Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Vitoria Maria Miranda Pureza

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996), e pós-doutorado pelo Centre de Recherche sur les Transports, Université de Montreal (2007). É atualmente professora associada no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Sua área de atuação é Pesquisa Operacional, com ênfase em métodos heurísticos para problemas de otimização combinatória, em particular, problemas de corte e empacotamento e problemas de roteamento e programação de veículos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9202201560058916 (20/03/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 1997-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. VIA WASHINGTON LUIZ, KM 235 13564-090 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518237 Ramal: 9231 Fax: (16) 33518240
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Produção
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2010-2014. Teoria e pratica de problemas de roteamento de veiculos e de empacotamento em conteineres (processo 303001/2009-7 CNPq)
      Descrição: Neste projeto pretende-se dar continuidade a grande parte das pesquisas desenvolvidas no projeto anterior, ou seja, a investigação de métodos de resolução para problemas de empacotamento (PE), e problemas de roteamento de veículos (PRV). Estas classes de problemas são encontradas em atividades produtivas e logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos. Problemas de empacotamento visam o melhor arranjo de um conjunto de itens (produtos embalados em caixas) dentro de objetos (paletes, contêineres). Problemas de roteamento de veículos, por sua vez, consistem em determinar rotas de menor custo para uma frota de veículos, responsável pela entrega e/ou coleta de itens a clientes. Ambos os problemas, em sua forma geral, têm natureza combinatória e são considerados de difícil resolução. Assim como no projeto anterior, uma parte da pesquisa continuará dedicada ao desenvolvimento de métodos heurísticos, em particular, metaheurísticas. Para algumas classes de problemas de roteamento de veículos, pretende-se também explorar a utilização de modelos de programação matemática e métodos exatos baseados em geração de colunas do modelo, em particular, a decomposição de Dantzig-Wolfe. Cinco classes de problemas foram selecionadas para compor as tarefas previstas neste projeto; outras tarefas poderão surgir durante o seu desenvolvimento. Especificamente, serão considerados: 1.O problema de carregamento de contêineres com carga homogênea e heterogênea. 2.O problema de roteamento de veículos. 3.O problema de coleta e entrega. 4.O problema de programação de testes de experimentos fatoriais 2k-p (correlato). 5.O problema combinado de carregamento de contêineres e roteamento de veículos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    2. 2009-2011. Problemas de corte e empacotamento e suas integracoes no planejamento e controle da producao e logistica - processo CNPq 473362/2009-0
      Descrição: O objeto de pesquisa deste projeto consiste nos chamados Problemas de Corte e Empacotamento (PCE) e suas integrações no planejamento e controle da produção e logística. O Problema de Corte consiste, basicamente, em determinar a "melhor" forma de cortar unidades de material (aqui denominadas objetos), de maneira a produzir um conjunto de unidades menores (itens). Esse problema aparece em diversos processos industriais de corte, onde os objetos, em geral disponíveis em estoque, correspondem a barras de aço, bobinas de papel, aço, alumínio, chapas metálicas ou de madeira, placas de circuito impresso, lâminas de vidro e fibra de vidro, peças de couro, etc., e os itens, com dimensões especificadas, são em geral encomendados por meio de uma carteira de pedidos. Similarmente ao Problema de Corte, o Problema de Empacotamento consiste em determinar a "melhor" forma de arranjar um conjunto de itens dentro de objetos. Exemplos ocorrem nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de materiais, ao carregar produtos embalados (itens) sobre paletes ou dentro de contêineres e caminhões (objetos). Ambos os problemas de corte e empacotamento são problemas de otimização diretamente relacionados, referidos na literatura como PCE. Por meio do presente projeto, busca-se dar continuidade às pesquisas anteriores com os problemas de corte e empacotamento (PCE), financiadas pelo CNPq por meio de projetos universais, bolsas de produtividade e outras bolsas (em anexo, encontra-se o Relatório Científico do projeto universal anterior, contendo os principais resultados obtidos). Neste projeto pretende-se estudar os PCE e explorar melhor suas integrações com o planejamento e o controle da produção de processos industriais e logísticos, o que foi relativamente pouco explorado na literatura. Por exemplo, a integração dos PCE nas decisões de roteamento e programação de veículos e no planejamento e programação da produção, tais como dimensionamento e sequenciamento de lote. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Reinaldo Morabito - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    3. 2007-2010. Metodos para resolucao de problemas de roteamento de veiculos e de corte e empacotamento (processo 311460/2006-2 CNPq)
      Descrição: Neste projeto pretende-se dar continuidade ao projeto anterior "Desenvolvimento de Algoritmos para Problemas de Empacotamento e de Roteamento de Veículos" (processo 307665/2003-8 CNPq) , ou seja, a investigação de métodos de resolução para problemas de corte e empacotamento (PCE), e problemas de roteamento de veículos (PRV). Èstas classes de problemas são encontradas em atividades produtivas e logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos. Problemas de corte consistem em determinar a melhor forma de cortar um conjunto de itens (peças) a partir de objetos (chapas), enquanto problemas de empacotamento visam o melhor arranjo de um conjunto de itens (produtos embalados em caixas) dentro de objetos (paletes, contêineres). Problemas de roteamento de veículos, por sua vez, consistem em determinar rotas de menor custo para uma frota de veículos, responsável pela entrega e/ou coleta de itens a clientes. Estas classes de problemas, em sua forma geral, têm natureza combinatória e são considerados de difícil resolução. Para estes problemas, uma grande parte da pesquisa continuará dedicada ao desenvolvimento de métodos heurísticos, em particular, metaheurísticas. Metaheurísticas são o resultado da adaptação de idéias de outras áreas com vistas à obtenção de boas soluções em espaços de solução complexos. As mais promissoras dessas técnicas incluem simulated annealing (Kirkpatrick et al.,1983), busca tabu (Glover e Laguna, 1997), algoritmos genéticos (Holland, 1975) e GRASP (Feo e Resende, 1995). Parte de sua popularidade deve-se ao fato de suas regras serem suficientemente gerais para permitir sua utilização como dirigente das operações de outros métodos heurísticos. A continuidade da pesquisa em problemas de roteamento de veículos contará, entretanto, com elementos adicionais decorrentes do estágio de pós-doutorado da proponente, recentemente finalizado. Pretende-se enfatizar problemas de roteamento dinâmicos, onde pelo menos parte dos pedidos dos c. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    4. 2007-2009. Problemas de corte e empacotamento e suas integracoes no planejamento e controle da producao e logistica (Processo CNPq 474537/2007-2)
      Descrição: O objeto de pesquisa deste projeto consiste nos chamados Problemas de Corte e Empacotamento (PCE) e suas integrações no planejamento e controle da produção e logística. O Problema de Corte consiste, basicamente, em determinar a "melhor" forma de cortar unidades de material (aqui denominadas objetos), de maneira a produzir um conjunto de unidades menores (itens). Esse problema aparece em diversos processos industriais de corte onde os objetos, em geral disponíveis em estoque, correspondem a barras de aço, bobinas de papel, aço, alumínio, chapas metálicas ou de madeira, placas de circuito impresso, lâminas de vidro e fibra de vidro, peças de couro, etc., e os itens, com dimensões especificadas, são em geral encomendados através de uma carteira de pedidos. Similarmente ao Problema de Corte, o Problema de Empacotamento consiste em determinar a "melhor" forma de arranjar um conjunto de itens dentro de objetos. Exemplos ocorrem nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de materiais, ao carregar produtos embalados (itens) sobre paletes ou dentro de contêineres e caminhões-cofre (objetos). Ambos os problemas de corte e empacotamento são problemas de otimização intimamente relacionados, referidos na literatura como PCE. Por meio do presente projeto, busca-se dar continuidade às pesquisas anteriores com os problemas de corte e empacotamento (PCE), financiadas pelo CNPq por meio de projetos universais e projetos integrados. Neste projeto pretende-se estudar os PCE e explorar suas integrações com o planejamento e o controle da produção de processos industriais e logísticos, o que foi relativamente pouco explorado na literatura. Por exemplo, a integração dos PCE nas decisões de roteamento e programação de veículos e no planejamento e programação da produção, tais como dimensionamento e sequenciamento de lotes e a combinação dos PCE com problemas de sequenciamento de padrões de corte, entre outros. O projeto conta com dois professores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Reinaldo Morabito - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 4
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    5. 2007-Atual. Teoria e Pratica de Problemas de Corte e Empacotamento (Processo 2006/03496-3 FAPESP )
      Descrição: O objeto central deste projeto temático consiste no estudo dos Problemas de Corte e Empacotamento (PCE), os quais abrangem uma variedade de problemas de otimização combinatória caracterizados por uma estrutura comum que consiste em arranjar "itens dentro de um objeto". Neste projeto visa-se o desenvolvimento de modelos matemáticos de problemas oriundos de ambientes industriais de corte e empacotamento, o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de métodos de solução, o desenvolvimento de estudos computacionais, a identificação de novos problemas práticos, bem como a revisão de problemas da literatura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (13) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Reinaldo Morabito - Integrante / Marcos Nereu Arenales - Coordenador / Débora Pretti Ronconi - Integrante / Vinícius Armentano - Integrante / Guilherme Poli - Integrante / Ernesto Birgin - Integrante / José Carlos Becceneri - Integrante / Nei Yoshihiro Soma - Integrante / Adriana Alves Alvim - Integrante / Andréa Carla Gonçalves-Vianna - Integrante / Socorro Rangel - Integrante / Silvio Alexandre de Araujo - Integrante / Denise Yamashita - Integrante / Franklina M B Toledo - Integrante / Maristela O Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    6. 2006-2007. Metodos heuristicos para o Problema Dinamico de Roteamento e Programacao de Veiculos em Atividades de Coleta e Entrega com Janelas de Tempo (processo 200895/2005-2 CNPq)
      Descrição: Os objetos de pesquisa do presente projeto são os chamados problemas de roteamento e programação de veículos (PRPV), comumente encontrados em atividades logísticas de transporte de bens e/ou prestação de serviços. Problemas de roteamento e programação de veículos consistem geralmente em determinar rotas de menor custo para uma frota de veículos, responsável pela entrega e/ou coleta de itens ou prestação de serviços. Muitas vezes, o dimensionamento da frota também é parte da decisão do planejamento. Em sistemas reais, aspectos essenciais do problema requerem que se considere um conjunto de restrições operacionais, tais como tamanho da frota, capacidade máxima de cada veículo, tempo máximo para finalização de cada rota, entre outros. Neste projeto pretende-se abordar o Problema de Coleta e Entrega (Pick-up and Delivery) com Janelas de Tempo (PCEJT). O objetivo é o de minimizar o comprimento total das rotas. Cada pedido especifica as características da carga (peso, volume), os locais de coleta e de entrega, e os períodos de tempo nos quais a carga deve ser coletada e entregue (janelas de tempo). Isso significa que além das janelas de tempo, para cada operação em cada pedido existem relações de precedência (a coleta deve ser realizada antes da entrega). Normalmente, admite-se também relações de emparelhamento, ou seja, o veículo que realizou a coleta de uma determinada carga deve também realizar sua entrega. Particularmente, será tratada a versão dinâmica e estocástica do problema (PDCEJT). O PDCEJT é tipicamente encontrado em empresas de courier que prestam serviços de coleta e entrega no mesmo dia de correspondências ou pequenos pacotes. Os pedidos chegam durante todo o dia, e geralmente apenas uma pequena porcentagem dos mesmos é conhecida a priori.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Coordenador / Gilbert Laporte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    7. 2004-2006. Desenvolvimento de Algoritmos para Problemas de Empacotamento e de Roteamento de Veiculos (processo 307665/2003-8 CNPq)
      Descrição: Os objetos de pesquisa do presente projeto são os chamados problemas de empacotamento e problemas de roteamento de veículos, comumente encontrados em atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos. Problemas de empacotamento consistem em determinar a melhor forma de arranjar um conjunto de itens dentro de objetos, por exemplo, produtos embalados em caixas (itens) sobre paletes ou dentro de contêineres (objetos). Problemas de roteamento de veículos, por sua vez, consistem geralmente em determinar rotas de menor custo para uma frota de veículos, responsável pela entrega e/ou coleta de itens a clientes, sujeitas a um conjunto de restrições tais como capacidade de cada veículo, tempo máximo de rota, janelas de tempo e periodicidade de visitas. Ambos os problemas, em sua forma geral, têm natureza combinatória e são considerados de difícil resolução. Por esta razão, grande parte da pesquisa para o tratamento de exemplos de maior porte é dedicada ao desenvolvimento de métodos heurísticos. Em particular, nas últimas décadas tem crescido o interesse na aplicação das chamadas meta-heurísticas. Meta-heurísticas são o resultado da adaptação de idéias de outras áreas do conhecimento, com vistas à obtenção de boas soluções em espaços de solução complexos. Os objetivos principais desse projeto consistem em: " Pesquisar e desenvolver métodos heurísticos (em especial, meta-heurísticas) e implementações computacionais para a resolução de algumas classes dos problemas abordados. " Analisar o desempenho de alguns dos algoritmos desenvolvidos, aplicando-os a situações reais de empresas. " Contribuir para a geração de novos conhecimentos e formação de recursos humanos qualificados na área de Pesquisa Operacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    8. 2003-2005. Problemas de corte e empacotamento e suas integracoes no planejamento e controle da producao (processo 470791/03-9 CNPq)
      Descrição: Os objetos de pesquisa deste projeto são os chamados problemas de corte e empacotamento (PCE). O problema de corte consiste, basicamente, em determinar a melhor forma de cortar unidades de material (objetos) de maneira a produzir um conjunto de unidades menores (itens). Este problema aparece em diversos processos industriais de corte onde os objetos, em geral disponíveis em estoque, correspondem a barras de aço, bobinas de papel, aço, alumínio, etc., chapas metálicas ou de madeira, placas de circuitos impressos, etc, e os itens, com dimensões especificadas, são em geral encomendados através de uma carteira de pedidos. Similarmente, o problema de empacotamento consiste em determinar a melhor forma de arranjar um conjunto de itens dentro de objetos. Exemplos ocorrem nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de materiais, ao carregar produtos embalados (itens) sobre paletes ou dentro de contêineres e caminhões-cofre (objetos). Ambos os problemas de corte e empacotamento são problemas de otimização intimamente relacionados, referidos na literatura como PCE. Ao tentar aplicar na prática os modelos para os PCE disponíveis na literatura, é comum encontramos aspectos não considerados naqueles modelos que dificultam, ou mesmo inviabilizam, suas aplicações. Assim, uma tarefa importante do ponto de vista da gerência da produção e da pesquisa operacional, além de caracterizar situações que podem ser tratadas por meio de modelos da literatura, é identificar situações que envolvem estas considerações adicionais. Nesse último caso, pretende-se modelar estas restrições e desenvolver algoritmos específicos para obter soluções viáveis e eficazes para o problema real.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Reinaldo Morabito - Coordenador / Marcos Nereu Arenales - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    9. 2001-2004. Teoria e pratica de problemas de corte e empacotamento (processo 01/2972-2 FAPESP),
      Descrição: Neste projeto de pesquisa temático teve-se como objetivo central o estudo de Problemas de Corte e Empacotamento (PCE), tendo em vista aspectos teóricos e práticos. Por aspectos teóricos entendemos a modelagem de problemas, desenvolvimentos de métodos de solução, identificação de propriedades, revisão da literatura, e estudos computacionais. Por outro lado, os aspectos práticos, além de incluir as etapas da parte teórica, devem ter uma motivação por problemas industriais, coleta de dados, validação do modelo na prática, e desenvolvimento de ferramentas computacionais amigáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (16) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (19) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Paulo Morelato França - Integrante / Marcos Nereu Arenales - Coordenador / Débora Pretti Ronconi - Integrante / Aurélio de Oliveira - Integrante / Antônio Moretti - Integrante / Clóvis Perin - Integrante / Valéria Gomes - Integrante / Horácio Yanasse - Integrante / José Becceneri - Integrante / Luiz Lorena - Integrante / Nei Soma - Integrante / Reinaldo Morabito Neto - Integrante / Andréa Vianna - Integrante / Miguel Taube - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 1
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.
    10. 1998-2001. Planejamento e Controle da Producao em Sistemas de Manufatura (processo 1997/13930-1 FAPESP)
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central o desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxiliar as tarefas de planejamento da produção em sistemas de manufatura. Ele se insere na área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) e trata dois de seus principais problemas: " Planejamento da Produção " Programação da Produção. O termo programação deve ser entendido aqui no sentido na palavra de origem inglesa scheduling e está relacionado aos problemas de produção que tratam da designação eficiente do tempo disponível de determinados recursos (máquinas/processadores) usados para executar um conjunto de tarefas. Tais temas têm sido enfocados por diversos pesquisadores trabalhando de forma independente em diferentes instituições de ensino/pesquisa no Estado de S. Paulo. Através deste projeto busca-se reunir um grupo de pesquisadores inseridos nesta temática de trabalho, objetivando o intercâmbio de diferentes experiências e conhecimentos desenvolvidos separadamente e, como isso, poder produzir pesquisa de melhor qualidade, evitando superposições e melhorando o desempenho global através da sinergia do trabalho conjunto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . Integrantes: Vitória Maria Miranda Pureza - Integrante / Paulo Morelato França - Coordenador / Reinaldo Morabito - Integrante / Marcos Nereu Arenales - Integrante / Horácio Yanasse - Integrante / Luiz Lorena - Integrante / Vinícius Armentano - Integrante / Regina Beretta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Vitoria Maria Miranda Pureza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Produção Científica 2016 em Logística com o trabalho "OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS SUJEITAS A RESTRIÇÕES DE LOGÍSTICA URBANA, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).. 2016.
      Membro: Vitória Maria Miranda Pureza.
    2. Melhor artigo de Logística com o trabalho " ROTEIRIZAÇÃO DE NAVIOS COM CONTROLE DE ESTOQUE NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA: CONTRIBUIÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA E PROPOSTA DE UMA HEURÍSTICA DE BUSCA LOCAL", Secretaria de Ciência, Tecnologia de Inovação da Marinha.. 2015.
      Membro: Vitória Maria Miranda Pureza.
    3. Melhor artigo de Logística com o trabalho "MODELAGEM E ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM MÚLTIPLOS ENTREGADORES ", Secretaria de Ciência, Tecnologia de Inovação da Marinha.. 2011.
      Membro: Vitória Maria Miranda Pureza.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:58