Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Yuriko Yamamoto Baldin

É Licenciada e Bacharel em Matemática, Mestrado e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em USA e visitas científicas no Japão. É membro do corpo editorial do Eletronic Journal of Mathematics and Technology e da Editora LIMC-UFRJ. Atua por mais de 30 anos na Universidade Federal de São Carlos em ensino, pesquisa e extensão, sendo atualmente professora senior, após aposentadoria. Pesquisa na área de Matemática, sub-área Geometria Diferencial, tendo concentrado ultimamente na pesquisa em Ensino de Matemática, especialmente na sub-área de Formação Inicial e Continuada de Professore, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Métodos de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Desenvolvimento e Problemática dos Currículos, Utlização das Tecnologias no Ensino da Matemática, relacionados aos temas: uso de softwares/tecnologias no ensino, geometria diferencial, ensino integrado, conexão entre as matemática básica e superor, Resolução de problemas e a análise de erros como estratégias de ensino e pesquisa, Lesson Study, integração entre o concreto, ludico e o abstrato, Matemática de Singapura.Trabalhou na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do MEC, atua como assessora ad-hoc na Área de Ensino da CAPES. Atuou por 3 vezes no PNLD-MEC e 3 vezes como expert da JICA em cursos de capacitação de professores em Bolivia. Foi coordenadora regional da OBMEP de 2005 a 2013, e atualmente desenvolve Projeto de Integração da OBMEP na formação continuada de professores. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, orientando dissertações na área de Ensino de Matemática, especializada em Metodologia de Lesson Study e de Resolução de Problemas. Foi representante do Brasil na ICMI-IMU, 2008-2012, membro eleito do Comitê Executivo do ICMI de 2013 a 2016, e reeleita para novo mandato a partir de 2017. Foi coordenadora do Projeto Klein de Matemática, em Português, de 2010 a 2014, e membro do Design Team do The Klein Project for 21st century do ICMI-IMU. Foi membro efetivo do Comitê de Programa Científico do 12 ICME-!MU em Seul, 2012, do Comitè Científico do EARCOME-ICMI em Cebu, Filipinas em 2015,ié Coordenadora Geral do projeto CANP-ICMI-IMU em Peru, 2016. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8785562528979416 (10/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Matemática. Rod. Washington Luiz km235 Jd Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519170 Fax: (16) 33518218 URL da Homepage: http://www.dm.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (0)

    Prêmios e títulos

    • Total de prêmios e títulos (0)

      Participação em eventos

      • Total de participação em eventos (5)
        1. BIRS Workshop: Mathematicians and School Mathematics Education. a Pan-American Workshop.Examples of mathematicians´work in developing online resources. 2014. (Encontro).
        2. BIRS Workshop: Mathematicians and School Mathematics Education. a Pan-American Workshop.Examples of mathematicians´work in in-service teacher education: two examples of professional development of in-service teachers of Mathematics. 2014. (Encontro).
        3. EMALCA- Costa Rica.El concepto de curvatira y algunas aplicaciónes. 2014. (Encontro).
        4. Klein Project Workshop- Challenges and Opportunities. International perspectives of the dissemination of the Klein Project. 2014. (Congresso).
        5. Klein Project Workshop- Challenges and Opportunities. The role of Workshop for Teachers on Vignettes. 2014. (Congresso).

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (5)
        1. BALDIN, Y. Y.; Malaspina, U.. Capacity and Networking Project 5 (Ecuador, Peru, Bolivia, Paraguay) -ICMI-IMU. 2016. Outro
        2. BALDIN, Y. Y.; Lau, C. Oficina de Calculadoras CASIO para professores de matemática. 2016. Outro
        3. BALDIN, Y. Y.; Isoda,M ; Isepi, M. Pesquisa de Aula (Lesson Study- Open Class). 2016. Outro
        4. VIANA, M. ; BALDIN, Y. Y. ; RIPPOL, C. C. ; Giraldo, V. Klein Project Workshop - Challenges and Opportunities. 2014. Congresso
        5. BALDIN, Y. Y.. Aula demonstrativa de Lesson Study no Brasil. 2008. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 24/11/2017 12:06:58