Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Alessandro Constantino Gamo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), onde atua no curso de Imagem e Som e no Programa de Pós Graduação de Imagem e Som (PPGIS), do qual atualmente é Coordenador. Desenvolve pesquisas sobre História do Cinema Brasileiro, Cinema Latino Americano e sobre Documentário. É realizador e roteirista de documentários e dirigiu os premiados O Catedrático do Samba (1999, co-dir. Noel Carvalho), O Galante Rei da Boca (2004, co-dir. Luis Rocha Melo) e Descobrindo Waltel (2005). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8208629144314123 (24/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luiz, KM 235 Monjobinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. Historiografia audiovisual do cinema no Brasil
      Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é levantar e investigar a produção de filmes brasileiros documentais e ficcionais que apresentem como tema e objeto de reflexão a História do cinema no Brasil. Interrogamo-nos sobre a dimensão historiográfica desses filmes na constituição de novos discursos históricos sobre a atividade no Brasil. Nossa hipótese é a de que os próprios filmes oferecem ao historiador de cinema novas perspectivas de reflexão, análise e construção de textos historiográficos sobre o cinema brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luis Alberto Rocha Melo - Coordenador / Alessandra Souza Melett Brum - Integrante / Anna Karinne Ballalai - Integrante.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.
    2. 2012-2014. CRITERIOS E METODOLOGIAS PARA REALIZACAO DE INVENTARIO DO PATRIMONIO CULTURAL RURAL PAULISTA
      Descrição: O universo das fazendas históricas, surgidas em decorrência da ocupação da região central paulista nos séculos XVIII e XIX, é fonte inesgotável para estudos e pesquisas e se apresenta como um território promissor, diante da constatação da grande diversidade de bens valiosos, e até mesmo raros, no que tange ao patrimônio histórico cultural e natural. O principal objetivo desse projeto é estabelecer critérios fundamentados teórico e metodologicamente que permitam a identificação, caracterização, análise e representação textual, imagética, sonora, dentre outras possibilidades, do patrimônio cultural, e que possam resultar em práticas de inventários das fazendas históricas pau listas, situadas na região de São Carlos, centro do Estado de São Paulo. Busca-se com isso atender a diversidade cultural e a natureza imaterial e material desse patrimônio, tomando por base o projeto de políticas públicas Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo (PCRP), financiado pela FAPESP e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon. Assim, o foco metodológico do projeto aqui proposto reside no aprimoramento de um Padrão de Descrição de Informação (POI), aplicável a todo e qualquer tipo de bem cultural, seja imaterial, material, bibliográfico, arquivístico, museológico, arqueológico ou natural. O desenvolvimento do POI tem como ponto de partida o estudo de códigos, normas e recomendações nacionais e internacionais vigentes e, ainda, de experiências voltadas para o desenvolvimento de inventários patrimoniais com o uso de tecnologias apropriadas para realizar o tratamento, o armazenamento em base de dados e a disponibilização via web. Numa perspectiva teórico-metodológica, busca-se o desenvolvimento de projeto piloto fazendo uso do sistema de base de dados Memória Virtual Rural (MVR) de forma que permita resultar no inventário e na disponibilização não só de conteúdos descritivos, mas, inclusive, interpretativos e reflexivos, traduzindo-se, assim, o.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Luiz Flávio de Carvalho Costa - Integrante / Rosaelena Scarpeline - Integrante / Vladimir Benincasa - Integrante / Maria Inês Mancuso - Integrante / Maria Ângela P. C. S. Bortolucci - Integrante / Cristine Gorski Severo - Integrante / Luciana de Sousa Gracioso - Integrante / Olga von Simson - Integrante / André Luís dos Santos Furtado - Integrante / Elisa Y. Nakagawa - Integrante / Cássia Denise Gonçalves - Integrante.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (9)
      1. V Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. ?Espaços do cinema comercial nos anos 1960 e 1970 no Brasil e Chile?. 2015. (Congresso).
      2. IV Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. A crítica e a Boca de Cinema de São Paulo.. 2014. (Congresso).
      3. Simpósio Internacional Imperialismo e Guerra 1914-2014.Cinema e Guerra Contemporânea (Documentários e a Guerra). 2014. (Simpósio).
      4. III Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. Materiais de arquivo em documentarios musicais brasileiros. 2013. (Congresso).
      5. Mostra Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. O cinema e a crítica de Jairo Ferreira.O Cinema e a Crítica de Jairo Ferreira.. 2012. (Outra).
      6. X Congresso Internacional da APCG.. Sobre a trilha sonora de A Margem.. 2010. (Congresso).
      7. XIV Encontro Internacional da SOCINE.Os filmes de Ozualdo Candeias dos anos 1950.. 2010. (Encontro).
      8. XXXII Congresso da INTERCOM. Uma voz para a Boca - A experiência da Cinema em Close Up. 2009. (Congresso).
      9. XII Encontro Internacional da SOCINE. A economia cinematográfica da Boca de Cinema de São Paulo.. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SA NETO, A. A. F. ; PAIVA, S. ; GAMO, A.C. ; MASSAROLLO, J.. Jornada Roberto Farias. 2013. Festival

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47