Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva

Enfermeira graduada em bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de São Carlos em 2006. Mestre em gerenciamento de serviços de enfermagem e saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) em 2009. Doutora em Ciências pelo Programa do Pós-Graduação de Gerenciamento em Enfermagem pela EEUSP em 2014 na área Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. Atuou como enfermeira especialista em laboratório de ensino na área de Gerenciamento em Serviços de Enfermagem e Saúde na EEUSP de 2008 a 2015. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem na sub-área de Gerenciamento em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GeFST) e vice-chefe do Departamento de Enfermagem da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8311079340428705 (01/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9446 Fax: (16) 33519709 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Organizacao do processo de trabalho das equipes de saude: dispositivos para integralidade nas Redes de Atencao a Saude
      Descrição: Projeto Universal CNPq Chamada 2016 aprovado com R$ 29.000,00. O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III ? Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
      Descrição: O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Este projeto tem como objetivo analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde. (Universal CNPq 01/2016, Processo n.431461/2016-3).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Coordenador / Wilson J. A. Pedro - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Carole Orchard - Integrante / Danielle Fabiana Cucolo - Integrante / Geisa Colebrusco de Souza - Integrante / Heloise Lima Agreli - Integrante / Mariana Charantola - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Regimar Carla Machado - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Tanyse Galon - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Irene Spinelli Arantes.
      Descrição: Trata-se de Projeto Universal aprovado na CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016. O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III ? Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador / Danielle Fabiana Cucolo - Integrante / Carole Orchard - Integrante / Geisa Colebrusco de Souza - Integrante / Heloise Lima Agreli - Integrante / Mariana Charantola - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Regimar Carla Machado - Integrante / Tanyse Galon - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    2. 2016-Atual. Diagnosticos do processo ensino aprendizado em tres eixos: estudantes, docente e instituicao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Vera Lucia Mira - Coordenador.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
    3. 2015-2017. Caracterizacao de competencias dos profissionais de saude da atencao basica para o trabalho em equipe e pratica colaborativa interprofissional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marina Peduzzi - Coordenador.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. 2. Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Disponibilidade para o aprendizado interprofissional em uma vivência extracurricular. 2016. (Encontro).
      2. A gestão na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde?, coordenado pela Profa. Dra. Vivian Aline Mininel, realizado na UFSCar em 8 de dezembro de 2016 (4 horas).. 2016. (Encontro).
      3. I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2016. (Encontro).
      4. IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: |acidentes, adoeciamento e sofrimento no mundo do trabalho. 2016. (Congresso).
      5. Modelos de Gestão em Saúde. 2016. (Encontro).
      6. Oficina de Criação e Planejamento da Rede Brasileira de Educação Interprofissional em Saúde. Universidade Federal de São Paulo/ Campus Baixada Santista. 2016. (Oficina).
      7. VI Encontro da Rede de Pesquisas em Gerenciamento em Enfermagem. 2016. (Encontro).
      8. 11. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Influência da Educação interprofissional em saúde na construção da prática colaborativa. 2015. (Congresso).
      9. 14. Congresso Paulista de Saúde Pública. Estratégia ativa para o ensino do gerenciamento em enfermagem: relato de experiência. 2015. (Congresso).
      10. 15. Conferência Nacional de Saúde.Etapa Nacional. 2015. (Encontro).
      11. 3rd World Congress on Integrated Care 2015. Interprofessional collaboration for integrated care: education and practice in Brazil.. 2015. (Congresso).
      12. 67ª Reunião Anual da SBPC. Avaliador dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. 2015. (Congresso).
      13. Dimensionamento de pessoal e caracterização de competências dos profissionais de saúde da atenção básica para a prática colaborativa.Participou como pesquisador colaborador no seminário do projeto de pesquisa. 2015. (Oficina).
      14. III Mostra em Saúde e Segurança do Trabalhador. 2015. (Outra).
      15. I Oficina de Gestão de Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem.Contexto atual e perspectivas para a Gestão de Recursos Humanos em Enfermagem na Atenção Básica. 2015. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Silva JAM; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. F.. I Encontro de Gestão em Saúde da UFSCar. 2017. Outro
      2. Silva, JAM; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. F.. I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2016. Outro
      3. Silva JAM. 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Adriana Barbieri Feliciano (1.0)
        1. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Márcia Niituma Ogata (1.0)
        1. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51