Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Douglas Verrangia Correa da Silva

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestre (2004) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Elaboração de Currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de conceitos científicos e relações sociais, com ênfase nas relações etnicorraciais. Participou recentemente da equipe de coordenação do Programa "São Paulo Educando pela Diferença para a Igualdade", que ofereceu cursos de formação continuada para mais de 15.000 professores da rede estadual de São Paulo. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, atualmente, trabalhando no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África". É professor adjunto do Dep. de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7699024298055259 (12/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rod. Anhanguera, Km 174 Araras 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432906 Ramal: 2906 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Educacao, Cultura e Sustentabilidade: a dimensao etnica em foco
      Descrição: O foco das atividades deste pós-doutoramento refere-se ao aprofundamento de estudos no campo das inter-relações entre Cultura, Educação e Sustentabilidade (com foco na Agroecologia Escolar), com ênfase nos paradigmas da Educação em Ciências. O plano envolverá estudo aprofundado de referencial teórico-metodológico, compartilhamento de informações e fortalecimento de vínculos institucionais e pesquisa empírica. O estudo refere-se a autores ligados a perspectiva pós-moderna e pós-colonial, que discutem formação da identidade e diversidade, etapa esta supervisionada e orientada pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim, da UNICAMP. A etapa de compartilhamento de informações e fortalecimento de vínculos institucionais refere-se a uma imersão junto à Univ. Autônoma de Barcelona (UAB), no Grup d?Educació per laSostenibilitat al llarg de la vida (Grupo de educação para a sustentabilidade ao longo da vida ? GESLV), que desenvolve ações de Agroecologia Escolar, com a colaboração da Profa. Dra. MarionaEspinet, da UAB. A etapa de pesquisa empírica se iniciará na imersão, na qual se dará a coleta de dados, e continuará até o final do pós-doutoramento, com o intuito de produzir conhecimentos acerca do contexto da identidade étnica catalãe sua influência na produção de práticas educativas de Agroecologia Escolar pelo grupo GESLV na cidade de Sant Cugat del Vallès, Espanha.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Douglas Verrangia Corrêa da Silva - Coordenador / Mariona Espinet - Integrante / Antonio Carlos de Amorim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Douglas Verrangia Correa da Silva.
    2. 2013-Atual. Producao de texto e a Educacao das relacoes etnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
      Descrição: Projeto de pesquisa orientado por mim e desenvolvido por Solange Bonifácio, dentro do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação da UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Douglas Verrangia Corrêa da Silva - Coordenador / Solange Bonifácio - Integrante.
      Membro: Douglas Verrangia Correa da Silva.
    3. 2010-2012. A DIVERSIDADE E A PRATICA DOCENTE DE PROFESSORES DE CIENCIAS
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca entender as práticas docentes de professores de ciências do 5º. ao 9º. ano do ensino fundamental que levem em consideração a diversidade do alunado. Para atingir os objetivos o referencial metodológico será pautado na pesquisa qualitativa voltada para a descrição de um fenômeno visando desvelar seu sentido. A opção pela pesquisa qualitativa justifica-se por ser mais apropriada à proposta de conhecer o indivíduo real, inserido em seu meio social e familiar, e sua constituição como sujeito. Sujeito este que não pode ser entendido como o ser isolado da cultura, sem levar em consideração os pressupostos históricos que o trouxeram a um determinado momento social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Douglas Verrangia Corrêa da Silva - Coordenador / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Wilson Aparecido Silva - Integrante.
      Membro: Douglas Verrangia Correa da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. 3o Fórum de Educação: Formação de professores: os desafios do trabalho educativo.A formação de professores e o desafio de educar relações etnicorraciais. 2011. (Simpósio).
      2. I Seminário "Universidade e Escola Pública: Desafios e Perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo".Diversidade e escola. 2011. (Seminário).
      3. I Seminário Internacional da Afro-descendência ?21 anos do NEAB/UFSCar: desafios para a maturidade?."NEAB 21 anos: desafios para maturidade?. 2011. (Seminário).
      4. II Encontro Nacional de Políticas Avaliativas.Sem título. 2010. (Outra).
      5. III Encontro Nacional de Políticas Avaliativas.Sem título. 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. MOLINA, A. ; VERRANGIA, Douglas. Jornada Cierre del Seminario "Enseñanza de las Ciencias y Cultura: Múltiples Aproximaciones". 2013. Outro
      2. VERRANGIA, Douglas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2011. (Congresso).. . 0.
      3. VERRANGIA, Douglas. Conferência de Busca do Futuro da UFSCar. 2002. (Congresso).. . 0.
      4. VERRANGIA, Douglas. II PaleoExpo. 2000. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Douglas Verrangia Corrêa da Silva ⇔ Maria Waldenez de Oliveira (1.0)
        1. OLIVEIRA, M. W. ; RIBEIRO JUNIOR, D. ; VERRANGIA, Douglas ; SOUSA, F. R. ; VASCONCELOS, V. O.. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. Em: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues. (Org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2014.v. 1, p. 113-141.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Douglas Verrangia Corrêa da Silva ⇔ Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (1.0)
        1. VERRANGIA, Douglas; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Citizenship and Education in Brazil: The Contributions of Black and Indigenous Peoples. Em: James A. Banks. (Org.). Citizenship Education and Global Migrantion: implications for theory, research and teaching. 1ed.Washington, DC. : AERA Ed. - American Education Research Association Editor. 2017.v. 01, p. 431-457.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49