Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Natan de Jesus Pimentel Filho

Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios (2006) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre (2010) e doutor (2014) em Microbiologia Agrícola pela UFV com período sanduíche no Institut für Mikrobiologie da Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald, Alemanha. Pós-doutor em Microbiologia de Alimentos (2014) pela UFV. É professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em microbiologia de alimentos, patógenos alimentares e controle de qualidade de águas e alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: peptídeos antimicrobianos (bacteriocinas e extratos proteicos vegetais), biofilmes, proteômica, transcriptômica, produtos lácteos e queijos artesanais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9157232954010211 (21/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino. Rodovia Lauri Simões de Barros, KM 12 Aracaçu 18290000 - Buri, SP - Brasil Telefone: (15) 32569000
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-Atual. Atividade de bacteriocinas sobre a expressao de proteinas e genes de adesao em celulas sesseis de Staphylococcus aureus
      Descrição: Estudar o efeito da presença de bovicina HC5 e, ou nisina sobre a expressão de proteínas e genes de adesão em células sésseis de S. aureus. Determinar o efeito de bovicina HC5 e, ou nisina sobre a formação e inativação de biofilmes por S. aureus; Estudar a expressão diferencial de proteínas em células sésseis de S. aureus na presença e ausência das bacteriocinas; Verificar a presença e a expressão de genes relacionados à formação de biofilmes por S. aureus na presença de bovicina HC5 e, ou nisina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante / Maria Cristina Dantas Vanetti - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.
    2. 2015-2016. Impactos das atividades agricolas no sistema hidrico da Fazenda Lagoa do Sino: Qualidade microbiologica da agua de quatro lagoas
      Descrição: A Fazenda Lagoa do Sino, local escolhido para a realização do presente estudo, apresenta um cenário de relevante produção agrícola regional e, ao mesmo tempo, a ausência completa de processos de análise e monitoramento de sua condição aquífera, o que justifica a realização de um estudo sobre os impactos que as atividades agrícolas têm causado sobre seu sistema hídrico, a partir de sua caracterização microbiológica. Desta forma, pretende-se neste projeto avaliar a presença de coliformes totais, termotolerante e Escherichia coli em quatro lagoas da Fazenda Lagoa do Sino e estudar a variação da população de bactérias heterotróficas em função da atividade agrícola ao longo de 12 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Coordenador / Patrícia Alexandre Evangelista - Integrante.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.
    3. 2015-Atual. Influencia do autoindutor-1 de quorum sensing na biossintese de poliaminas e no metabolismo de S-adenosilmetionina em Salmonella enterica
      Descrição: Avaliar a influência das acil homoserina lactonas (AHLs) sobre a biossíntese de poliaminas (PAs) e o metabolismo de S-adenosilmetionina (SAM) em S. enterica sorovar Enteritidis. Projeto n.° 50728266999.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante / Maria Cristina Dantas Vanetti - Coordenador / Felipe Alves de Almeida - Integrante / LEANDRO LICURSI DE OLIVEIRA - Integrante / Uelinton Manoel Pinto - Integrante.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.
    4. 2015-Atual. Caracterizacao de biofilmes de Staphylococcus aureus formados na presenca de concentracao subinibitoria de nisina
      Descrição: Verificar a ação de concentração subinibitória de nisina sobre a formação, composição e resistência de biofilmes produzidos por S. aureus. Estabelecer as condições de cultivo para formação de biofilmes de S. aureus na presença de nisina; Determinar a composição dos biofilmes de S. aureus em diferentes condições de tempo, temperatura e pH na presença de nisina; Verificar a resistência das células dos biofilmes formados na presença de nisina a diferentes sanitizantes empregados na indústria de alimentos; Avaliar a expressão de genes relacionados com biofilmes em S. aureus em diferentes condições de tempo, temperatura e pH na presença de nisina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante / Maria Cristina Dantas Vanetti - Coordenador / Cláudia Vieira Prudêncio - Integrante / Cleriane Andre - Integrante / José Guilherme Prado Martin - Integrante.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.
    5. 2015-Atual. Caracterizacao do processo de fabricacao e qualidade microbiologica dos queijos porunga produzidos na regiao de Campina do Monte Alegre
      Descrição: O queijo tipo porunga é um produto artesanal tradicional na região de Campina do Monte Alegre, São Paulo, e recebeu este nome devido à sua forma que é semelhante à do fruto poronga. O queijo apresenta características sensoriais muito semelhantes à mussarela, embora nenhuma caracterização do processo de fabricação e do produto tenha sido realizada até o momento. É produzido a partir de leite cru principalmente por pequenos produtores da região, que os comercializam informalmente diretamente aos consumidores ou em mercados e feiras livres dos municípios da região, representando grande importância econômica. O produto não se encontra registrado em nenhum órgão de inspeção sanitária, portanto, não possui nenhum regulamento sobre os critérios microbiológicos. Por serem fabricados a partir do leite cru, sem nenhum tratamento térmico prévio, e não possuírem legislação específica, os queijos apresentam risco potencial à saúde dos consumidores em função das condições precárias de processamento encontradas em muitas fazendas produtoras e ao clima desfavorável para manuseio do leite cru à temperatura ambiente. O objetivo deste projeto é caracterizar o processo de fabricação tradicional do queijo porunga e determinar a qualidade microbiológica dos queijos produzidos nos municípios de Campina do Monte Alegre, Angatuba e Buri.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Coordenador / Cláudia Lúcia de Oliveira Pinto - Integrante / Ketilin Siqueira de Aguiar - Integrante.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.
    6. 2014-2015. Adesao de Staphylococcus aureus em superficies condicionadas com nisina
      Descrição: Avaliar o efeito do condicionamento de diferentes superfícies com nisina combinada com sanitizantes e verificar a interferência na adesão e formação de biofilmes por S. aureus. Projeto n.° 50729265260.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante / Maria Cristina Dantas Vanetti - Coordenador / Hilário Cuquetto Mantovani - Integrante / Cleriane Andre - Integrante / Míriam Teresinha dos Santos - Integrante.
      Membro: Natan de Jesus Pimentel Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. V Workshop Catarinense de Indicação Geográfica. 2016. (Encontro).
      2. II Workshop 3M Food Safety: Trends and Inovation. 2015. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. PIMENTEL FILHO, N. J.. I Workshop Queijo Porungo: A tradição frente aos desafios para o futuro. 2015. (Outro).. . 0.
      2. PIMENTEL FILHO, N. J.. IV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e VI Fórum dos Coordenadores dos Programas de Microbiologia da Área de Ciências Agrárias. 2009. (Congresso).. . 0.
      3. PIMENTEL FILHO, N. J.. II Simpósio Mineiro de Microbiologia de Alimentos e II Fórum de Debates sobre Vigilância Sanitária. 2006. (Outro).. . 0.
      4. PIMENTEL FILHO, N. J.. II Workshop ? Desenvolvimento do Setor Lácteo, Minas Lácteos Assessoria. 2004. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55