Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Vanda Aparecida da Silva

Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, Centro de Ciências Humanas e Biológicas, campus Sorocaba. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Ciências Sociais (2005) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Antropologia, com ênfase em Antropologia rural; vem trabalhando e colaborando com vários pesquisadores, tanto no Brasil como em Portugal. Foi pesquisadora pós-doc da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Portugal), no período de Setembro-2006 a Agosto-2012, atuando no ICS - UL (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e no CRIA - ISCTE - IUL (Centro em Rede de Investigação em Antropologia, do Instituto Universitário de Lisboa). Os temas das pesquisas são os seguintes: sexualidades, gênero, jovens, ruralidades, sustentabilidade e crise, educação, alimentação, cuidar, mobilidades, imagens. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. O campo de estudos de Juventude no Brasil e suas interfaces com a educacao e o trabalho: balanco e perspectivas da producao academica (2007-2016)
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vanda Aparecida da Silva - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Marilia Spósito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Simaira Poliana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vanda Aparecida da Silva.
      Descrição: Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Maria Carla Corrochano - Integrante.
      Membro: Teresa Mary Pires de Castro Melo.
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. Ainda que a cena atual e as transformações verificadas no Brasil desde o início dos anos 2000 sejam objeto de muitos questionamentos, observou-se a recuperação da renda, o maior acesso da população aos bens de consumo, aos programas sociais e uma expressiva diminuição dos índices de desemprego e a expansão das oportunidades de trabalho, especialmente de caráter formal. Essas tendências já mostram claros sinais de retração no contexto atual, mas é inegável que elas foram parte da realidade juvenil no período recente. Ao mesmo tempo, ampliou-se a inserção e permanência de moças e rapazes no sistema educacional, contribuindo para a emergência de uma geração juvenil mais escolarizada do que as precedentes. Ambos os processos parecem ter produzido alterações nos nexos entre escola e mundo do trabalho entre os jovens brasileiros, instigando cada um dos pesquisadores integrados a essa equipe a produzir um novo balanço, nos moldes estado da arte, focalizando tanto os estudos sobre juventude em sua interface com o mundo do trabalho, como também os estudos que buscam articular a escola e o mundo do trabalho na experiência juvenil. As pesquisas de tipo estado da arte possibilitam, em um recorte temporal específico, a sistematização de um determinado campo do conhecimento, o reconhecimento dos principais resultados de investigações, a identificação de temas e abordagens teórico-metodológicas predominantes e emergentes e, ao mesmo tempo, a identificação de lacunas e temáticas a serem exploradas em pesquisas futuras. Nesse sentido, será realizado levantamento do conjunto de dissertações e teses, bem como dos artigos publicados em periódicos qualificados no período de 2007 a 2016 nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social que abordem a temática juventude e trabalho e as interfaces entre juventude, trabalho e educação. Considerando que as alterações no mundo do trabalho e na educação alcançaram de maneira intensa as gerações mais jovens, pareceu-nos fundamental a realização desse novo balanço teórico na perspectiva de perceber tendências e contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico científico no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Carla Corrochano - Coordenador / Marilia Pontes Sposito - Integrante / Juarez Dayrell - Integrante / Elmir Almeida - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Integrante / Vanda Aparecida Silva - Integrante / Nadia Falcão - Integrante / Flávia Ginzel - Integrante / Symaira Poliana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Carla Corrochano.
      Descrição: O projeto se propõe a realizar um balanço da produção de conhecimentos no campo da Juventude, em suas interfaces com a educação e o mundo do trabalho, no período de 2007 a 2016, nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Em certa medida, é uma continuidade de um esforço de adensamento teórico em torno da temática da juventude iniciado na realização de dois balanços da produção discente nos programas de Pós-Graduação no campo da juventude, ambos coordenados pela Profa. Dra. Marilia Pontes Sposito. O primeiro deles compreendeu a área de Educação entre os anos de 1980 e 1998 e o segundo, mais abrangente, focalizou a produção discente nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social no período de 1999 e 2006. Tal continuidade também se concretiza na medida em que a equipe envolvida neste projeto articula pesquisadores que nos últimos anos têm realizado estudos empíricos e teóricos em torno da temática da juventude, especialmente em sua interface com a escola, com o mundo do trabalho, ou na articulação dessas duas dimensões, alguns deles integrantes da equipe que realizou balanços anteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcinéia de Fátima Ferreira - Integrante / Teresa Melo - Integrante / Maria Carla Corrochano - Coordenador / Juarez Tarcísio Dayrell - Integrante / Dalton Lopes Martins - Integrante / Nadia Falcão - Integrante.
      Membro: Dulcineia de Fatima Ferreira.
    2. 2016-Atual. Da Capela Senhor do Bonfim de Joao de Camargo ? patrimonio, ressonancias e mobilidades
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que visa entender quais os significados que a Capela de João de Camargo, escravo liberto, curandeiro, místico e construtor da referida capela conhecida por Senhor do Bonfim de João de Camargo, nos dias atuais, têm para a consolidação do imaginário coletivo de uma cidade do interior paulista, Sorocaba, que vai expandindo-se, cada vez mais, ancorada pelo comércio e a indústria. Apoiando-se na materialidade desta capela e dos objetos que a compõe, pretende-se apresentar o repertório das visitações, bem como, de conteúdos de relatos de visitantes, especialmente de membros que mantém a direção da referida Capela, de tal modo que possamos captar sua ?ressonância? junto a sociedade. A pesquisa de cariz qualitativo procura comparar as informações obtidas através da etnografia e da história oral dos grupos envolvidos com a pesquisa bibliográfica e de arquivos. Num primeiro momento, a ideia é trazer aspectos que remetam ao diálogo da materialidade com a imaterialidade, e, ao mesmo tempo, elementos de uma cidade subterrânea que não se expressa identitariamente através do que a Capela e o homem João de Camargo representam. Neste sentido, será dado enfoque no papel da escola no processo de invisibilizar a representatividade dos negros na cidade pela relação de (des)valorização de determinado patrimonio material/imaterial. Num segundo momento, ampliar para um debate mais amplo em torno das relações de solidariedade que vão sendo tecidas através de associações do campo religioso e da entreajuda. A instabilidade e a relativa estabilidade colocam em relevo as sociabilidades recompostas através das lojas da maçonaria presentes na cidade e região de Sorocaba. Em escalas distintas, pretende-se captar as mobilidades destes sujeitos cuja ideia de pertencimento faz com que integrem uma densa e discreta malha de parcerias, compondo-se entre a sociabilidade da Capela, a sociabilidade da maçonaria, a sociabilidade da família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanda Aparecida da Silva - Coordenador / Rosana Batista Monteiro - Integrante.
      Membro: Vanda Aparecida da Silva.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que visa entender quais os significados que a Capela de João de Camargo, escravo liberto, curandeiro, místico e construtor da referida capela conhecida por Senhor do Bonfim de João de Camargo, nos dias atuais, têm para a consolidação do imaginário coletivo de uma cidade do interior paulista, Sorocaba, que vai expandindo-se, cada vez mais, ancorada pelo comércio e a indústria. Apoiando-se na materialidade desta capela e dos objetos que a compõe, pretende-se apresentar o repertório das visitações, bem como, de conteúdos de relatos de visitantes, especialmente de membros que mantém a direção da referida Capela, de tal modo que possamos captar sua ?ressonância? junto a sociedade. A pesquisa de cariz qualitativo procura comparar as informações obtidas através da etnografia e da história oral dos grupos envolvidos com a pesquisa bibliográfica e de arquivos. Num primeiro momento, a ideia é trazer aspectos que remetam ao diálogo da materialidade com a imaterialidade, e, ao mesmo tempo, elementos de uma cidade subterrânea que não se expressa identitariamente através do que a Capela e o homem João de Camargo representam. Neste sentido, será dado enfoque no papel da escola no processo de invisibilizar a representatividade dos negros na cidade pela relação de (des)valorização de determinado patrimonio material/imaterial. Num segundo momento, ampliar para um debate mais amplo em torno das relações de solidariedade que vão sendo tecidas através de associações do campo religioso e da entreajuda. A instabilidade e a relativa estabilidade colocam em relevo as sociabilidades recompostas através das lojas da maçonaria presentes na cidade e região de Sorocaba. Em escalas distintas, pretende-se captar as mobilidades destes sujeitos cuja ideia de pertencimento faz com que integrem uma densa e discreta malha de parcerias, compondo-se entre a sociabilidade da Capela, a sociabilidade da maçonaria, a sociabilidade da família... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosana Batista Monteiro - Integrante / Vanda Aparecida da Silva - Coordenador.
      Membro: Rosana Batista Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. Seminário Plural da Cultura. 2017. (Seminário).
      2. Seminário Plural da Cultura."A linguagem da violência" na mesa redonda "Exotismos e rupturas da linguagem". 2017. (Seminário).
      3. Seminário Plural da Cultura."Minorias" na mesa redonda "Novos marginalismos". 2017. (Seminário).
      4. Turismo por Elas.Turismo por Elas. 2017. (Encontro).
      5. "Gênero e Política - CINE PAGU".Racialização dos corpos, Juventude, mídia e audiovisual. 2016. (Seminário).
      6. Congresso Ibero-Americano Património, suas matérias e imatérias. A capela Senhor do Bonfim de João de Camargo - Os limites de um patrimônio. 2016. (Congresso).
      7. II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual-VI Semana do Orgulho LGBT UFSCAR Sorocaba.Coordenação de Grupos de Trabalho. 2016. (Simpósio).
      8. II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual-VI Semana do Orgulho LGBT UFSCAR Sorocaba.partipação da Comissão Científica. 2016. (Simpósio).
      9. II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual- VI Semana do Orgulho LGLGBT UFSCAR Sorocaba.Mesa-redonda. 2016. (Simpósio).
      10. Intenacionalização na UFSCar: compartilhando experiências e oportunidades de intercâmbio acadêmico.Sessão 2: Experiências em Pós-Doutorado: docentes do CCHB. 2016. (Encontro).
      11. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. A brasileira virtual: imagem, representações e performance. 2015. (Congresso).
      12. 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).
      13. I Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual: Identidade, Corpo e Política, IV Semana do Orgulho LGBT UFSCar- Sorocaba.Cordenadora da Mesa redonda "Das palavras não-ditas e das coisas esquisitas: sociedade, gênero e homofobia". 2014. (Simpósio).
      14. Seminário "Esculpindo pedras: Redução de Danos e Economia Solidária como alternativas não-repressivas no cuidado aos usuários de drogas". 2014. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. MENDONCA, V. M. ; GARCIA, M. R. V. ; LEITE, K. C. ; SILVA, Vanda Aparecida da. II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual/VI Semana do Orgulho LGBT UFSCar-Sorocaba. 2016. Outro
      2. MAGRO, Viviane Melo de Mendonça ; SILVA, Vanda ; LEITE, K. C. ; GARCIA, M.. I Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual: Identidade, Corpo e Política e da IV Semana do Orgulho LGBT. 2014. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 24/11/2017 12:06:58