Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Carla Corrochano

Professora Adjunta III do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos/ Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996) e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). É doutora em Educação pela USP (2008), com um período de estudos realizado junto aos Laboratórios GTM e ULISS, vinculados ao CNRS, Paris. Foi assessora do Programa Juventude da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação e consultora da OIT para a elaboração da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude. Foi Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação/ CCHB/ UFSCar entre os anos de 2013 e 2017. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia do Trabalho e da Vida Econômica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7714353975585252 (12/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2011-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas e Biológicas. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (015) 32295942 Ramal: 5942 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica (2007-2016)
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    2. 2014-2016. Educacao escolar de nivel medio e movimentos sociais
      Descrição: O projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane de Melo Mendonça - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O problema orientador da investigação reporta-se a dois aspectos, um teórico-pedagógico e outro prático-político, quais sejam: conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e avaliar a articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Francisco Martins - Coordenador / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Júlio Cesar Francisco - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Cláudia Priscila Pires - Integrante / Mayris de Paula Silva - Integrante / Rafael Vigentin - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Francisco Martins.
      Descrição: RESUMO: o presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido por uma equipe ligada ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar campus Sorocaba, sendo a maioria vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. O objetivo é conhecer a abordagem que as escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP fazem sobre os movimentos sociais, particularmente por meio da disciplina de Sociologia ministrada na 3ª série do ensino médio, e verificar bna articulação concreta que os movimentos sociais têm nesse processo de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa terá perfil bibliográfico-documental e de campo. O foco da investigação bibliográfica será textos acadêmico-científicos que tratam da relação entre educação e movimentos sociais, e a busca documental procurará identificar fontes nas escolas e junto aos movimentos sociais que informem sobre essa questão pesquisada. A definição do conjunto de escolas a ser investigado poderá adotar como critério de seleção os diferentes perfis econômicos e sociais das comunidades atendidas, de forma a possibilitar análises comparativas posteriores. O objetivo é produzir dados que colaborem com a análise e a compreensão sobre como os movimentos sociais são apresentados como conteúdo escolar e de que forma eles participam ou não desse processo, com vistas a contribuir com a consolidação da área de estudos e pesquisas sobre educação e movimentos sociais, e as interfaces com o ensino médio. Financiamento CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante / Dulcineia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ricardo Pereira da Silva - Integrante / Claudia Priscila Pires - Integrante / Mayres de Paula Silva - Integrante / Victoria Barreto Cardoso - Integrante.
      Membro: Kelen Christina Leite.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    3. 2013-2015. Buenas praticas en Educacion Superior: un estudio comparado com IES de Argentina, Brasil y Uruguay
      Descrição: Este proyecto se propone identificar y analizar los efectos benéficos y paradojales de aquellas prácticas, impulsadas a lo largo de las últimas décadas en tres países miembros del MERCOSUR: Argentina, Brasil y Uruguay, que estuvieron destinadas a promover la inclusión en la Educación Superior. La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES). La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES) Educación Superior e (IES) Instituciones Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR de Educación Superior. Por su parte, las prácticas promovidas se entienden como los modos diversos de dar respuesta a los desafíos que implica la masificación del nivel, en el marco de transformaciones tanto de índole ideológica, como cultural, político, social y económica en la hegemonía internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Rosana Batista Monteiro - Integrante / ANALIA OTERO - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: Este proyecto se propone identificar y analizar los efectos benéficos y paradojales de aquellas prácticas, impulsadas a lo largo de las últimas décadas en tres países miembros del MERCOSUR: Argentina, Brasil y Uruguay, que estuvieron destinadas a promover la inclusión en la Educación Superior. La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES). La propuesta se plantea como un estudio comparado, tomado en cuenta que los países referidos a pesar de formar parte de la misma región geográfica, varían significativamente en lo que hace a sus contextos sociopolíticos, sus (SE) Sistemas Educativos, de (ES) Educación Superior e (IES) Instituciones Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR de Educación Superior. Por su parte, las prácticas promovidas se entienden como los modos diversos de dar respuesta a los desafíos que implica la masificación del nivel, en el marco de transformaciones tanto de índole ideológica, como cultural, político, social y económica en la hegemonía internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kelen Christina Leite - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Analia Otero - Integrante / Rosana Monteiro - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Kelen Christina Leite.
    4. 2011-2014. Gestao escolar e Conselho de escola que relacao e esta? Uma analise das experiencias de participacao da comunidade na escola a partir dos conselhos de escola na regiao de Sorocaba /SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a relação entre escola e comunidade a partir da atuação da Gestão escolar junto aos membros da comunidade que participam do conselho de escola. O objetivo da investigação é recolher dados que possibilitem a análise da participação comunitária na escola a partir dos conselhos deliberativos. A pesquisa apóia-se na metodologia da pesquisa- ação, pois além de diagnosticar as formas de participação presentes neste encontro escola e comunidade, procura possibilitar a reflexão das práticas existentes e a reinvenção das relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Kelen Christina Leite - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Ana Maria de Campos - Integrante / Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Integrante / Izabella Mendes Santana - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante / Maria Amelia Ferracciú Pagotto - Integrante / Marco Antonio Martins Escobar - Integrante / Silene de Araujo G Lourenço - Integrante / Diana Liberatti - Integrante / Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante.
      Membro: Maria Carla Corrochano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. 18a Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Direitos Humanos e Sociedade: retrato dos jovens em distintos contextos (Brasil, 2015 - 2017). 2017. (Congresso).
      2. 18o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. As Políticas para o Ensino Médio e para a Juventude no Brasil: análise das reformas recentes e das reações das escolas. 2017. (Congresso).
      3. 38o Reunião da Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Debatedora. 2017. (Congresso).
      4. XVI Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia: as (contra) Reformas da Educação hoje.A (contra)reforma do Ensino Médio:? políticas educacionais e ocupações. 2017. (Outra).
      5. XXXV International Congress of Latin American Studies Association. Juventude e trabalho: balanço e perspectivas das ações públicas no Brasil. 2017. (Congresso).
      6. 5o Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Sociologia Comparada. 2016. (Outra).
      7. III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2016. (Seminário).
      8. Plano em Diálogo - Oficina de especialistas.Plano em Diálogo. 2016. (Oficina).
      9. VIII Congresso Latinoamericano de Sociología del Trabajo. A tematização do trabalho juvenil no Brasil. 2016. (Congresso).
      10. XIII Congresso Brasa - Brazilian Studies Association. O trabalho para a juventude no Brasil: Novo contexto, novos sentidos?. 2016. (Congresso).
      11. Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros.Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros. 2015. (Oficina).
      12. II Congresso de Extensão Universitária - AUGM. Jovens e educadores em diálogo no ensino médio. 2015. (Congresso).
      13. Seminário EJA, Juventude e Trabalho.Trabalho decente e juventude: entre dados e ações públicas. 2015. (Seminário).
      14. Seminário Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberesres.O ensino médio no horizonte dos jovens brasileiros. 2015. (Seminário).
      15. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Jovens no ensino médio: experiências, demandas e projetos. 2015. (Simpósio).
      16. Educacion Superior en perspectiva comparada y regional.Educação superior: avanços e desafios no Brasil. 2014. (Seminário).
      17. Seminário Internacional: Juventudes e a nova cultura do trabalho.Culturas juvenis e formas de inserção no trabalho. 2014. (Seminário).
      18. XXXII Congresso da Associação de Estudos Latino Americanos. Youth in Brazil: inequalities on education and work. 2014. (Congresso).
      19. 1a Reunião Internacional "Universidades y Buenas Prácticas.Ensino superior no Brasil - entre dados e ações. 2013. (Encontro).
      20. 36a Reunião Nacional da Anped. Juventude, trabalho e processos educativos. 2013. (Congresso).
      21. Seminário de autores do livro: A condição juvenil e ensino médio.Qual o lugar do trabalho no ensino médio?. 2013. (Seminário).
      22. Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2013. (Seminário).
      23. V Fórum da Rede Kino - 8a mostra de cinema de Ouro Preto.Midia e Educação: aproximando juventudes, escolas e comunidades. 2013. (Outra).
      24. VII Congresso Latino Americano de Estudos do Trabalho. Juventud, educación y trabajo en America Latina: debates recientes en los estudios sobre políticas de formaciión y empleo. 2013. (Congresso).
      25. 2o ISA Forum (Associação Internacional de Sociologia). Searching for a ?true work?: The paths and projects of the poor youth at São Paulo city. 2012. (Congresso).
      26. Fórum Nacional do Trabalho Decente para os Jovens: Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude.Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. 2012. (Outra).
      27. IV Semana da Pedagogia.Movimentos sociais: suas ações contemporaneas e suas intervenções na Educação. 2012. (Outra).
      28. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.Trabalho e Educação. 2012. (Outra).
      29. Seminário Internacional Brasil e Portugal: jovens, subjetividades e novos horizontes.Juventude, educação e trabalho na experiencia juvenil. 2012. (Seminário).
      30. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Aprendizagem profissional: os limites da conciliação entre trabalho e estudo. 2012. (Simpósio).
      31. 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.sistematização da Conferência. 2011. (Outra).
      32. Estética da periferia. 2011. (Seminário).
      33. II Conferência Regional do Trabalho Decente no Grande ABC. Trabalho e Juventude. 2011. (Congresso).
      34. I Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, com o tema.Juventude e Mundo do Trabalho. 2011. (Seminário).
      35. I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da Educação Pública no Estado de São Paulo.?Ensino Médio Integrado em suas diferentes modalidades?,. 2011. (Seminário).
      36. Oficina Temática sobre Juventude, Educação e Trabalho.Juventude, Educação e Trabalho. 2011. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. XIMENES, S. ; CASSIO, F. ; CORTI, A. P. O. ; GOULART, D. ; CORROCHANO, Maria Carla. Reformas de ensino e movimentos de resistência. 2017. Outro
      2. SETTON, M. G. J. ; TORRES, L. L. ; GOMES, E. E. ; JARDIM, F. A. ; CORROCHANO, Maria Carla. 5o Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. Outro
      3. XIMENES, S. ; PIERRO, M. C. ; CORTI, A. P. O. ; GOULART, D. ; CORROCHANO, Maria Carla ; GIACOMINI, M.. Reorganização em debate: as políticas educacionais e os movimentos de resistência. 2016. Outro
      4. GOULART, D. ; CORTI, A. P. O. ; CORROCHANO, Maria Carla ; XIMENES, S. ; ALVES, J. ; PIERRO, M. C. ; CASSIO, F.. II Encontro da Rede Escola Pública e Universidade: a luta pela escola pública em São Paulo. 2016. Outro
      5. CORROCHANO, Maria Carla; SILVA, V. A. ; FERREIRA, D. F.. I Encontro de pesquisadores: juventude e relações intergeracionais. 2016. Outro
      6. CORROCHANO, Maria Carla; COUTINHO, L. ; TORRES, J. R.. Perdas e danos: escola sem partido, MP746, PEC 55. 2016. Outro
      7. CORROCHANO, M. C.; FRANCA, G. C. ; HELENE, O.. Rumos da educação paulista: Plano Estadual de Educação e Reorganização das escolas. 2015. Outro
      8. CORROCHANO, M. C.; MELO, T. M. P. C. ; GARCIA, M. R. V. ; GATTI, M. ; PINTO JUNIOR, A. ; SILVA, V.. Seminário "Direitas, volver? Dilemas da onda conservadora no Brasil". 2015. Congresso
      9. CORROCHANO, M. C.; MONTEIRO, R. B. ; SINHORETTO, J.. Não à redução!. 2015. Outro
      10. CORROCHANO, M. C.; MELO, T. M. P. C. ; PINHEIRO, R. A. ; SOARES, M.. II Olhares: ensino médio, juventude, midia. 2014. Outro
      11. CORROCHANO, Maria Carla; MELO, T. M. P. C. ; BURGOS, R.. Olhares: comunicação, cultura e educação. 2013. Outro
      12. MARTINS, M. F. ; MELO, T. M. P. C. ; LEITE, K. C. ; MENDONCA, V. M. ; CORROCHANO, Maria Carla ; PEREIRA, D. F. F. ; BURGOS, R.. Sorocaba Lado B: quem é você nessa história?. 2013. Outro
      13. CORROCHANO, M. C.. Feira de Profissões. 2011. (Outro).. . 0.
      14. CORROCHANO, M. C.. CICLO DE DEBATES "JUVENTUDES E O MUNDO DO TRABALHO: PARA ONDE SEGUIR?". 2006. (Outro).. . 0.
      15. CORROCHANO, M. C.. NON! A LUTA CONTRA O CPE NA FRANÇA. O QUE QUEREM OS JOVENS. 2006. (Outro).. . 0.
      16. CORROCHANO, M. C.. TELECONFERÊNCIA E SEMINÁRIO NACIONAL ADOLESCÊNCIA, ESCOLARIDADE, PROFISSIONALIZAÇÃO E RENDA. 2002. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53