Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Izabella Mendes Sant'Ana

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar (2003) e Doutora em Psicologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Psicologia Escolar na University of California, Berkeley - USA (2015). Membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. É docente permanente e vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação (PPGEd - UFSCar Campus Sorocaba) e líder do grupo de pesquisa Cotidiano Escolar e Sentidos do Trabalho Pedagógico (CNPq). É colaboradora do grupo de pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (CNPq). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, políticas educacionais, formação e atuação de professores, intervenção psicossocial e proteção da criança e do adolescente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7860235863062183 (31/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências Humanas e Educação - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, km110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 5901 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Mapeamento da rede de protecao a infancia e adolescencia em Sorocaba
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é o primeiro realizado coletivamente pelos membros do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE). Objetiva investigar como se configura a rede de proteção à criança e ao adolescente na cidade de Sorocaba, a fim de verificar quais atendimentos e recursos são oferecidos à população e discutir os problemas envolvidos neste campo. A primeira etapa do projeto focaliza a realização do estado da arte da produção acadêmica sobre a rede de proteção à infância e à adolescência no Brasil e sobre a legislação nacional e a municipal sobre o tema. A segunda etapa visa à identificação dos órgãos oficiais e não oficiais existentes no município de Sorocaba que compõem a rede e verificar as características principais de seu funcionamento. A terceira e última etapa do projeto realiza a análise dos dados e a caracterização geral do Município em relação a esta área.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Integrante / Lúcia Maria Salgado dos Santos Lombardi - Coordenador / Luciane Muniz Ribeiro Barbosa - Integrante / Antonio David Costa Júnior - Integrante / Edmar José Borges - Integrante / Maísa Aparecida Ruiz Martins - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
    2. 2013-Atual. Psicologia, Escola e Comunidade: acoes e aproximacoes no contexto da protecao de criancas e adolescentes
      Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as percepções de alunos, educadores e pais sobre temas relativos às políticas e aos direitos da infância e adolescência a partir da criação de espaços de discussão com esses atores. Também pretende conhecer as percepções de psicólogos ligados à área educacional e de profissionais das áreas da Assistência Social sobre o papel do psicólogo escolar na proteção de crianças e adolescentes, buscando contribuir para a construção de referências teórico-práticas sobre essa possibilidade de atuação psicossocial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Gabriela Lawall - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.
    3. 2012-Atual. Psicologia e Educacao: sentidos do trabalho docente e contribuicoes para a formacao e atuacao de professores
      Descrição: A Psicologia Educacional e Escolar tem um papel importante na formação inicial e continuada de professores e pode oferece contribuições relevantes para o contexto educativo. Este estudo visa conhecer os sentidos e as formas de organização do trabalho docente em relação a diversos aspectos do cotidiano escolar , bem como às políticas públicas que afetam o contexto educativo. Utilizamos como referencial a Teoria histórico-cultural e os procedimentos metodológicos incluem: observação participante, entrevistas semidirigidas, e encontros de discussão e de formação continuada, segundo um método qualitativo de pesquisa. Isto permitirá a construção de um conjunto de informações acerca das percepções, práticas, desafios e possibilidades presentes na realidade escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Agatha Fernandes Faustino da Cunha - Integrante.
      Membro: Izabella Mendes Sant'Ana.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. 15th Annual Education Research Day UC Berkeley. 2015. (Encontro).
      2. 48th Annual UC Berkeley School Psychology Conference. 2015. (Encontro).
      3. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP.GT de Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Simpósio).
      4. Seminário de Pesquisa em Educação UNISO UFSCar.Avaliador de trabalhos. 2013. (Seminário).
      5. VI Fala outra escola.Inclusão de pessoas com deficiência: papel de pais e de grupos sociais em prol de uma sociedade inclusiva. 2013. (Seminário).
      6. XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Política Educacional Inclusiva e atuação de professores: análise de uma experiência. 2013. (Congresso).
      7. I Seminário Internacional sobre infâncias e pós-colonialismo:. 2012. (Seminário).
      8. XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico em Psicologia da ANPEPP.Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e Educacional. 2012. (Simpósio).
      9. I Encontro UFSCar-Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba. 2011. (Encontro).
      10. II Seminário Internacional A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2011. (Seminário).
      11. Movimentos sociais como campo de reflexão para a Psicologia Social/ Núcleo da ABRAPSO Sorocaba. 2011. (Outra).
      12. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Percepções de alunos sobre a política de aceleração da aprendizagem: avanço ou retrocesso no enfrentamento do fracasso escolar?. 2011. (Congresso).
      13. I Seminário Internacional A Educação medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2010. (Seminário).
      14. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico em Psicologia da ANPEPP.Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar e Educacional. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. NAKAYAMA, B. C. M. S. ; SANT'ANA, I. M. ; GAMA, R. P. ; Fernandes, Hylio ; NASCIMENTO, F.. Seminário sobre Formação de Professores e Práticas educativas. 2016. Outro
      2. SANT'ANA, I. M.; ALVES, T. C. L. S. ; SANTOS JUNIOR, J. B.. Seminário PIBID UFSCar Sorocaba. 2016. Outro
      3. LOMBARDI, L. M. S. S. ; BARBOSA, L. M. R. ; SANT'ANA, I. M.. II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil. 2015. Outro
      4. SILVA, E. N. ; SANT'ANA, I. M. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres docentes. 2013. Outro
      5. Esquerdo, Marcia ; Pereira, D. F. F. ; Nivert, Marcelo ; Toppa, Rogério ; SANT'ANA, I. M. ; Fernandes, Hylio ; Menezes Junior, Aparecido ; Oliveira, Tânia ; Amos, Mariana ; Santos Junior, Fernando ; Menna, Victor. 5 anos da UFSCar - campus Sorocaba. 2011. Outro
      6. Pereira, D. F. F. ; SANT'ANA, I. M. ; Caldeira, A. R.. 90 anos de Paulo Freire: história, memória e criação. 2011. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51