenação motora e o controle postural de jovens praticantes de futsal. Para o desenvolvimento desta pesquisa, participarão 30 adolescentes do sexo masculino entre 11 e 12 anos de idade, praticantes de futsal nas escolas de esporte da Prefeitura Municipal de São Carlos. Os adolescentes serão distribuídos em dois grupos, sendo um designado grupo experimental, que realizará o treino de futsal duas vezes por semana, além da prática do TCP® uma vez por semana; e outro, denominado grupo controle, que realizará apenas o treino de futsal duas vezes por semana. Todas as sessões de treino sejam elas de futsal ou TCP® terão duração de uma hora. O treinamento ocorrerá durante três meses, e a avaliação da coordenação motora e do controle postural será realizada antes e após este período de treinamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Godoi Jacomassi - Coordenador / Ana Biancone - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Daniela Godoi Jacomassi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Patronesse da XV Turma de Educação Física, UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2016.
      Membro: Daniela Godoi Jacomassi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. I Encontro PIBID/Educação Física: Compartilhando Experiências e Acenando Possibilidades. 2017. (Encontro).
    2. I Simpósio Espírito Santense de Comportamento Motor.Desenvolvimento do Controle Postural: aspectos sensoriais e motores. 2017. (Simpósio).
    3. VI Encontro do PIBID "Olhares e Vozes da Parceria Escola-Universidade". 2017. (Encontro).
    4. VIII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Educação Física Escolar e Informações Sensoriais em Crianças. 2016. (Congresso).
    5. 4o Encontro Paulista de Comportamento Motor.Movimentos dos olhos durante diferentes bases de apoio em adultos jovens e crianças: um estudo piloto. 2015. (Encontro).
    6. I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde.Moderadora da Mesa Redonda "Inovação no Esporte e Saúde". 2014. (Outra).
    7. VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Efeito da obesidade sobre o controle postural de crianças de 8 anos. 2014. (Congresso).
    8. 3o Encontro Paulista de Comportamento Motor.Efeito da obesidade nas habilidades motoras e no controle postural de crianças (Projeto de Pesquisa). 2013. (Encontro).
    9. VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Movimento dos olhos e controle postural em crianças. 2012. (Congresso).
    10. 2o Encontro Paulista de Comportamento Motor.Movimento dos olhos e controle postural em crianças (projeto de pequisa). 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. FERREIRA, L. A. ; GODOI, DANIELA ; ALVES, Fernando Donizete. I Encontro PIBID/Educação Física: Compartilhando Experiências e Acenando Possibilidades. 2017. Outro
    2. NOVO JÚNIOR, J.M. ; GODOI, DANIELA ; LOBO DA COSTA, P.H. ; TORKOMIAN, Ana Lúcia Vitale ; BAGNATO, Vanderlei Salvador ; PAOLILLO, Fernanda Rossi ; CRUZ, Daniel Marinho Cezar ; ANDRADE, Maria do Céu Ramos. I Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde. 2014. Outro
    3. RODRIGUES, Sérgio Tosi ; POLASTRI, Paula Favaro ; GODOI, D.. 2o Encontro Paulista de Comportamento Motor. 2011. Outro
    4. GODOI, D.. V Corrida Unicep. 2010. (Outro).. . 0.
    5. GODOI, D.. IV Corrida Unicep. 2009. (Outro).. . 0.
    6. GODOI, D.. Feira de Profissões UNICEP. 2009. (Outro).. . 0.
    7. GODOI, D.. III Corrida Unicep. 2008. (Outro).. . 0.
    8. GODOI, D.. II Corrida Unicep. 2007. (Outro).. . 0.
    9. GODOI, D.. Pró-Saúde. 2007. (Outro).. . 0.
    10. GODOI, D.. Feira de Profissões UNICEP. 2007. (Outro).. . 0.
    11. GODOI, D.. Feira de Profissões UNICEP (Shopping Iguatemi). 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49