Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Antonio Fernando Gouvea da Silva

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 (26/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, km 110 - sala 37 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295950 Ramal: 5950 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br/ufscar/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2013-Atual. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvencao - analise de sistemas publicos de educacao a partir dos anos 1990
      Descrição: Esse projeto propõe-se a aprofundar e ampliar a pesquisa desenvolvida no período 2011-2012, intitulada O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 1990, que recebeu apoio do CNPq, aprovada que foi no Edital Universal de julho de 2010. A pesquisa apresentou, em sua primeira etapa, resultados relevantes e, em função do seu objetivo central de analisar a presença do pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino e sua reinvenção, justificou um novo pleito, a fim de que as análises possam ser aprofundadas e ampliadas, em território nacional. A equipe de pesquisa que contava com 17 (dezessete) participantes, vinculados a 08 (oito) Programas de Pós-Graduação, situados em 06 (seis) estados brasileiros, nessa nova etapa passa a contar com 28 (vinte e oito) componentes entre pesquisadores, colaboradores, doutorandos, consultores e técnicos, vinculados a 14 (quatorze) Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 (dez) estados, sediados nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade de São Paulo (USP). Dois novos consultores passam a integrar essa equipe. Nessa nova etapa, a pesquisa propõe-se a ampliar e aprofundar a investigação sobre a presença e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de educação, com especial destaque para as políticas de currículo... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Ana Maria Saul - Coordenador - Coordenador.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    2. 2012-Atual. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvencao - analise de sistemas publicos de educacao a partir dos anos 1990
      Descrição: Esse projeto propõe-se a aprofundar e ampliar a pesquisa desenvolvida no período 2011-2012, intitulada O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 1990, que recebeu apoio do CNPq, aprovada que foi no Edital Universal de julho de 2010. A pesquisa apresentou, em sua primeira etapa, resultados relevantes e, em função do seu objetivo central de analisar a presença do pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino e sua reinvenção, justificou um novo pleito, a fim de que as análises possam ser aprofundadas e ampliadas, em território nacional. A equipe de pesquisa que contou contava com 17 (dezessete) participantes, vinculados a 08 (oito) Programas de Pós-Graduação, situados em 06 (seis) estados brasileiros, nessa nova etapa passa a contar com 28 (vinte e oito) componentes entre pesquisadores, colaboradores, doutorandos, consultores e técnicos, vinculados a 14 (quatorze) Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 (dez) estados, sediados nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade de São Paulo (USP). Dois novos consultores passam a integrar essa equipe. Os objetivos da pesquisa, nessa nova etapa, são:: I) Ampliar e aprofundar a investigação sobre a presença e reinvenção do pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de educação, com especial destaque para as políticas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Mario Sergio Cortella - Integrante / Demétrio Delizoicov Neto - Integrante / Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco - Integrante / Ana Maria Saul - Coordenador - Coordenador / Maria Eliete Santiago - Integrante / Rita de Cássia Cavalcanti Porto - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Alexandre Saul - Integrante / Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga - Integrante / Marilia Gabriela de Menezes Guedes - Integrante / Branca Jurema Ponce - Integrante / Salomão Antônio Mufarrej Hage - Integrante / Pedro de Carvalho Pontual - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Antonio Chizzotti - Integrante / Licínio Lima - Integrante / Claudemiro Esperança Cláudio - Integrante / Danilo Streck - Integrante / Edilene Oliveira Francisco Souza - Integrante / Denise Regina Costa Aguiar - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    3. 2011-Atual. Concepcao e pratica educativa dos professores da rede publica municipal e estadual de Sorocaba-SP
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi produzido e será desenvolvido pelos integrantes do GPTeFE Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação da UFSCar campus Sorocaba. Toma como problema de pesquisa a concepção de educação e de método de ensino de professores das redes públicas, municipal e estadual, de Sorocaba-SP, bem como a prática que desenvolvem em sala de aula. O objetivo da investigação é produzir dados que possibilitem a análise comparativa entre concepção e prática. A metodologia da pesquisa pressupõe três fases de execução e em cada uma delas os docentes e discentes vinculados ao grupo articular-se-ão em subgrupos de trabalho. Na primeira fase os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e uma situação problema, na segunda serão feitas pesquisas bibliográficas e na terceira a observação da prática de ensino e entrevistas semi-estruturadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Silvio César Moral Marques - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    4. 2010-Atual. GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educacao
      Descrição: O presente Grupo dedica-se aos estudos e às pesquisas das teorias educacionais e dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e axiológicos da práxis educativa em suas múltiplas contribuições históricas. Objetiva promover reflexões e construir condições para a produção de conhecimentos sobre o fenômeno educativo escolar e não escolar, com vistas a identificar seus princípios, finalidades, métodos, contradições, limites e possibilidades, em permanente diálogo com as ciências da educação. Em sua dinâmica investigativa, abordará as seguintes temáticas: fundamentos da educação; teorias da educação; ontologia e educação; epistemologia e educação; ética, moral e educação; política e educação; cultura e educação. Dessa maneira, o desenvolvimento das atividades do Grupo de Pesquisa repercutirá no campus Sorocaba da UFSCar, contribuindo para torná-lo um centro de referência na pesquisa em educação, com potencial para favorecer e induzir o desenvolvimento social, intelectual e cultural regional. Além disso, pretende-se também que a dinâmica acadêmico-científica do Grupo favoreça o livre acesso ao conhecimento, a qualificação dos professores e dos educadores que atuam em ambientes não escolares, bem como promova a oferta de oportunidades de integração da universidade com os sistemas de ensino regionais, sobretudo públicos, em seus diferentes níveis e modalidades. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Marcos Francisco Martins - Coordenador / Silvio César Moral Marques - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    5. 2009-2012. O Pensamento de Paulo Freire nos Sistemas de Ensino do Brasil a Partir da Decada de 90
      Descrição: O projeto objetiva identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil, com especial ênfase sobre as políticas de currículo, com a intenção de subsidiar o fazer político-pedagógico das redes públicas de ensino comprometidas com a democratização da educação, visando a contribuir para a criação/recriação de políticas e de práticas educativas de qualidade, em uma perspectiva crítico-emancipadora. O contexto no qual se realiza esta pesquisa é a Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, criada em 1998, vinculada ao Programa de Pós-graduação Educação (Currículo), sob a coordenação da Profª Drª Ana Maria Saul. A partir do ano de 2008, a Cátedra Paulo Freire vem desenvolvendo uma pesquisa piloto sobre a influência de Paulo Freirenos sistemas públicos de ensino, em municípios que têm, especificamente, se pautado nos referenciais freireanos. No presente projeto pretende-se que a investigação se amplie e passe a envolver a participação de pesquisadores de várias regiões brasileiras que atuam em diferentes cursos de pós-graduação, no Brasil. Um grupo de pesquisadores, consultados pela coordenadora desse projeto, já manifestou interesse em estudas a influência de Freire nos sistemas públicos de seus respectivos estados e municípios, articulados com a pesquisa que se desenvolve na Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. O acúmulo teórico-metodológico dessas investigações subsidiará o aprofundamento, sistematização e ampliação do escopo da pesquisa que até o momento foi realizada em âmbito mais restrito, e registrada em dissertações e teses já defendidas sob a orientação da professora Ana Maria Saul. Os resultados desta investigação serão organizados em um banco de dados disponibilizado no site da Cátedra Paulo Freire - www.pucsp.br/paulofreire - possibilitanto a consulta de educadores, pesquisadores e gestores de políticas públicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Integrante / Demétrio Delizoicov Neto - Integrante / Chizzotti, Antonio - Integrante / Pontual, Pedro de Carvalho - Integrante / Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco - Integrante / SAUL, A. M. (Ana Maria Saul) - Coordenador / Maria Eliete Santiago - Integrante / Salomão Antônio Mufarrej Haje - Integrante / José Cleber de Freitas - Integrante / Rita de Cássia Cavalcanti Porto - Integrante / Márcia Regina Quevedo Key - Integrante / Ivanilde Apoluceno de Oliveira - Integrante / Denise Regina da Costa Aguiar - Integrante / Silvana Donadio Vilele Lemos - Integrante / Ana Gracinda Queluz - Integrante / Valter Gioverdi - Integrante / Alexandre Saul - Integrante / Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga - Integrante / Marilia Gabriela de Menezes Guedes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.
    6. 2008-Atual. GIPEC - Grupo de Integracao entre Pesquisa e Ensino de Ciencias
      Descrição: MARTINS, A. M. ? Grupo Focal como Técnica para Resgatar Expectativas do Corpo Discente sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos. Anais do II Seminário de Inovações Pedagógicas da UFSCar. São Carlos, 2008. ROCHA, André Luís, F. Levantamento preliminar de dificuldades no ensino-aprendizagem de Zoologia no ensino fundamental. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2008. SACCONNI, Geraldo. Expectativas e Propostas para Processos e o Papel da Avaliação no Campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos apresentados por Discentes e Docentes na Prodocência. Anais do II Seminário de Inovações Pedagógicas da UFSCar. São Carlos, 2008. MARTINS, A. M.; ROCHA, André Luís, F.; SACCONNI, Geraldo.; SILVA, A.F.G.; URSO-GUIMARÃES, M.V. O Projeto Prodocência no Campus Sorocaba. Anais do II Seminário de Inovações Pedagógicas da UFSCar. São Carlos, 2008. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Fernando Gouvêa da Silva - Coordenador / Aline Maria Martins - Integrante / Fernando de Faria Franco - Integrante / Angélica Bellodi Sant'Ana Furlan - Integrante / Mariana do Prado - Integrante / Anaí Helena Basso Alves - Integrante / Carla Garcia de Santana Gomes - Integrante / Elaine Cristina Ricci - Integrante / Laercio José dos Santos - Integrante / Cecília Leiko Jojima - Integrante / Felipe Domingos dos Santos - Integrante / Luís Henrique Dall'ava - Integrante / Thaísa Fernandes Bergamo - Integrante.
      Membro: Antonio Fernando Gouvea da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. Ciclo de Seminários do PPG em Formação Científica e tecnológica da da.Problematização e Dialogicidade como elementos da educação crítica. 2016. (Seminário).
      2. Ciclo de seminários do PPGFCET.Organização curricular na perspectiva freireana. 2016. (Seminário).
      3. ENEBIO.Avaliação dos trabalhos do encontro. 2016. (Encontro).
      4. Formação continuada dos docentes da Unesc.Prática dialógica freireana. 2016. (Seminário).
      5. III Simpósio sobre estágio curricular nos cursos de licenciatura.O estágio e a formação dos professores. 2016. (Simpósio).
      6. Oficina de metodologia freireana.Metodologia freireana para a formação sindical na saúde. 2016. (Oficina).
      7. SindSaúde PR - formação dialógica do sindicalista.O diálogo crítico como processo formativo. 2016. (Encontro).
      8. VI Escola de Formação de Pesquisadores ABRAPEC.Formação de pesquisadores no ensino de ciências da natureza. 2016. (Seminário).
      9. V Seminário Internacional de Práticas Educativas ? V SECAMPO.?Educação e liberdade: Paulo Freire ? o educador da ?reinvenção do mundo, a reinvenção do poder. 2016. (Seminário).
      10. 67ª Reunião Anual da SBPC. A relevância da contextualização sociocultural para o ensino de embriologia.. 2015. (Congresso).
      11. VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA - VII EREBIO Sul, 2015.Da formação a prática no Ensino de Biologia: desafios a superar. 2015. (Encontro).
      12. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Paulo Freire: uma Inspiração para a construção de saberes docentes no contexto de práticas pedagógicas. 2014. (Encontro).
      13. 36ª Reunião Nacional da ANPED. GT 12 - Currículo..Fala em diálogo no GT12 - Currículo.. 2013. (Encontro).
      14. 36ª Reunião Nacional da ANPED. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. 2013. (Encontro).
      15. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Abordagem Temática na Sistematização Curricular para o Ensino de Ciências: Gravidez na Adolescência em uma escola Estadual do Município de Sorocaba-SP. 2013. (Encontro).
      16. 35ª Reunião anual da ANPEd. Uma leitura da epistemologia de Paulo Freire: a transversalidade da ética na política, currículo e ensino. 2012. (Congresso).
      17. 35ª Reunião Anual da ANPEd. Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Formando Educadores da Educação Popular: a teoria e a prática de Paulo Freire na Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. 2012. (Congresso).
      18. 90 Anos de Paulo Freire.Diálogos Freirianos: Implicações do Pensamento de Paulo Freire na Prática Pedagógica e na Formação dos Professores. 2011. (Seminário).
      19. Dep. de Educação de Jovens e Adultos da SEMED.Acessoria Pedagógica. 2011. (Outra).
      20. Encontro de História e Folosofia da Biologia 2011.Revisão Histórico-Filosófica da Teoria Cromossômica da Herança: Uma Proposta ao Ensino de Cîências. 2011. (Encontro).
      21. III Encontro Regional de Educação Escolar "O Estado e Suas Pedagogias do Aprender A Aprender: É Possível outr Forma de Ensinar e Aprender?".Os Fundamentos Filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Pedagogia da Libertação. 2011. (Encontro).
      22. VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC-Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. 2011. (Congresso).
      23. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação: "Políticas Públicas e Gestão da Educação". O Pensamento de Paulo Freire como Referência para o Desenvolvimento de Políticas de Currículo. 2011. (Congresso).
      24. 2º Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos.Currículo Numa Perspectiva Interdiscilplinar. 2010. (Seminário).
      25. 3º Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos.A Construção Curricular a partir da Perspectiva Freireana. 2010. (Seminário).
      26. A Educação de Jovens e Adultos Após a VI CONFITEA.Currículo Numa Perspectiva Interdiscilplinar. 2010. (Seminário).
      27. A Educação de Jovens e Adultos Após a VI CONFITEA.A Construção Curricular a partir da Perspectiva Freireana. 2010. (Seminário).
      28. Ciclo de Seminários 2010 - Rede de Educação Popular de São Paulo.A Questão da Aprendizagem em Vygotsky e em Paulo Freire. 2010. (Seminário).
      29. IV Semana da Biologia/UFSCar campus Sorocaba.Fermentação Alcoólica. 2010. (Oficina).
      30. Programa Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológioca - PPGECT-CED/CFM/CCB/UFSC.Currículo Crítico na Formação do Docente em Ciências Biológicas: Fundamentos Freireanos para uma Abordagem Interdiscilplinar. 2010. (Outra).
      31. V EREBIO SUL E V ENCIBIO.A Prática do Ensino de Biologia a partir dos Fundamentos da Pedagogia Crítica. 2010. (Encontro).
      32. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A prática curricular crítica na formação inicial do docente em ciências biológicas ? UFSCar / Sorocaba. 2009. (Encontro).
      33. Educação em Diálogos.A formação crítca de Equipes Pedagógicas - SE. 2008. (Seminário).
      34. II seminário de inovações pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar.Inovações pedagógicas campus de Sorocaba. 2008. (Seminário).
      35. IV Seminário Nacional do Reuni.. 2008. (Seminário).
      36. 1ª Semana da Sustentabilidade de Sorocaba.Perfil do profissional do século 21. 2007. (Seminário).
      37. 2ª Etapa do Seminário de Educação Popular de Goiás.Educação Popular; histórico e concepções. 2007. (Seminário).
      38. 8º Encontro Nacional da Rede Educação Cidadã.A construção do Projeto Político-Pedagógico da Rede Educação Cidadã. 2007. (Encontro).
      39. Encontro com a direção do Dep. de Projetos Educacionais da SEB/MEC.Ferramentas de gestão para os Dirigentes Municipais de Educação - gestão curricular. 2007. (Encontro).
      40. Encontro de psicologia e Políticas Públicas: reflexões e práticas.Pressupostos da Educação Popular. 2007. (Encontro).
      41. Encontro Nacional de Sistematização do Projeto Político Pedagógico da Rede Educação Cidadã.Construção do Projeto Político-pedagógico. 2007. (Encontro).
      42. Enontro com a direçaõ do Departamento de Projetos Educacionais da SEB/MEC.Ferrramentas de gestão para os dirigentes municipais de educação - gestão curricular. 2007. (Encontro).
      43. II Encontro Sudeste de Educação Popular.Metodologia freireana na construção do Projeto Político-Pedagógico. 2007. (Encontro).
      44. II Seminário Internacional "inovações e qualidade no ensino superior". 2007. (Seminário).
      45. II Seminário Internacional Inovações e Qualidade no Ensino Superior.Interdisciplinaridade no campus da UFSCar - Sorocaba. 2007. (Seminário).
      46. Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.Currículo, prática docente e avaliação. 2007. (Seminário).
      47. Palestra promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.O cotidiano dos profissionais da educação. 2007. (Encontro).
      48. Projeto Prodocência ? Licenciatura em Ciências Biológicas, UFSCar,.Avaliação do Projeto Prodocência em Sorocaba. 2007. (Encontro).
      49. I Seminário de Ciências Humanas e Sociais em Saúde no Nordeste..Contribuições de Paulo Freire para a educação de profissionais da saúde. 2006. (Seminário).
      50. Workshop Flona - Ipanema. 2006. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SILVA, A. F. G.. Coordenador de Oficinas - Paulo Freire e a Prática Docente: Contribuições para a Educação Básica. 2011. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Antonio Fernando Gouvêa da Silva ⇔ Fernando de Faria Franco (2.0)
        1. SANTOS, FELIPE DOMINGOS DOS ; SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVEA ; FRANCO, FERNANDO FARIA. 110 anos após a hipótese de Sutton-Boveri: a teoria cromossômica da herança é compreendida pelos estudantes brasileiros?. Ciência & Educação. v. 21, p. 977-989, issn: 1980-850X, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, A. F. G. ; TONOLLI, P. N. ; FRANCO, F. F.. The historical construction of enzymes concept and its use in the Biology teaching. Em: Congress ISHPSSB ABFHiB, 2017, São Paulo. . Congress ISHPSSB ABFHiB, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Antonio Fernando Gouvêa da Silva ⇔ Maria Virginia Urso-Guimaraes (2.0)
        1. SILVA, A. F. G. ; URSO-GUIMARAES, M. V. ; MARTINS, A. M. ; SACCONI FILHO, G.. O Projeto Prodocência/UFSCar como prática formativa para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - campus Sorocaba. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicas das licenciaturas. 1ªed.São Carlos. : EDUFSCar. 2010.p. 199-2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, A. F. G. ; URSO-GUIMARAES, M. V.. A prática curricular crítica na formação inicial do docente em Ciências Biológicas - UFSCar - Sorocaba. Em: Pierson, A. H. C.; Souza, M. H. A. de O.. (Org.). Formação de Professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. São Carlos. : EDUFSCar. 2010.p. 37-58.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48