Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Computação (DC)

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Delano Medeiros Beder

Delano tem atuado desde 2005 como docente em universidades públicas. Atualmente é professor associado lotado no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Tolerância a Falhas e Informática na Educação, tendo orientado alunos de Mestrado e de Graduação em trabalhos relacionados a essas ênfases. Tem desenvolvido projetos de pesquisa voltados à área de plataformas de computação móvel e jogos digitais (recursos educacionais abertos). Possui perfil tecnológico e tem atuado no desenvolvimento de sistemas de software (alguns com registro no INPI), protótipos e frameworks, além de se dedicar no ensino de Graduação em disciplinas de programação. Por fim, é um dos coordenadores do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) da UFSCar que tem desenvolvido alguns projetos de extensão à comunidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5845245549777383 (25/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação. Rodovia Washington Luiz, KM 235 Caixa Postal 676 UFSCar 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 36066603 URL da Homepage: http://www.dc.ufscar.br/~delano
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Um Estudo Exploratorio da Tecnologia de Realidade Aumentada Movel Baseada em Marcadores no Desenvolvimento de Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos
      Descrição: O atual projeto está inserido na área da Realidade Aumentada Móvel (RAM) baseada#10;em marcadores. A realidade aumentada móvel, não sendo uma tecnologia tão nova quanto#10;parece, tem-se começado a utilizar em contextos educacionais graças ao uso massivo de#10;dispositivos móveis tais como smartphones. No contexto educacional, a realidade aumentada#10;móvel (RAM) permite que, em sala de aula, sejam expostos conteúdos em 3D, aproximando#10;da realidade do aluno a matéria que ele está estudando. Pode-se argumentar que o conteúdo#10;torna-se mais atraente por meio de uma tecnologia (smartphones ou tablets) cada vez mais#10;presente na vida de qualquer criança ou adolescente.#10;A pesquisa relacionada ao desenvolvimento de recursos educacionais cada vez mais próxi-#10;mos destes avanços tecnológicos é fundamental e é nesta demanda que este projeto de pesquisa#10;se funda: um estudo exploratório da tecnologia de realidade aumentada móvel baseada em#10;marcadores no desenvolvimento de recursos educacionais multiplataforma abertos. Em especí-#10;fico, esse projeto de pesquisa objetiva o estudo da tecnologia de realidade aumentada visando#10;a sua incorporação na plataforma REMAR. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa pretende#10;contribuir para uma mudança de cultura, promovendo o reuso efetivo de recursos educacionais#10;abertos de realidade aumentada móvel, viabilizando não apenas o uso/reuso/redistribuição,#10;mas também a adaptação desses recursos para atender necessidades de diferentes professores,#10;em diferentes contextos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Delano Medeiros Beder - Coordenador / Fernando Sassi Nunes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Delano Medeiros Beder.
    2. 2019-Atual. Definicao, Implementacao e Analise de Recursos de Teste e Validacao
      Descrição: O teste de produtos de software envolve basicamente quatro#10;etapas: planejamento de testes, projeto de casos de teste, execução e#10;avaliação dos resultados dos testes. Essas etapas devem ser#10;desenvolvidas ao longo do próprio processo de desenvolvimento de#10;software e concretizam-se em três fases de teste: de unidade, de#10;integração e de sistema. Para fornecer uma maneira sistemática para a#10;geração e valiação de conjuntos de casos de teste, técnicas e#10;critérios têm sido desenvolvidos. As técnicas e critérios de teste#10;fornecem ao testador uma abordagem sistemática e teoricamente#10;fundamentada, além de constituírem um mecanismo que pode auxiliar a#10;avaliar a qualidade da atividade de teste. Dada a diversidade de#10;critérios que têm sido estabelecidos, e reconhecido o caráter#10;complementar das técnicas e critérios de teste, um ponto crucial que#10;se coloca nessa perspectiva é a escolha e/ou a determinação de uma#10;estratégia de teste, que em última análise passa pela escolha de#10;critérios de teste, de forma que as vantagens de cada um desses#10;critérios sejam combinadas objetivando uma atividade de teste de maior#10;qualidade. O projeto sendo proposto visa à realização de estudos na#10;área de teste de software, envolvendo teste de programas#10;procedimentais, Orientados a Objetos e componentes de software. Tais#10;estudos envolvem a definição e análise de critérios de teste que#10;possam ser empregados no teste dos programas mencionados acima, além#10;do desenvolvimento de ferramentas de apoio e a realização de estudos#10;comparativos buscando avaliar o custo, eficácia e dificuldade de#10;satisfação dos critérios de teste analisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Delano Medeiros Beder - Integrante / Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - Coordenador.
      Membro: Delano Medeiros Beder.
      Descrição: O teste de produtos de software envolve basicamente quatro etapas: planejamento de testes, projeto de casos de teste, execução e avaliação dos resultados dos testes. Essas etapas devem ser desenvolvidas ao longo do próprio processo de desenvolvimento de software e concretizam-se em três fases de teste: de unidade, de integração e de sistema. Para fornecer uma maneira sistemática para a geração e valiação de conjuntos de casos de teste, técnicas e critérios têm sido desenvolvidos. As técnicas e critérios de teste fornecem ao testador uma abordagem sistemática e teoricamente fundamentada, além de constituírem um mecanismo que pode auxiliar a avaliar a qualidade da atividade de teste. Dada a diversidade de critérios que têm sido estabelecidos, e reconhecido o caráter complementar das técnicas e critérios de teste, um ponto crucial que se coloca nessa perspectiva é a escolha e/ou a determinação de uma estratégia de teste, que em última análise passa pela escolha de critérios de teste, de forma que as vantagens de cada um desses critérios sejam combinadas objetivando uma atividade de teste de maior qualidade. O projeto sendo proposto visa à realização de estudos na área de teste de software, envolvendo teste de programas procedimentais, Orientados a Objetos e componentes de software. Tais estudos envolvem a definição e análise de critérios de teste que possam ser empregados no teste dos programas mencionados acima, além do desenvolvimento de ferramentas de apoio e a realização de estudos comparativos buscando avaliar o custo, eficácia e dificuldade de satisfação dos critérios de teste analisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Auri Marcelo Rizzo Vincenzi - Coordenador / José Carlos Maldonado - Integrante / Márcio Eduardo Delamaro - Integrante / Fabiano Cutigi Ferrari - Integrante / Valter Vieira de Camargo - Integrante / Delano Medeiros Beder - Integrante / Daniel Lucrédio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Auri Marcelo Rizzo Vincenzi.
    3. 2018-2019. Jogos e inclusao na Educacao
      Descrição: Projeto CAPES (Edital UAB 42/2017 Inovação - Jogos Educacionais Virtuais). Este projeto tem como objetivo promover a inclusão na educação por meio duas frentes: (i) desenvolvimento de um jogo para a formação de professores para a educação inclusiva e (ii) a criação de versões acessíveis de jogos da plataforma REMAR, para pessoas com deficiência visual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Delano Medeiros Beder - Integrante / Joice Lee Otsuka - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Delano Medeiros Beder.
    4. 2015-2018. REMAR - Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede
      Descrição: Este projeto tem como objetivo facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos#10;educacionais abertos (REA), por meio de um serviço, na forma de uma plataforma#10;web, que ofereça ferramentas que facilitem a construção e a customização de REA,#10;seguindo diretrizes que favoreçam o reuso, a disponibilização desses recursos em#10;diferentes plataformas, bem como a integração com ambientes virtuais de#10;aprendizagem. Espera-se obter como resultados: (i) um conjunto de diretrizes para o#10;desenvolvimento de REA reutiizáveis, adaptáveis, multiplataforma e acessíveis; (ii) um#10;protótipo da plataforma, que deverá ser testado e validado por meio do#10;desenvolvimento e adaptação de REA pelo grupo proponente, em conjunto com#10;instituições parceiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Delano Medeiros Beder - Coordenador / Joice Lee Otsuka - Integrante / Rogério Augusto Bordini - Integrante / Marcos Tsuda - Integrante / Denis Cappelini - Integrante / Matheus Fernandes - Integrante / Rener Baffa - Integrante / GUIDO, ALEX R. - Integrante / Luiz Valério Neto - Integrante / Lucas Bocanegra - Integrante / Marcus Mourão - Integrante / Dulce Márcia Cruz - Integrante. Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Delano Medeiros Beder.
    5. 2010-2012. Variabilidade de Tratamento de Excecoes em Arquiteturas de Linhas de Produtos Baseadas em Componentes
      Descrição: Linhas de Produtos de Software (LPS) e o Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC) são abordagens que têm sido usadas pra promover a reutilização e facilitar a evolução de sistemas de software. Um dos principais artefatos da LPS é a Arquitetura de Linhas de Produtos (ALP). Uma ALP provê uma visão global na qual são identificadas as partes variáveis e comuns de uma LPS em termos de elementos arquiteturais e suas configurações. No desenvolvimento de sistemas confiáveis, essas abordagens são usadas em conjunto com mecanismos de tratamento de exceções. Porém, mecanismos tradicionais de tratamento de exceções em geral consideram localmente um problema de natureza global, dificultando a compreensão do tratamento de exceção em nível sistêmico. Isso aumenta o acoplamento entre os comportamentos normal e excepcional da ALP, prejudicando assim, a adoção de diferentes estratégias de tratamento de exceções para diferentes produtos de uma mesma LPS. A definição do comportamento excepcional de forma global permite, por exemplo, gerar produtos com graus variados de tolerância a falhas, de acordo com as características escolhidas para sua geração. Este projeto de pesquisa propõe a criação de um modelo para explicitar variabilidades de fluxos de controle excepcionais e de tratadores de exceções em arquiteturas de linhas de produtos baseadas em componentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Delano Medeiros Beder - Integrante / Cecília Mary Fischer Rubira - Coordenador / Patrick Henrique da Silva Brito - Integrante / Marcelo de Oliveira Dias - Integrante / Bruno de Abreu Iizuka - Integrante / Amanda Sávio Nascimento e Silva - Integrante / Renato de Jesus Manzoni - Integrante / Ivo Augusto Fontana Bertoncello - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Delano Medeiros Beder.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. I Workshop on Dependability in Adaptive and Self-Managing Systems.Organização. 2013. (Oficina).
      2. Sixth Latin-American Symposium Dependable Computing. 2013. (Simpósio).
      3. Fifth Latin-American Symposium on Dependable Computing. 2011. (Simpósio).
      4. First Workshop on Exception Handling in Contemporary Software Systems. Towards the Definition of a Context-Aware Exception Handling Mechanism. 2011. (Congresso).
      5. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Tecnologia Grails. 2011. (Encontro).
      6. 11th International Conference on Agile Software Development. An Automated Approach for Acceptance Web Test Case Modeling and Executing. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. RUBIRA, C.M. ; BEDER, D. M.. First Workshop on Dependability in Adaptive and Self-Managing Systems. 2013. Congresso
      2. BEDER, D. M.; RUBIRA, C.M. ; GARCIA, A. F.. First Workshop on Exception Handling in Contemporary Software Systems. 2011. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Delano Medeiros Beder ⇔ Joice Lee Otsuka (35.0)
        1. NETO, LUIZ VALÉRIO ; FONTOURA JUNIOR, PAULO H.F. ; BORDINI, ROGÉRIO A. ; OTSUKA, JOICE L. ; BEDER, DELANO M.. Design and implementation of an educational game considering issues for visually impaired people inclusion. Smart Learning Environments. v. 7, p. 1-16, issn: 2196-7091, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. VALERIO NETO, L. ; FONTOURA JUNIOR, PAULO H.F. ; BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Details on the Design and Evaluation Process of an Educational Game Considering Issues for Visually Impaired People Inclusion.. JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY. v. 22, p. 4-18, issn: 1176-3647, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. OTSUKA, J. L. ; BORDINI, R. A. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; MENATO, T. ; BORGES, M. T. M. R.. LABTECA: Experiência Lúdica em um Laboratório 3D de Química. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 13, p. 1, issn: 1679-1916, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; BORDINI, R. A.. Introdução aos jogos na educação. 1 ed. São Carlos: Pixel, 2017. v. 1, p. 20.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. OTSUKA, J. L. ; BORDINI, R. A. ; BEDER, D. M.. Design de jogos educacionais. 1 ed. São Carlos: Pixel, 2017. v. 1, p. 22.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Jogos Educacionais Abertos. Em: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. 1ed.Campinas. : Nied/Unicamp. 2018.p. 279-301.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CARDOSO, F. C. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; TOSTA, M. S.. Estudo sobre dados relevantes para o acompanhamento de participações em jogos educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. A platform for customization and publication of open educational games. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. DOMINGUES, A. N. ; DIAS, J. D. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. M. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Desenvolvimento de simulação por computador sobre segurança do paciente para o ensino de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Simulação Clínica Interprofissional e Mini Sun - Gestão dos centros de simulação-modelo de negócios, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. DOMINGUES, A. N. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FONSECA, L. M. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Avaliação do serious game Cuidando Bem: percepção dos estudantes de enfermagem. Em: Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; FERNANDES, MATHEUS V. ; BOCANEGRA, L. ; MOURAO, M. ; BORDINI, R. A.. Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos. Em: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância(ESUD), 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. ; LU, J. K. C. ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA. Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 288-294, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; VALERIO NETO, L. ; TSUDA, M.. Design de Em Busca do Santo Grau - Jogo Eletrônico Educacional Customizável. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 522-530, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE LEE ; BEDER, Delano Medeiros ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONCALVES DE ; NUNES, ANTONIO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER LUCIO ALVES ; OLIVEIRA, MARCIA ROZENFELD GOMES DE. Musikinésia -- An Educational Adventure Game for Keyboard Learning. Em: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), p. 142-146, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; FONSECA, LUCAS FERREIRA ; FREITAS, PABLO AUGUSTO GONÇALVES DE ; NUNES, ANTÔNIO PEDRO AVANZI ; SANTIAGO, DANIEL LOPES ; SANTIAGO, GLAUBER. Musikinésia: Jogo Eletrônico para o Aprendizado de Teclado Musical. Em: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 647-646, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. DOMINGUES, ALINE ; CAMARGO, ANA ESTHER ; NISHIGUCHI, JESSICA SAYURI ; LOTUFO, MARCELO ; BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA. Protótipo digital do Cuidando Bem: um jogo educacional sobre Segurança do Paciente. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1094-1103, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. DIAS, JÉSSICA ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional digital para enfrentamento da obesidade infantil. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1104-1113, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. DIAS, J. D. ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, G. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Design e avaliação de um jogo educacional para promoção da saúde e combate à obesidade infantil. Em: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES), p. 319-328, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Musikinésia: Uma Aventura Musical Educativa. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. DOMINGUES, A. N. ; GUIMARAES, A. C. P. ; SILVA, A. F. S. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; LOTUFO, M. L. ; SANTIAGO, D. L. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. Desenvolvimento de Jogo Educativo sobre Segurança do Paciente para Ensino Profissionalizante de Enfermagem. Em: II Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014.
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        21. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Processo de Design de um jogo eletrônico para o aprendizado de Teclado Musical. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 139-147, 2014.
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        22. TSUDA, M. ; SANCHES, V. M. ; FERREIRA, T. G. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M.. Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 158-166, 2014.
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        23. DOMINGUES, A. N. ; LOTUFO, M. L. ; GUIMARAES, A. C. P. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; SILVA, A. F. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Uso de protótipo em papel no design de um jogo educacional acessível. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 130-138, 2014.
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        24. BORDINI, R. A. ; FREITAS, P. A. G. ; FONSECA, L. F. ; SANTIAGO, D. L. ; NUNES, A. P. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; SANTIAGO, G. L. A. ; OLIVEIRA, M. R. G.. Avaliação do protótipo de um game educacional de Música. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, v. 10, p. 327-338, 2014.
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        25. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. S. ; LU, J. K. C. ; SORRENTINO, G. S. ; SANTIAGO, D. L. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. DIGESTOWER: jogo educacional para auxiliar o enfrentamento da obesidade infantil. Em: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, v. 10, p. 309-317, 2014.
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        26. DIAS, J. D. ; MEKARO, M. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional como auxílio ao enfrentamento da obesidade infantil. Em: XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014.
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        27. DOMINGUES, A. N. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Cuidando Bem: um serious game sobre segurança do paciente. Em: XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2014.
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        28. OTSUKA, J. L.; BEDER, Delano Medeiros ; MONTANARO, P. R. ; ROCCA, I. Z. ; GHELARDI, A.. Desenvolvimento de jogos educacionais abertos. Em: Workshop Recursos Educacionais Abertos, 2012.
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        29. VALERIO NETO, L. ; DOMINGUES, A. N. ; BORDINI, R. A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; CAMARGO, A. E. R. ; TSUDA, M.. LOA: experiência interdisciplinar na metodologia de desenvolvimento de jogos. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Em: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), p. 738-741, 2016.
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        30. BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; CAPPELINI, DENIS ; FERNANDES, MATHEUS V. ; DA SILVA, RENER B. ; GUIDO, ALEX R.. Recursos Educacionais Multiplataformas Abertos na Rede. Em: II Workshop sobre Recursos Educativos Abiertos, 2015, p. 908-912, 2015.
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        31. DOMINGUES, A. N. ; OHNUMA, C. S. ; TSUDA, M. ; LOTUFO, M. L. ; VALERIO NETO, L. ; SANTOS, W. F. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional sobre segurança do paciente: avaliação de estudantes de enfermagem. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2015, Santiago. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), p. 684-688, 2015.
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      • Delano Medeiros Beder ⇔ Regina Borges de Araujo (2.0)
        1. AUGUSTO STOCCO, JULIANA ; LEE OTSUKA, JOICE ; MEDEIROS BEDER, DELANO ; MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina. Logical and Physical Sensors-Based Online Assessment Security Support. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 410-412, 2012.
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        2. MICHELOTI, GISLAINE CRISTINA ; Borges de Araujo, Regina ; LEE OTSUKA, JOICE ; BERDER, DELANO. Data Collection Framework to the Learning Monitoring Using Logical Sensor Network. Em: 2012 IEEE 12th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2012, v. 12, p. 194-196, 2012.
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      • Delano Medeiros Beder ⇔ Rosângela Aparecida Dellosso Penteado (1.0)
        1. SANTOS, ELOISA CRISTINA SILVA ; BEDER, DELANO MEDEIROS ; PENTEADO, ROSANGELA A. DELLOSSO. A Study of Test Techniques for Integration with Domain Driven Design. Em: 2015 12th International Conference on Information Technology New Generations (ITNG), p. 373-378, 2015.
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    Data de processamento: 12/10/2020 22:29:19