Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Silvia Nassif Del Lama

Foi formada na Universidade de São Paulo (1976) - campus Ribeirão Preto, com mestrado em Bioquímica (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) (1992). De 1986 a 2013 foi docente na Universidade Federal de São Carlos. Hoje está aposentada, mas continua ativa como professora senior junto ao Depto. Genética e Evolução da UFSCar. Tem experiência na área de Genética Animal, com ênfase na Genética e Ecologia de Populações de espécies de aves aquáticas. Estuda alguns aspectos da biologia reprodutiva dessas espécies e procura gerar dados para a sua conservação assim como compreender os processos de bioinvasão. Bolsista Produtividade Pesquisa CNPq nível 2 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7893772074091604 (04/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Genética e Evolução. VIA WASHINGTON LUIS, KM 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518391
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Genética
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Isolamento de microssatelites e de SNPs em Garca-vaqueira (Bubulcus ibis, Ardeidae, Aves) e sua aplicacao em estudos familiais e populacionais
      Descrição: Essa proposta objetiva isolar novos marcadores genético, do tipo microssatélites e SNPs (Polimorfismos de nucleotídeo único) e aplicá-los juntamente com dados mitocondriais nos estudos familiais e populacionais da garça-vaqueira (Bubulcus ibis). Dados de sequências mitocondriais já levantados nas populações africanas de garças vaqueiras e nos seus hemoparasitas serão usados para análise filogeográfica comparativa, visando verificar se ocorreu co-evolução ou não. O painel dos microssatélites polimórficos será ampliado com o uso dos dados gerados pelo sequenciamento de próxima geração( NGS). Os SNPs serão identificados pelo método GBS (Genotipagem pelo Sequenciamento). Os genótipos nesses novos locos de microssatélites serão identificados em todos integrantes das 30 famílias, parentais e filhotes e o parentesco será verificado pela análise mendeliana e pela análise de máxima verossimilhança. Será confirmada ou não a ocorrência de comportamentos alternativos à monogamia (Fertilização Extra-par e Parasitismo de Ninho Intraespecífico). A análise filogenética será realizada utilizando duas abordagens: a não-paramétrica de Máxima de Parcimônia (MP) e a paramétrica de Máxima Verosimilhança ( MV) e a hipótese de co-evolução do parasita e hospedeiro será testada pelo teste da Incongruência da diferença do comprimento no programa PAUP. Os genótipos nos locos de microssatélites serão levantados em quatro populações africanas e em uma representativa do Brasil para averiguar o nível de diversidade genética dessas populações e se elas se diferenciam geneticamente. O método Approximate Bayesian Computation (ABC), o qual tem como base o cálculo de probabilidade usando estatísticas sumárias e simulações será aplicado aos dados de microssatélites e DNA mitocondrial nas populações africanas e brasileiras para verificar qual modelo melhor explica a entrada dessa ave no continente americano. Os dados dos SNPs serão usados nas mesmas amostras populacionais e será determinado o nível de diversidade e de estruturação genética entre elas. Os resultados das análises populacionais com os diversos tipos de marcadores moleculares ( mitocondrial, microssatélites e SNPs) serão comparados entre si e é esperado obter um grau muito mais alto de discriminação populacional com os SNPs. Os resultados populacionais permitirão inferir se o fluxo de entrada de aves no Brasil é contínuo ou se há um grau de diferenciação e isolamento entre os dois continentes, esclarecendo se o resultado obtido anteriormente é ou não um artefato devido à baixa variação dos locos usados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvia Nassif Del Lama - Coordenador / Carolina Isabel Miño - Integrante / Talita Alvarenga Valdes - Integrante / Fagner Miguel Silva - Integrante.
      Membro: Silvia Nassif Del Lama.
    2. 2015-Atual. ESTUDOS DO COMPORTAMENTO REPRODUTIVO DE BUBULCUS IBIS
      Descrição: Essa proposta aplica duas novas abordagens, uma ecológica e outra genética ao estudo do comportamento reprodutivo de B. íbis para comprovar geneticamente se há ocorrência de fertilização extra-par (FEP) e parasitismo de ninho intraespecífico ( PNI) na espécie. Para obtenção de sangue de famílias completas de garça vaqueira (parentais e prole) será padronizado e aplicado o método de ?seringas vivas? que prevê a obtenção de sangue dos adultos, no período de incubação, com uso de ovos falsos contendo triatomídeos vivos e em jejum dentro.Ampliação do o painel dos microssatélites polimórficos está sendo proposto com o isolamento de novos locos, a partir dos dados gerados pelo sequenciamento de próxima geração que simplifica esse procedimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Nassif Del Lama - Coordenador / Carolina Isabel Miño - Integrante / Talita Alvarenga Valdes - Integrante / Elaine Dantas Souza - Integrante.
      Membro: Silvia Nassif Del Lama.
    3. 2013-Atual. ESTIMATIVAS DE TAMANHO POPULACIONAL EFETIVO E CENSO POPULACIONAL EM COLONIAS REPRODUTIVAS DE AVES AQUATICAS
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Nassif Del Lama - Coordenador / Carolina Isabel Miño - Integrante / Fagner Miguel Silva - Integrante.
      Membro: Silvia Nassif Del Lama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. Simpósio Brasileiro sobre o papel funcional dos predadores de topo de cadeia.Abordagens ecológicas e genéticas para estimativas de censos populacionais e número de reprodutores em colônias de aves aquáticas. 2013. (Simpósio).
      2. X Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Prevalência e diversidade dos hemoparasitas em populações de Ardea alba e Platalea ajaja (Aves, Pelecaniiformes ) de três regiões brasileiras. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. DEL LAMA, S. N.. Viagem ao Pantanal. 1999. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57