Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Maria Silvia Cintra Martins

Maria Sílvia Cintra Martins é graduada em Letras - Português, Alemão e Sânscrito - pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Letras pela UNESP de Araraquara, estágio de pós-doutoramento no IEL/UNICAMP e Estágio de Pesquisa no Exterior no King's College (UK). Atualmente é professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar) e em Estudos de Tradução (TRADUSP). É líder do Grupo de Pesquisa LEETRA, editora das revistas LEETRA Indígena e LEETRA Anos Iniciais, e da série "Linguagens em Diálogo". Desenvolve ações colaborativas com professores da UFOPA, da UFES, da University of Manitoba (CA) e da University of Maryland (EUA). Foi Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFSCar no triênio 2013-2015. É parecerista FAPESP e CNPq, também das revistas Linguasagem, PERcursos Linguísticos e (Con)textos Linguísticos. É pesquisadora PQ-2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9241992645160356 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Av. Washington Luís 13564-060 - Sao Carlos, SP - Brasil
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2016-2016. Percursos da traducao entre textos verbais e nao verbais - Bolsa de Pesquisa no Exterior
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa no Exterior filia-se às linhas de pesquisa ?Estudos de Tradução? e ?Letramento e comunicação intercultural? do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq), que lidero. Viso, através dele, dar continuidade aos Projetos ?A construção de material didático bilíngue de cultura e língua indígena em correspondência com a lei 11.645/08? (FAPESP, 2012/15852-0 e CNPq, 306934/2012-4 ? bolsista PQ) e ?A Tradução e os Novos Letramentos? (CAPES/PNPD).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / David Treece - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    2. 2016-Atual. Poetica e artefatos culturais em praticas de letramento dos anos iniciais de escolaridade
      Descrição: Este projeto filia-se às linhas de pesquisa "Estudos de Tradução e Poética" e "Letramento digital e artefatos culturais" do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). Entre outros enfoques, explora, de forma complementar aos Estudos do Letramento e com vistas à compreensão dos temas de poética, de tradução e de artefatos culturais, conceitos advindos da Semiótica da Cultura (Lotman, 2005) e questões pertinentes aos Estudos de Tradução (Jakobson, 1973; Derrida, 2002; Benjamin, 2010; Pym, 2011). Busca, em particular, a proposição de formas de trabalho com o texto literário em formato de aplicativo nos anos iniciais; também, o aprofundamento na compreensão e aplicação da teorização desenvolvida por Henri Meschonnic (1973 a 2016), levando em consideração os três eixos de sua produção: poética, tradutória e ensaística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    3. 2013-2015. A construcao de material didatico bilingue de cultura e lingua indigena em correspondencia com a lei 11.645/08.
      Descrição: O Projeto de Pesquisa filia-se à linha de pesquisa ?Educação escolar e educação superior indígena? do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq) e dá continuidade a Projeto FAPESP (2009/13871-4). Assim como o anterior, este projeto é voltado, em princípio, à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras, com ênfase, neste caso, para a construção de material didático, compreendido como artefato cultural (Bartlett, 2007), que possa suprir a demanda proveniente da Lei 11.465/08, na vertente da incorporação da temática indígena nos currículos escolares de primeiro e segundo graus. É dada ênfase particular, neste caso, aos conceitos de artefato cultural (Bartlet, 2007) e de ator-rede (Latour, 2005). O levantamento de dados será efetuado com base em pesquisa participativa, de perfil etnográfico, de viés qualitativo e interpretativo, visando-se à formação de banco de dados e, mais especificamente, à construção de material didático em diferentes formatos e ambientes de aprendizagem (livros, e-books, CDroms, plataformas virtuais etc.). Espera-se contribuir para a formação dos profissionais da educação básica intercultural indígena e para a implementação da lei 11.465/08 e das Ações Afirmativas em universidades públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Luciano Ariabo Quezo - Integrante / Daniel Munduruku - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    4. 2012-Atual. A Traducao e os Novos Letramentos
      Descrição: Este projeto dá continuidade ao Projeto ?Questões de linguagem e de identidade na transição para práticas letradas complexas? e envolve Convênio de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a University of Manitoba (CA). O convênio implica ações em desenvolviimento junto ao PPGL e ao Departamento de Letras, e tem um de seus focos principais no letramento digital e nas novas tecnologias em educação. Envolve o uso de novas tecnologias em educação e informação, Configura-se como projeto voltado à inovação e às fronteiras do conhecimento em função da forma com que se dirige às tecnologias de vanguarda em trabalho cooperativo com instituição de destaque na pesquisa internacional. Envolve ainda: 1) Interface com o Projeto "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" e uma das pesquisadoras pós-doc desenvolve pesquisa nessa área; 2) Interface com o projeto FAPESP voltado à produção de livros bilingues. O segundo pesquisador pós-doc desenvolve pesquisa sobre produção de livros de literatura indígena, podendo ser ou não bilingues.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Gláucia Regina Gomes - Integrante / Natália Freire Bellintani - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    5. 2010-2010. A educacao escolar indigena em duas realidades: uma comparacao entre os Territorios Etnoeducacionais Amazonia Oriental e do Rio Negro
      Descrição: Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferenciados, de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações. O Território Etnoeducacional Amazônia Oriental (11) é composto por uma pluralidade de etnias, que atualmente convivem pela conjuntura do contato e das inserções no mercado e na política regional, em especial a indigenista. Ao contrário, o Território Etnoeducacional 1, do Rio Negro, é marcado por uma situação que combina a diversidade com uma experiência comum. Ele abrange uma área conhecida por ser composta pelo que se costuma caracterizar como um sistema interétnico, e que conjuga diferenças lingüísticas com uma impressionante homogeneidade cultural e uma experiência histórica e de escolarização comum. A professora doutora Clarice Cohn (UFSCar/Antropologia Social) é a coordenadora do projeto do qual participei como pesquisadora e professora orientadora no primeiro semestre de 2010.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Custódio Benjamim da Silva - Integrante / Clarice Cohn - Integrante / Valéria Cardoso da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
      Descrição: Esse projeto propõe uma pesquisa comparativa entre duas regiões com histórico e experiências de educação escolar indígena diferenciados, de modo a refletir sobre as possibilidades e as dificuldades para a efetivação de uma educação escolar intercultural, bilíngüe (ou multilíngüe) e que respeite os processos próprios de ensino e aprendizagem, tal como assegurado pela Constituição e demais normatizações, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares, envolvendo professores e estudantes das áreas de Antropologia, Educação e Letras vinculados à Universidade Federal de São Carlos e professores indígenas atuantes em escolas, nos Territórios Etnoeducacionais 11 (Amazônia Oriental) e 1 (Rio Negro). Espera-se que a comparação entre essas duas realidades, com a participação ativa dos índios na formulação e execução das pesquisas e análise dos dados, contando com pesquisas etnográficas atentas ao ponto de vista indígena e um viés interdisciplinar, possa nos revelar o que tem sido bem sucedido e o que não, e talvez suas razões, na escolarização indígena diferenciada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Clarice Cohn - Coordenador / Amanda Marqui - Integrante / Ana Elisa Santiago - Integrante / Ana Carolina Romão - Integrante / Beatriz Patriota - Integrante / Ernesto Galli - Integrante / Custódio Benjamin da Silva - Integrante / João Claudio - Integrante / Daniel Benjamim da Silva - Integrante / Eduardo Capelli Belezini - Integrante / Camila Beltrame - Integrante / Christiane Tragante - Integrante / Xanda Biase de Miranda - Integrante / Valeria Cardoso da Silva - Integrante / Valdir Santana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 34 / Número de orientações: 12
      Membro: Clarice Cohn.
    6. 2010-Atual. Letramento, ritmo e etnicidade: estudo do processo de transicao vivenciado por graduandos de etnia indigena entre praticas letradas de suas comunidades de origem e praticas letradas academicas
      Descrição: O Projeto filia-se à linhas de pesquisa ?Letramento e comunicação intercultural? do Grupo de Pesquisa ?Linguagens, etnicidades e estilos em transição? (CNPq), que lidero. Proponho pesquisa interdisciplinar voltada à compreensão dos processos sócio-cognitivos, discursivos e identitários inerentes às práticas linguageiras com ênfase para a apropriação, por parte de graduandos da UFSCar, da linguagem escrita nos gêneros do discurso acadêmico e para as questões de identidade e pessoalidade que lhe dizem respeito. Entre outros enfoques, exploro a concepção tridimensional da linguagem de acordo com a teorização do lingüista inglês Norman Fairclough (2001), a teorização referente aos gêneros do discurso (Bakhtin, 1995, 1997; Swales, 1990; Bhatia, 2004) e a Teoria da Atividade (Leontiev, 2000; Vigotski, 2001; Jantzen; 2008). É dada ênfase particular aos conceitos de ethos (Maingueneau, 2005), de habitus (Bourdieu, 1974) e de etnicidade (Cohen, 1974). No âmbito da análise textual propriamente dita, busco explicitação a respeito do ritmo e do tom como partes integrantes da configuração sintático-semântica. A coleta de dados nas comunidades vem sendo facilitada pela vigência, na Universidade Federal de São Carlos, da política de ?Ações Afirmativas? e pela participação de alunos bolsistas (Proex/UFSCar, CNPq).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Gláucia Regina Gomes - Integrante / Luciano Ariabo Quezo - Integrante / Maria Sílvia Cintra Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    7. 2007-2009. Praticas de letramento e de identificacao em tres comunidades em processo de urbanizacao
      Descrição: O projeto "Práticas de letramento e de identificação em três comunidades em processo de urbanização" tem como objetivo o reconhecimento do processo de identificação presente em usos diferenciados de linguagem por parte de três comunidades com diferentes especificidades, com ênfase para a comunidade dos bairros Jardim Gonzaga/Monte Carlo, na periferia do município de São Carlos. Trata-se de pesquisa etnográfica, de caráter interpretativo e participativo, inspirada em resultados advindos de outros pesquisadores da área (ScribnerCole, 1981; Heath, 1983).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Marcos Vinícius Modro - Integrante / Edson Dorneles de Andrade - Integrante / Paula Sayuri Yanagiwara - Integrante / Daniela Ferreira de Mattos - Integrante / Luciane Aparecida Baltieri - Integrante / Maíra Fernandes Laurentino - Integrante / Thaise Traldi Bortoletto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 8
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.
    8. 2006-2013. Questoes de linguagem e de identidade na transicao para praticas letradas complexas
      Descrição: O projeto de pesquisa "Questões de linguagem e de identidade na transição para práticas letradas complexas" vincula-se às linhas de pesquisa ?Ensino/aprendizagem de língua portuguesa?, "Letramento e comunicação iintercultural" e "Letramento Digital" do Grupo de Pesquisa ?LEETRA? (CNPq) o qual desenvolve pesquisa interdisciplinar voltada ao reconhecimento dos processos identitários presentes na linguagem. Entre outros enfoques, explora-se a concepção tridimensional da linguagem de acordo com a teorização do lingüista inglês Norman Fairclough (1990, 1995, 2001, 2003) e a teorização referente aos gêneros do discurso (Bakhtin, 1995,1997; Swales, 1990; Bhatia, 2004). No âmbito das práticas textuais, é dada ênfase particular ao ethos. Propomos a realização de pesquisa de campo, com vistas à formação de banco de dados, levando-se em conta a apropriação da linguagem escrita por crianças (sejam pré-escolares, crianças no momento do ingresso no Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Fundamental), assim como por jovens e por adultos em fase de inserção em práticas letradas complexas. Em todos os âmbitos, buscamos enfocar a diferenciação entre o ethos oral e o ethos escritural e a relação entre linguagens e etnicidades. Temos dado destaque a levantamento de dados efetuado em bairro popular no município de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Silvia Cintra Martins - Coordenador / Gláucia Regina Gomes - Integrante / Paula Ferraz Pacheco - Integrante / Alexandre Montesso Bonomi - Integrante / Ariane Ranzani - Integrante. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 6
      Membro: Maria Silvia Cintra Martins.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (39)
      1. IV EMAI e III Seminário de Práticas Letradas.Letramentos nos anos iniciais. 2016. (Encontro).
      2. IV Seminário Municipal de Educação.O papel do texto literário e multimodal no trabalho com a interdisciplinaridade. 2016. (Seminário).
      3. MEKRUKADJÀ: Círculo de Saberes de Escritores e Realizadores Indígenas.Narrativa no cinema e na literatura indígenas. 2016. (Encontro).
      4. Núcleo de Ação Educativa.O papel do texto literário e multimodal no trabalho com a interdisciplinaridadeno ciclo de alfabetização. 2016. (Encontro).
      5. Transfusão - VI Encontro de Tradutores da CGA. 2016. (Encontro).
      6. 19 COLE.Formação Continuada no Contexto do PNAIC. 2014. (Simpósio).
      7. Evento TRADUSP.Reflexões em torno da Literatura Indígena brasileira sob a ótica dos Estudos da Tradução. 2014. (Encontro).
      8. IV Fórum das universidades participantes do PNAIC.Linguagens em Diálogo: Letramentos em Língua Materna e Matemática. 2014. (Encontro).
      9. Seminário de Planejamento e Produção de Material do PNAIC.Esboços da produção do capítulo Linguagem e Oralidade. 2014. (Seminário).
      10. VIII SPLIN.Sessões de Comunicação do SPLIN. 2014. (Seminário).
      11. Encontro de Grupos de Pesquisa LEETRA e Estudos Culturais.Aspectos tradutórios e multiculturais do letramento. 2012. (Encontro).
      12. SIED Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA. 2012. (Simpósio).
      13. VI SPLIN.VI Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação em Linguística/UFSCar. 2012. (Seminário).
      14. 18 INPLA.Letramento, etnicidade e diálogo intercultural. 2011. (Encontro).
      15. Encontro para troca de experiências em educação Brasil/Canadá.Indigenous Education in Brazil. 2011. (Encontro).
      16. III Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Relato de experiência de educação à distância com foco no estudo comparativo de Literatura Ameríndia. 2011. (Encontro).
      17. IV SIL - Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul.VI Simpósio sobre práticas escritas na escola. 2011. (Simpósio).
      18. Análise de Discurso: problemáticas e ramificações conceituais contemporâneas.Ferdinand de Saussure e a fenomenologia do signo linguístico. 2010. (Outra).
      19. Diálogo, comunicação e cultura.Diálogo, comunicação e cultura. 2010. (Encontro).
      20. Encontro Nacional de Educação Superior Indígena.Relato de experiência junto a graduandos indígenas da UFSCar. 2010. (Encontro).
      21. I GELIC.Multilinguismo e questões de fronteira à luz do conceito de semioesfera. 2010. (Seminário).
      22. II Seminar Developing New Literacies in cross-cultural contexts.Letramentos múltiplos e a educação escolar indígena. 2010. (Encontro).
      23. I Jornada de estudos saussureanos.Saussure em diferentes mirantes teórico-metodológicos. 2010. (Encontro).
      24. XIV Jornada de Letras.Letramentos Múltiplos. 2010. (Encontro).
      25. 57 Seminário do GEL.As práticas letradas complexas à luz de um enfoque tridimensional. 2009. (Seminário).
      26. Conversando sobre Ciência/FFLCH/USP.A construção do ethos e a relação intergenérica no âmbito das práticas letradas. 2009. (Encontro).
      27. I Seminário de Estudos do Léxico.Léxico e Multiculturalismo. 2009. (Seminário).
      28. IV ENALIHC.Autoria e estilo: da narrativa mítica ao estilo acadêmico. 2009. (Encontro).
      29. Jornada de Estudos Culiolianos.Paráfrase, polissemia e construção do espaço semântico. 2009. (Encontro).
      30. Plurilinguismo no Brasil. 2009. (Encontro).
      31. AILA 2008. A migração rural/urbano e a comunicação entre duas etnicidades diferentes. 2008. (Congresso).
      32. Semana da Educação: Alfabetização em Questão.O jogo de faz-de-conta e o processo inicial de alfabetização: uma abordagem sócio-histórica. 2008. (Encontro).
      33. VII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.O diálogo entre a universidade e a escola na construção de um projeto de letramento. 2008. (Seminário).
      34. 16° INPLA.Do ethos oral ao ethos escritural: reflexões sobre a apropriação da linguagem escrita. 2007. (Encontro).
      35. Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem.Gêneros do discurso e processos de hibridização. 2007. (Outra).
      36. III Simpósio Internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação. 2007. (Simpósio).
      37. Seminário Letramento do professor: resultados e perspectivas.A sala de aula de alfabetização de adulto como espaço de tensões entre forças de conservação e transformação. 2007. (Seminário).
      38. I Colóquio Internacional de Análise do Discurso. A análise de textos numa perspectiva tridimensional. 2006. (Congresso).
      39. Terceira Oficina do Projeto Temático - Avanços teóricos e metodológicos.Dos temas geradores ao trabalho com projetos: um caso de reinterpretação. 2006. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (22)
      1. Maria Sílvia Cintra; SIGNORI, M. B. D. ; PASSOS, C. B.. Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2015. Outro
      2. Maria Sílvia Cintra; MILTON, J.. III Caxiri na Cuia: Colóquio com a Literatura e a Cultura Afro-Indígena. 2014. Outro
      3. MARTINS, M. S. C.; SIGNORI, M. B. D. ; PASSOS, C. B.. Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2014. Outro
      4. Munduruku, Daniel ; MARTINS, M. S. C. ; Quezo, Luciano A.. Sarau Litero-Musical Indígena. 2013. Exposição
      5. MARTINS, M. S. C.; Munduruku, Daniel. II Caxiri na Cuia: Colóquio com a Cultura e a Literatura Indígena. 2013. Outro
      6. MARTINS, M. S. C.; SIGNORI, M. B. D.. Eventos de Formação de Orientadores de Estudo (PNAIC). 2013. Outro
      7. MARTINS, M. S. C.; Matheos, Kathleen ; Munduruku, Daniel. VI Jornada Linguagem e Diversidade. 2012. Outro
      8. MARTINS, M. S. C.; Munduruku, Daniel. I Caxiri na Cuia: Colóquio coma Literatura e com a Cultura Indígena. 2012. Outro
      9. MARTINS, M. S. C.; WINDLE, J.. IV Jornada Linguagem e Diversidade. 2011. Outro
      10. MARTINS, M. S. C.; Piassi, L.P.. V Jornada Linguagem e Diversidade. 2011. Outro
      11. Munduruku, Daniel ; MARTINS, M. S. C.. Projeto Literatices: "Literatura Indígena, o tênue fio entre escrita e oralidade". 2011. Outro
      12. MARTINS, M. S. C.; MANCHINERY, E. S. S. ; RODRIGUES, E. S.. II Mostra de Cultura Indigena da UFSCar. 2010. Exposição
      13. MARTINS, M. S. C.; JANTZEN, W. ; LIBERALLI, F. ; MAGALHAES, M. C.. II Jornada Linguagem e Diversidade. 2010. Outro
      14. MARTINS, M. S. C.; PAULA, S. R. B. G.. III Jornada Linguagem e Diversidade. 2010. Outro
      15. MARTINS, M. S. C.; BARBOSA, L. M. A.. I Jornada "Linguagem e Diversidade". 2009. Outro
      16. MARTINS, M. S. C.. LetraArte I: "Flauta e Haikai no RU". 2009. (Outro).. . 0.
      17. MARTINS, M. S. C.; SILVA, J. G. M. S. ; MANCHINERY, E. S. S.. Oficina de Arte e Cultura Terena e Manchinery. 2009. Exposição
      18. MARTINS, M. S. C.; ROSA, L.. Oficina de confecção de livros com o coletivo Dulcinéia Catadora. 2008. Outro
      19. MARTINS, M. S. C.; ANDRADE, E. D. ; YANAGIWARA, P. S. ; PAJEU, H. M.. Práticas múltiplas de letramento. 2008. Outro
      20. OLIVEIRA, M. S. ; MARTINS, M. S. C.. A teoria da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas. 2007. Outro
      21. KLEIMAN, A. B. ; MARTINS, M. S. C.. Os novos estudos de letramento e a formação do professor. 2007. Outro
      22. MARTINS, M. S. C.. XI Jornada de Letras. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54