Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Lidiane Cristina Costa

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado(2007) e doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Gradução em Ciência e Engenharia de Materiais - PPG- CEM da Universidade Federal de São Carlos . (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8246109223926480 (01/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518530 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Desenvolvimento de scaffolds de PLA/cargas ceramicas bioativas bioinspirados via impressao 3D
      Descrição: Com o aumento expectativa de vida da população mundial houve um aumento da necessidade de procedimentos ortopédicos para reparações ósseas decorrentes de traumas. Neste contexto tem sido desenvolvidos novos procedimentos cirúrgicos assim como novos materiais para reparações ósseas. Uma das alternativas de grande destaque é o desenvolvimento de scaffolds. Eles devem mimetizar a matriz extracelular natural do osso (arquitetura, bioquímica e propriedades mecânicas), de modo a possibilitar a ligação, proliferação e diferenciação de células. Uma das formas de se produzir scaffolds com propriedades mecânicas adequadas e que apresentem comportamento bioativo, consiste na produção de compósitos de PLA com cargas cerâmicas bioativas. Dessa forma, são unidas as características de biocompatibilidade e biodegradabilidade do PLA e de biocompatibilidade, bioatividade das cargas cerâmicas. Técnicas convencionais de produção de compósitos de polímeros/cargas cerâmicas geralmente empregam solventes e levam a formação de morfologia com distribuição de tamanhos de poros. Neste projeto a confecção dos scaffolds de PLA/ cargas cerâmicas bioativas, será realizada utilizando a técnica de manufatura aditiva, impressão 3D, assim serão obtidos scaffolds bioativos, com morfologia controlada (tamanhos de poros que mimetizem a estrutura óssea) e que apresentem propriedades mecânicas e permeabilidade a fluídos corporais/proteínas suficientes para a aplicação em regeneração óssea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lidiane Cristina Costa - Integrante / Luiz Antonio Pessan - Coordenador / Eduardo Backes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidiane Cristina Costa.
    2. 2014-Atual. DESENVOLVIMENTO DE NANOBLENDAS POLIMERICAS BIODEGRADAVEIS COM CARACTERISTICAS DE BARREIRA A GASES E VAPORES
      Descrição: O uso e o descarte inapropriados dos materiais poliméricos aliados a sua resistência à degradação geram consideráveis problemas ambientais, o que demanda a busca por um equilíbrio entre a durabilidade de embalagens durante a vida útil do alimento e seu descarte final. Dentre as alternativas está a utilização de polímeros biodegradáveis que, em algumas aplicações, apresentam grande potencial para substituição de polímeros não biodegradáveis. Porém, a maioria dos polímeros obtidos de fontes naturais com características biodegradáveis não apresenta todas as propriedades necessárias para a aplicação no setor de embalagens. A mistura de dois ou mais polímeros (Blendas Poliméricas) apresenta-se como uma alternativa vantajosa para modificar esses materiais, a fim de se obter características desejáveis. Propriedades diferenciadas podem ser alcançadas em blendas poliméricas imiscíveis quando as partículas da fase dispersa possuem dimensões em escala nanométrica (Nanoblendas). A morfologia diferenciada desses sistemas implica em um aumento significativo da área superficial e do contato interfacial entre as fases, levando a uma melhora significativa das propriedades da blenda. Neste contexto a proposta e o grande desafio científico e tecnológico deste projeto é o desenvolvimento de nanoblendas biodegradáveis para aplicação em embalagens. A utilização de uma matriz transparente e biodegradável irá conferir este caráter à nanoblenda. A fase dispersa, em pequena proporção, modificará as propriedades de barreira e mecânicas do polímero matriz, sem o comprometimento da transparência, uma vez que as partículas apresentarão dimensões significativamente menores que o comprimento de onda da luz visível. Assim, espera-se como resultado deste projeto a produção de nanoblendas transparentes biodegradáveis com boas propriedades de barreira a gases e vapores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidiane Cristina Costa - Integrante / Luiz Antonio Pessan - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidiane Cristina Costa.
    3. 2014-Atual. DESENVOLVIMENTO DE BLENDAS POLIMERICAS NANOESTRUTURADAS E BIODEGRADAVEIS
      Descrição: O desenvolvimento deste projeto preve a obtenção de nanoblendas poliméricas compatibilizadas e biodegradáveis na forma de filmes para aplicação em embalagens. Para isso, será feito uma seleção de compatibilizantes, com grupos funcionais reativos, mais adequados para a supressão da coalescência e redução da tensão interfacial. Desta maneira, espera-se obter partículas nanométricas dispersas na matriz de PLA (modificada com a incorporação de PET), através de extrusão reativa. Propriedades reológicas, mecânicas e térmicas deverão ser monitoradas e as propriedades de barreira e óptica deverão ser otimizadas. Faz parte do escopo deste projeto também avaliar a influência do polímero não biodegradável (PET) na taxa de degradação das nanoblendas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidiane Cristina Costa - Coordenador / CHINELLATO, Marcelo Aparecido - Integrante / Sílvia Helena Prado Bettini - Integrante / Luiz Antonio Pessan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lidiane Cristina Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. 14 CBPol - Congresso Brasileiro de Polímeros. DESENVOLVIMENTO E PROPRIEDADES DE BLENDAS NANOESTRUTURADAS. 2017. (Congresso).
      2. 13° Congresso Brasileiro de Polímeros. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE NANOBLENDAS A BASE DE POLI(ESTIRENO-CO-ACRILONITRILA) (SAN) E POLI(TEREFTALATO DE BUTILENO) (PBT). 2015. (Congresso).
      3. SLAP Latin American Symposium on Polymers.Propriedade óptica de nanoblendas transparentes de estireno acrilonitrila (SAN) e poli (tereftalato de butileno) (PBT). 2014. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. GARGARELLA, P. ; FELICIANO, R. ; Costa, L.C.. 7th Latin American Conference on Metastable and Nanostructured Materials. 2017. Congresso
      2. CARVALHO, José Felix ; CHINELATTO, MARCELO A. ; Cesar Liberato Petzhold ; Pessan, L. A. ; AMBROSIO, Jose Donato ; CAVALHEIRO, C. C. S. ; Edvani Curti Muniz ; BARTOLI, J. R. ; COSTA, Lidiane Cristina ; BRANCIFORTI, Márcia Cristina ; BETTINI, S. H. P. ; VIDOTTI, S. E. ; WALDMAN, W. R.. 14º Congresso Brasileiro de Polímeros. 2017. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52