Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Administração (DAdm-So)

Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Campus Sorocaba

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Ederson Luiz Piato

Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal de São Carlos - CCGT/UFSCar e Pesquisador Líder do grupo GEPAD (DAdm/UFSCar). Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Gestão Organizacional, com ênfase nas linhas de pesquisa em Marketing, Valor e Relacionamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Canais de Distribuição na Cadeia de Suprimentos, Estratégia de Marketing Intra e Interorganizacional, Gestão de Marcas Próprias em Cadeias de Distribuição Varejista e Atacadista, Marketing de Serviços e Comportamento do Cliente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1439984077907071 (10/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia - CCGT. Rodovia João Leme dos Santos (SP 264), km 110 Bairro Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296000 Ramal: 7435 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Dinamica dos Relacionamentos na Cadeia de Suprimentos no advento da INDUSTRIA 4.0
      Descrição: A INDÚSTRIA 4.0 (quarta revolução industrial) comtempla os impactos da revolução digital integrados ao mundo físico (veículos autônomos, robótica industrial e doméstica, internet das coisas, biologia sintética além de novos materiais), o que afeta não apenas a manufatura (agora entendida na perspectiva Smart Manufacturing), mas toda a Cadeia de Suprimentos e Distribuição, influenciando a forma como as pessoas e as organizações se relacionam e consomem produtos e serviços. Esses impactos extrapolam as cadeias produtivas e influenciam a economia global e a sociedade. Na medida em que esse conceito avança, surge a necessidade de aprofundar os estudos relacionados aos impactos que serão gerados nas estratégias e nos relacionamentos interfirmas das cadeias de suprimento e distribuição de produtos e serviços. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é investigar e analisar as caracterísitcas das novas dinâmicas de relacionamento entre empresas que adotam tecnologias da Indústria 4.0 em sua cadeia. Para tanto, serão realizados estudos em diversas cadeias de suprimento e distribuição, relacionados às pesquisas de mestrado e iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Coordenador / Ricardo C. Mergulhão - Integrante / PIMENTA, MÁCIO LOPES - Integrante / Pedro Carlos Oprime - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    2. 2018-Atual. Analise da Conexao entre Atributos Percebidos da Marca, Consequencias e Valores Pessoais de Consumidores de Automoveis e seus impactos na Gestao da Cadeia de Suprimentos Automotiva
      Descrição: Estudos sobre valores pessoais têm sido amplamente divulgados no intuito de explicar processos de decisão de compra. Nesta perspectiva, consumidores de automóveis podem desejar estados pessoais de valor como: liberdade, aceitação social e independência. O processo de decisão de compra pode ser influenciado pela percepção de que determinado conjunto de atributos e benefícios de marca, proporcione o alcance de estados de valor desejados. Compreender a relação de valor estabelecida pelos consumidores, e as marcas compradas por estes, é fator decisivo no desenvolvimento de estratégias que garantam a perenidade de empresas em mercados competitivos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar os aspectos que caracterizam o comportamento do consumidor de veículos automotores, identificando conexões cognitivas entre os atributos de marca percebidos, suas consequências e valores pessoais, sob a perspectiva da teoria da cadeia de meios e fins. A pesquisa será desenvolvida com base nas teorias de valor da marca baseada no cliente (customer-based brand equity) (KELLER, 2001) e da cadeia de meios e fins (GUTMAN, 1982), reforçada pela teoria de valores pessoais (SCHWARTZ, 1992; ALLEN, 2001). A pesquisa será desenvolvida em duas fases. Na primeira, de caráter qualitativo, será realizado o mapeamento cognitivo dos consumidores de diferentes marcas de automóveis, por meio da aplicação da técnica laddering. Essa técnica possibilita a explicação das relações existentes entre os atributos percebidos, suas consequências de consumo, e valores pessoais. Pretende-se realizar entrevistas em profundidade em São Paulo e Minas Gerais, com foco em consumidores de veículos. Com base nesses dados, serão construídos mapas hierárquicos de valores para cada marca estudada, que evidenciarão as estruturas cognitivas de valores dos consumidores. Na fase quantitativa, os elementos encontrados nos mapas hierárquicos de valores servirão de base para a construção de um questionário para a condução de um levantamento (survey) junto aos consumidores de veículos, com o intuito de validar os resultados obtidos na fase qualitativa e gerar maior robustez à pesquisa. Serão utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória e de equações estruturais, de modo a identificar as conexões mais relevantes entre atributos, consequências e valores. Acredita-se que os resultados deste trabalho, baseados no mapa cognitivo, validado por um modelo estatístico, podem contribuir com o fornecimento de informações sobre o comportamento do consumidor, de modo a facilitar o estudo do mercado de automóveis, definindo bases de segmentação das marcas por valores. A definição destas bases, e suas respectivas expectativas em termos de atributos, consequências e valores, pode vir a subsidiar a adoção de estratégias de marketing e distribuição, tais como propaganda (tipo de mídia, locais e mensagens), forma como as marcas apresentam seus produtos e serviços nas concessionárias, variedade e quantidade de produtos a serem oferecidos. Além dessas contribuições práticas, os resultados podem potencializar o desenvolvimento de novas características em produtos de cada marca, bem como, a potencial adequação de atributos/características de produtos existentes. Com base nas contribuições dos resultados prevê-se a discussão dos impactos gerais na Gestão da Cadeia de Suprimentos Automotiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Coordenador / Márcio Lopes Pimenta - Integrante.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    3. 2018-Atual. INDUSTRIA 4.0: ANALISE DE INICIATIVAS DE INTEGRACAO INTERFUNCIONAL EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
      Descrição: A Indústria 4.0 abarca o uso de tecnologias como: internet das coisas, computação em nuvem, integração maquina a máquina, comunicação, impressão 3D e big data. Nesse contexto, a integração interfuncional é essencial para o desenvolvimento de produtos complexos do ponto de vista tecnológico. No entanto, a literatura sobre o desenvolvimento de produtos no contexto da Indústria 4.0 não é clara em relação às práticas de integração interfuncional, de modo a prover as sinergias e estados de cooperação necessários para dar suporte ao seu aspecto multifuncional. O mainstream da pesquisa em integração interfuncional possui foco na cooperação entre pessoas, no sentido de integrar estruturas de função e de poder. Porém, no contexto da Indústria 4.0 há uma mudança nessa ênfase dada às pessoas. Estas continuam sendo orientadas a cooperar entre si para a obtenção de resultados conjuntos no nível da firma. Porém, essa cooperação está mais relacionada ao desenvolvimento de habilidades para lidar com os processos ciberfísicos e com o conhecimento produzido pelas máquinas e sistemas de informação. Esse tipo de habilidade de interação entre humano, máquina e sistema, pode gerar uma nova forma de se estudar a integração interfuncional. O objetivo deste projeto é caracterizar as iniciativas de integração interfuncional em processos de desenvolvimento de produtos em empresas que empregam as tecnologias da Indústria 4.0 em seu sistema produtivo. Serão realizados estudos de caso em diversas cadeias de suprimento, bem como orientações de doutorado, mestrado e iniciação científica. Este projeto representa a continuação de uma série de pesquisas, realizadas pelo proponente, no âmbito da integração interfuncional como mecanismo da gestão da cadeia de suprimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / PIMENTA, MÁCIO LOPES - Coordenador / Pedro Carlos Oprime - Integrante / Stefânia Ferreira Silva - Integrante / Juliano Endrigo Sordan - Integrante / Amanda de Paiva Pereira Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    4. 2017-Atual. Investigacao dos fatores antecedentes e consequentes da satisfacao de clientes
      Descrição: O setor de serviços vem ganhando destaque nas economias brasileira e mundial, promovendo que as organizações busquem pela excelência nos seus serviços. Diante dessa necessidade, o tema "medição de desempenho do negócio" torna-se fundamental ao possibilitar que as organizações possam conferir posição, comunicar posição, confirmar prioridades e compelir o progresso no sentido de tornar a gestão dos seus serviços um diferencial competitivo. Porém, os sistemas de medição de desempenho dessas organizações carecem de compreensão sobre as relações entre os fatores antecedentes e consequentes da satisfação dos clientes. De fato, pesquisas anteriores não convergem quanto à significância nem grau de relacionamento desses fatores, além de serem abordadas em contextos de diferentes países e segmentos do setor de serviços. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa objetiva investigar, via técnicas de revisão da literatura e modelagem multivariada, as múltiplas relações entre os fatores precedentes e antecedentes da satisfação de clientes. Isso pode direcionar os prestadores de serviços na busca da excelência no atendimento ao cliente, além de contribuir com a teoria no sentido de preencher lacunas e aumentar a validade externa de relações já identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Ricardo C. Mergulhão - Coordenador / Glauco Henrique de Sousa Mendes - Integrante / Rute Aparecida Figueiredo - Integrante / Camila Favoretto - Integrante / Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch - Integrante / Fabiane Letícia Lizarelli - Integrante / Patrícia Saltorato - Integrante.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    5. 2017-Atual. Estudo da integracao interfuncional no processo de desenvolvimento de produtos.
      Descrição: A integração interfuncional corresponde ao estado de cooperação entre as áreas funcionais de uma organização. Com isso, o objetivo deste projeto é caracterizar as principais estratégias utilizadas na gestão da integração interfuncional em processos de desenvolvimento de novos produtos (DP). Especificamente pretende-se: I) Identificar bibliografias relacionadas ao estudo de integração interfuncional e DP; II) Analisar como são operacionalizadas as atividades de DP em empresas industriais de agronegócios; e III) Identificar quais impactos funcionais e organizacionais podem ser gerados nas atividades de DP que requerem integração. Este projeto pode contribuir para melhor integração interfuncional entre os processos de desenvolvimento de produtos por meio do estudo das relações entre os diversos tipos de elementos que compõem esses processos no contexto de agronegócios. Considerando esse contexto prático que se pretende estudar, os principais destaques encontram-se no ciclo de vida dos produtos de ciclos mais curtos, nos clientes mais exigentes e na alta competitividade. Por isso, as empresas devem estar sempre atentas às inovações, o que exige cada vez mais a integração entre funções distintas dentro da mesma empresa. Será realizado um estudo de múltiplos casos em empresas de grande porte do setor de agronegócios, pois este se mostra sujeito a incertezas e turbulências derivadas do meio ambiente e do mercado. Isso porque a literatura sobre integração indica que empresas de grande porte (MASSEY; DAWES, 2001; PAIVA, 2010) e que participam de setores com alto nível de incerteza/ turbulência mercadológica (LYNCH; WHICKER, 2008) têm maior necessidade de ações formais de integração. Serão entrevistados representantes da alta administração, pessoas que tenham contato com atividades de DP, ou pessoas que tenham condições de interpretar as necessidades da pesquisa a ponto de sugerir indivíduos com potencial para contribuir nas entrevistas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Ederson Luiz Piato.
    6. 2010-2012. Analise da Conexao entre Atributos e Valores Pessoais de Consumidores de Veiculos Automotores: um estudo qualitativo na perspectiva da Cadeia de Meios e Fins.
      Descrição: Estudos sobre valores pessoais têm sido amplamente divulgados no intuito de explicar características sobre processos de decisão de compra. Nesta perspectiva, consumidores de automóveis podem desejar estados pessoais de valor como: liberdade, aceitação social e independência. O processo de decisão de compra pode ser influenciado pela percepção de que, um determinado conjunto de atributos e benefícios, proporcione o alcance de estados de valor desejados. Compreender a relação de valor estabelecida pelos consumidores, e as marcas dos produtos comprados por estes, é um fator decisivo no desenvolvimento de estratégias que garantam a perenidade e a eficiência de empresas atuantes em mercados competitivos. Diante de tal preocupação, o objetivo deste projeto é evidenciar as percepções que caracterizam o comportamento do consumidor de automóveis novos, identificando conexões cognitivas entre atributos de automóveis e valores pessoais, sob a ótica da teoria da cadeia de meios e fins. Para atingir o objetivo proposto, será adotada a perspectiva da teoria da cadeia de meios e fins (GUTMAN, 1982), associada à técnica laddering (REYNOLDS; GUTMAN, 1988). Essa técnica possibilita a explicação das relações existentes entre os atributos de um produto, conseqüências de consumo, e os valores pessoais, na ótica do consumidor. Pretende-se realizar entrevistas em profundidade em duas regiões brasileiras, tendo como foco, pessoas que, recentemente, compraram veículos novos. Com base nestes dados, será construído um mapa hierárquico de valores, que evidenciará percepções dominantes, deste consumidor, por meio da caracterização de sua estrutura cognitiva de valores. Acredita-se que a compreensão destas estruturas possa contribuir para o estudo deste mercado, definindo bases de segmentação por valores. Os resultados podem, também, potencializar o desenvolvimento de características de produtos novos, bem como, orientar a adequação de atributos de produtos existentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Éderson Luiz Piato - Integrante / Márcio Lopes Pimenta - Coordenador / Luiz Henrique de Barros Vilas Boas - Integrante / Fábio Roberto Fowler - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Ederson Luiz Piato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. ITalks 2019: os Desafios da Transformação Digital na Indústria. 2019. (Outra).
      2. XXVI Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP.Análise da criação de valor ao cliente: estudo dos processos integrados de demanda e suprimento em uma indústria de bens de consumo rápido. 2019. (Simpósio).
      3. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD.Cross-Functional Integration in Market-Oriented Organizations: Case Studies in Costa Rica and Brazil. 2018. (Encontro).
      4. XXV Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP.Integração Interfuncional nos processos de Demanda e Suprimento: Análise Bibliométrica da produção intelectual nas últimas duas décadas. 2018. (Simpósio).
      5. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2013. (Outra).
      6. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2011. (Outra).
      7. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar / Oficina: "A atuação docente no ensino universitário: reflexões e possibilidades educativas". 2010. (Oficina).
      8. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar / Oficina: "Tendências pedagógicas no ensino superior". 2010. (Oficina).
      9. Mini-curso: "Integrating Demand and Supply: challenges in a new world". 2010. (Outra).
      10. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2010. (Outra).
      11. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.Estratégia de Produção de Marcas Próprias: Estudo Multicaso em Fornecedores da Indústria Alimentícia. 2010. (Encontro).
      12. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos Processos de Ensino e Aprendizagem. 2009. (Seminário).
      13. IV Simpósio de Ciências Sociais Aplicadas.Pesquisa de Marketing para Pequenas Empresas. 2009. (Simpósio).
      14. Universidade Aberta.O curso de Administração. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. PIATO, Éderson Luiz. I Semana Científica DAdm UFSCar. 2019. (Outro).. . 0.
      2. PIATO, Éderson Luiz; CUNHA, Neila C. V. ; SARTORELLI, I. C.. X Semana de Administração (SemAd): 10 Anos ADM UFSCar. 2019. Outro
      3. PIATO, Éderson Luiz; CUNHA, Neila C. V.. II Semana de Administração: Gestão Contemporânea. 2011. Outro
      4. PIATO, Éderson Luiz; CUNHA, Neila C. V. ; CARDOSO, André Coimbra Félix ; UBEDA, Cristina de Lourenço. I Semana de Administração: Gestão e Sustentabilidade. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Éderson Luiz Piato ⇔ Cristina Lourenço Ubeda (1.0)
        1. PIATO, Éderson Luiz; UBEDA, Cristina de Lourenço. Parecer Técnico para Revalidação de Diploma de Elisângela Valdine Diogo Manuel. 2014.
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      • Éderson Luiz Piato ⇔ Paula De Camargo Fiorini (1.0)
        1. JABBOUR, Charbel José Chiappetta ; FIORINI, P. C. ; NDUBISI, NELSON OLY ; QUEIROZ, MACIEL M. ; PIATO, ÉDERSON LUIZ. Digitally-enabled sustainable supply chains in the 21st century: A review and a research agenda. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT. v. 725, p. 138177, issn: 0048-9697, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          Qualis: Não identificado (SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT)




    Data de processamento: 12/10/2020 17:48:01